11 de abril de 2020

Manual URU The Path of the Shell - Personagens


A Grande Árvore no Santuário.

  • Personagens envolvidos.
  • Itens essenciais para explorar as Eras.
  • Livros de Ligação no Relto.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Neste setor irei falar sobre os itens presentes nos cenários que irão ajudar a investigação das Eras. Tanto o URU The Path of the Shell, como o URU to D'ni possuem o mesmo mecanismo de jogabilidade do URU Ages Beyond MYST, aqui você continuará a exploração da Grande Caverna e não conversará diretamente com os personagens, mas irá encontrar sinais e pistas deixadas por todo cenário. Ao explorar as Eras pare para ler os Diários, assim tua jornada será mais interessante ao tentar desvendar as pistas através das Profecias do Observador

Os diários deixados pelos técnicos do DRC - D'ni Restoration Council são de suma importância para o entendimento histórico, tanto da construção que abriga o Santuário do Observador como o significado de cada Era. Se tiver dúvida leia o Diário sobre o Santuário do Observador, traduzido por Michael Simpson, membro do DRC. Nesta expansão você também terá que prestar atenção nos importantes Tecidos de Jornada, os quais ganharam novo desenho, são eles que salvam sua etapa no jogo, também poderá usar seu KI, dispositivo que você recebeu na Era Gahreesen e quando estiver em um beco sem saída, poderá recorrer ao Livro do Relto para voltar em segurança para seu refúgio pessoal.  Se desejar releia o setor de Personagens do URU Ages Beyond MYST para esclarecer qualquer outra dúvida sobre os dispositivos do jogo. 


  • Personagens em segundo plano.


Yeesha: A filha excêntrica de Atrus e Catherine. Ela não surgirá pessoalmente como no URU Ages Beyond MYST,  mas dará uma intrigante conclusão quando chegarmos ao final da jornada, é importante saber da existência dela para entender a busca do Lorde Kadish Tolesa pela imortalidade.

    

Lorde Kadish Tolesa: como explicado na introdução, Kadish foi um D'ni muito rico e influente, um Engenheiro e estudioso que pretendia, segundo os relatos do DRC, desmascarar o Culto à Grande Árvore, contudo terminou por se envolver no próprio culto, criando um mito em torno de sí, fazendo com que os membros do Culto à Grande Árvore e estudiosos das Profecias do Observador, terminassem por acreditar que Lorde Kadish era o The Grower citado nas Profecias.

    

O Observador: no livro do Rei Ji, o vigésimo quarto Rei D'ni, fica claro que o Observador viveu em sua época e que escreveu o Livro Words - Palavras em 4.500 D.E. - cerca de 3.256 a.C. - a obra possuía 625 linhas, divididas em cinco seções ou livros. Esta coletânea narra visões de colapso e destruição relacionadas a Civilização D'ni

O Observador foi o Nostradamus de seu povo, muitos diziam que seu poder advinha do fato dele ter nascido quando sua mãe estava viajando entre duas Eras, mas isso era apenas um aspecto dos rumores sobre Observador. Outros apenas diziam que ele era um propagandista contra o governo de seu tempo. O fato é que ele deixou impressões importantes que marcaram o povo D'ni, seu livro profético estava espalhado em muitos lugares da Grande Caverna quando o DRC iniciou suas pesquisas. E há muitas lendas sobre a existência do Observador. Leia mais no setor Crônicas e Diários.


Membros do DRC: são cientistas, engenheiros, historiadores, arqueólogos, linguistas, tradutores e técnicos que fazem parte da equipe do DRC - D'ni Restoration Council, e estarão presentes indiretamente nas traduções dos Diários e explicações históricas sobre o Observador e Kadish Tolesa.  Nesta expansão o destaque das traduções e pesquisa são para o Engenheiro Michael Simpson

  • Itens importantes para a exploração.


KI: dispositivo que estava sendo estudado pelo DRC. Ele podia teletransportar um D'ni para qualquer lugar, dar a localização de um determinado local dentro da Cidade D'ni e ainda dispunha de vários recursos de catalogação e registros. O KI depois de devidamente calibrado no Grande Zero, pode ser de grande ajuda. Leia mais no Diário do DRC sobre o KI, no setor Crônicas e Diários.



Pedras Bahro: são Tecidos de Jornada mais elaborados, colocados sobre pedras especiais. Estas pedras levarão você há lugares específicos, para poder desvendar algum enigma ou chegar a outros lugares os quais eram inacessíveis pelos caminhos usuais dos cenários. Muitas destas pedras são desconhecidas do DRC, outras porém já foram catalogadas.


  
Livro de Ligação: são os livros que ficam na prateleira dentro do Relto do URU ou espalhados em diversas Eras, através destes livros você terá um Elo/Link de Ligação com determinado lugar. Ele possui uma imagem que o colocará no início de sua jornada, ou um marcador com o Tecido de Jornada que ficará na contra-capa do livro. Cada livro possui uma decoração específica na sua capa e em sua lombada.


Livro do Relto: toda vez que você estiver em dificuldade ou em um beco sem saída, você poderá voltar para o Relto através do Elo de Ligação do Livro do Relto que funcionará como uma salva guarda. Neste livro também serão anexados as Páginas do Relto que são presentes para o seu Relto. Na tela do jogo ele ficará na parte de baixo do lado esquerdo e basta tocar neste ícone para voltar para o Relto.


Páginas do Relto: Você vai encontrar estas páginas perdidas no decorrer do jogo. Elas serão uma espécie de prêmio que você receberá e ativará. Cada página adiciona algo ao seu Relto do URU, tapeçaria, árvores, ilhas, chuva, cachoeira, caixa de música, lareira, plantas, borboletas, sol e luas, paus e pedras, um visor D'ni e um deck de madeira dando visão para a paisagem insólita que cerca sua ilha. Toda vez que você ativar uma Página do Relto seu Livro do Relto irá aparecer intermitente na parte de baixo a esquerda da tela.

  • Páginas do Relto encontradas durante a jornada.


 Telhado do Relto em Teledahn.
Pinheiros em Kadish Tolesa.

Troncos e pedras em Gahreesen.
 Cachoeira em Gahreesen.

Decoração para o Relto em Eder Kemo.
Chuva para o Relto no Deserto alternativo.



Sol e Lua no Museu de Ae'Gura.

Deck de Madeira em Teledahn.
Tela de Imagens D'ni no Grande Zero.

 
Cannen na área de descanso no Shaft.



Relógio D'ni em Ahnonay.
Pedras de Fogo em Er'Cana.

Borboletas no Cofre de Kadish alternativo.
Vegetação para o Relto em K'veer.


Forno Rivenense na Biblioteca de MYST.

  • Perguntas e alguns esclarecimentos.

Como eu mencionei na introdução, do URU to D'ni o seu KI terá a capacidade de tirar fotos e mostrar sua localização dentro da Cidade D'ni e a partir de The Path of The Shell, seu avatar poderá nadar e também terá outras capacidades como sentar, bater palmas e dançar. Por isso recomendo que se você puder optar, opte pelo Complete Chronicles, pois sua aventura será mais completa. 

  • Funções a partir do teclado do seu computador.
    • CTRL + 1 = Avatar dará tchau.
    • CTRL + 2 = Avatar gesticulará de forma esfuziante.
    • CTRL + 3 = Avatar baterá palmas.
    • CTRL + 4 = Avatar dançara e rebolará.
    • CTRL + 5 = Avatar gesticulará de forma moderada.
    • CTRL + 6 = Avatar irá espirrar.
    • CTRL + 7 = Avatar irá sentar e olhará para o horizonte.
    • Símbolo Menor = Avatar irá para a esquerda - Sem Shift.
    • Símbolo Maior = Avatar irá para a direita - Sem Shift.
    • Barra de Espaço = Avatar irá pular.
    • Caps Lock = Avatar irá correr.

  • Salvando o jogo. 
Salvar uma etapa do jogo no The Path of the Shell é similar ao que ocorre no URU Ages Beyond MYST o jogo somente é salvo a partir das marcações feitas nos Tecidos de Jornada, por isso antes de começar a explorar uma Era você deve 'tocar' o Tecido de Jornada mais próximo. Isso marca também a sua posição dentro de uma Era, quando você está no Relto e deseja voltar para um determinado local, bastará tocar o pequeno marcador em forma de Tecido de Jornada na contra-capa do Livro de Ligação da respectiva Era, assim você voltava para o ponto marcado, ou seja, o último Tecido de Jornada acionado. Nesta expansão o marcador tem o símbolo da Concha, o qual você já viu no final do URU to D'ni - calibrando o Grande Zero. Lembre-se, nesta expansão você utilizará muito o marcador da sobre-capa dos Livros de Ligação.

  • Números D'ni. 


Item muito importante durante a exploração das Eras. Em particular no The Path of the Shell os números serão necessários para desvendar muitos dos quebra-cabeças, em Er'Cana para identificar os geradores do complexo industrial e em Ahnonay para a identificação das 'esferas de tempo'.  

  • Livros no Relto. 

Outra dúvida frequente é como são dispostos os Livros de Ligação nas prateleiras do Relto. Há duas prateleiras dentro do Relto: a da esquerda e da direita. Há também um guarda-roupa que é a peça central e está encostado na parede do fundo da cabana. Ele serve para você trocar de roupa, ver os itens conquistados como roupas e acessórios ou alterar o visual do seu avatar. Veja mais no setor Personagens do URU Ages Beyond MYST.


  • No URU to D'ni de 2004 sem The Path of the Shell.



Outro caso particular é quando o jogador possuí apenas a versão URU to D'ni sem o The Path of the Shell, esta versão foi lançada em 2004 e podia ser copiada de forma gratuita no site do jogo. Hoje em dia ela não existe mais. Neste caso a prateleira da direita vinha com a mensagem de Yeesha sobre as quatro Eras e a convocação ao explorador. Na prateleira da esquerda havia um Livro de Ligação para o Distrito de Bevin, então o explorador podia optar por começar o jogo pelas quatro Eras básicas ou podia começar pela Cidade D'ni.

  • No URU Ages Beyond MYST Complete Chronicles





Na prateleira da esquerda você verá os Livros de Ligação para o Distrito de Bevin e para o Santuário do Observador - Rolep. Na prateleira da direita além do Diário do Explorador, o livro de Yeesha sobre as quatro Eras iniciais e o livro de convocação aos exploradores, você irá encontrar também na prateleira debaixo os livros de referência à Profecia do Observador, utilizados nesta expansão. No futuro se desejar visite o Setor Crônicas sobre a Profecia do Observador para ler toda a tradução da profecia.





Livro de ligação para a Era Teledahn. Era de exploração de cogumelos onde parte da resolução dos quebra-cabeças serão concluídos. Esta Era foi explorada no URU Ages Beyond MYST, primeira parte da jornada convocada por Yeesha.


Livro de ligação para Era Gahreesen. Era que pertencia a Guilda dos Mantenedores, abriga dois prédios, um destinado a prisão e treinamento, outro destinado a manutenção. É nesta Era que recebemos o dispositivo KI, extremamente importante para concluir a jornada no URU to D'ni.



Livro de Ligação para Era Kadish Tolesa. Era de propriedade de Mestre Kadish, esta bela Era abriga um cofre que será parte da resolução de quebra-cabeças na jornada que levará a Trilha da Concha no The Path of the Shell


Livros de ligação para as Eras Eder Gira e Eder Kemo. Duas Eras irmãs, uma é vulcânica e a outra é um belo jardim, confeccionado por Mestre Kenri por ordem do Rei Shomat, ou tudo leva a crêr que seja isso. Este lugar nos apresenta uma história sombria, apesar da beleza dos jardins de Kemo.


Livro que leva ao Deserto, onde se encontra o vulcão e a ravina inicial em URU Ages Beyond MYST. Neste lugar muito da história de Atrus foi deixada no interior das cavernas que estão na ravina. Este vulcão será melhor explorado no jogo MYST V End of Ages.



Livro que leva ao Distrito de Bevin. Este livro de lombada decorada azul, abrirá a jornada rumo a Ae'Gura. Parte de Bevin já pôde ser visualizada a partir de links provenientes das Pedras Bahro. Este lugar é um ponto de encontro entre exploradores que saem sob supervisão do DRC para inspecionar determinadas áreas da Grande Caverna. Em  The Path of the Shell será adicionada uma nova página neste Livro de Ligação.


Livro que leva ao Distrito de Kirel. Este distrito pode ser considerado o irmão gêmeo do Distrito de Bevin, sendo que o acesso para ele era disponibilizado apenas para os membros do DRC - D'ni Restoration Council, pois geralmente os membros se reunião neste lugar para discutir as próximas áreas a serem exploradas.


Livro que leva ao Nexus. Este Livro é amarelo e possuí o símbolo do Nexus na cor verde na lombada do livro. O Nexus é um local secreto dentro da Grande Caverna, onde está instalado um dispositivo que seleciona e distribui diversos Livros de Ligação. Estes Elos levam a diversas partes da Grande Caverna, funciona como um metrô de links com diversas linhas interligadas. Ele também pode oferecer Livros para outras Eras.


 


  

  
Livro de Ae'Gura. Se você acessou as Pedras Bahro que estavam nas Eras GahreesenEder Gira e os Livros de Ligação que estavam em Kadish e Teledahn, os quais estavam direcionadas para Ae'Gura, então este livro com a lombada de madeira e uma mão estilizada no topo, irá estar na prateleira do Relto. Suas ligações o levará para os seguintes locais: aposento ou escritório do Barão, o telhado em Tokotah, o telhado próximo ao Palácio Imperial, a Galeria Kadish, o balcão no Palácio Imperial em frente ao Cânion, e a câmara do Grande Zero, também o levará até as escadarias ao lado de Tokotah, onde o símbolo da Concha surge depois que o Grande Zero é calibrado. Outro Elo importante que surgirá no seu Livro de Ligação de Ae'Gura será para o Grande Eixo, ele apenas surgirá ao final do URU to D'ni.




Livro que leva ao Relto do Phil. Este Relto pessoal só poderá ser acessado a partir das pistas deixadas por Douglas Sharper e seu quarto espião que está localizado em Tokotah. O mais legal deste Relto é ver todos os Livros de Ligação, os quais Phil teve acesso... São muitos... Pena que não estão acessíveis para nós.



Livro que leva ao Santuário do Observador, ou ROLEP - esta área será explorada nesta etapa do URU, e levará você a Trilha da Concha - The Path of the Shell. Agora você irá iniciar sua jornada voltando ao seu Relto Pessoal.


Texto e comentários por: Drica Portes.

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