Ponte para a Grande Árvore no Santuário do Observador.
- Retornando ao Santuário do Observador.
- Juntando as pistas de Kadish.
- Trilhando o caminho para a Grande Árvore.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após capturar a pista do diagrama na
Caverna Bahro inferior você deverá usar o seu livro do
Relto para ter acesso novamente a prateleira de Livros. Para você que é detalhista e deseja conferir todas as pistas das inscrições nos livros da
Profecia do Observador, basta apenas seguir até a prateleira da direita da cabana. Atente para as instruções de cada inscrição: o número da frente refere-se aos livros que estão em pé de
UM a CINCO e o segundo número refere-se as linhas dentro de cada livro.
Este item já foi explicado em seu retorno ao Relto. Após encontrar as frases siga até a outra prateleira e toque no décimo nicho. Abra o Livro do Santuário do Observador e toque na imagem para voltar ao centro da construção circular.
Suba a escadaria e siga para o segundo patamar da construção. Depois passe pelo umbral oriental que levará você até a Câmara do Relógio. A porta já estará aberta devido a sua primeira visita. Se você ainda não visitou este lugar, basta apenas clicar no botão azul de energia que está no pedestal a sua direita. Agora é hora de juntar todas as frases as quais você capturou pelo caminho.
- Refletindo sobre as frases do Observador:
- 1:4 A porta leva ao final da trilha.
- 1:38 A passagem do tempo permite que a trilha seja encontrada.
- 1:89 Seja firme e a trilha se fará conhecer.
- 2:18 A ação do encontro nada significa.
- 2:19 A ação por engano faz trabalhar em vão.
- 2:30 A escuridão virá ao final do tempo.
- 2:32 Procure a Trilha da Concha.
- 3:66 A passagem do tempo traz o passado para o presente.
- 3:110 A trilha de pedra é árdua para garantir o encontro.
- 3:72 Você precisa de tempo para entender a trilha.
- 4:10 O número do Observador é 625.
- 4:52 O caminho ficará claro ao final do tempo.
- 4:81 O futuro sempre será revelado para aqueles que esperam.
- 4:96 Descanse na luz.
- 5:18 O encontro será realizado quando a luz chegar.
- 5:32 Empurre a pedra para conhecer o impostor.
- 5:57 A trilha parece ser tolice para aqueles que desistem.

Após ler todas as frases e tentar traduzi-las cheguei a mesma conclusão. Mesmo colocando elas em ordem de numeração a mensagem parece ser a mesma. E tudo leva a crer que a resposta está na
Câmara do Relógio. Isso também indicou que algumas das frases apenas fazem sentido quando você chega ao final da expansão. Mas lembre-se que o importante é esperar o tempo necessário para que a resposta seja revelada a você.
Você verá nesta câmara a esfera de metal com a Efígie do Observador, ou quem sabe seja um ideograma do próprio Kadish. Esta esfera de metal é uma forma de pegadinha. Na primeira vez que joguei esta expansão eu a empurrei trilha a cima, pois estava seguindo a frase: 'Empurre a pedra para conhecer o impostor.' Mas no final das contas rolar ou não esta esfera não fará muita diferença para o objetivo final do jogo.
Se desejar leve seu avatar de encontro a esfera e em seguida empurre a mesma. Ela será levada ao final da trilha e ficará próximo a uma abertura em forma de arco. Em seguida volte pela trilha de pedra e fique de frente para o enorme relógio que está na parede.
Siga até a direita do grande relógio e veja uma espécie de prato de metal parecendo uma engrenagem no chão. Ele está a direita do relógio. Aproxime-se e veja que neste prato de metal há o símbolo da Trilha da Concha. Posicione o seu avatar no centro deste prato, em seguida puxe a alavanca que está a sua frente. Neste momento muitas ações serão desencadeadas.
Agora em hipótese alguma mova-se deste lugar. Siga a inscrição: 'Descanse na luz'. Imediatamente você ouvirá o som da grande esfera rolando em sua direção. A esfera irá voltar a posição inicial. Por isso rolar a esfera trilha acima não levará você a nada.
Outra alternativa e empurrar a esfera no final de todo o processo, mas isso poderá atrapalhar você no caso de querer conhecer todos os meandros desta câmara. Por isso recomendo que a esfera seja ignorada. 'A ação por engano faz trabalhar em vão'.
Você também verá a porta de metal fechar e ouvirá o som de um tic-tac que emana de um grande mecanismo acima de você. Mova a visão do avatar para cima e veja o grande mecanismo funcionando. Você deverá permanecer nesta posição cerca de quinze minutos. Pois o O número do Observador é seiscentos e vinte e cinco. O que significa dizer que você deverá aguardar um Tah-vo D'ni, ou seja, 14 minutos e cinco segundos em tempo real. Agora você deverá esperar e observar.
Após este período de tempo real, você ouvirá outro som característico e poderá sair de cima do prato de metal. Gire 180º graus e veja uma espécie de escada que saiu da parede próximo a esfera de metal. Em seguida suba até o beiral de pedra no nível superior.
Antes de chegar ao final da trilha gire 180º graus e veja a parte superior da câmara, ela é em forma de espiral. Você deverá andar com cuidado para não cair do beiral. Mas se isso ocorrer não se preocupe você irá cair sobre a trilha de pedra por onde empurrou anteriormente a grande esfera.
No final desta trilha você verá um mecanismo circular que lembra um marcador de segundos, ele está sobre o umbral em forma de arco. Em seguida você chegará até uma abertura circular que o levará para a parte inferior da Câmara do Relógio. Em seguida poderá passar por um pequeno corredor circular e sairá na parte de trás do grande relógio da parede. Finalmente você descobriu que este relógio na verdade é uma porta. Outro cenário bem elaborado por Kadish.
Em seguida suba novamente a escada de pedra e ande novamente pelo beiral. Siga até o final da trilha. Você verá um mecanismo intrincado com uma grande esfera cintilante na parte superior, esta esfera tende a mudar de cor. Em torno desta esfera há um anel com vários números D'ni. Este anel parece marcar um período de tempo.
Em seguida aproxime-se do mecanismo e clique na esfera azul central que está em cima de um aparador de metal. Você verá uma ponte de metal ser acionada em direção a uma segunda câmara. Atravesse a ponte e veja uma escadaria de pedra. Siga por ela até encontrar a ponte de madeira que o levará a Grande Árvore.
Ouça a bela trilha sonora e a paisagem insólita. Note que o padrão de tempo começa a mudar de um pôr-do-sol alaranjado e cálido para um céu escuro cheio de estrelas brilhantes. Quando estiver tudo escuro olhe para cima na direção do topo da
Grande Árvore e veja o mesmo efeito visto na
Fenda Estelar de Riven, realmente é lindo.
Todo este cenário e outro mecanismo teatral de Kadish, controlado pela grande esfera cintilante do mecanismo da Câmara do Relógio. Olhe para a direita e veja o balcão do Santuário do Observador. É inegável que o efeito desencadeado nesta grande área circular é arrepiante e avassalador. A árvore apesar de sua aparência seca e marrom não deixa de ser linda e realmente representa tudo que a Civilização D'ni desejava manter.
Siga pela ponte de madeira e entre na Grande Árvore, olhe para o chão e veja pintado em amarelo a Trilha da Concha...
Siga para a esquerda e acione o Tecido de Jornada. Este movimento irá adicionar um Tecido de Jornada na contra capa do Livro de Ligação do Santuário. Em seguida siga para a direita e copie o diagrama que está na parede. Note que na parede do fundo na direção central do aposento há um pilar com uma esfera de energia no topo. Não acione está esfera pois esta ação irá mover a ponte na Câmara do Relógio.
Novamente você verá uma alusão a uma inscrição: 'O caminho ficará claro ao final do tempo'. Mas outra inscrição logo fará sentido: 'A escuridão virá ao final do tempo'. Claro que estas frases soltas da profecia podem se encaixar em qualquer etapa da sua jornada dentro do Santuário do Observador.
Agora você deverá seguir para a última etapa de sua busca. Você irá conhecer o verdadeiro The Grower o Germinador ou a Germinadora. Posicione o seu avatar na porta de entrada da Grande Árvore.
Olhe para cima e veja a bela luminária, será abaixo deste lugar que tudo acontecerá: 'O encontro será realizado quando a luz chegar...'
Olhe com atenção a pintura amarela circular no chão do centro da câmara. Veja o começo da trilha a sua direita. Agora siga pela trilha caminhando em cima da linha amarela, caminhe com cuidado da direita para esquerda e não saia da linha amarela.
Se for necessário parar para realinhar o seu avatar não tem problema, o importante é não sair de cima da linha. Você terminará em um traço reto no centro da trilha. Ande por esta reta e fique no círculo central bem embaixo da luminária.
Neste momento você será transportado ou transportada para a biblioteca mais famosa de toda a Série MYST.
Texto e comentários por: Drica Portes.
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