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Visão da orla com o Arco dos Reis em Ae'Gura |
- Iniciando uma nova jornada em Ae'Gura.
- Conhecendo a capital D'ni.
- Distritos e lugares pitorescos.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
URU to D'ni é a primeira expansão de
URU Ages Beyond MYST. A princípio esta expansão era um dos acessos para a primeira versão do
URU Live via internet. Com o cancelamento prematuro da primeira versão do jogo
URU Live a
Cyan, empresa criadora e responsável pelos direitos do jogo, lançou dois pacotes de expansões:
URU to D'ni e
The Path of The Shell.
Entre 2004 a 2008 o
URU to D'ni estava disponível para cópia gratuita na
internet, nesta versão antiga era possível visitar o
Distrito de Bevin e algumas áreas da
Cidade de Ae'Gura, contudo esta cópia só funcionava com a versão européia do jogo
URU Ages Beyond MYST, que não foi vendida no Brasil, mas á época era possível trocar a versão junto a distribuidora brasileira. Atualmente há como adquirir a expansão
URU Ages Beyond MYST - Complete Chronicles, que também vem com a expansão
The Path of the Shell em um único pacote nas lojas de jogos
on-line.
Depois desta pequena explicação vamos de fato ao jogo. Após a conclusão de
URU Ages Beyond MYST você voltará para o
Relto e talvez tente retornar a todas as Eras já visitadas, pois a jornada de Yeesha continua e você será o protagonista principal desta aventura. Talvez encontre novas pistas para novos mistérios...
URU to D'ni é um destes mistérios que você irá explorar, o jogo agora não se limitará somente a busca e ativação dos Tecidos de Jornada, você terá que ser mais perspicaz, pois qualquer sinal, qualquer lugar ou paisagem, poderá ser uma pista para seguir a diante nas trilhas dos D'ni.
URU to D'ni é uma ligação com uma grande Cidade D'ni no subterrâneo de nosso planeta. A última vez que você visitou a
Caverna Bahro ao cair no orifício central, você não estava mais dentro da
Fenda Estelar e sim dentro da Grande Caverna que abriga a Cidade D'ni. Naquele cenário luminescente do fundo da caverna reside as ruínas do que um dia foi uma apoteótica cidade. Antes de chegar no fundo da fenda você foi transportado de volta para o
Relto e não pôde ver o que aquela misteriosa caverna escondia. Porém agora você irá vasculhar os locais onde os D'ni viveram durante dez mil anos. Conhecerá seus segredos e sua intrigante tecnologia.
Você voltará para o
Relto para encontrar novos Livros de Ligação que o levarão a
Ae'Gura, uma ilha em formato espiral dentro da Grande Caverna. Contudo esta cidade principal está rodeada de vizinhanças, a princípio você terá acesso a duas destas vizinhanças e nestes locais poderá reunir informações para a sua jornada.
A primeira vizinhança será
Bevin e a segunda será
Kirel, você também terá de visitar vários setores de
Ae'Gura e voltar a algumas Eras já visitadas no
URU Ages Beyond MYST, como
Teledahn e
Eder Kemo para acessar novos lugares do jogo. Por isso é tão importante começar a jornada jogando o
URU Ages Beyond MYST, para somente depois conhecer os outros livros da estante do Relto.
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Ponte sobre o Cânion em Ae'Gura. |
Você poderá visitar muitos dos lugares que viu apenas nas sacadas de Tokotah e
Bevin. Por exemplo: quando você estava em
Gahreesen, você foi transportado para uma das sacadas de
Bevin, agora você poderá passear por toda aquela vizinhança.
Em
Kadish Tolesa, você foi transportado para uma das sacadas do Palácio Imperial na região do cânion, agora você poderá passear por aquela rua cheia de portas que estava inacessível anteriormente. Apesar das portas não abrirem você poderá ver todo o cenário de outro ângulo. Também poderá visitar o
Terminal de Barcaças - Ferry Terminal e a Câmara do Palácio Imperial -
Palace Alcove no centro de
Ae'Gura. Neste lugar há livros contando a história de cada um dos Reis do Império D'ni. Enfim todas as Eras estão interligadas de uma forma ou de outra à
Cidade Ae'Gura.
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Biblioteca em Ae'Gura |
É óbvio que a expansão não resume-se somente a visitação. Você terá tarefas para completar e um objetivo final. Que será descobrir coordenadas específicas dentro de
Ae'Gura. As primeiras coordenadas o levarão até o
Grande Zero ou como eu chamo:
Ponto Zero da Cidade. As demais levarão você até o mecanismo de calibragem do
Grande Zero. Após a calibragem do mecanismo você poderá ter acesso a um lugar misterioso chamado de
Grande Eixo de Ligação ou
The Great Shaft. Este final é um tanto decepcionante para alguns jogadores, mas na verdade é apenas uma parte do quebra-cabeça. Lembre-se estas expansões estavam destinadas ao jogo
on-line. Então muito ainda poderá acontecer e novas aventuras poderão ser lançadas. De qualquer forma todas as suas ações o levarão até a
Trilha da Concha como Yeesha deixou claro no final de
URU Ages Beyond MYST.
- Informações sobre a Capital D'ni.
Ae'Gura é chamada pelos D'ni apenas de Ilha, mas na verdade é a capital da Civilização D'ni. No livro
Myst Reader ela é caracterizada por Atrus, através de um desenho, que mostra uma ilha rochosa, íngreme e pontuda no centro de um grande lago. Aquela era apenas uma parte do que significava
Ae'Gura. Todo o terreno ao redor da caverna e principalmente a área em frente a
Ae'Gura é considerada como a Cidade D'ni. A principal ilha da Grande Caverna é muito mais ampla e abriga muitas construções.
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Desenho de Atrus mostrando Ae'Gura - MYST Reader. |
Neste lugar estão a maioria dos prédios públicos, como o Museu, o Templo a Yahvo, a Galeria, a Sala de Música e o Palácio Imperial D'ni. A ilha principal é cercada por colunas gigantescas de estalagmites e acima da ilha está localizado o Salão do
Grande Zero, de onde emerge um raio azulado que expande-se na direção norte, demarcando todas as construções da Capital com um brilho azulado. Note a direita do desenho, uma representação em escala menor do local onde está
Ae'Gura, está é apenas uma pequena parte da Grande Caverna. Em destaque a área circular resguardada pelo Grande Arco - que fica na baia da ilha principal -
Harbor.
A construção que mais chama atenção na Grande Caverna é o Arco dos Reis. posteriormente conhecido como Arco de Kerath. A mais imponente construção da Grande Caverna. Sua construção foi iniciada no ano de 600 D.E. e terminada em 625 D.E. durante o reinado de Ja'Kreen. Posteriormente visite o setor
História e leia também sobre Ja'Kreen. O soberano seguiu exatamente o modelo que já existia em
Garternay, cidade orignal dos
D'ni - Roonay e esperava cumprir as palavras da profecia de Yahvo a respeito do escolhido que passaria entre o Arco.
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Visão a partir do Terminal de Barcaças - Arco dos Reis |
O ano de 625 D.E. foi importantíssimo para a Sociedade D'ni, a partir deste ano todo novo monarca tinha que passar entre o Arco para ser coroado. Um Arco que era descrito nas profecias de Yahvo e indicava a chegada de um Grande Rei. Milênios depois o Arco recebeu o nome de Kerath, em homenagem ao último Rei D'ni. Em 6.977 D.E.
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Pintura do Rei Kerath - Museu de Ae'Gura. |
Kerath abdicou ao poder absoluto, para criar o Conselho que seria encabeçado por cinco Lordes, todos Grandes Mestres de Guilda que teriam poder total sobre os cidadãos D'ni. Kerath acreditava que separando o poder entre cinco líderes seria um modo mais sensato de governar, contudo a diferença de classes foi acentuada com os privilégios recebidos pelas cinco Guildas ligadas aos governantes: guilda dos Escritores, dos Mantenedores, dos Construtores, dos Exploradores e dos Legisladores.
Em 9.400 D.E. houve uma grande revolta civil recheada de conflitos menores culminando com um grande ataque de armas biológicas. Esta revolta está no centro da história da família de Atrus. Iniciada por um D'ni influente chamado Veovis e outro D'ni manipulador chamado A'Gaeris, também conhecido como 'O Filósofo'... E finalizada com a morte de seus protagonistas e a Queda da Civlização D'ni.
A grande massa plebeia seguia A'Gaeris cegamente, um homem articulado e com retórica convincente. Veovis filho de Lorde Kedri, movido pelo preconceito e pela vingança desejava obter o poder absoluto sobre os cinco Lordes e para tal usou seu amigo Aitrus e a esposa estrangeira chamada Ti'Ana - avós de Atrus.
Depois de toda a destruição e tantas mortes a Caverna foi abandonada pelos sobreviventes. Agora Yeesha seguindo o seu destino e carregando o fardo de sua família, convoca você para descobrir a Grande Caverna.
Mensagem de convocação de Yeesha para o explorador...
Alguns pensam em vir até aqui para recriar a Árvore.
Mas somente podemos construir a partir de uma árvore morta.
A vida não pode ser reunida somente à partir de lembranças.
Agora os criadores se foram.
O que aconteceu com eles?
Agora eles fazem parte das lembranças.
Ou eles serão parte da Árvore?
Para a Árvore voltar a vida e crescer
a Grande Caverna precisa respirar novamente.
Precisa de vozes em todos os seus recantos, inclusive no vazio.
O chamado continua para uma nova jornada.
Construindo ou crescendo.
Esta é uma escolha só sua.
Um novo livro te dou, abra-o e à Caverna você irá.
Uma nova trilha te darei. Na Caverna te darei.
Abra-o novamente em sua origem e eu te darei um vislumbre do futuro...
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Mapa atribuído a Aitrus, avô de Atrus com tradução do D'ni para o Inglês. |
- Lugares os quais serão visitados...
Distrito de Bevin: um dos bairros próximos a ilha central de
Ae'Gura. Em
Bevin a jornada inicia dentro da Grande Caverna. Neste lugar haverá acesso a
Gahreesen para aqueles que não habilitaram ainda seu KI. Há também lugares pitorescos como o auditório, a fonte e um jardim de luz. Também iremos conhecer um relógio D'ni, a mesa de jogos e os visores de comunicação.
Terminal de Barcaças e a
Cidade de Ae'Gura: será por aqui que teremos acesso a cidade e as suas construções. Conheceremos o terminal, a escadaria, o Bar
Kahlo, o setor
Tokotah, o arco central, o Palácio e o vasto calçamento que levará a outros pontos de ligação dentro da cidade. Será neste cenário que iremos encontrar os
marcadores do Grande Zero.
Relto do Phil: este é o recanto pessoal de
Philipe Henderson. Neste lugar iremos ler o seu diário e ter acesso a outra parte da Grande Caverna. Será interessante observar os livros de ligação que enchem as prateleiras deste
Relto. Infelizmente apenas teremos acesso a um deles...
Distrito de Kirel: esta vizinhança ou bairro aos arredores da ilha principal da Grande Caverna, será de grande importância para continuarmos a jornada até o
Grande Zero, é a partir daqui que entenderemos o mecanismo que '
vigia' toda a caverna. Aqui também há muitas informações sobre a tecnologia D'ni.
Grande Zero: chamado assim por ser o ponto zero da
Cidade de Ae'Gura, quando calibrado ele emite um raio azul que aponta para o Norte e passa por toda a caverna D'ni. Parte desta tecnologia ainda é um mistério para os técnicos da DRC -
D'ni Restoration Council, o que se sabe é que quando calibrado este sistema funciona como um GPS e pode gerar campos de ligação com outras Eras...
E assim inicia esta nova jornada. Fique atento a todos os detalhes dentro da Grande Caverna, pois tudo pode ser uma pista durante a sua caminhada desvendando os segredos dos D'ni.
Texto e comentários por: Drica Portes.
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