28 de fevereiro de 2019

Manual URU to D'ni - Marcadores do Grande Zero

Pátio do Grande Zero na Grande Caverna D'ni.

  • GZM - Marcadores do Grande Zero.
  • Busca e carregamento do KI.
  • Novo passeio pela cidade D'ni.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Você será transportado para o Terminal de Barcaças. Agora que você já conhece razoavelmente a Cidade D'ni não será difícil de localizar os GZM´s - Marcadores de Energia do Grande Zero que faltam. O Primeiro GZM desta segunda etapa você encontrou ao lado da escadaria do Grande Zero. A partir de agora você continuará a partir GZM seguinte.



Você estará olhando para o Arco de Kerath a partir do calçamento frontal do terminal. Vire a esquerda e siga até o portão de ferro aberto, onde está o entreposto com a Pedra Bahro que levou até Teledahn. Siga até o final do entreposto e encoste no outro portão de ferro fechado. Você irá ver o Segundo GZM a certa distância. Clique no mesmo e ele será carregado.


Volte para o calçamento frontal do terminal e siga até a área dos ancoradouros, atrás da alfândega que está iluminada com lâmpadas vermelhas do DRC. Você verá a entrada de pedra no final do caminho. Ao entrar na área dos ancoradouros dobre a direita e siga até o final do calçamento. 



Próximo a última luminária azul você verá o Terceiro GZM. Volte para a parte da frente da construção e siga até os arcos ou frontões da área da alfândega, passe pelos destroços e pelos caixotes de madeira, depois siga até os cones enfileirados próximo a escadaria. Entre o terceiro e o quarto cone você poderá pegar o Quarto GZM.


Suba a escadaria para ir até o nível superior onde está a barraca do DRC, passe pelas barreias de sinalização e continue subindo até chegar na área intermediária próximo ao Bar Kahlo. Dobre a esquerda entre na greta com os destroços, siga pelo corredor escuro e pule com seu avatar sobre os destroços no meio do corredor, use a barra de espaço para pular. 


Em seguida dobre a direita e entre no Bar. Passe pela entrada e siga até a mesa que está a esquerda próximo a outra porta de ferro e a luminária verde. Você verá próximo a parede o Quinto GZM.


Saia do bar e passe pelos destroços no corredor e depois pelos destroços próximo a intersecção da escadaria. Dobre a esquerda e continue subindo até chegar na Praça Central de Ae'Gura


Atravesse o Arco Central e continue em frente, você verá uma grande lona da DRC, próximo ao prédio da Câmara das Guildas, e algumas barreiras de sinalização impedindo a passagem, este local parece um corredor sem saída. Acima destas barreiras você verá o Sexto GZM.


Vire 180º graus siga até o final deste corredor e dobre a direita, você terá acesso a ruela do Museu. Siga em frente suba a pequena escadaria do calçamento em frente do Museu e ainda em cima da calçada alta do Museu dobre para a esquerda, no final deste calçamento próximo a parede de rocha você irá ver o Sétimo GZM, capture o mesmo. 

Depois siga para a entrada do Museu, suba a escadaria de pedra e rume para o lado direito do hall central. Siga até as barreiras de sinalização do DRC próximo a elas você verá o Oitavo GZM carregue-o em seu KI. Em seguida saia do Museu e volte para a Praça Central.


Dobre a esquerda e siga para a escadaria que começa após o umbral de pedra e está ao lado do prédio com os vitrais - Câmara das Guildas. Esta escadaria levou você até a Câmara Real onde estavam os Livros dos Reis. Passe por dentro da Câmara Real, siga para a próxima saída e dobre a direita, desça a escadaria e você irá ver o poste de sinalização mais abaixo.


Siga em frente e dobre a esquerda e você verá uma escadaria, suba por ela e você irá desembocar na trilha calçada dentro da caverna de rocha. Antes da encruzilhada em 'T' da ponte do Palácio Real com a trilha para a Biblioteca Pública. Nesta pequena intersecção a sua esquerda você irá ver o Nono GZM, que estará próximo a primeira estalactite a esquerda de quem está vindo da Câmara Real. Capture o GZM.


Siga em frente e não dobre para a direita e não vá para a ponte ainda. Siga em direção a Biblioteca Pública, ou seja, sempre em frente, assim você continuará no calçamento. Passe pelos cones enfileirados a sua direita e continue em frente, dobre a direita e depois a esquerda, antes de chegar na escadaria a sua direita você verá entre duas montanhas de pedra o Décimo GZM. Capture-o. Siga em frente, desça a escadaria e rume para o interior da Biblioteca Pública.


Agora desça todo o lance de escadas no centro da Biblioteca, até chegar na área interditada pelo DRC, próximo as barreiras de sinalização você irá ver o Décimo Primeiro GZM, capture o mesmo. 


Depois saia da Biblioteca e siga até o pátio externo que circunda a Biblioteca, depois siga até a sacada circular ao ar livre que mostra a orla da cidade, dobre a direita e suba a escadaria, rume pelo calçamento até chegar na encruzilhada em forma de 'T'. Em seguida dobre a direita para ter acesso a ponte de madeira entre o Palácio Real e a entrada da Sala de Concertos. Para no início da ponte de madeira do Cânion.


Veja no princípio da ponte do seu lado direito o Décimo Segundo GZM, capture-o. Em seguida atravesse a ponte e passe pela intersecção, desça a escadaria para chegar na Sala de Concertos. Atravesse o corredor da Sala de Concertos e saia do outro lado próximo a luminária azul de cristal. 


Você irá chegar a outra intersecção, olhe para a esquerda quase na saída que dá acesso a Alameda das Portas. Você verá o Décimo Terceiro GZM, capture o mesmo.

Saia da intersecção e dobre a esquerda você terá acesso a Alameda das Portas. Rume até a frente da porta da Galeria Kadish, veja a sua direita uma enorme cratera que está de frente para o precipício. Desça com muito cuidado para não cair na cordilheira lá em baixo. 


Mantenha seu avatar encostado no paredão de rocha e ande com cuidado para a esquerda em direção aos prédios que estão ao longe na Praça Central. Você verá o Décimo Quarto GZM. Capture-o com seu mouse, se você não conseguir, sugiro que você pule com seu avatar em direção ao GZM, ao se aproximar clique sobre ele com o mouse. Pulando ou não, após capturar o GZM, a sua única saída será seguir para o seu Relto pessoal.


Você verá algumas mudanças no seu Relto. Agora de um dos lados do céu há duas luas e do outro um sol. Também há uma tela de imagens D'ni, que vez por outra mostrará as fotos que você tirou com seu KI durante a sua jornada - para tirar fotos use a tecla F5. Estas imagens ficam armazenas no diretório KIimagens


Em seguida entre na sua cabana e siga até a prateleira de Livros de Ligação. Siga até o Livro de Ligação com lombada de madeira e o símbolo cor-de-rosa com a mão. Este é o livro de Ae'Gura. Veja os novos Elos de Ligação adicionados nele, inclusive a antecâmara do Grande Zero.

Após este interlúdio está na hora de você encontrar o último GZM desta segunda etapa. Aproxime-se da prateleira e escolha o Livro de Ligação com a lombada azul com detalhes dourados, o Livro de Ligação com Bevin, mas não toque na imagem inicial e sim vá até a segunda página e toque na imagem da sacada. Você será transportado para a sacada com a pedra entalhada. Olhe em direção a vizinhança e depois vire para a esquerda, você verá próximo ao corrimão de pedra o Décimo Quinto GZM.

  • Outros GZM'S opcionais.



Como eu citei anteriormente no manual há alguns GZM's opcionais, os quais você poderá capturar na primeira ou na segunda etapa de sua jornada pessoal. Estes pontos são diferentes dos quais eu sugeri neste manual. Lembre-se que estes pontos podem mudar dependendo da trilha que você seguir. 

Por exemplo: dentro da galeria de quadros dedicados a Teledahn no Escritório do Barão em frente ao quadro central há um GZM

Em cima do telhado do prédio no setor Tokotah onde está o sítio arqueológico do DRC há mais dois GZM's. 

No início da escadaria da cachoeira em Bevin também há um GZM. 

E no telhado do prédio em frente a Praça Central de Ae'Gura também há um GZM. Este acesso em particular é realizado através da Pedra Bahro que está na Segunda Sala de Conferências no prédio prisional de Gahreesen.


Há mais quatro localizações, mas elas são especificamente para calibrar o mecanismo do Grande Zero e veremos as mesmas a seguir.

Após você capturar seu Décimo Quinto GZM está na hora de voltar para o Grande Zero. Volte para o Relto, aproxime-se da prateleira e escolha o Livro de Ligação com a lombada amarela e o símbolo verde do Nexus, que está no nono nicho. Toque na imagem da Sala do Nexus e você será transportado... para seguir calibrando o Mecanismo do Grande Zero.






Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.