26 de outubro de 2020

F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens

 

Enseada na Ilha Selva de Riven.

 
  • Perguntas frequentes sobre MYST II Riven Parte II.
  • Informações sobre Enredo e Personagens.
  • Onde estamos e quem é quem.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Olá visitante seja bem vindo. Há muitos dados sobre este jogo, por isso dividi este F.A.Q. em três partes, assim a leitura não tornar-se-á cansativa. Esta é a segunda parte do F.A.Q. Para ler a primeira parte clique aqui

Recomendo que a leitura dos F.A.Q. sobre Enredo e Personagens e sobre Curiosidades e Itens Escondidos apenas sejam lidos por aqueles que já vivenciaram esta aventura. Para quem nunca jogou Riven recomendo apenas a leitura do F.A.Q. Dúvidas Gerais.

Tenha em mente que é impossível saber tudo a respeito do jogo, afinal como você, sou apenas uma viajante deste universo, e talvez, eu não responda a contento alguma das perguntas. Então se surgirem dúvidas futuras, ou mesmo dicas enviadas por visitantes eu as publicarei a medida que as mesmas forem chegando. Conto com sua compreensão. Está página possuí muitas imagens, aguarde carregar.

  • Onde está Catherine?



Catherine é mantida cativa na Ilha Prisão. Ela foi capturada por Gehn, que pretende atrair o filho Atrus para esta Era. Atrus somente poderá chegar em Riven munido com um Livro de Ligação, é neste fato que repousa a esperança de fuga de Gehn

Quando você chega a Riven com um Livro de Ligação, Gehn fica desesperado para colocar a mão neste artefato, mesmo estando desconfiado pelo fato do próprio Atrus não ter aparecido para salvar a amada esposa.

  • Onde está Atrus?

 

Atrus está em K'veer uma ilha dentro da Grande Caverna ao sul de Ae'Gura. Neste lugar ele montou uma espécie de escritório provisório no salão circular da antiga mansão, que já pertenceu a Lorde Rakeri e foi por muito tempo a morada de Gehn. Você também poderá ver este lugar com mais detalhes no jogo MYST V End of Ages.

  • Onde é K'veer?



K'veer é uma ilha ao sul da Capital D'ni - Ae'Gura na Grande Caverna.


  • Onde está Gehn?

Durante o jogo Gehn está na Era 233º, fazendo a exploração do terreno. Mas estranhamente alguns itens de seu laboratório na Ilha Cratera, somem durante a passagem do jogador por Riven, levando a crer que Gehn está passeando entre as ilhas. Ele também aparece quase no final do jogo na Ilha Templo, primeiro no grande projetor do Templo ao Wahrk e dependendo de suas ações perto da Fenda Estelar.

  • Onde está a Era Tay?

 


A Era Moiety - Moeity ou Tay é uma Era externa a Riven. Sua localização não é especificada, mas é certo que se trata de um mundo completamente novo e separado.

Aqui recorri ao colega Paulo Monteiro, que me enviou este adendo muito interessante. A Ilha Tay foi feita a partir de um Livro semi-queimado por Gehn. Pelo que se vê da Era, o intento de Gehn era fazer uma unidade auto-suficiente de fabricação de livros. Mesmo com as alterações de Catherine percebe-se que a Era é uma fusão da Ilha Cratera com a Grande Árvore original da Ilha Prisão, o que seria suficiente para fabricar novos livros.

  • Qual o significado das Adagas?

 
Adaga no Livro de Anna. Adaga na Ilha Selva - Escadaria. 

 
Adaga na Ilha Selva. Adaga na Ilha Templo.

 
 Adaga na Ilha Platô. Adaga na Ilha Selva - Entrada.

Segundo o Livro Book of Atrus as Adagas foram postas em Riven por Catherine e Anna-Ti'ana, durante as modificações para manter a integridade da Era e no momento em que Catherine tentava proteger Atrus. Leia mais no Diário de Catherine

Quando do aparecimento da primeira Adaga, Gehn estava enfurecido, foi no mesmo momento que ele tentava matar Atrus. Posteriormente com o surgimento de outras Adagas, Gehn usou estes objetos a seu favor, dizendo aos nativos, que ele tinha colocado aqueles artefatos em lugares estratégicos, para mostrar que o povo estava em um período de débito com ele. Se eles seguissem tudo que Gehn dissesse e se mostrassem dignos, eles seriam salvos e levados a um mundo melhor, se não, ele iria destruí-los, assim como destruiria Riven.

As Adagas são adornadas em sua maioria com símbolos que lembram desenhos tribais, veja detalhes na empunhadura, e aparentemente apenas apareceram neste contexto. Mesmo assim, antes de tomar conhecimento da história da colocação delas em Riven, eu sempre as associava ao desenho da adaga utilizada por Veovis e posteriormente por A'Gaeris - Book of Ti'ana. Então pensava se tratar de algo relacionado com o passado de Gehn, pois seu pai, Aitrus, morreu ao levar A'Gaeris para uma armadilha em um Livro de Era dentro de K'veerAitrus teve uma intenção nobre ao matar A'Gaeris, ele estava salvando Anna e Gehn

Porém é nítido o grande simbolismo da Adaga, a traição, o que não deixa de ser verdade no contexto de Riven

A primeira adaga surgiu quando Catherine estava segurando o Livro de Ligação para MYST próximo a Fenda Estelar, poderia ter sido Anna a emissária de tal objeto, mas Catherine, diz em seu diário, que foi ela que enviou a Adaga em primeiro lugar.


 
Adaga na alavanca da cela. Adaga na entrada da caverna.



Durante a presença das Adagas em Riven surgiram também os Rebeldes - Moiety. Eles inspiraram-se nas Adagas, para criarem o seu próprio símbolo. Para a maioria deles as Adagas significavam o poder de Catherine sobre Gehn. Em torno disso foram criadas uma série de lendas.

De acordo com o Diário de Catherine cheguei a seguinte conclusão sobre a lenda mais simples: a luta entre a nativa-escolhida e o deus-Lorde Gehn. A nativa não aceita a decisão de ser escolhida como consorte e amante de deus-Lorde e pede ajuda ao filho de deus-Lorde. O Filho derrota o traiçoeiro Gehn em um confronto envolvendo a inexplicável chuva de Adagas que caem do céu na beira da Fenda Estelar. Então o Filho somente pode ser um deus-real, e Gehn é um deus-falso, pois ficou preso em Riven. Atrus, deus-real, toma nativa para sua esposa, logo Catherine também transforma-se em deusa. 

Bem, ainda há uma série de outros simbolismos surpreendentes que foram disseminados pelos nativos. No livro Book of Atrus, a pretensão de Catherine era realmente livrar Riven de Gehn, ainda mais depois que ela viu seu amigo Eaven ser sacrificado.


  • Quem são os Moietys-Moeitys e o que significam suas Adagas?



Moietys, Moeitys ou Rebeldes são rivenenses dissidentes das ideias de Gehn. Eles inspiraram-se na luta travada entre Catherine - Atrus na beira da Fenda Estelar contra Gehn. Alguns nativos foram testemunhas deste embate e trataram de espalhar a lenda entre os demais nativos. Os que acreditaram que Gehn podia ser derrotado, uniram-se e foram viver no subterrâneo de Riven, longe do alcance de Gehn. Os demais nativos temerosos e crentes de que Gehn ainda é um deus, permaneceram na superfície como servos.



Os Moietys vestem roupas escuras, detalhadamente decoradas e usam óculos que protegem seus olhos do sol intenso de Riven e que também servem para manter suas identidades guardadas, há toda uma geração que viveu apenas nas cavernas. Esta vestimenta e o modo deles entrarem e saírem dos lugares sem serem vistos e deu a eles a alcunha de fantasmas. 

Eles usam Adagas rudimentares para protegerem-se ou atacarem suas vítimas. Outra forma de ataque é feita através de dardos envenenados com a mucosa de sapos subterrâneos. Sua tecnologia é um mistério, aparentemente eles trabalham com metais ainda desconhecidos do próprio Gehn

Para os exploradores mais atentos, eles deixaram pistas na superfície para aqueles que desejam chegar a sua Era secreta.

 
Adaga na Ilha Templo. Adaga na estátua de Gehn na  Era Tay.

A Adaga Moiety: a teoria mais aceita para este simbolismo é que os nativos, ao verem a Adaga na Ilha Templo e sabendo que a mesma destruiu parte da construção do antigo templo - Book of Atrus - e acreditando que a Adaga é um símbolo de poder sobre Gehn, a utilizaram como seu próprio símbolo religioso de PODER sobre o mau. A Adaga possui um círculo com uma linha vertical em seu centro ao contrário do símbolo do número cinco, que possui uma linha horizontal.

Nos Livros de Ligação onde aparece o símbolo da Quinta Era, principalmente nas Esferas Giratórias há uma palavra D'ni acima do símbolo cinco, ILAIS, quando traduzida para nosso idioma significa PODER. Tradução retirada da página Guild of Discoveres. Gehn utiliza este simbolismo como inspiração, mas para os Moietys este é o símbolo do mau.

Outra curiosidade. Na versão nacional podemos constatar duas formas de escrever este nome. Em dois trechos diferentes do Diário de Catherine eu encontrei a palavra moiety e moeity, inclusive na contra-capa do disco da trilha sonora do jogo de Robyn Miller, a palavra escreve-se moeity

Já no Diário de Gehn existe apenas a forma moiety. Na versão internacional a confusão permanece, então creio que não seja um erro gráfico da versão nacional.

Segundo o colega Paulo Monteiro, a grafia correta é mesmo Moiety, que significa metade. Então Black Moiety, significa a Metade Negra, ou rebelde dos habitantes da ilha. 

Outra coisa curiosa é que a língua que os rivenenses falam, excetuando o ocasional D'ni meio quebrado é similar a língua falada em Papua Nova Guiné.

Escrita de Catherine - grafia: moeity.

Escrita de Catherine - grafia: moiety.

Escrita de Catherine versão norte-americana - grafia: moiety.

Escrita de Gehn - grafia: moiety.


  • Qual o significado das esferas de madeira?

Elas são pistas essenciais para qualquer explorador chegar até a Era Moiety. Elas possuem em um dos lados o desenho de uma espécie de olho estilizado e do outro lado um número D'ni. Cada esfera está associada a um animal e para saber isso basta ouvir o som que elas emitem. 

Mesmo não reconhecendo o som emitido é possível fazer a associação a partir das figuras que estão próximas a cada esfera. Sabendo a ordem correta dos símbolos e dos animais, você terá o código chave para chegar a Era secreta. Estas esferas estão espalhadas na Ilha Selva e até mesmo Gehn e seus asseclas não entendem o seu significado.

 
Esfera 1 Peixe.

 
 Esfera 2 Besouro.

 
 Esfera 3 Sapo.

 
 Esfera 4 Sunner.

 
 Esfera 5 Wahrk.


  • Como se escreve Wahrk?

Durante sua jornada, você irá ler os Diários de Gehn e o Diário de Catherine. Na versão norte-americana você notará duas formas gráficas para a escrita da palavra Wahrk. No Diário de Catherine a palavra está escrita como WAHRK. No Diários de Gehn ele escreve WHARK. Mas na versão brasileira isso foi consertado e você verá na mesma página do diário a palavra como WAHRK. Adota-se como a forma correta a grafia WAHRK de Catherine.

Outra hipótese é que Gehn empregaria sua própria grafia para o nome Wahrk, já que ele menospreza tudo que é oriundo da tradição rivenense. Então a versão em inglês estaria certa ao mostrar a grafia errada e a intenção de Gehn.

Wahrk de Catherine versão em português.

Wahrk de Gehn versão em português corrigida.

Whark de Gehn versão em inglês.


  • Como descobrir o número exato da Era de Gehn?

Ao ler o Diários de Gehn no laboratório da Ilha Cratera você saberá sobre uma nova Era chamada 233º. Muitos sentem dificuldade em nomear esta Era, já que o nome dela aparece apenas determinada por um número D'ni, que contém dezena e unidade. Lembre-se. A base dos números D'ni é sempre 25. A primeira vista ele parece apenas uma dezena composta pelos número 98. Mas este não é o caso. Se a base fosse dez realmente poderíamos chamá-la de Era Nonagésima Oitava. Mas a base é 25. Então teremos:

(9 X 251) + (8 X 250) = (9 X 25) + (8 X 1) = 225 + 8 = 233.

  • 250 = 1. Fah. Valor inicial múltiplo de uma unidade. 
    • Vinte e cinco elevado a zero.
  • 251 = 25. See = +/- 10. Fahsee - múltiplo de 'dezena'. 
    • Vinte e cinco elevado a um.

O cálculo é bem parecido com a matemática que conhecemos, porém temos que ter em mente que a base de multiplicação é 25, no futuro visite o setor Relto D'ni onde haverá mais explicações sobre os números D'ni. A Era chama-se Ducentésima Trigésima Terceira. Talvez em inglês isso se torne mais fácil de pronunciar. Porém se você não é ligado nestes detalhes, apenas chame-a de Era de Gehn.


  • O que são os Kinetoscópios?

É um mecanismo usado por Gehn para dar acesso as Cúpulas de Força ou Esferas Giratórias dos Livros de Ligação em cada uma das Ilhas. Eles funcionam de forma semelhante ao cinescópio ou cinematógrafo, mecanismo antigo que mostrava várias imagens em movimento a partir de pequenos intervalos fotográficos. No caso do Kinetoscópio, nome do aparelho na série, serve para capturar uma imagem em movimento. Eles são acionados a partir de símbolos D'ni codificados.

Cada código significa uma cor em um amplo espectro. Aparentemente os D'ni escrevem as cores, não pelos nomes e sim por símbolos, quando um D'ni quer escrever a palavra, verde, ele desenha um círculo com um ponto no centro. 

Gehn escolheu cinco cores entre as seis cores básicas, lembre-se que o branco é a reunião de todas elas, para servirem de identificação para cada uma das Ilhas de Riven. Veja os símbolos básicos abaixo:


Símbolos das cores do espectro.

  • O que aconteceu com Cho?

Para quem não sabe, Cho, personificado por Vicente Ramos, é aquele guarda que aparece na primeira cena do jogo na Ilha Templo, quando você fica preso na cela. Cho é atacado por um Moiety, sendo atingido com um dardo envenenado. 

Em seguida você vê o pobre Cho caído na beirada do paredão de rocha próximo a escadaria que leva ao Templo de Gehn. Mas não se preocupe, Cho não morreu, ele sobreviveu e aparentemente apenas sofreu alguns arranhões. 

No final do jogo você verá Cho novamente na Era 233º. Eu sinceramente tinha pensado que Cho tinha morrido na primeira parte da aventura.

Mas por que o nome dele é Cho? Porque é a primeira palavra que ele fala ao ver você chegar na Ilha Templo.

 
Cho fala com você. Cho jogado no penhasco.

 
 Cho no final alternativo. Vicente Ramos é Cho.

  • Quem é o Guarda de Gehn na Ilha Templo?

Cho com arma em punho.

Novamente é Cho, personificado por Vicente Ramos. Este rivenense não é o mais inteligente entre os nativos, mas ele é perfeito para seguir ordens. Ele não discute se algo está certo ou errado. Creio que seja por isso que Gehn, o tenha escolhido para uma função tão servil. Cho fica a cargo do trabalho sujo de Gehn. Quando você quiser testar um Livro de Ligação suspeito, chame Cho, quando você quiser balear alguém chame Cho... Cho é pau para toda obra.

  • Quem é o Escriba ou Guarda do Observatório de Gehn?

O escriba não é visto por todos os jogadores. Ele fica na frente do Observatório de Gehn na Ilha Platô. Ele aparentemente está lendo alguma coisa antes de ver você chegando pelo corredor moldado a lava. Antes de você conseguir travar qualquer conversa, ele foge por uma saída lateral, que leva a uma doca do veículo Maglev. Então você não consegue saber quem é esta pessoa. Mas ele faz parte do grupo mais importante de colaboradores de Gehn. Geralmente estes escolhidos têm a inteligência acima da média dos nativos locais.

O escriba é personificado por Tony Fryman, gerente de produção em Riven e braço direito de Rand Miller

Tony Fryman no Making Off e a Cena do Escriba em Riven.

Quando o escriba não está fazendo sua leitura habitual, ele está vigiando todos os seus movimentos na Ilha Selva, através da câmera que está instalada no centro do lago dos nativos. Note que um dispositivo parecido com um telescópio está posicionado no centro do lago, e que este dispositivo move-se de acordo com seu deslocamento, enquanto você anda pela passadiça de madeira. Adendo enviado por Paulo Monteiro.

Quando entramos pelo elevador podemos ver o escriba.

Câmera no centro do lago dos nativos.

  • Quem é Aitrus?
Aitrus pai de Gehn.

Aitrus é o pai D'ni de Gehn. O todo poderoso Gehn, confessa em seu diário que as únicas pessoas que ele amou em sua vida, foram seu pai e sua esposa Keta

O mais interessante é notar que aparentemente Gehn, rejeita os fatos dos acontecimentos na Grande Caverna sobre a verdadeira causa da Queda D'ni, e culpa Anna, sua mãe, pela morte de Aitrus


A foto vista no aposento de Gehn foi modificada a partir da foto de um confederado da Guerra da Secessão norte-americana. 

  • Quem é Keta?
 
Keta é reproduzida no visor de Gehn.


Keta é a esposa falecida de Gehn. Ela morreu ao dar a luz à Atrus. Segundo o Livro Book of Ti'ana, Keta, era uma mulher muito frágil e doente, mas Gehn sempre ignorou isso. A morte de sua esposa, foi mais um motivo para Gehn odiar o filho. Leia o Diário de Gehn para entender melhor este contexto.

Keta era chamada entre os seus pares, de Leira, e ela não é D'ni. Keta é personificada por Kate Vander Wende, esposa de Richard Wende, um dos criadores de Riven.

Foto de Keta com dedicatória no quarto de Gehn.


  • O que é Cannen e o que é Maral-obe?


Cannen e o Maral-Obe

Cannen no Relto do URU


Cannen é como se denomina o mecanismo que toca e grava música. Ele funciona como um aparelho de reprodução musical, uma caixa de música, mas aparentemente apenas tem capacidade para guardar uma música. Eu creio que no caso do Cannen de Riven, ele reproduza uma música tocada por Gehn com um instrumento de sopro chamado Maral-Obe. veja no aposento de Gehn um instrumento de sopro do lado da foto de Aitrus.

No encarte que vem no disco da trilha sonora de Riven de Robyn Miller, há um pequeno texto onde Gehn afirma não ser muito bom como músico, mas que tratou de deixar um pouco do seu talento preservado no Cannen. O texto dá a entender também que foi o próprio Gehn, que criou este Cannen

O Cannen é composto de uma haste com cerca de setenta centímetros, amparado por uma base de metal e possui uma espécie de cúpula em forma de disco com um botão de acionamento no cume. Basta empurrar este botão para baixo para ele ser acionado.

Você também verá um Cannen como recompensa do Relto no URU to D'ni. Há também um Cannen na Galeria Kadish no jogo MOUL - MYST on-line URU live.

  •  O que está escrito no Templo de Gehn?

Ao entrar no Templo de Gehn na Ilha Templo você verá algumas palavras escritas em idioma D'ni. Mas o que está escrito ali afinal? Reuni aqui algumas traduções para facilitar a sua vida. Mas não sou uma tradutora de D'ni  então recorri a três páginas externas para entender a tradução: Guild of Discoveres, Rivenguild e The Guild of Linguists.



A Tinta.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou...
Por nos ceder o segredo da fórmula da tinta.
Nós agradecemos ao nosso mestre, pelo privilégio
de poder confeccionar a tinta que ele usa.


Os Livros.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou...
Por nos ceder a honra de produzir os Livros.
Nós agradecemos ao nosso mestre, pelo privilégio
de poder confeccionar os livros que ele usa.



Nosso Mestre.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou com sua presença.
Nos dedicamos nossa existência ao nosso mestre Gehn.
O criador e o protetor de nosso mundo.
Louvado seja Gehn o criador de mundos!


  • O que está escrito no Domo Dourado?

Esta escrito: O final deste mundo está próximo. Novamente recorri as páginas externas de tradução: Guild of DiscoveresRivenguild e The Guild of Linguists. Para ver com mais nitidez você precisa seguir pela passadiça traseira do Domo Dourado, vindo da Ilha Cratera.

Escrição no Domo Dourado visto da Ilha Cratera.
'O final deste mundo está próximo.'


  • O que está escrito na Escola da Ilha Selva?

Ao entrar na Escola dos Nativos na Ilha Selva você verá muitos utensílios e também algumas palavras escritas no idioma D'ni no quadro negro esquerdo. Mas o que está escrito ali afinal? Reuni aqui a tradução. Novamente recorri as páginas externas de tradução: Guild of DiscoveresRivenguild e The Guild of Linguists


As Regras de Gehn.
Gehn é nosso mestre.
Gehn nos criou.
Gehn derrotou Atrus.


Nas luminárias é possível ler:
Nós acreditamos em Gehn.



  • Qual o significado do jogo na Escola da Ilha Selva?


Brinquedo para aprender os números D'ni com o Wahrk.




Estando no interior da Escola dos Nativos na Ilha Selva você verá um utensílio muito interessante. É um mecanismo que simula o sacrifício para o Wahrk. No fundo é uma propaganda pró Gehn, para lembrar os rivenenses em tenra idade, que se eles desobedecerem o Lorde, serão punidos. Este jogo é utilizado para ensinar os números D'ni para os nativos. Ao lado uma imagem renderizada do desenhista para jogos, Tony Davidson da página: Yantra Digital Arts Studio.



  • O que Gehn diz no Imager na Escola da Ilha Selva?

Há muitas traduções referente a este trecho na internet, mas não sei qual a verdadeira. Então recorri a informações de três endereços, o Beneath - D'ni ExplorerThe Guild of Linguists e D’ni Dictionary. Também ouvi a gravação várias vezes e cheguei a seguinte conclusão:


Tarokhoy D'ni.
Keeby yem revaht a royam
bayg teeg tahom ga bodona gayem. Kom.

Estudem D'ni.
Aprendam sobre a Quinta Era.
E vocês farão um bom trabalho.


  • Qual o significado dos desenhos no Templo de Gehn?

Quando Atrus caiu na Fenda Estelar deixando Gehn preso em Riven, todos os acontecimentos estavam contra Gehn, que estava encurralado na Quinta Era com parte dos nativos fora de controle. Assim ele teve que reverter os fatos a seu favor. Sua primeira tarefa foi a reconstrução de sua imagem de deus-Lorde e a criação de um templo dedicado a si próprio. Para ilustrar suas conquistas e suas realizações ele criou um mosaico composto de cinco ilustrações. Para vê-las basta acessar o Templo de Gehn na Ilha Templo e puxar as cordas que ficam penduradas nos besouros das colunas do templo.

O Onipresente - Deus Lorde.

O Criador.

A Queda.

O Livro.

As Guildas


  • O que está desenhado na Caverna Azul?

Chamo de Caverna Azul, aquela caverna que dá acesso a vila dos nativos através da enseada da Ilha Selva

Após você descer as escadas e antes de dobrar a esquerda, você verá na parede a esquerda, um pictograma feito pelos nativos. A imagem central é Gehn, que envia os nativos para as enormes bocas de dois Wahrks

O círculo superior é a porta da prisão na vila dos nativos. A imagem fica mais definida em preto e branco. Não há registro de quem foi a ideia de fazer o pictograma, mas creio que os autores foram os próprios nativos, uma forma de propaganda do medo para quem desobedecer o Lorde da Quinta Era.


Pictograma na Caverna mostrando o ritual para o Wahrk.
Acima o círculo mostra onde é a cela dos nativos.
Abaixo os nativos sendo sacrificados.


  • O que está escrito na Sala de Mapas na Ilha Platô?

Ao chegar na parte superior da Ilha Platô, você verá a Sala de Mapas no centro do lago do Wahrk, em volta desta construção está escrito: 

'Nosso Lorde Gehn nos ensinou, para entendermos a tudo'

Na página D’ni Dictionary a tradução está um pouquinho diferente, mas no fundo significa a mesma coisa. Veja abaixo a tradução.

Sala de Mapas.
Nosso Lorde Gehn nos ensinou, para entendermos a tudo.


  • Por que algumas pessoas chamam a Ilha Platô de Garden Island?

Aparentemente durante a criação do jogo esta ilha em questão seria uma espécie de área de descanso para Gehn. Ela também seria o seu observatório particular. Acima de seu observatório estaria um jardim, Estilo Inglês, com fonte de água e calçadas formando um mini promontório ou elevação. 

Na programação o nome continuou o mesmo, então os arquivos DATA do jogo, referente a esta parte de Riven, são iniciados por G - g_data, letra inicial de Garden

Posteriormente o jardim foi substituído pelo lago sulfúrico com mapas na Ilha Platô, contornado de presas de Wahrk.



  • Epa! Grande Árvore na Ilha Prisão?

Sim uma árvore... Na localização da Ilha Prisão, antes da devastação realizada por Gehn, havia uma gigantesca árvore nativa de Riven. A tal árvore era tão grande, que tomava toda uma ilha somente para si. Então o que vemos ao redor da Ilha Prisão, não são rochas de material estranho, são os restos de antigas raízes. 

A cela de Catherine, de fato é o interior do tronco principal da tal árvore. Atrus, fala sobre esta enorme árvore e toda a vegetação exuberante de Riven, nos seu diário de viagem. - Myst Reader - página 212.

Árvore desenhada por Atrus.


  • Há como entrar na cela de Catherine para observar o cenário?

Infelizmente não. Você nunca conseguirá entrar na cela de Catherine, para ver aqueles belos artefatos, ou a paisagem através da porta do fundo da cela. Mesmo usando o dispositivo ZIP no menu de configurações, você não conseguirá entrar na cela. Mas você poderá ver alguns dos artefatos na página do criador Tony Davidson na página: Yantra Digital Arts Studio.

 



  • Por que Gehn captura sapos?

Os sapos do subterrâneo de Riven, secretam uma substância tóxica de grande potência. A princípio pensava eu, que Gehn usava estas substâncias na confecção da fórmula de sua tinta, ele pode usar para isto também, isso não sei dizer exatamente. Mas depois de ler a respeito de seus hábitos, concluí que ele usa estas resinas tóxicas como um potente alucinógeno misturado ao fumo de seu cachimbo. Não me admira ele ter acessos de grandeza, e ilusões sobre ser um deus, seu cérebro obviamente está se deteriorando com o excesso de drogas. Estas drogas devem também servir de fuga para a mente tolhida de Gehn, que vê estes momentos de perigoso prazer, como uma válvula de escape para suas frustrações. No princípio do livro Book of Atrus, Gehn leva o jovem Atrus para a Grande Caverna, há passagens onde Gehn está fumando o seu cachimbo, fica implícito no texto, que ele já era usuário de variedades de fumo com substâncias alucinógenas.

  • Por que os Livros de Ligação estão todos rasgados na Era de Gehn?

Foi um recurso no andamento do jogo para evitar que você visite outro lugar, além da Ilha Templo. Isso força o jogador rumo a Fenda Estelar e a conclusão do jogo. Inclusive se você tentar fazer o Maglev funcionar para levar você até a Ilha Selva, ele não será acionado. 

Lembre-se que Catherine avisa para você ser rápido e chamar Atrus logo, enquanto ela tenta levar todos os nativos para a Era Tay. 

A questão é: quem rasgou os livros? Creio que tenha sido a própria Catherine, para evitar que os asseclas de Gehn impeçam as suas ações e rumem para a Ilha Selva, para tentar impedí-la. 

Outra opção não tão óbvia, é que tenha sido uma ação dos asseclas de Gehn para evitar que você fuja, mas acho esta segunda opção meio ilógica.


  • Qual a importância do Relógio de Gehn?

Ironicamente este artefato de origem D'ni, foi dado para Gehn por sua mãe humana, Anna, a pessoa que ele tanto despreza. 

Originalmente este artefato pertenceu a Aitrus seu pai. Ele representa o mapa mundo de Garternay, o mundo onde habitavam os ancestrais dos D'ni

Este relógio possui um sistema de programação de sons, através deste código sonoro você descobrirá como abrir a cela de Catherine. Como ele marca as horas, para mim é um mistério, mas ele parece se mover mediante a curvatura do planeta, dando a hora em coordenadas de graus em latitude e longitude. Segundo o colega Paulo Monteiro, que estuda os segredos de Riven os D'ni, Gehn incluido, usam um sistema de coordenadas polares, a partir de um Marco Zero. Contudo, o  relógio de Gehn parece ter sido influenciado por sua estadia na superfície: ele não é um relógio D'ni comum.


Mapa de Garternay impresso no Relógio D'ni.

  • Allapo e Allatwan?

São duas formas usadas pelos nativos para denominar a Ilha Templo. Antes da existência da Fenda Estelar eles chamavam aquele lugar de Allapo, que significa Poço de Água, depois da Fenda Estelar o lugar ficou conhecido como, Allatwan, que significa Poço de Estrelas

Ninguém sabe ao certo como a Fenda Estelar se origina, mas pelos relatos de Catherine, Atrus e Gehn, acredito que tenha sido um fenômeno adverso criado a partir das modificações realizadas na Era, depois que ela já estava pronta. Algo proibitivo pelas normas de confecção de Eras

Contudo a partir de URU e do MYST V, Yeesha deixa claro, que com o conhecimento adquirido ao longo do tempo com as criaturas Bahro, ela ultrapassou esta etapa, sendo capaz de criar sua própria Fenda Estelar

Todas as Fendas, porém, parecem rumar para um mesmo lugar, o deserto do Novo México na Terra. A única exceção é a Fenda Estelar produzida na Caverna Bahro, geralmente ela leva até o Relto Pessoal.

  • Como descubro a senha para abrir o alçapão do telescópio?

Esta senha é randômica, ou seja, ela é alterada toda vez que você inicia um novo jogo. Você apenas conseguirá ver esta senha, ao ler o Diário de Catherine, entregue a você na Era Tay. Depois basta traduzir os números do D'ni para os algarismos arábicos e teclar cada número na mesma ordem que eles aparecem no diário. Sabendo este código, você ainda poderá voltar para a primeira parte deste mesmo jogo, para tentar abrir a Fenda Estelar sem cumprir as suas metas. Mas este final é muito sem graça.

  • Onde telescópio de Riven caiu?

Aparentemente tudo que cai em uma Fenda Estelar vai parar no deserto do Novo México na Terra. O telescópio aterrissou no terreno que contorna o vulcão inativo da região. 

  • O que Atrus diz nos finais alternativos?

Esta questão é muito interessante. Se você chegou até aqui, sabe que Riven possui finais alternativos, ou seja, a partir de determinado ponto do jogo suas ações determinarão o final da aventura. No caso de Atrus há dois diálogos que podem ser desencadeados nos finais alternativos. Ambos são tristes:

Você prende Gehn e não liberta Catherine:

Final alternativo - Atrus decepcionado.

Atrus fala:
Onde está Catherine?
Eu não entendo...Você prendeu Gehn. O que aconteceu...?
Não há mais tempo. A Era está desmoronando.
Tenho que voltar antes que seja tarde demais.
Vá seu caminho está livre. Você está livre. Adeus.
Tanto trabalho...
Gehn finalmente derrotado, mas o preço da derrota é alto.
O povo de Riven deve tentar manter um mundo que está morrendo.
E eu tenho a sentença fútil de remediar as feridas fatais de Riven.
De Catherine... Jamais vou saber o que lhe aconteceu...


Você não prende Gehn e consequentemente não salva Catherine:

Final alternativo, Gehn feliz da vida.

Atrus fala:
Não há muito tempo. Onde está Catherine?
O livro está vazio. Eu não entendo...
Gehn aparece com seu guarda. Você nunca entendeu.
Atrus tenta falar: Pai...

Gehn retruca com desdém: Pai?
Não sou mais o seu pai. Pois você não é mais o meu filho.
Gehn atira em Atrus e pega o Livro de Ligação dele.
Não sei o que você pensou que estava fazendo, mas obrigada.
Finalmente eu estou livre!



Texto e comentários por: Drica Portes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.