Catherine é mantida cativa na
Ilha Prisão. Ela foi capturada por
Gehn, que pretende atrair o filho
Atrus para esta
Era.
Atrus somente poderá chegar em
Riven munido com um
Livro de Ligação, é neste fato que repousa a esperança de fuga de
Gehn.
Quando você chega a
Riven com um
Livro de Ligação,
Gehn fica desesperado para colocar a mão neste artefato, mesmo estando desconfiado pelo fato do próprio
Atrus não ter aparecido para salvar a amada esposa.
Atrus está em
K'veer uma ilha dentro da
Grande Caverna ao sul de
Ae'Gura. Neste lugar ele montou uma espécie de escritório provisório no salão circular da antiga mansão, que já pertenceu a Lorde
Rakeri e foi por muito tempo a morada de
Gehn. Você também poderá ver este lugar com mais detalhes no jogo
MYST V End of Ages.
K'veer é uma ilha ao sul da Capital D'ni -
Ae'Gura na
Grande Caverna.
Durante o jogo
Gehn está na
Era 233º, fazendo a exploração do terreno. Mas estranhamente alguns itens de seu laboratório na
Ilha Cratera, somem durante a passagem do jogador por
Riven, levando a crer que
Gehn está passeando entre as ilhas. Ele também aparece quase no final do jogo na
Ilha Templo, primeiro no grande projetor do
Templo ao Wahrk e dependendo de suas ações perto da
Fenda Estelar.
A
Era Moiety -
Moeity ou
Tay é uma
Era externa a
Riven. Sua localização não é especificada, mas é certo que se trata de um mundo completamente novo e separado.
Aqui recorri ao colega Paulo Monteiro, que me enviou este adendo muito interessante. A
Ilha Tay foi feita a partir de um
Livro semi-queimado por
Gehn. Pelo que se vê da
Era, o intento de
Gehn era fazer uma unidade auto-suficiente de fabricação de livros. Mesmo com as alterações de
Catherine percebe-se que a
Era é uma fusão da
Ilha Cratera com a
Grande Árvore original da
Ilha Prisão, o que seria suficiente para fabricar novos livros.
- Qual o significado das Adagas?
Adaga no Livro de Anna. Adaga na Ilha Selva - Escadaria.
Adaga na Ilha Selva. Adaga na Ilha Templo.
Adaga na Ilha Platô. Adaga na Ilha Selva - Entrada.
Segundo o Livro
Book of Atrus as
Adagas foram postas em
Riven por
Catherine e
Anna-Ti'ana, durante as modificações para manter a integridade da
Era e no momento em que
Catherine tentava proteger
Atrus. Leia mais no
Diário de Catherine.
Quando do aparecimento da primeira Adaga,
Gehn estava enfurecido, foi no mesmo momento que ele tentava matar
Atrus. Posteriormente com o surgimento de outras Adagas,
Gehn usou estes objetos a seu favor, dizendo aos nativos, que ele tinha colocado aqueles artefatos em lugares estratégicos, para mostrar que o povo estava em um período de débito com ele. Se eles seguissem tudo que
Gehn dissesse e se mostrassem dignos, eles seriam salvos e levados a um mundo melhor, se não, ele iria destruí-los, assim como destruiria
Riven.
As Adagas são adornadas em sua maioria com símbolos que lembram desenhos tribais, veja detalhes na empunhadura, e aparentemente apenas apareceram neste contexto. Mesmo assim, antes de tomar conhecimento da história da colocação delas em
Riven, eu sempre as associava ao desenho da adaga utilizada por
Veovis e posteriormente por
A'Gaeris -
Book of Ti'ana. Então pensava se tratar de algo relacionado com o passado de
Gehn, pois seu pai,
Aitrus, morreu ao levar
A'Gaeris para uma armadilha em um
Livro de Era dentro de
K'veer.
Aitrus teve uma intenção nobre ao matar
A'Gaeris, ele estava salvando
Anna e
Gehn.
Porém é nítido o grande simbolismo da Adaga, a traição, o que não deixa de ser verdade no contexto de
Riven.
A primeira adaga surgiu quando Catherine estava segurando o Livro de Ligação para MYST próximo a Fenda Estelar, poderia ter sido Anna a emissária de tal objeto, mas Catherine, diz em seu diário, que foi ela que enviou a Adaga em primeiro lugar.
Adaga na alavanca da cela. Adaga na entrada da caverna.
Durante a presença das Adagas em
Riven surgiram também os Rebeldes -
Moiety. Eles inspiraram-se nas Adagas, para criarem o seu próprio símbolo. Para a maioria deles as Adagas significavam o poder de
Catherine sobre
Gehn. Em torno disso foram criadas uma série de lendas.
De acordo com o
Diário de Catherine cheguei a seguinte conclusão sobre a lenda mais simples: a luta entre a nativa-escolhida e o deus-Lorde
Gehn. A nativa não aceita a decisão de ser escolhida como consorte e amante de deus-Lorde e pede ajuda ao filho de deus-Lorde. O Filho derrota o traiçoeiro
Gehn em um confronto envolvendo a inexplicável chuva de Adagas que caem do céu na beira da Fenda Estelar. Então o Filho somente pode ser um deus-real, e
Gehn é um deus-falso, pois ficou preso em
Riven.
Atrus, deus-real, toma nativa para sua esposa, logo
Catherine também transforma-se em deusa.
Bem, ainda há uma série de outros simbolismos surpreendentes que foram disseminados pelos nativos. No livro
Book of Atrus, a pretensão de
Catherine era realmente livrar
Riven de
Gehn, ainda mais depois que ela viu seu amigo
Eaven ser sacrificado.
- Quem são os Moietys-Moeitys e o que significam suas Adagas?
Moietys, Moeitys ou Rebeldes são rivenenses dissidentes das ideias de
Gehn. Eles inspiraram-se na luta travada entre
Catherine - Atrus na beira da
Fenda Estelar contra
Gehn. Alguns nativos foram testemunhas deste embate e trataram de espalhar a lenda entre os demais nativos. Os que acreditaram que
Gehn podia ser derrotado, uniram-se e foram viver no subterrâneo de
Riven, longe do alcance de
Gehn. Os demais nativos temerosos e crentes de que
Gehn ainda é um deus, permaneceram na superfície como servos.
Os
Moietys vestem roupas escuras, detalhadamente decoradas e usam óculos que protegem seus olhos do sol intenso de
Riven e que também servem para manter suas identidades guardadas, há toda uma geração que viveu apenas nas cavernas. Esta vestimenta e o modo deles entrarem e saírem dos lugares sem serem vistos e deu a eles a alcunha de fantasmas.
Eles usam Adagas rudimentares para protegerem-se ou atacarem suas vítimas. Outra forma de ataque é feita através de dardos envenenados com a mucosa de sapos subterrâneos. Sua tecnologia é um mistério, aparentemente eles trabalham com metais ainda desconhecidos do próprio Gehn.
Para os exploradores mais atentos, eles deixaram pistas na superfície para aqueles que desejam chegar a sua Era secreta.
Adaga na Ilha Templo. Adaga na estátua de Gehn na Era Tay.
A
Adaga Moiety: a teoria mais aceita para este simbolismo é que os nativos, ao verem a Adaga na
Ilha Templo e sabendo que a mesma destruiu parte da construção do antigo templo -
Book of Atrus - e acreditando que a Adaga é um símbolo de poder sobre
Gehn, a utilizaram como seu próprio símbolo religioso de PODER sobre o mau. A Adaga possui um círculo com uma linha vertical em seu centro ao contrário do símbolo do número cinco, que possui uma linha horizontal.
Nos Livros de Ligação onde aparece o símbolo da Quinta Era, principalmente nas Esferas Giratórias há uma palavra D'ni acima do símbolo cinco, ILAIS, quando traduzida para nosso idioma significa PODER. Tradução retirada da página Guild of Discoveres. Gehn utiliza este simbolismo como inspiração, mas para os Moietys este é o símbolo do mau.
Outra curiosidade. Na versão nacional podemos constatar duas formas de escrever este nome. Em dois trechos diferentes do
Diário de Catherine eu encontrei a palavra
moiety e
moeity, inclusive na contra-capa do disco da trilha sonora do jogo de
Robyn Miller, a palavra escreve-se
moeity.
Já no
Diário de Gehn existe apenas a forma
moiety. Na versão internacional a confusão permanece, então creio que não seja um erro gráfico da versão nacional.
Segundo o colega Paulo Monteiro, a grafia correta é mesmo Moiety, que significa metade. Então Black Moiety, significa a Metade Negra, ou rebelde dos habitantes da ilha.
Outra coisa curiosa é que a língua que os rivenenses falam, excetuando o ocasional D'ni meio quebrado é similar a língua falada em Papua Nova Guiné.
|
Escrita de Catherine - grafia: moeity. |
|
Escrita de Catherine - grafia: moiety. |
|
Escrita de Catherine versão norte-americana - grafia: moiety. |
|
Escrita de Gehn - grafia: moiety. |
- Qual o significado das esferas de madeira?
Elas são pistas essenciais para qualquer explorador chegar até a
Era Moiety. Elas possuem em um dos lados o desenho de uma espécie de olho estilizado e do outro lado um número
D'ni. Cada esfera está associada a um animal e para saber isso basta ouvir o som que elas emitem.
Mesmo não reconhecendo o som emitido é possível fazer a associação a partir das figuras que estão próximas a cada esfera. Sabendo a ordem correta dos símbolos e dos animais, você terá o código chave para chegar a
Era secreta. Estas esferas estão espalhadas na
Ilha Selva e até mesmo
Gehn e seus asseclas não entendem o seu significado.
Esfera 1 Peixe.
Esfera 2 Besouro.
Esfera 3 Sapo.
Esfera 4 Sunner.
Esfera 5 Wahrk.
Durante sua jornada, você irá ler os
Diários de Gehn e o
Diário de Catherine. Na versão norte-americana você notará duas formas gráficas para a escrita da palavra
Wahrk. No
Diário de Catherine a palavra está escrita como
WAHRK. No
Diários de Gehn ele escreve
WHARK. Mas na versão brasileira isso foi consertado e você verá na mesma página do diário a palavra como
WAHRK. Adota-se como a forma correta a grafia
WAHRK de Catherine.
Outra hipótese é que Gehn empregaria sua própria grafia para o nome Wahrk, já que ele menospreza tudo que é oriundo da tradição rivenense. Então a versão em inglês estaria certa ao mostrar a grafia errada e a intenção de Gehn.
|
Wahrk de Catherine versão em português. |
|
Wahrk de Gehn versão em português corrigida. |
|
Whark de Gehn versão em inglês. |
- Como descobrir o número exato da Era de Gehn?
Ao ler o
Diários de Gehn no laboratório da
Ilha Cratera você saberá sobre uma nova
Era chamada 233º. Muitos sentem dificuldade em nomear esta
Era, já que o nome dela aparece apenas determinada por um número
D'ni, que contém dezena e unidade. Lembre-se. A base dos números
D'ni é sempre 25. A primeira vista ele parece apenas uma dezena composta pelos número
98. Mas este não é o caso. Se a base fosse dez realmente poderíamos chamá-la de
Era Nonagésima Oitava. Mas a base é 25. Então teremos:
(9 X 251) + (8 X 250) = (9 X 25) + (8 X 1) = 225 + 8 = 233.
- 250 = 1. Fah. Valor inicial múltiplo de uma unidade.
- Vinte e cinco elevado a zero.
- 251 = 25. See = +/- 10. Fahsee - múltiplo de 'dezena'.
- Vinte e cinco elevado a um.
O cálculo é bem parecido com a matemática que conhecemos, porém temos que ter em mente que a base de multiplicação é 25, no futuro visite o setor
Relto D'ni onde haverá mais explicações sobre os números D'ni. A
Era chama-se
Ducentésima Trigésima Terceira. Talvez em inglês isso se torne mais fácil de pronunciar. Porém se você não é ligado nestes detalhes, apenas chame-a de
Era de Gehn.
- O que são os Kinetoscópios?
É um mecanismo usado por
Gehn para dar acesso as
Cúpulas de Força ou Esferas Giratórias dos
Livros de Ligação em cada uma das Ilhas. Eles funcionam de forma semelhante ao cinescópio ou cinematógrafo, mecanismo antigo que mostrava várias imagens em movimento a partir de pequenos intervalos fotográficos. No caso do
Kinetoscópio, nome do aparelho na série, serve para capturar uma imagem em movimento. Eles são acionados a partir de símbolos
D'ni codificados.
Cada código significa uma cor em um amplo espectro. Aparentemente os D'ni escrevem as cores, não pelos nomes e sim por símbolos, quando um D'ni quer escrever a palavra, verde, ele desenha um círculo com um ponto no centro.
Gehn escolheu cinco cores entre as seis cores básicas, lembre-se que o branco é a reunião de todas elas, para servirem de identificação para cada uma das Ilhas de Riven. Veja os símbolos básicos abaixo:
Símbolos das cores do espectro.
Para quem não sabe,
Cho, personificado por
Vicente Ramos, é aquele guarda que aparece na primeira cena do jogo na
Ilha Templo, quando você fica preso na cela.
Cho é atacado por um
Moiety, sendo atingido com um dardo envenenado.
Em seguida você vê o pobre Cho caído na beirada do paredão de rocha próximo a escadaria que leva ao Templo de Gehn. Mas não se preocupe, Cho não morreu, ele sobreviveu e aparentemente apenas sofreu alguns arranhões.
No final do jogo você verá
Cho novamente na
Era 233º. Eu sinceramente tinha pensado que
Cho tinha morrido na primeira parte da aventura.
Mas por que o nome dele é
Cho? Porque é a primeira palavra que ele fala ao ver você chegar na
Ilha Templo.
Cho fala com você. Cho jogado no penhasco.
Cho no final alternativo. Vicente Ramos é Cho.
- Quem é o Guarda de Gehn na Ilha Templo?
|
Cho com arma em punho. |
Novamente é Cho, personificado por Vicente Ramos. Este rivenense não é o mais inteligente entre os nativos, mas ele é perfeito para seguir ordens. Ele não discute se algo está certo ou errado. Creio que seja por isso que Gehn, o tenha escolhido para uma função tão servil. Cho fica a cargo do trabalho sujo de Gehn. Quando você quiser testar um Livro de Ligação suspeito, chame Cho, quando você quiser balear alguém chame Cho... Cho é pau para toda obra.
- Quem é o Escriba ou Guarda do Observatório de Gehn?
O escriba não é visto por todos os jogadores. Ele fica na frente do
Observatório de Gehn na
Ilha Platô. Ele aparentemente está lendo alguma coisa antes de ver você chegando pelo corredor moldado a lava. Antes de você conseguir travar qualquer conversa, ele foge por uma saída lateral, que leva a uma doca do veículo
Maglev. Então você não consegue saber quem é esta pessoa. Mas ele faz parte do grupo mais importante de colaboradores de
Gehn. Geralmente estes escolhidos têm a inteligência acima da média dos nativos locais.
O escriba é personificado por
Tony Fryman, gerente de produção em
Riven e braço direito de
Rand Miller.
|
Tony Fryman no Making Off e a Cena do Escriba em Riven. |
Quando o escriba não está fazendo sua leitura habitual, ele está vigiando todos os seus movimentos na
Ilha Selva, através da câmera que está instalada no centro do lago dos nativos. Note que um dispositivo parecido com um telescópio está posicionado no centro do lago, e que este dispositivo move-se de acordo com seu deslocamento, enquanto você anda pela passadiça de madeira. Adendo enviado por
Paulo Monteiro.
Quando entramos pelo elevador podemos ver o escriba.
|
Câmera no centro do lago dos nativos. |
|
Aitrus pai de Gehn. |
Aitrus é o pai D'ni de Gehn. O todo poderoso Gehn, confessa em seu diário que as únicas pessoas que ele amou em sua vida, foram seu pai e sua esposa Keta.
O mais interessante é notar que aparentemente Gehn, rejeita os fatos dos acontecimentos na Grande Caverna sobre a verdadeira causa da Queda D'ni, e culpa Anna, sua mãe, pela morte de Aitrus.
A foto vista no aposento de Gehn foi modificada a partir da foto de um confederado da Guerra da Secessão norte-americana.
Keta é reproduzida no visor de Gehn.
Keta é a esposa falecida de
Gehn. Ela morreu ao dar a luz à
Atrus. Segundo o Livro
Book of Ti'ana,
Keta, era uma mulher muito frágil e doente, mas
Gehn sempre ignorou isso. A morte de sua esposa, foi mais um motivo para
Gehn odiar o filho. Leia o
Diário de Gehn para entender melhor este contexto.
Keta era chamada entre os seus pares, de
Leira, e ela não é
D'ni.
Keta é personificada por
Kate Vander Wende, esposa de
Richard Wende, um dos criadores de
Riven.
|
Foto de Keta com dedicatória no quarto de Gehn. |
- O que é Cannen e o que é Maral-obe?
Cannen e o Maral-Obe
Cannen no Relto do URU
Cannen é como se denomina o mecanismo que toca e grava música. Ele funciona como um aparelho de reprodução musical, uma caixa de música, mas aparentemente apenas tem capacidade para guardar uma música. Eu creio que no caso do
Cannen de Riven, ele reproduza uma música tocada por
Gehn com um instrumento de sopro chamado
Maral-Obe. veja no aposento de
Gehn um instrumento de sopro do lado da foto de
Aitrus.
No encarte que vem no disco da trilha sonora de
Riven de
Robyn Miller, há um pequeno texto onde
Gehn afirma não ser muito bom como músico, mas que tratou de deixar um pouco do seu talento preservado no
Cannen. O texto dá a entender também que foi o próprio
Gehn, que criou este
Cannen.
O Cannen é composto de uma haste com cerca de setenta centímetros, amparado por uma base de metal e possui uma espécie de cúpula em forma de disco com um botão de acionamento no cume. Basta empurrar este botão para baixo para ele ser acionado.
Você também verá um
Cannen como recompensa do
Relto no
URU to D'ni. Há também um
Cannen na
Galeria Kadish no jogo
MOUL - MYST on-line URU live.
- O que está escrito no Templo de Gehn?
Ao entrar no
Templo de Gehn na
Ilha Templo você verá algumas palavras escritas em idioma
D'ni. Mas o que está escrito ali afinal? Reuni aqui algumas traduções para facilitar a sua vida. Mas não sou uma tradutora de
D'ni então recorri a três páginas externas para entender a tradução:
Guild of Discoveres,
Rivenguild e
The Guild of Linguists.
A Tinta.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou...
Por nos ceder o segredo da fórmula da tinta.
Nós agradecemos ao nosso mestre, pelo privilégio
de poder confeccionar a tinta que ele usa.
Os Livros.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou...
Por nos ceder a honra de produzir os Livros.
Nós agradecemos ao nosso mestre, pelo privilégio
de poder confeccionar os livros que ele usa.
Nosso Mestre.
Nosso Lorde Gehn nos abençoou com sua presença.
Nos dedicamos nossa existência ao nosso mestre Gehn.
O criador e o protetor de nosso mundo.
Louvado seja Gehn o criador de mundos!
- O que está escrito no Domo Dourado?
|
Escrição no Domo Dourado visto da Ilha Cratera. 'O final deste mundo está próximo.' |
- O que está escrito na Escola da Ilha Selva?
Ao entrar na
Escola dos Nativos na
Ilha Selva você verá muitos utensílios e também algumas palavras escritas no idioma
D'ni no quadro negro esquerdo. Mas o que está escrito ali afinal? Reuni aqui a tradução. Novamente recorri as páginas externas de tradução:
Guild of Discoveres,
Rivenguild e
The Guild of Linguists.
As Regras de Gehn.
Gehn é nosso mestre.
Gehn nos criou.
Gehn derrotou Atrus.
Nas luminárias é possível ler:
Nós acreditamos em Gehn.
- Qual o significado do jogo na Escola da Ilha Selva?
|
Brinquedo para aprender os números D'ni com o Wahrk. |
Estando no interior da
Escola dos Nativos na
Ilha Selva você verá um utensílio muito interessante. É um mecanismo que simula o sacrifício para o
Wahrk. No fundo é uma propaganda pró
Gehn, para lembrar os rivenenses em tenra idade, que se eles desobedecerem o Lorde, serão punidos. Este jogo é utilizado para ensinar os números
D'ni para os nativos. Ao lado uma imagem renderizada do desenhista para jogos,
Tony Davidson da página:
Yantra Digital Arts Studio.
- O que Gehn diz no Imager na Escola da Ilha Selva?
Tarokhoy D'ni.
Keeby yem revaht a royam
bayg teeg tahom ga bodona gayem. Kom.
Estudem D'ni.
Aprendam sobre a Quinta Era.
E vocês farão um bom trabalho.
- Qual o significado dos desenhos no Templo de Gehn?
Quando
Atrus caiu na
Fenda Estelar deixando
Gehn preso em
Riven, todos os acontecimentos estavam contra
Gehn, que estava encurralado na
Quinta Era com parte dos nativos fora de controle. Assim ele teve que reverter os fatos a seu favor. Sua primeira tarefa foi a reconstrução de sua imagem de deus-Lorde e a criação de um templo dedicado a si próprio. Para ilustrar suas conquistas e suas realizações ele criou um mosaico composto de cinco ilustrações. Para vê-las basta acessar o
Templo de Gehn na
Ilha Templo e puxar as cordas que ficam penduradas nos besouros das colunas do templo.
|
O Onipresente - Deus Lorde. |
|
O Criador. |
|
A Queda. |
|
O Livro. |
|
As Guildas |
- O que está desenhado na Caverna Azul?
Chamo de
Caverna Azul, aquela caverna que dá acesso a vila dos nativos através da enseada da
Ilha Selva.
Após você descer as escadas e antes de dobrar a esquerda, você verá na parede a esquerda, um pictograma feito pelos nativos. A imagem central é Gehn, que envia os nativos para as enormes bocas de dois Wahrks.
O círculo superior é a porta da prisão na vila dos nativos. A imagem fica mais definida em preto e branco. Não há registro de quem foi a ideia de fazer o pictograma, mas creio que os autores foram os próprios nativos, uma forma de propaganda do medo para quem desobedecer o Lorde da Quinta Era.
|
Pictograma na Caverna mostrando o ritual para o Wahrk. Acima o círculo mostra onde é a cela dos nativos. Abaixo os nativos sendo sacrificados. |
- O que está escrito na Sala de Mapas na Ilha Platô?
Ao chegar na parte superior da
Ilha Platô, você verá a
Sala de Mapas no centro do lago do
Wahrk, em volta desta construção está escrito:
'Nosso Lorde Gehn nos ensinou, para entendermos a tudo'.
Na página
D’ni Dictionary a tradução está um pouquinho diferente, mas no fundo significa a mesma coisa. Veja abaixo a tradução.
Sala de Mapas.
Nosso Lorde Gehn nos ensinou, para entendermos a tudo.
- Por que algumas pessoas chamam a Ilha Platô de Garden Island?
Aparentemente durante a criação do jogo esta ilha em questão seria uma espécie de área de descanso para Gehn. Ela também seria o seu observatório particular. Acima de seu observatório estaria um jardim, Estilo Inglês, com fonte de água e calçadas formando um mini promontório ou elevação.
Na programação o nome continuou o mesmo, então os arquivos
DATA do jogo, referente a esta parte de
Riven, são iniciados por
G - g_data, letra inicial de
Garden.
Posteriormente o jardim foi substituído pelo lago sulfúrico com mapas na
Ilha Platô, contornado de presas de
Wahrk.
- Epa! Grande Árvore na Ilha Prisão?
Sim uma árvore... Na localização da
Ilha Prisão, antes da devastação realizada por
Gehn, havia uma gigantesca árvore nativa de
Riven. A tal árvore era tão grande, que tomava toda uma ilha somente para si. Então o que vemos ao redor da
Ilha Prisão, não são rochas de material estranho, são os restos de antigas raízes.
A cela de Catherine, de fato é o interior do tronco principal da tal árvore.
Atrus, fala sobre esta enorme árvore e toda a vegetação exuberante de
Riven, nos seu diário de viagem. -
Myst Reader - página 212.
|
Árvore desenhada por Atrus. |
- Há como entrar na cela de Catherine para observar o cenário?
Infelizmente não. Você nunca conseguirá entrar na cela de Catherine, para ver aqueles belos artefatos, ou a paisagem através da porta do fundo da cela. Mesmo usando o dispositivo ZIP no menu de configurações, você não conseguirá entrar na cela. Mas você poderá ver alguns dos artefatos na página do criador Tony Davidson na página: Yantra Digital Arts Studio.
- Por que Gehn captura sapos?
Os sapos do subterrâneo de
Riven, secretam uma substância tóxica de grande potência. A princípio pensava eu, que
Gehn usava estas substâncias na confecção da fórmula de sua tinta, ele pode usar para isto também, isso não sei dizer exatamente. Mas depois de ler a respeito de seus hábitos, concluí que ele usa estas resinas tóxicas como um potente alucinógeno misturado ao fumo de seu cachimbo. Não me admira ele ter acessos de grandeza, e ilusões sobre ser um deus, seu cérebro obviamente está se deteriorando com o excesso de drogas. Estas drogas devem também servir de fuga para a mente tolhida de
Gehn, que vê estes momentos de perigoso prazer, como uma válvula de escape para suas frustrações. No princípio do livro
Book of Atrus,
Gehn leva o jovem
Atrus para a
Grande Caverna, há passagens onde
Gehn está fumando o seu cachimbo, fica implícito no texto, que ele já era usuário de variedades de fumo com substâncias alucinógenas.
- Por que os Livros de Ligação estão todos rasgados na Era de Gehn?
Foi um recurso no andamento do jogo para evitar que você visite outro lugar, além da
Ilha Templo. Isso força o jogador rumo a
Fenda Estelar e a conclusão do jogo. Inclusive se você tentar fazer o
Maglev funcionar para levar você até a
Ilha Selva, ele não será acionado.
Lembre-se que
Catherine avisa para você ser rápido e chamar
Atrus logo, enquanto ela tenta levar todos os nativos para a
Era Tay.
A questão é: quem rasgou os livros? Creio que tenha sido a própria
Catherine, para evitar que os asseclas de
Gehn impeçam as suas ações e rumem para a
Ilha Selva, para tentar impedí-la.
Outra opção não tão óbvia, é que tenha sido uma ação dos asseclas de Gehn para evitar que você fuja, mas acho esta segunda opção meio ilógica.
- Qual a importância do Relógio de Gehn?
Ironicamente este artefato de origem D'ni, foi dado para Gehn por sua mãe humana, Anna, a pessoa que ele tanto despreza.
Originalmente este artefato pertenceu a Aitrus seu pai. Ele representa o mapa mundo de Garternay, o mundo onde habitavam os ancestrais dos D'ni.
Este relógio possui um sistema de programação de sons, através deste código sonoro você descobrirá como abrir a cela de
Catherine. Como ele marca as horas, para mim é um mistério, mas ele parece se mover mediante a curvatura do planeta, dando a hora em coordenadas de graus em latitude e longitude. Segundo o colega Paulo Monteiro, que estuda os segredos de
Riven os
D'ni,
Gehn incluido, usam um sistema de coordenadas polares, a partir de um Marco Zero. Contudo, o relógio de
Gehn parece ter sido influenciado por sua estadia na superfície: ele não é um relógio
D'ni comum.
|
Mapa de Garternay impresso no Relógio D'ni.
|
São duas formas usadas pelos nativos para denominar a
Ilha Templo. Antes da existência da
Fenda Estelar eles chamavam aquele lugar de
Allapo, que significa
Poço de Água, depois da
Fenda Estelar o lugar ficou conhecido como,
Allatwan, que significa
Poço de Estrelas.
Ninguém sabe ao certo como a Fenda Estelar se origina, mas pelos relatos de Catherine, Atrus e Gehn, acredito que tenha sido um fenômeno adverso criado a partir das modificações realizadas na Era, depois que ela já estava pronta. Algo proibitivo pelas normas de confecção de Eras.
Contudo a partir de
URU e do
MYST V,
Yeesha deixa claro, que com o conhecimento adquirido ao longo do tempo com as criaturas
Bahro, ela ultrapassou esta etapa, sendo capaz de criar sua própria
Fenda Estelar.
Todas as Fendas, porém, parecem rumar para um mesmo lugar, o deserto do Novo México na Terra. A única exceção é a Fenda Estelar produzida na Caverna Bahro, geralmente ela leva até o Relto Pessoal.
- Como descubro a senha para abrir o alçapão do telescópio?
Esta senha é randômica, ou seja, ela é alterada toda vez que você inicia um novo jogo. Você apenas conseguirá ver esta senha, ao ler o
Diário de Catherine, entregue a você na
Era Tay. Depois basta traduzir os números do
D'ni para os algarismos arábicos e teclar cada número na mesma ordem que eles aparecem no diário. Sabendo este código, você ainda poderá voltar para a primeira parte deste mesmo jogo, para tentar abrir a
Fenda Estelar sem cumprir as suas metas. Mas este final é muito sem graça.
- Onde telescópio de Riven caiu?
Aparentemente tudo que cai em uma Fenda Estelar vai parar no deserto do Novo México na Terra. O telescópio aterrissou no terreno que contorna o vulcão inativo da região.
- O que Atrus diz nos finais alternativos?
Esta questão é muito interessante. Se você chegou até aqui, sabe que
Riven possui finais alternativos, ou seja, a partir de determinado ponto do jogo suas ações determinarão o final da aventura. No caso de
Atrus há dois diálogos que podem ser desencadeados nos finais alternativos. Ambos são tristes:
Você prende Gehn e não liberta Catherine:
|
Final alternativo - Atrus decepcionado. |
Onde está Catherine?
Eu não entendo...Você prendeu Gehn. O que aconteceu...?
Não há mais tempo. A Era está desmoronando.
Tenho que voltar antes que seja tarde demais.
Vá seu caminho está livre. Você está livre. Adeus.
Tanto trabalho...
Gehn finalmente derrotado, mas o preço da derrota é alto.
O povo de Riven deve tentar manter um mundo que está morrendo.
E eu tenho a sentença fútil de remediar as feridas fatais de Riven.
De Catherine... Jamais vou saber o que lhe aconteceu...
Você não prende Gehn e consequentemente não salva Catherine:
|
Final alternativo, Gehn feliz da vida. |
Atrus fala:
Não há muito tempo. Onde está Catherine?
O livro está vazio. Eu não entendo...
Gehn aparece com seu guarda. Você nunca entendeu.
Atrus tenta falar: Pai...
Gehn retruca com desdém: Pai?
Não sou mais o seu pai. Pois você não é mais o meu filho.
Gehn atira em Atrus e pega o Livro de Ligação dele.
Não sei o que você pensou que estava fazendo, mas obrigada.
Finalmente eu estou livre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.