2 de julho de 2021

F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos

Cela e adaga em sua chegada em Riven...

  • Perguntas frequentes sobre MYST II Riven Parte III.
  • Encontrando os Eastereggs - muitas surpresas.
  • Curiosidades sobre cenários e personagens.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Olá visitante seja bem vindo. Há muitos dados sobre este jogo, por isso dividi este F.A.Q. em três partes, assim a leitura não tornar-se-á cansativa. Esta é a terceira parte do F.A.Q. Clique para ler a primeira parte - Dúvidas Gerais e a segunda parte - Enredo e Personagens.

Recomendo que a leitura dos F.A.Q. sobre Enredo e Personagens e sobre Curiosidades e Itens Escondidos apenas sejam acessados por aqueles que já vivenciaram esta aventura. Para quem nunca jogou Riven recomendo apenas a leitura do F.A.Q. Dúvidas Gerais.

Nota Importante: gostaria de dizer, que alguns itens escondidos são resultado de pequenos erros encontrados no jogo. Mas isso não desabona a equipe de criação e nem prejudica o andamento da aventura. Estes equívocos são tão mínimos, que isso demonstra o esforço da equipe em fazer um jogo de primeira qualidade, imagine criar milhares de quadros de imagens para um jogo? Deve ser um trabalho hercúleo. Então a existência destes raros equívocos são até uma boa coisa para o jogo, pois nos proporcionam sempre felizes surpresas. Mesmo dividindo este setor em três partes, esta página pode demorar para carregar devido a quantidade de imagens.

Nota Importante II: para aqueles que ainda jogam Riven a partir dos cinco CD's, recomendo a instalação do programa RivenDatawas - Unificador de CDs, de autoria de Jehon e que foi gentilmente cedido por Paulo Monteiro do projeto Ages of Ilathid, isso irá facilitar a visualização dos itens escondidos. Este programa está no nosso setor de Downloads. Esta instalação não irá interferir na sistemática do jogo, mas evitará forçar a troca constante de CD's, o que deixa a procura dos itens escondidos muito mais árdua. 

Tenha em mente que é impossível saber tudo a respeito do jogo, afinal como você, sou apenas uma viajante deste universo, e talvez, eu não responda a contento alguma das perguntas. Então se surgirem dúvidas futuras, ou mesmo dicas enviadas por visitantes eu as publicarei a medida que as mesmas forem chegando. Conto com sua compreensão. Está página possuí muitas imagens, aguarde carregar.

  • Como posso ver a garotinha na Ilha Selva?

Simples. Quando você estiver na Ilha Selva, entre na floresta pelo portão próximo as árvores cortadas  onde há um pequeno besouro. Siga pela trilha e rume para a esquerda indo em direção ao Totem do Wahrk, clique no pino da esquerda da ponte para abrir o totem. Entre no mesmo, suba no elevador, vá até o kinetoscópio, volte, desça do totem e siga em direção a ponte, é necessário fechar a boca do totem. 

Ao sair desta área e subir a escada de madeira, você alcançará a trilha na floresta, então você verá a pequena nativa olhando para você. Se você não conseguir ver, basta copiar aqui o arquivo, salve descompactado na pasta onde está instalado o Riven. Entre no jogo e peça para abrir o arquivo: m2_garotinha.rvn.

  • Como posso ver a porta do elevador fechada na Ilha Platô?


Trabalhoso. Muitos jogadores relatam que é difícil ver a porta do elevador no corredor de vidro da Ilha Platô fechado, geralmente a porta fica aberta o tempo todo. Mas na caixa do jogo a porta está fechada. Para vê-la como na caixa do jogo, você deverá ter alcançado a Era de Gehn, e de preferência já ter prendido o mesmo, mas não liberte Catherine ainda.

Você estará no centro do abrigo de Gehn na Era 233º. Siga para o forno de fusão para acionar a força dos Livros de Ligação. Depois siga para a manopla próximo a janela para abrir a grade no centro do recinto. Siga para o Livro de Ligação que possui na capa um conjunto de quadrados em forma de L, abra o livro e toque na imagem da Esfera Giratória na Ilha Platô

Saia da área do Lago do Wahrk e desça pelo elevador externo da área dos mapas, ao chegar na área do Maglev, vire o veículo e desça do outro lado da doca, siga até a porta de concreto, e entre no fosso de lava, puxe a alavanca para chamar o elevador. Deixe o mesmo nesta posição.

Siga para o Maglev entre no mesmo e vire o veículo para sair do outro lado. Siga para a parte de cima e rume para a Esfera Giratória, coloque o código no dial da Esfera, entre e rume para a Era de Gehn, chegando no abrigo de Gehn, rume para o Livro de Ligação, que possui o maior número de quadradinhos desenhados, ele levará você até a Ilha Selva

Chegando na Esfera Giratória saia e rume para o elevador, deixe a alavanca totalmente voltada para baixo, para dar acesso a doca do Maglev abaixo do Totem do Wahrk. Se o Maglev não estiver nesta posição, entre no elevador novamente suba apenas um andar e aperte o botão azul do pedestal de força. Depois entre no Maglev e rume para a segunda entrada da Ilha Platô, você irá chegar na área onde está o túnel de lava e onde você viu o Escriba de Gehn, rume pela trilha em direção ao túnel de vidro. Você verá a porta do elevador fechada com um botão azul de força no centro. 

Eis a foto da caixa do jogo. Para chamar o elevador basta clicar no botão central. Se você não conseguir ver, basta copiar aqui o arquivo, salve descompactado, na pasta onde está instalado o Riven. Entre no jogo e peça para abrir o arquivo: m2_elevador.rvn.

  • Ponte aparece e desaparece na Ilha Platô.

Simples. Este item é simples de ver. Acesse o menu superior e escolha a melhor forma de transição. Isso irá facilitar a visualização deste pequeno defeito. Você deve ir até a Sala de Mapas da Ilha Platô, mas não deve tocar em nenhum dos mecanismos que simulam as ilhas de Riven, em cima do lago do platô. 

Você notará que a ponte que dá acesso a Sala de Mapas, não estará acionada. Agora vá até uma das laterais e fique olhando para a ponta da grande adaga. Gire para a direita ou esquerda e veja o aparecimento misterioso da ponte, saindo da Sala de Mapas.

  • Como posso ver o Escriba ou Guarda de Observatório de Gehn?


Simples. Para ver o Escriba você não deve ter ido nenhuma vez na Ilha Platô. Estando na Ilha Cratera, e indo para a doca do Maglev atrás do Laboratório de Gehn, entre no veículo e rume para a Ilha Platô. Vire o veículo para o outro lado da doca e saia. Abra a porta de concreto e entre no fosso de lava. Puxe a alavanca a sua esquerda e aguarde o elevador chegar. Entre e aperte no botão da esquerda. Aguarde ele parar, saia e rume para o corredor de vidro. Saia e você estará no corredor de lava. Com dois cliques você irá ver o Escriba na frente do Observatório de Gehn. Ele sairá correndo e você ainda poderá ver ele fugindo em outro Maglev, que leva até a parte de baixo do Totem do Wahrk na Ilha Selva.

  • Como posso ver a nativa abrir a porta da moradia na Ilha Selva?

Simples. Quando você estiver na Ilha Selva, siga pela passadiça do lago em direção as moradias dos nativos. Suba a primeira escada. Você ficará de frente para uma tábua que serve de ponte até o restante da trilha. Bata cinco vezes, na porta da moradia bem em frente a tábua. Para bater na porta basta mover o escudo da Quinta Era no centro da porta - aldrava. Em seguida a nativa irá abrir uma portinhola e irá olhar para você muito desconfiada.

  • O que há dentro da cela na Ilha Selva?

Simples. Muita gente passa por esta etapa do jogo, sem olhar o que há dentro da cela. Na primeira vez que joguei Riven, nem me dei ao trabalho de olhar se havia alguém dentro da cela, antes de abri-la. 

Depois de passar pelo quebra-cabeça do submarino e chegar na parte de baixo da armadilha do Wahrk, você irá subir para a platibanda superior, siga pela tábua até a porta da cela. Em vez de abrir a cela, aproxime-se dela e veja um Moiety em seu interior. Este será o mesmo rebelde que estará na caverna da Era Tay esperando por você.

  • O que há dentro do forno na Ilha Selva?

Simples. Creio que seja carne de Sunner, aqueles animais que ficam tomando sol na enseada, ou um peixe liso. Pouca gente aproxima-se do forno, durante o jogo.

  • Acontecimentos estranhos no Laboratório de Gehn.

Simples. Na verdade estes itens escondidos são divertidíssimos de encontrar. Gostaria de ressaltar mais uma vez o aviso inicial. Estes equívocos são tão mínimos, que isso demonstra o esforço da equipe em fazer um jogo de primeira qualidade, imagine criar milhares de quadros de imagens para um jogo? Deve ser um trabalho hercúleo. Então a existência destes raros equívocos, são até uma boa coisa para o jogo, pois nos proporciona sempre felizes surpresas.

Folha Solta: a folha solta do Diário de Gehn, em cima da mesa no Laboratório da Ilha Cratera, somente será vista na versão norte-americana do jogo Riven. Na versão nacional a mesma página está inserida na última parte do Diário. Não testei ainda nos jogos vendidos nos sites de jogos on-line.

Cachimbo e Arma: ao chegar pela primeira vez no Laboratório de Gehn, você verá sobre a mesa onde está o Diário de Gehn, uma arma a direita e dois cachimbos em cima da prateleira a direita. Mas quando você sai desta ilha e segue para a Ilha Cratera, ou a Ilha Templo algo ocorre. Quando você voltar, estes itens terão desaparecido. Tudo indica que Gehn, passou por lá para pegar seus objetos. Mas de uma forma curiosa, quando você olha para cima, em direção do exaustor, você verá no canto direito da tela, na parte inferior, a ponta de um dos cachimbos.

Entrando na primeira vez: arma e cachimbos na mesa.

Entrando na segunda vez: arma e cachimbos na mesa sumiram.

Olhando para cima: cachimbo reaparece.

Tinteiro e Pena: novamente um exemplo interessante. Quando você aproxima-se da mesa não verá o tinteiro e nem a pena em cima da mesa ao lado do Diário de Gehn, mas quando você fica bem perto da mesa, o tinteiro e a pena reaparecem.

Próximo tinteiro aparece. Longe tinteiro some.

Item estranho embaixo da mesa.

Objeto Estranho: quando você afastar-se da mesa onde está o Diário de Gehn, irá ver embaixo dela um estranho objeto. Ele parece uma haste enfiada em uma base circular de metal. Veja também que o tinteiro voltou para o seu devido lugar.

  • Prensa de Papel na Ilha Cratera.


Para ver ver a prensa no jogo? Simples: um dos programadores, por acaso, deixou um dos quadro com a prensa aparecendo. Estando na Ilha Cratera, suba na escada do grande forno e siga para a lateral, como se você fosse usar as manivelas de controle da chama do forno. Fique de frente para o cano de ferro grosso ao lado do forno. Se você olhar para cima verá uma chaminé. Se você tocar bem no centro do cano, com o ícone normal, irá ver a cena da entrada superior para o local da armadilha dos sapos. Olhe com atenção na parte inferior da imagem. Eis a parte de cima da prensa de papel.

Para ver a prensa através de vídeo na íntegra. Médio. Para ver este item você irá precisar copiar um programa para ver os vídeos do jogo de forma separada, ele se chama Riven Movie Player copyright para John Marvin. Este programa é gratuitamente distribuído na internet. Após copiar o programa use um descompactador para abrí-lo e o instale de preferência na mesma pasta onde está o jogo Riven. Em seguida clique sobre o arquivo: rivplay.exe. Ele é semelhante ao Quick Time

Depois vá até a aba: file, open. Em seguida rume para o diretório C:\Riven\Data ou se você procurar por CD vá em D:\CD1\DATA. Abra o arquivo: b_Data.MHK. Vá para a segunda aba chamada Select - movie, e procure na lista os vídeos de número: 80)304 bpress.mov e 81) 304 bpressup.mov. Pronto basta colocar para rodar.

Esta prensa estaria na versão final do jogo, mas durante os testes com os voluntários chamados betatester, eles chegaram a conclusão que esta peça era desnecessária, já que ela não influenciava em nada os quebra-cabeças desta parte do jogo.

  • Há muitas imagens estranhas nas texturas do jogo. Todas são itens escondidos?

Ilusão de ótica. A gente vê o que quer ver..

Simples. Não. Muitas imagens são apenas ilusão de ótica, você vê o que quer ver... Riven é um jogo cheio de surpresas e cheio de texturas. Você fica olhando para as rochas, as árvores e todo o cenário, procurando sempre algo incomum. Quando você não encontra nada, seu subconsciente começa a fazer associações entre as imagens do cenário e coisas conhecidas por você. 

Por exemplo: eu estava na doca do Maglev atrás do Laboratório de Gehn, observando a mureta de concreto. Quando vi a face de um Chow-Chow, pelo menos foi isso que a imagem me pareceu. Acima a imagem com saliência. Na verdade não há nada nesta mureta, foi apenas uma ilusão da minha mente. Dependendo da pessoa que vê este quadro, outra imagem pode surgir. Isso é muito comum com Riven. Meu irmão por exemplo, não viu nada demais neste lugar.

E claro que há algumas imagens e palavras escondidas documentadas por jogadores, vamos a elas...

  • "ALEX" escrito na rocha na Ilha Cratera.


Simples. Quando você estiver na Ilha Cratera, siga até a escada que dá acesso ao alçapão da sacada da parte superior da ilha. Fique e frente para a escada de metal, mas não suba nela. Você verá no canto superior esquerdo, a palavra ALEX escrita com letras de forma bem pequenas. Segundo informações disseminadas na internet, Alex é filho de Robyn Miller. A criança foi visitar o pai, quando este estava finalizando algumas texturas para o jogo e pôs a palavra em homenagem ao filho.

  • "RAWA" escrito na rocha da Ilha Templo.

Simples. Quando você estiver na Ilha Templo, siga até a doca do Maglev. Olhe com atenção para a mureta da doca, próxima a porta do Templo de Gehn. Você verá na parte superior banhada pelo sol, as letras RAWA, bem pequenas. Elas são uma sigla para o nome de Richard Watson, programador e um dos mais importantes colaboradores da Série MYST. Talvez a pessoa que mais conhece o jogo. Ele também era o personagem que liderava o DRC no URU Ages Beyond Myst.

  • Rostos de crianças em várias partes de Riven.

Simples. Fazer um jogo como o Riven deixa a equipe de criação longe da família por vários dias. Nada mais lógico do que homenagear as pessoas que são amadas, nas obras realizadas. Creio que essa foi a intenção da equipe ao deixar estes itens escondidos pela jogo.

Duas crianças perto do Domo Dourado: ao chegar na Ilha Templo, clique uma vez para sair da gaiola que o aprisionava. Em seguida vire para a direita e veja o paredão de pedra embaixo do Grande Domo Dourado. Você verá o rosto de duas crianças. Ambas são filhas de Richard Vander Wende.


Três crianças perto do penhasco: depois de vasculhar a Ilha Templo por um tempo ou visitar outra ilha, volte para a beira do penhasco onde você viu Cho caído. Ele não estará mais neste lugar, mas você poderá ver os três filhos de Robyn Miller. A imagem somente aparece quando Cho não estiver mais neste lugar.

Três crianças na caverna: Siga até a frente do Templo de Gehn na Ilha Templo e clique duas vezes no botão que gira a sala, bem a sua esquerda. Isso irá abrir o acesso para a caverna lateral. Desça a escada a sua direita e entre na caverna. Antes de subir pelas tábuas, você verá do lado direito o rosto de três meninas. Elas são as filhas de Rand Miller. A imagem somente aparece quando o acesso para o Templo estiver aberto para a caverna.


Uma criança na passadiça externa: não sei se isso é apenas uma ilusão de ótica. Mas há um rosto de uma bela criança na passadiça externa do Grande Domo Dourado. Siga pelo interior do Grande Domo, e saia na passadiça externa por trás do Domo Dourado até o primeiro encanamento de vapor, o mesmo utilizado para mover a ponte levadiça superior do Domo Dourado. Ao virar-se na direção da ponte levadiça, veja a imagem abaixo, você verá no penhasco um pequeno rosto, próximo a beirada da trilha.

  • Rostos misteriosos na área do Maglev na Ilha Templo.

Simples. Outra imagem que me deixou em dúvida. Não sei se é uma ilusão de ótica, mas pareceu-me ser o rosto de uma pessoa, repetida duas vezes na textura da rocha ao lado da doca do Maglev na Ilha Templo.

  • Pessoa misteriosa na área externa da Era de Gehn.


Simples. Muitas pessoas veem esta imagem. Aparentemente há um rebelde andando na área externa da Era de Gehn. Ao olhar no Livro de Ligação, por alguns segundos você verá também esta pessoa, mas em tamanho desproporcional, quase do mesmo tamanho do abrigo central de Gehn

Você pode ver esta imagem tanto do andar superior, próximo a alavanca que abre as grades no centro do abrigo, como da andar inferior, próximo ao projetor, que mostra a imagem de Keta. Segundo o colega Paulo Monteiro está é uma formação rochosa, que parece uma figura humana apenas por acaso, como a silhueta humana na árvore da Ilha Selva.

  • Fóssil na área externa da Era de Gehn.


Simples. Estando na Era de Gehn, aproxime-se da mesa onde o Lorde cria seus livros. Veja do lado direito da janela. Você verá um fóssil, que me lembrou um jacaré. É engraçado ver tal esqueleto neste contexto.

  • Formato humano de luz na Ilha Selva.


Simples. Entre na área da floresta na Ilha Selva, pelo portão de troncos de madeira, próximo as árvores cortadas, abra o portão e siga pela trilha. Olhe para a direita e veja a silhueta de luz de um homem. Agora fique parado nesta posição e vire para a direita. Você verá a mesma silhueta, agora do lado esquerdo, como se ela estive dando a volta no tronco da árvore. Segundo os programadores, esta silhueta foi resultado do acaso, não houve intenção de criá-la.

  • A trilha de madeira na Ilha Platô.


Médio. Para ver as reminiscências da construção desta trilha, você deverá usar o veículo Maglev, saindo da doca inferior da Ilha Selva em direção a Ilha Platô. Olhe sempre o lado esquerdo da imagem enquanto você estiver em movimento. 

Esta trilha - Trilha Leste -  aparecia na primeira versão teste do jogo. E uma imagem dela foi publicada em uma espécie de calendário de 1997, envolvendo material publicitário sobre a Série MYST. Este produto não foi vendido no Brasil. A princípio as ilhas eram mais próximas, sendo ligadas por trilhas, depois da construção dos Maglev elas foram destruídas. Creio que seria interessante deixar tal trilha no jogo.

  • Estranho desenho na enseada da Ilha Selva.


Simples. Este desenho é um tanto misterioso, mas creio ser uma cópia da escadaria próxima a ele na enseada. Veja imagem abaixo. Alguns sites dizem tratar-se do logotipo da palavra BroderBund uma das distribuidoras do jogo, mas virando a imagem cerca de 90º, não vi nenhuma similaridade.

  • Tarefas para ver o Easteregg mais famoso de Riven ou egg pronto.

Difícil e trabalhoso. A partir deste item você deverá ter muita paciência. Demorei muito para conseguir ver estes itens escondidos na tela do meu computador. Você terá que executar uma série de tarefas até poder ver o resultado de seu esforço. 

Em algumas páginas pela internet, há excelentes dicas de como desvendar este easteregg, experimentei algumas dicas com a versão nacional e nenhuma deu resultado. Até que eu descobri que faltava um item na minha lista de tarefas a serem executadas, a Adaga ao lado de Cho, depois disso finalmente consegui ver todos os itens escondidos que desejava. 

Mas se você quiser tentar seguir os passos, sem clicar sobre a Adaga, tudo bem, fui alertada pelo colega Paulo Monteiro, que este item não é extremamente necessário para completar o easteregg, trata-se de um Red Herring, ou seja, uma distração.

Recomendo que você use o programa que une todos os CD's do jogo em um único diretório. Isso irá facilitar a sua tarefa procurando e executando os itens. RivenDatawas - Unificador de CDs.

Atenção: muitas vezes será necessário recomeçar o jogo do zero para poder desencadear estes eastereggs. Mas se você já jogou Riven e foi salvando seu jogo desde sua chegada na Ilha Templo, não haverá problema, você poderá recorrer aos seus antigos arquivos, já tendo a resposta para acessar a Era Moiety e a Era de Gehn

Mas tenha em mente que tudo apenas funcionará se você seguir o padrão por todo o jogo. Você deve tocar com seu mouse, ícone mãozinha, uma única vez em cada um dos itens que irei listar abaixo. A sequência de objetos deve ser respeitada. E o arquivo em execução deve ser sempre o mesmo.


I - Adaga ao lado de Cho: no início do jogo você verá Cho caído na beira do penhasco. Há uma adaga ao lado dele. Clique com seu mouse em cima da adaga uma vez de forma prolongada, até o ícone da mãozinha sumir. Depois largue o mouse e siga destino. Suba para a frente do Templo de Gehn e faça normalmente todas as ações visando deixar o encanamento de vapor que liga a ponte levadiça da parte de trás do Grande Domo Dourado pronta para ser acionada, para quem vem da Ilha Cratera. Lembre-se, há quem consiga ver o easteregg completo, sem clicar na Adaga ao lado de Cho. Estou expondo aqui, como referência, minha própria experiência procurando os itens.


II - Ovo laranja no Laboratório de Gehn: estando na Ilha Templo, e utilizando este mesmo arquivo, siga para a doca do Maglev e vá até a Ilha Selva, siga para a parte superior e rume para a caixa de metal que levará você até a Ilha Cratera, depois faça normalmente todas as ações para chegar até o Laboratório de Gehn

Parece muito trabalho, mas depois que você já sabe todos os macetes, você vai ver que é rápido. Chegando no Laboratório de Gehn, abra a gaveta da caixa em cima da mesa de coleta de veneno e veja a coleção de ovos. Aperte no ovo alaranjado. Ele é o penúltimo ovo da terceira fila de cima para baixo.


III - Vasilha de barro na Era Moiety: saia do Laboratório de Gehn, siga em direção a sacada superior da Ilha Cratera, desça pela escada do alçapão, passe pelo forno e siga novamente para a caixa de metal, que o levará até a Ilha Selva

Deste ponto em diante faça todas as tarefas necessárias para chegar na Era Moiety. Lembre-se você ainda não visitou o lugar na execução deste arquivo, então você terá que refazer o quebra-cabeça do submarino, subir na prisão, ir pela passagem secreta até encontrar os totens e usar a combinação correta para ter acesso ao Livro de Ligação

Quando você estiver preso, antes de Nelah chegar com os Livros, clique no centro da vasilha de barro da sua cela, espere até o ícone sumir completamente. Depois aguarde todos os acontecimentos do jogo, ou para adiantar as sequências de animação use a barra de espaço.


IV - Submarino visto da Sala de Controle: agora pegue os itens que foram entregues a você na Era Moiety, e volte para a Ilha Selva através do Livro de Ligação. Saia da cela e rume para a área onde está o submarino. Você irá constatar que o mesmo não está mais no lago e sim na área do forno dos nativos. 

Siga até lá e baixe o submarino novamente. Depois contorne a ilha passe pela enseada e siga até a área onde você pode entrar no submarino. Siga todos os procedimentos para chegar até a Sala de Controle, aquela onde há as alavancas para mover as docas de ferro do submarino. Esta área fica ao lado da Armadilha do Wahrk

Suba as escadas e não toque em nada. Siga para a janela e veja a paisagem. Você precisará ver o submarino novamente em seu lugar, na área do forno dos nativos. Se você não ver esta imagem, então você terá que repetir todos os itens anteriores em um outro arquivo. Se você ver o submarino naquela área, então você deve tocar com seu mouse sobre ele, neste momento tanto a imagem do seu mouse, como o submarino irão desaparecer. Este é o sinal que tudo está correndo bem.


V - Estrela Dourada do Elevador: agora desça e pegue o submarino, rume para o local de embarque ou para a doca de madeira dos nativos. Rume para a parte inferior da floresta em direção ao Totem do Wahrk. Entre no totem, aperte a esfera azul no pedestal de força para chamar o Maglev, abaixe a manivela completamente para baixo. Saia do elevador e siga para o veículo. 

Rume para a Ilha Platô. Saia do veículo e rume para o corredor de lava. Dobre a direita e siga para o corredor de vidro. Entre no elevador e rume para a área do fosso de lava. Olhe para trás e veja o elevador fora do fosso. Agora clique no centro da estrela dourada no cume do elevador. A imagem do ícone terá que sumir.

VI - Palavra RAWA: saia desta área e siga para a doca do Maglev. Se o veículo não estiver na posição, use a esfera azul do pedestal de força para chamá-lo, ou para virá-lo para você. Entre no mesmo e siga até a Ilha Cratera

Tenha em mente que você já deixou todo o terreno preparado para a movimentação da ponte levadiça na parte de trás do Grande Domo Dourado. Saia na doca atrás do Laboratório de Gehn, entre e saia do mesmo pela porta da frente, siga pela trilha que irá dar na caverna, saia da mesma e siga até a parte de trás do Grande Domo Dourado, abaixe a alavanca a sua direita e desça a ponte levadiça. Entre no Domo, dobre a esquerda e use a manopla giratória para mover a passadiça. 

Siga até a área do Templo de Gehn, você pode escolher qualquer uma das entradas. Depois saia e siga para a área da doca do Maglev, atrás do Templo ao Wahrk, onde Gehn faz suas transmissões. Siga até a mureta de concreto e clique sobre a palavra RAWA.

Agora você está pronto para ver os tão famosos itens escondidos. Mas tenho uma notícia boa, se você não teve paciência de seguir todos estes procedimentos copie aqui o arquivo pronto. Salve descompactado, na pasta onde está instalado o Riven. Entre no jogo e peça para abrir o arquivo: m2_eggpronto.rvn. Você estará no Observatório de Gehn pronto para assistir os filmes do comercial de auto defesa e do Silly Putty. Tudo para facilitar a sua vida.

  • Como posso ver o comercial de auto defesa e do Silly-Putty?

Difícil a princípio, mas fácil depois de seguir os procedimentos do tópico anterior. Siga para o Observatório de Gehn e sente na poltrona de observação, na frente da enorme escotilha. Toque no botão para posicionar a cadeira e depois no monitor da esquerda, o mesmo que você utiliza para ver a prisão de Catherine. Depois olhe para a direta e clique sobre a cabeça do parafuso redondo.


Comercial I: pronto o comercial de auto-defesa irá iniciar. São poucos segundos, colocados ai por Michael Sheets para testar a iluminação e textura dos vídeos, que iriam passar nesta pequena tela. Este comercial é chamado de Hai Karate e mostra uma mulher defendendo-se de um homem mau intencionado - 1960. O narrador diz: Instruções para a auto defesa em poucos passos.


Comercial II: em seguida irá começar o comercial do Silly-Putty, no Brasil este produto gosmento é chamado de Puxa-Puxa - 1950. Um produto inventado por acaso durante a Segunda Guerra Mundial. Um homem usando roupas de Capitão de navio diz que viajou o mundo todo, mas jamais viu algo tão interessante quanto ao Silly-Putty

O homem diz: Olá. Você sabe, eu já estive em todos os lugares de nosso maravilhoso mundo, e em todo este mundo, nada é igual ao Silly-Putty.

  • Como posso ver e ouvir Gehn cantando ópera?


A partir deste item tudo fica mais simples. Para ver Gehn cantar você deve seguir para a Era de Gehn com o Livro Prisão. Lembre-se, aqui você deve estar usando um mesmo arquivo. Se você copiou o arquivo do tópico sobre o egg pronto, Gehn já estará encarcerado. Mas você precisará do código que eu usei para acessar a Esfera Giratória com o Livro de Ligação, o código é: 3 - 14 - 15 -18 - 23

Insira estes números no dial da Esfera para chegar até a Era de Gehn. Estando lá, você deverá descer até o nível inferior do abrigo e ficar de frente para o tapete que mostra o símbolo da Quinta Era. Você deve tocar no centro do tapete, em cima do símbolo do número cinco. Então você verá uma cena do andar superior do abrigo, em seguida John Keston começará a cantar um pequeno trecho de 'O Sole Mio de Capurro e Di Capua. Além de excelente ator, ele tem uma voz bonita. Em todos os jogos quando Gehn é citado só lembro do Senhor Keston.

Che bella cosa e' na jurnata 'e sole.
N'aria serena doppo na tempesta!
Pe'll'aria fresca pare gia' na festa...
Che bella cosa na jurnata 'e sole.

Você pode usar também o programa Riven Movie Player copyright para John Marvin. Este programa é gratuitamente distribuído na internet. Após copiar o programa use um descompactador para abrí-lo e o instale de preferência na mesma pasta onde está o jogo Riven. Em seguida clique sobre o arquivo: rivplay.exe. Ele é semelhante ao Quick Time. Depois vá até a aba: file, open. Em seguida rume para o diretório C:\Riven\Data ou se você procurar por CD vá em D:\CD5\DATA. Abra o arquivo: o_Data.MHK. Vá para a segunda aba chamada Select - movie, e procure na lista os vídeos de número: 1)10 ogo.mov. Pronto basta colocar para rodar.

  • Como posso ver o cenário da Ilha Selva em aramado?

Simples
. Lembra da moradia da nativa que bateu a porta na sua cara? Siga até esta moradia e dobre a esquerda. Você verá uma escada, suba nela como se você estivesse indo para a área do forno do nativos. Fique na beira da escada e olhe para baixo. Agora vire para a direita. Este item apenas funciona se você virar para a direita. A imagem mostrará o mapa intrincado de arame.

  • Como posso ver a passadiça para o céu?


Simples. Agora desça deste patamar e siga pela passadiça de madeira, passe pela doca de madeira dos nativos e siga em frente, entre na caverna, passe pelas luminárias azuis e entre na floresta pelo portão que fica próximo ao lago de lava. 

Siga até o Totem do Wahrk. Entre no totem e suba para o patamar superior. Siga até a Esfera Giratória e vá em direção a cabine que controla a Armadilha do Wahrk. Fique no último degrau da escada de ferro e olhe para baixo, em direção a Esfera Giratória. Olhe com atenção a sua esquerda, veja uma pequena luminária amarela lá embaixo na extrema esquerda. Clique uma vez sobre ela e você verá uma brincadeira dos programadores.

  • Como posso ver o Templo do Wahrk enfeitado para o Natal?

Simples. Este easteregg é o meu predileto, morro de rir ao pensar em Gehn participando de uma festa de Natal... Este item somente irá funcionar após você ver todos os outros quatro itens acima. Saia da floresta da Ilha Selva pelo portão da frente. Aquele próximo as árvores cortadas. Siga para a doca do Maglev, próximo a entrada da caverna em forma de sapo. Siga para a Ilha Templo. Não se preocupe, se você copiou o arquivo pronto no tópico sobre o egg pronto, chamado de m2_eggpronto.rvn, a porta do Templo do Wahrk estará aberta. Fique de frente para a grande esfera de arame do projetor, e clique na luminária da segunda coluna a sua esquerda. Voilá é Natal em Riven.


Gostaria de ressaltar que usei muitas fontes de pesquisas. O maior número deste Itens Escondidos foram encontrados no próprio jogo, durante minha jornada nesta aventura. Mas algumas informações eu pesquisei em diversas páginas pela internet.

Em relação ao Tópico egg pronto: Com exceção da dica sobre a Adaga de Cho para a versão nacional do jogo. Encontrei a maioria das informações referentes a este tópico na página: Riven Illuminated de Stewart Bradford. Sei que o autor deve ter tido muito trabalho para fazer aquela página, assim como eu tive trabalho para compilar e criar os textos nesta página. Então nada mais justo que citar a página, para ajudar aqueles que desejam conhecer as particularidades de Riven.

Faço um agradecimento especial para o colega Paulo Monteiro, que é um estudioso de Riven, e me enviou uma série de correções e dicas novas para este texto. Principalmente os tópicos envolvendo a língua e as características Moiety, a Era Tay, Relógio de Gehn e os Eastereggs. Ele também é o responsável pelo projeto The Ages of Ilathid.

Texto e comentários por: Drica Portes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.