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Terceiro Jardim na Era Eder Kemo. |
- Personagens envolvidos.
- Itens essenciais para explorar as Eras.
- Descobrindo os Livros de Ligação no Relto.
- Respondendo algumas dúvidas.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Em URU não haverá personagens como você conheceu nos jogos anteriores da série MYST. Aqui você será o personagem principal criando seu avatar. Você receberá ajuda de personagens secundários que não aparecerão todo o tempo, diferente do que ocorria nos jogos anteriores.
É importante também ressaltar a importância dos Tecidos de Jornada, do KI, dispositivo que você receberá no decorrer do jogo, do Livro do Relto, das Pedras Bahro e as sempre escondidas, Páginas do Relto. Todos estes itens facilitarão sua vida no jogo. Abaixo uma lista dos personagens que serão citados ou deixarão pistas para você e uma lista de itens que serão importantes para a jornada:
Jeff Zandi: filho de Elias Zandi. Jeff é um rapaz que está em frente ao trailer estacionado no deserto. Ele está ouvindo a música
Burn You Up, Burn You Down de Peter Gabriel enquanto prepara alguns hambúrgueres e lê um livro sobre 'Mundos Dimensionais' -
Quanta: Exploring the Mysteries of the Multidimensional Universe. Zandi parece meio desleixado, contudo ele lhe dará algumas dicas de como proceder nesta primeira etapa do jogo.
Se ao final de seus procedimentos no deserto você não conseguir encontrar algo ou não puder decifrar algum objetivo, ele falará sobre qual caminho você deverá tomar. Zandi é boa gente. A voz de Zandi é interpretada por David Ogden Stiers que personificou Esher em
MYST V End of Ages.
Yeesha: A filha excêntrica de Atrus e Catherine. Ela aparecerá primeiro em forma de projeção, informará para você alguns dados da história D'ni e ressaltará a vida de seus ancestrais naquele lugar. Ela refere-se a Atrus seu pai e Anna/Ti'ana sua bisavó. Ela relata os seus objetivos pessoais sobre a restauração da glória da Civilização D'ni. De certa forma ela lembra um pouco as ambições de Atrus e do próprio Gehn, pai de Atrus. Ela também falará do declínio da civilização.
Ouça sempre o que ela dirá para você, pois sempre existirão pistas incluídas em seus discursos. Ela também aparecerá em forma de gravações de voz toda a vez que você chegar a Caverna Bahro. E no final do jogo ela aparecerá em carne e osso. A voz de Yeesha neste jogo é interpretada por Rengin Altay que personificou Yeesha em
MYST V End of Ages.
Dr. Richard Watson: Por volta de 1990 d.C. ele é convocado pelos amigos John Loftin, que descobriu as ruínas D'ni e Elias Zandi, o qual investiu grande soma de dinheiro no projeto para descobrir a Grande Caverna D'ni. Richard Watson como especialista do projeto criou os procedimentos para a exploração deste novo mundo. Contudo John Loftin morre em uma das expedições e Elias Zandi morre de um infarto anos depois. Elias deixa sua fortuna para o projeto da DRC, mas Jeff Zandi seu filho, não concorda muito com os métodos utilizados por Richard Watson.
De qualquer forma Watson revitaliza o DRC e convoca vários especialistas para trabalharem nas escavações. Watson decide cancelar o projeto em 2004 d.C. após o desaparecimento de um dos pesquisadores chamado Philipe Henderson, o mesmo é dado como morto. Posteriormente o próprio Watson desapareceria. Haverá mensagens dele gravada em voz e também escritas nos Diários da DRC, estas mensagens darão pistas aos exploradores. Richard Watson existe de verdade, ele é um dos programadores da Cyan e profundo conhecedor da História D'ni.
Douglas Sharper: Um dos pesquisadores contratados pela DRC e convocado pelo Dr. Richard Watson. Ele não aparecerá de fato, mas deixará mensagens importantes para o explorador. Sharper é um grande tradutor da escrita D'ni. Suas mensagens estarão nos seus Diários e em páginas que estarão pelo jogo. Ele está muito preocupado com o rumo que a restauração está tomando. Ele deseja muito começar suas pesquisas na área da antiga Cidade D'ni, mas por enquanto ele é responsável pela área da Era Teledahn. Em 2004 fica obcecado e paranoico pelo desaparecimento repentino do amigo Philipe Henderson culpando-se pela morte deste.
Phil ou Philipe Henderson: engenheiro contratado pela DRC. Neste jogo especificamente você somente lerá dados sobre este personagem através do Diário de Sharper. Ele deixará pistas importantes, principalmente um Livro de Ligação para seu Relto Pessoal - Relto do Phil. O Relto do Phil, será importante para dar seqüência ao jogo na expansão
URU to D'ni. Infelizmente Philipe Henderson desapareceu misteriosamente e muitos consideram que ele morreu em um acidente soterrado por escombros dentro de Ae'Gura. Mas o futuro reserva surpresas...
- Itens importantes para a exploração.
KI: dispositivo que estava sendo estudado pelo DRC. Ele podia teletransportar um D'ni para qualquer lugar, dar a localização de um determinado local dentro da Cidade D'ni e ainda dispunha de vários recursos de catalogação e registros. Contudo o KI disponibilizado para você, explorador iniciante, não trará todos os recursos utilizados pelos antigos D'ni. Mas o ajudará em muitos dos quebra-cabeças. No futuro visite o setor
Crônicas para ler os diários sobre o KI.
Tecidos de Jornada: são tapeçarias dispostas em lugares específicos do jogo. Quando forem ativadas delimitarão o patamar o qual você se encontra dentro do jogo. Estas tapeçarias também serão o ponto de ligação para uma Era. O brilho da tapeçaria indica a quantidade de tapeçarias tocadas e quantas ainda faltam, são SETE em cada Era. Estas tapeçarias possuem tecnologia Bahro.
Pedras Bahro: são Tecidos de Jornada, mais elaborados, colocados sobre pedras especiais. Estas pedras levarão você há lugares específicos, para poder desvendar algum enigma ou chegar a outros lugares os quais eram inacessíveis pelos caminhos usuais dos cenários. Muitas destas pedras são desconhecidas do DRC, outras porém já foram catalogadas.
Livro de Ligação: são os livros que ficam na prateleira dentro do Relto do URU ou espalhados em diversas Eras, através destes livros você terá um Elo/Link de Ligação com determinado lugar. Ele possui uma imagem que o colocará no início de sua jornada, ou um marcador com o Tecido de Jornada que ficará na contra-capa do livro. Cada livro possui uma decoração específica na sua capa e em sua lombada.
Livro do Relto: toda vez que você estiver em dificuldade ou em um beco sem saída, você poderá voltar para o Relto do URU através do Elo de Ligação do Livro do Relto que funcionará como uma salva guarda. Neste livro também serão anexados as Páginas do Relto que são presentes para o seu Relto. Na tela do jogo ele ficará na parte de baixo do lado esquerdo e basta tocar neste ícone para voltar para o Relto.
Páginas do Relto: Você vai encontrar estas páginas perdidas no decorrer do jogo. Elas serão uma espécie de prêmio que você receberá e ativará. Cada página adiciona algo ao seu Relto do URU, tapeçaria, árvores, ilhas, chuva, cachoeira, caixa de música, lareira, plantas, borboletas, sol e luas, paus e pedras, um visor D'ni e um deck de madeira dando visão para a paisagem insólita que cerca sua ilha. Toda vez que você ativar uma Página do Relto seu Livro do Relto irá aparecer intermitente na parte de baixo a esquerda da tela.
Caverna Bahro: você será levado a esta Caverna ao final de cada etapa. Lá você ouvirá a mensagem de Yeesha e poderá ver a Fenda Estelar, sua localização é acima da Grande Caverna. Você precisará voltar a este lugar para ativar os Pilares de cada Era e concluir sua jornada. Ao final você conhecerá uma nova Caverna Bahro.
- Perguntas e alguns esclarecimentos.
Como eu mencionei na introdução a partir do
Complete Chronicles o seu KI terá a capacidade de tirar fotos e mostrar sua localização dentro da Cidade D'ni e a partir de
The Path of The Shell, seu avatar poderá nadar e também terá outras capacidades como sentar, bater palmas e dançar. Por isso recomendo que se você puder optar, opte pelo
Complete Chronicles, pois sua aventura será mais completa.
- Funções a partir do teclado do seu computador.
- CTRL + 1 = Avatar dará tchau.
- CTRL + 2 = Avatar gesticulará de forma esfuziante.
- CTRL + 3 = Avatar baterá palmas.
- CTRL + 4 = Avatar dançara e rebolará.
- CTRL + 5 = Avatar gesticulará de forma moderada.
- CTRL + 6 = Avatar irá espirrar.
- CTRL + 7 = Avatar irá sentar e olhará para o horizonte.
- Símbolo Menor = Avatar irá para a esquerda - Sem Shift.
- Símbolo Maior = Avatar irá para a direita - Sem Shift.
- Barra de Espaço = Avatar irá pular.
- Caps Lock = Avatar irá correr.
O jogo somente será salvo a partir das marcações feitas nos
Tecidos de Jornada, por isso antes de começar a explorar uma
Era você deverá 'tocar' o
Tecido de Jornada mais próximo. Isso marcará também a tua posição dentro de uma
Era e quando você estiver no seu
Relto e desejar voltar para este determinado local, bastará tocar o pequeno marcador em forma de
Tecido de Jornada na contra-capa do
Livro de Ligação de respectiva
Era, assim você voltará para o último ponto acionado. Esta dica é muito útil na
Era Gahreesen.
Item muito importante em todos os jogos principalmente no URU. Você deverá conhecê-los para poder resolver inúmeros quebra-cabeças. Agradeço a vários colegas e visitantes que conhecem a fundo matemática pelas orientações a respeito do sistema numérico D'ni.
Outra dúvida frequente é como são dispostos os Livros de Ligação nas prateleiras do Relto. Isso dependerá do tipo de jogo que você está utilizando para explorar o URU Ages Beyond MYST. Há duas prateleiras dentro do Relto: a da esquerda e da direita. Há também um guarda-roupa que é a peça central e está encostado na parede do fundo da cabana. Ele serve para você trocar de roupa, ver os itens conquistados como roupas e acessórios ou alterar o visual do seu avatar.
- No URU Ages Beyond MYST seco.
Chamo-o assim, pois ele só vem com as quatro Eras iniciais. Não há livros na prateleira da esquerda. E na prateleira da direita há somente o livro com a mensagem de Yeesha sobre as quatro Eras as quais você irá explorar. Esta versão foi vendida no Brasil em 2004. Nesta mesma época começou a ser distribuído para pacote de expansão gratuito o
URU to D'ni, porém ele só funcionava com a versão européia do jogo.
Outro caso particular é quando o jogador possuí apenas a versão
URU to D'ni sem o
The Path of the Shell, esta versão foi lançada em 2004 e podia ser copiada de forma gratuita no site do jogo. Hoje em dia ela não existe mais. Neste caso a prateleira da direita vinha com a mensagem de Yeesha sobre as quatro Eras e a convocação ao explorador. Na prateleira da esquerda havia um Livro de Ligação para o distrito de Bevin, então o explorador podia optar por começar o jogo pelas quatro Eras básicas ou podia começar pela Cidade D'ni.
- No URU Ages Beyond MYST Complete Chronicles.
Na prateleira da esquerda você verá os Livros de Ligação para o Distrito de Bevin e para o Santuário do Observador - Rolep. Na prateleira da direita além do Diário do Explorador, o livro de Yeesha sobre as quatro Eras iniciais e o livro de convocação aos exploradores, você irá encontrar também na prateleira debaixo os livros de referência à Profecia do Observador, utilizados na expansão
The Path of the Shell. No futuro se desejar visite o Setor
Crônicas sobre a Profecia do Observador para ler toda a tradução da profecia.
Aqui está um pequeno F.A.Q. sobre o
URU Ages Beyond MYST para ajudar a esclarecer algumas dúvidas de como proceder dentro do jogo. Como salvar o jogo e como utilizar os Livros de Ligação no Relto Pessoal. No futuro visite o
F.A.Q. geral do site para esclarecimento de outras ou novas dúvidas.
Ao iniciar o jogo você verá uma tela aparecer, nesta tela você deverá inserir o nome do seu avatar em seguida clicar - play. Em seguida aparecerá uma tela para você calibrar as configurações de seu monitor e depois aparecerá uma tela com várias opções para você criar o seu avatar. Há opções de roupa, gênero e de faces.
- Posso mudar o gênero e o nome do meu avatar enquanto estiver jogando?
Não. Você poderá apenas mudar a roupa ou a aparência. Também poderá incrementar o guarda-roupa do seu avatar a medida que você for ganhando itens, como roupas e chapéus.
- Como faço para salvar o meu jogo?
URU Ages Beyond MYST e suas expansões não utilizam o comando salvar usual a outros jogos. Para salvar o seu jogo você deverá clicar nos Tecidos de Jornada. Toda vez que você tocar em uma destas marcas você estará delimitando o patamar alcançado no jogo. Por isso é tão importante tocar nos Tecidos de Jornada antes de qualquer coisa em uma Era.
- E como posso salvar os meus antigos arquivos de jogos salvos?
Entre no diretório onde você instalou o jogo. Geralmente ele estará no diretório C:/arquivos de programa/Ubi Soft. Depois entre no diretório principal do jogo e copie a pasta chamada SAV. Dentro dela você irá ver uma série de pastas com uma vasta numeração. Estes são os jogos salvos com seus respectivos avatares. Basta copiar para uma pasta de sua escolha. Se você instalar o jogo novamente poderá aproveitar os seus antigos avatares.
Os arquivos salvos off-line também podem ser aproveitados nos jogos comprados das lojas on-line. Mas não poderá ser usado no MOUL - MYST on-line URU Live again - jogo on-line da Cyan.
- Como faço para resolver os problemas gráficos como marcas brancas ou pretas no cenário?
Infelizmente este jogo exige muito do seu computador e de sua placa de vídeo. Recomendo que a placa de vídeo seja Off-Board e com no mínimo 128Mb de memória. O fabricante recomenda 32Mb ou 64Mb, mas os gráficos ficam feios. Se você possui o Direct X9, sua placa de vídeo deve ser compatível com Direct X9. Não recomendo a linha G-Force 1 até a 4 MX se você tem o Direct X9 no seu computador, recomendo apenas a linha FX da família 5.000 ou superior.
Também não recomendo as da linha ATI inferior a linha Radeon R520. A marca ATI é excelente, inclusive para os outros jogos da Série, mas com versões inferiores a R520 em algumas versões do URU podem surgir incompatibilidades e geralmente o jogo termina abruptamente. Se isso ocorrer com você tente procurar arquivos de correção ou configuração para a placa. Inclusive na primeira versão do jogo, ou seja a versão norte-americana vendida no Brasil, o jogo precisava de um Patch para a reconfiguração e compatibilidade com a família ATI.
- Por que não consigo ir até a Cidade D'ni e nem possuo os livros azuis na prateleira do Relto?
Para ir até a Cidade D'ni e ter os outros livros citados neste manual, como os que dão acesso a vizinhança de Bevin e ao Santuário do Observador você precisa ter o URU Ages Beyond MYST - Complete Chronicles, que já vem com as expansões.
- Copiei a expansão gratuita de URU To D'ni, mas não abre no meu computador?
Infelizmente esta expansão só funcionará com a versão do
URU Ages Beyond MYST - VERSÃO EUROPÉIA. A primeira versão vendida no Brasil e distribuída pela Eletronic Arts era norte-americana e ela é incompatível com a expansão do
URU To D'ni que estava na página da Ubi Soft.
Por incrível que pareça você poderia entrar em contato com a Eletronic Arts no Brasil pelo telefone que vem no livrinho do CD e pedir para trocar o seu CD, somente assim você poderia instalar a expansão. Por isso recomendo que você compre o
Complete Chronicles que já vem com as expansões. Para aqueles que como eu têm a primeira versão também, a troca era realizada junto a Eletronic Arts para o CD versão européia, eles enviavam o CD sem problema, contudo era a versão básica, ou seja, sem as expansões.
Atenção: esta condição valia até 2008. Atualmente o jogo já é encontrado com versões para download com todas as expansões em lojas de jogos
on-line.
- Toda vez que começo o jogo só consigo chegar no Deserto. Como faço para iniciar do Relto?
Para iniciar o jogo do Relto você precisa primeiro encontrar os sete Tecidos de Jornada no Deserto e entrar na árvore no fundo da ravina. Dentro da árvore você encontrará o Livro do Relto e depois desta etapa você iniciará o jogo do Relto.
- Por que minhas páginas do Relto não funcionam?
Para as Páginas do Relto funcionarem você deve clicar sobre elas ao capturá-las. O desenho da página ficará verde limão. E o ícone do Livro do Relto irá piscar. Para ver como ficou o seu Relto você deve sair do Relto e voltar para ele novamente, somente assim você verá as modificações. Para desativar alguns dos itens no Relto basta clicar novamente sobre a respectiva página e retornar para o Relto, para ver as modificações.
- Por que meu dispositivo KI não tira fotos?
Porque você precisa ter as expansões para o dispositivo funcionar plenamente. Se você estiver jogando o URU Ages Beyond MYST 'seco' tanto na versão norte-americana como européia, seu KI somente abrirá as portas e os elevadores da Era Gahreesen.
- Como faço para reiniciar uma determinada ERA?
Para isso basta clicar no aparador/aba inferior do Livro de Ligação para a respectiva Era a qual você deseja recomeçar. Aproxime-se da estante e veja abaixo dos livros uma fina plaquinha de madeira. Ao tocá-la o Livro de Ligação irá para trás. Isso significa que todas as suas ações na Era foram deletadas e você poderá começar de novo.
- Como faço para folhear as páginas dos Livros de Ligação?
Você deverá usar a mesma sistemática dos Diários. Olhe para a parte debaixo da página, se ela estiver com uma pequena orelha, você pode virá-la. Geralmente o Livro de Ligação com maior número de Elos é o que leva a Cidade D'ni ou seja o com lombada de madeira e que possui o símbolo de uma mão aberta.
- Meu URU Ages Beyond MYST não abre no Windows 10.
O jogo não está abrindo na versão Windows 10 por incompatibilidade. A empresa trabalha para lançar um novo pacote completo de jogos para comemorar os 25 anos de MYST com modo compatível para Windows 10. Contudo os jogos vendidos nas lojas on-line rodam no Windows 10, pois vêm com modificações que permitem que o jogo abra perfeitamente.
- Onde posso encontrar o jogo para comprar?
Primeiro quero dizer que não recebo nada dos sites que estou indicando, nem me responsabilizo por transações realizadas nestes sites, eu os estou indicando, pois recebo muitos e-mails me fazendo esta pergunta.
Para a versão completa nas lojas de jogos: ela pode ser adquirida de forma digital no
Steam e também no
GOG, ambas as lojas possuem sua política de distribuição e compra, para encontrar o jogo basta fazer uma pesquisa em seus respectivos sites.
Para a versão gratuíta do jogo On-line: visite o site do
MOULagain - Mystonline.com, para aqueles que desejam experimentar o jogo antes de adquirir de fato está é a opção certa.
Bem... Espero ter ajudado com este FAQ. Posteriormente visite também o FAQ geral da página. Agora você deve começar a explorar as quatro Eras deste Universo fantástico.
Texto e comentários por: Drica Portes.
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