|
Entrada na Era Gahreesen. |
- Investigando a Era Prisão.
- Habilitando seu KI - dispositivo D'ni.
- Dois magníficos prédios em uma floresta exuberante.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Você voltou para o
Relto do URU e agora deverá rumar para Gahreesen. Posicione o seu avatar de frente para os pilares e de costa para a cabana, depois siga até o segundo pilar a esquerda, clique no pilar onde a mão brilhará na cor azul clara. Veja explicação no Relto. Mas se você fez como eu e já visitou todas as Eras só por curiosidade, então vá até a estante de livros a esquerda e clique no livro de cor marrom com o símbolo de um livro aberto na lombada. Agora clique na foto da primeira página.
Gahreesen é uma Era que abriga um complexo prisional no coração de uma floresta. Há dois prédios enormes, um deles denominado biblioteca ou prédio de manutenção, onde vários Livros de Ligação e equipamentos eram armazenados.
Hoje não há mais nada no lugar, apenas sombras do que o prédio foi um dia. O segundo prédio é dividido em três partes, na parte central há seis salas, duas de reunião ou conferência, duas de controle e duas de manutenção, no centro há um grande muro de treinamento. Na parte superior há um extenso complexo de celas e na cobertura há uma sala de controle geral.
Você será levado ao centro de um aposento hexagonal e notará as sombras e as luzes do teto girando dando um aspecto bizarro ao local. Ao olhar para cima você não conseguirá ver muita coisa e ao olhar para as paredes você notará que não há nada neste lugar além de uma única saída. O som ambiente e as paredes por vezes dão a impressão de que você está dentro de uma nave espacial ou em uma Era completamente científica. A paisagem é atordoante e só o fato de saber que os prédios são giratórios, já nós dá a magnitude da tecnologia empregada neles.
Siga pela saída na ante-sala você verá um cartaz do DRC, nele há o desenho do dispositivo KI e um aviso para você pegá-lo e carregá-lo. O KI é um dispositivo D'ni empregado para várias funções. Mas para nós, exploradores neófitos, ele só mostrará suas capacidades a medida que formos progredindo no jogo. Leia mais sobre este dispositivo no
Setor Crônicas no
Diário do DRC KI Básico.
Na verdade o KI pode ser utilizado para tirar fotos ou dar a localização do avatar dentro da Cidade D'ni. Estas funções somente funcionam se você dispôr das expansões URU to D'ni e The Path of the Shell. No momento o KI servirá para acionar a abertura das portas e dos elevadores e ou tirar fotos.
- Uma rápida visão de Bevin.
Após conhecer o cenário saia da ante-sala e vire a direita no corredor de pedra, siga em frente, você verá algumas portas e lâmpadas com o símbolo da Guilda dos Mantenedores utilizado em Gahreesen. Siga até dois cones e uma barreira de sinalização. A sua direita há uma entrada. Entre no aposento escuro cheio de armários em forma de trapézios onde há alguns livros jogados. Vire a direita e vá até o final da sala. A sua esquerda há um armário com uma Pedra Bahro, clique nela e você irá até um balcão localizado acima da vizinhança Bevin dentro da Caverna D'ni.
Vire-se e veja os desenhos na pedra atrás de você, eles simbolizam o processo de transporte dentro da Caverna Bahro com a chegada e saída da ilha do
Relto e a importância dos Pilares de Ligação. Após analisar os entalhes na pedra admire a vista. Quando existia somente a vesão do URU sem as expansões era quase impossível descer em Bevin, muitos conseguiam pular sobre o parapeito e vasculhar a vizinhança, mas na época era um beco sem saída. Agora há outro modo de chegar aqui através do
Relto. Volte para o
Relto do URU e depois clique na imagem do livro da Era Gahreesen.
Você voltou para o aposento hexagonal inicial, siga pelo corredor novamente e rume para a sala onde estava a Pedra Bahro. Agora, ao invés de você ir em direção do armário da Pedra Bahro, você irá rumar para a esquerda onde há uma porta, ao entrar neste novo aposento você verá o dispositivo de acionamento do KI. Insira sua mão nele. Você verá uma espécie de bracelete ser colocado na mão esquerda do avatar. A partir de agora você poderá tirar fotos dos lugares que você visitar. Basta apertar F5 no seu teclado. Para fazer o painel do KI sumir de sua tela aperte a tecla F2, futuramente seu KI terá outras funções.
Após carregar seu dispositivo, passe pelos dois cones de sinalização deste aposento e entre em um aposento adjacente onde há uma grande cratera no chão. Coloque seu avatar bem encostado na parede a esquerda, corra e pule esta grande fenda até o outro lado usando as teclas, Caps Lock e Epaço.
Você verá destroços de concreto na sua frente. Pule com o avatar por estes destroços e caia em uma espécie de vão do outro lado, você verá em um dos pilares o seu Primeiro Tecido de Jornada, ative-o.
Pule novamente sobre os destroços e vá até a fenda no meio da sala, pule para dentro dela. No chão do buraco a sua esquerda você verá uma
Página do Relto. Ela adicionará, pedras e paus ao seu Relto do URU. Este lugar é um beco sem saída a única opção é voltar para o
Relto. Agora em vez de você clicar na foto do livro, você vai clicar no marcador do Tecido de Jornada na contra capa do livro.
Você voltou para o local dos destroços. Saia daí fazendo seu avatar pular sobre as várias pedras. Agora em vez de pular sobre a fenda no meio da sala, você vai sair pela esquerda e encontrar novamente o corredor. Siga prestando atenção a esquerda, haverá em determinado momento uma abertura na parede.
Entre nela e você chegará a uma sala com dois grandes armários com várias portas em forma de polígonos em ambos os lados do aposento, esses armários possuem um símbolo que lembra um grande besouro em suas portas.
Este lugar armazenava os besouros que secretavam o ingrediente secreto para fazer a tinta para a confecção dos Livros de Ligação. Suba a escada de metal que está no armário à sua frente e veja em cima do parapeito o Segundo Tecido de Jornada, clique nele.
Desça e siga para o armário em frente ou pule para o outro parapeito sobre o outro armário, que está na parede da entrada que você usou para acessar esta sala. Siga pelo caminho até se deparar com um pilar de concreto improvisando uma rampa, passe por ela. Suba pela beira da parede quebrada e pela espécie de escada de pedra em concreto, fazendo seu avatar dar alguns pulos.
Ao chegar na beirada superior, você verá a sua esquerda uma ponte improvisada com uma tábua. Passe sobre ela com cuidado para não cair. Continue até o final da sala, você verá a sua esquerda um buraco na parede siga por este buraco e você verá uma parede giratória a sua frente. Note que de tempos em tempos, uma abertura aparecerá na rocha. Você deve entrar nesta abertura e esperar até ver uma sala enorme. Quando a sala enorme aparecer, você deve correr e entrar nela. Você chegará a Sala do Reator desta Era.
- Acionando a força em Gahreesen.
Você chegou na Sala do Reator e está em cima de um grande cilindro de ferro inserido no chão, note que de ambos os lados deste grande círculo há pedais de ferro. A sua frente, em um dos pilares próximo ao painel de controle, você verá o Terceiro Tecido de Jornada, clique nele para demarcar esta área.
Antes de continuarmos neste quebra-cabeça, aconselho que você conheça bem esta sala, pois o próximo desafio será desgastante. Vá até a esquerda da sala e veja um dispositivo de ferro. Olhe para o chão, você verá um prato de ferro em forma de trapézio. Ao pisar neste prato de ferro um cilindro também de ferro se erguerá a sua frente.
Este dispositivo provê força temporária aos mecanismos que você precisa ativar. Fique em cima deste prato que funciona sob pressão até o cilindro alcançar a altura máxima. Se o cilindro voltar ao chão novamente, você terá que começar tudo de novo, então faça o que fizer nunca deixe o cilindro voltar completamente ao chão.
Coloque seu avatar no modo de corrida acionando o Caps Lock. Saia do prato de ferro e corra até o primeiro painel de força, o qual está mais próximo ao Tecido de Jornada que você ativou, este painel tem três espécies de chaves de força desenhadas. Clique no botão ao lado dele e o acione. Corra de volta para o prato de ferro antes que o cilindro abaixe completamente. Calculei cerca de oito segundos para fazer isso. Espere até o cilindro estar no ponto mais alto.
Após o cilindro estar no patamar mais alto, corra para um dos pedais que estão na lateral do grande cilindro de ferro do chão a sua frente. Clique no pedal e corra para prato de ferro de novo. Eu aconselho você apertar primeiro o pedal que está mais distante de você. Volte para o prato do cilindro de metal e espere novamente o cilindro ficar no máximo e corra para o outro pedal e o aperte. Agora você liberou os dois pedais. Corra de volta para o prato de metal e aguarde o cilindro voltar a altura máxima.
Agora corra para o painel de força e ative o segundo painel de controle o que tem desenhado o cilindro de ferro ou gerador. Pronto! Agora você verá o grande cilindro de ferro levantar-se do chão e rodar gerando força para esta Era. O barulho é enorme, quase ensurdecedor.
Agora você não precisa mais se preocupar com o cilindro de força provisória. Siga até o painel de força e ative os botões correspondentes as portas e aos elevadores, que ficarão na cor roxa. Saia pela porta da esquerda e ande pelo corredor, você encontrará a sala onde você esteve anteriormente. Passe novamente pela tábua que está improvisando uma ponte e desça pela beirada de pedra, volte para a sala dos dois armários em formato de trapézio e saia no corredor.
Siga pelo corredor, vire a esquerda e continue andando. Olhe para a sua direita, quando você encontrar a porta do elevador pare na frente dela. Às suas costa estará a porta que dá acesso a sala do dispositivo KI. Se desejar você pode recarregar seu dispositivo. Clique no botão verde no centro da porta do elevador. Seu avatar irá até a cobertura deste prédio giratório. Uau!!! que vista!
A vista é estonteante. No centro desta cobertura você vai ver um vão com colunas de ferro todo cercado de um corrimão de metal. Este é o mesmo vão o qual você enxergou ao olhar para cima na sala hexagonal na chegada a esta Era. Veja que uma das torres externa está caída, parece que foi atingida com alguma arma poderosa. Você também verá outra porta de elevador. Se você tomar este elevador, você irá chegar em frente da sala hexagonal do início. Mas por enquanto siga em direção ao primeiro elevador e veja uma espécie de sacada ou caminho de pedra que vai levar você até a parte externa desta cobertura.
Aguarde no final deste caminho até avistar um platô com um dos Tecidos de Jornada. Quando o platô estiver quase chegando perto de você pelo lado esquerdo, pule com seu avatar para este platô. Suba até o nível mais alto dele e veja o Quarto Tecido de Jornada, clique nele.
Você voltará várias vezes para este lugar durante o jogo. Séculos antes estes dois prédios eram conectados por uma ponte que ruiu e ficava neste grande platô. Quando os dois prédios eram alinhados então os membros da Guilda dos Mantenedores e carcereiros podiam trafegar livremente entre o prédio de manutenção e o prédio prisional. Mas como a ponte não existe mais você terá que pular para chegar ao outro prédio.
- Rumando para o Prédio Prisão.
Agora você precisa ir até o segundo prédio. Mas antes, fique de frente para o Prédio de Manutenção siga até a beirada do platô e olhe para baixo na direção do rio, veja um outro platô menor. Se você olhar para direita verá abaixo do prédio uma greta com a entrada da Caverna Bahro. Este será o final de sua jornada nesta Era. Note também que o Prédio de Manutenção está dentro de uma gigantesca montanha rochosa. Agora prepare-se para pular para um dos caminhos externos do Prédio Prisão. Suba até a parte superior onde você ativou o Tecido de Jornada.
Ponha seu avatar próximo a beirada de frente para o segundo prédio, sugiro que o ponha bem na esquerda. Quando a sacada-caminho estiver aproximando-se da sua posição corra e pule com seu avatar, você chegará onde deseja. Se você cair, você voltará para o
Relto, contudo poderá voltar a este platô, já que você acionou o Tecido de Jornada.
Ao chegar na platibanda do outro prédio, siga em frente até chegar na porta de segurança, a porta dupla de ferro esverdeada irá abrir devido o seu dispositivo KI e você verá uma sala com luzes vermelhas. Siga e suba a escada à sua frente. Você verá um corredor com quatro ramificações.
Sugiro que você sempre siga para o mesmo lado para não confundir as salas as quais você irá visitar. Há duas Salas de Controle, duas Salas de Reunião ou Conferências e duas Salas de Manutenção uma com iluminação amarela e outra com iluminação púrpura. Dependendo do lado do prédio que você entrar você irá deparar com uma sala diferente. Veja o esquema abaixo, uma espécie de mapa que aparece no visor dentro da Sala de Conferência.
Na Sala de Controle você irá ver várias lâmpadas vermelhas na parede e no final dela uma cadeira posicionada para uma grande janela virada para o centro do prédio. Conheça o cenário. Se você chegou a esta Sala de Controle siga até o final próximo a cadeira, depois vire a direita e veja um corredor secundário entre dois pilares, você poderá segui-lo e chegar a Sala de Manutenção. Se não desejar seguir por ai, você poderá voltar ao corredor principal.
Dependendo da Sala de Manutenção, a qual você acessar as luzes podem mudar, uma delas possui uma iluminação púrpura que sai do chão através de grades de metal, a outra possui iluminação amarela. Também há junto a parede algumas lâmpadas verdes e alguns robôs desativados. No final desta sala há um dispositivo de blindagem. Mas ele só funcionará se você estiver jogando o URU Ages Beyond MYST - Complete Chronicles. Posicione seu avatar no centro do dispositivo circular e automaticamente um revestimento blindado - uniforme - será fornecido para seu avatar.
Após esta sala há mais duas Salas de Conferência. Em uma delas você encontrará um diário do DRC explicando o funcionamento do dispositivo KI. Na outra Sala de Conferências você achará um diário do DRC falando sobre a Era Gahreesen e seus prédios. Leia mais no setor
Crônicas.
No final desta sala, do lado direito você vai ver o
Quinto Tecido de Jornada, ative-o. Olhe através da vidraça e veja o centro do prédio. Depois leia o
Diário de Simpson sobre Gahreesen. Logo na capa você verá um bilhete de Sharper.
"Simpson. Não mencione nada a respeito da parte superior do forte em seu relatório sobre Gahreesen. Eu não quero que as pessoas descubram a espantosa pedra que está em Teledahn. - Sharper."
Depois siga até a próxima Sala de Conferências. Nesta segunda sala você verá outro Diário de Simpson. Agora relatando as características do
dispositivo KI. Leia com atenção este diário no setor
Crônicas.
"O KI - Funções Básicas. Todos os KI possuem três funções básicas? Certamente há mais funções do que estas. Três funções básicas? De qualquer forma o nome KI é um nome conveniente. Interface com o NEXUS. Comunicação Interpessoal. Captura, estoca e transfere imagens. Entrada de dados, estoca e transfere. Habilita a visualização de Marcadores na Cidade D'ni. Abre portas e elevadores."
Depois siga até o outro lado da sala e veja em cima de uma cadeira uma
Pedra Bahro. Clique sobre ela e você será levado até um dos prédios no centro de Ae'Gura. Este é um lugar sem saída. Quando desejar volte ao Relto, pois você deverá ir até a área das docas da
Era Teledahn.
Na frente da estante de livros, clique no livro com a lombada alaranjada. Clique no marcador na contra capa. Você voltará para o lugar onde você ativou o último Tecido de Jornada da
Era Teledahn. De acordo com este manual será dentro do corredor da caverna, próximo a entrada circular de metal. Siga até a porta e desça a escada de metal, você estará no primeiro patamar da Sala de Despachos. Lembra da
Pedra Bahro embaixo da escada de metal? Bem agora você vai clicar nela. Você irá para uma das celas na parte de cima do Prédio Prisão de Gahreesen.
A cela é muito escura, mas na parede em frente ao catre você vai poder ver o Sexto Tecido de Jornada, ative-o. Em seguida você verá uma
Página do Relto em cima do catre. Ative-a, ela dará ao seu Relto uma cachoeira e um pequeno lago. Em seguida saia pela abertura no chão. Você vai chegar em um corredor todo cercado de barras de ferro, veja a paisagem através da janela. Gire 180º graus e siga pelo único caminho existente e veja um segundo corredor.
Siga por ele contornando toda a construção se for necessário até encontrar um vão onde há uma escada de ferro que o levará até a parte superior deste complexo. Existem vários acessos, mas só um possuí a escada de ferro que o levará a cobertura. Virando para a direita será o segundo nicho após a curva com a lâmpada verde. Quando você encontrar a escada suba por ela, você vai se deparar com uma parede de pedra.
Ande por este nível até encontrar uma porta de ferro semelhante aquela da entrada do prédio. Se desejar gire 180º graus e siga pela esquerda, após a esquina dobre novamente para a esquerda e você verá a porta. Ela abrirá e você estará na sala de controle geral. No centro desta sala há escadas de metal. Há também um visor D'ni, um dispositivo KI desativado e um robô ou armadura de manutenção. Após ver o cenário, suba uma das escadas, você chegará a cobertura do Prédio Prisão.
Passe pelo corredor a sua frente e chegue a parte mais externa próximo ao parapeito. Em um dos pilares externos você terá acesso ao
Sétimo Tecido de Jornada, se você começar pela esquerda você o encontrará no sexto pilar. Bem você acionou todos os sete tecidos, agora volte ao Relto, pois você deverá rumar para o platô entre os dois prédios.
No Relto clique no Livro de Ligação que leva até a Era Gahreesen e depois na foto da primeira página para voltar a sala hexagonal do início da jornada. Dobre a esquerda e siga pelo corredor até encontrar o elevador que fica na frente da sala do dispositivo KI, pegue o elevador e suba para o teto do prédio. Vá até o caminho de concreto externo e espere o platô com o Quarto Tecido de Jornada aparecer. Pule em direção dele.
Antes de sair desta posição ative novamente este Tecido de Jornada, pois no futuro você terá que voltar aqui. Lembra do outro platô menor um pouco abaixo? Dê alguma distância no seu avatar corra e pule na direção dele. Se você cair, você voltará para este platô à partir do Relto, pois você reativou o Tecido de Jornada correspondente. No Relto clique no marcador da contra capa do livro marrom. Então não se preocupe, pois se o avatar cair você poderá voltar para este patamar.
- Segunda visita a Caverna Bahro e mensagem de Yeesha.
Quando você chegar ao platô inferior, pule novamente em direção a greta mais abaixo e você verá a entrada para a Caverna Bahro. Acione a mão esculpida na porta. Entre e ouça todos os sons insólitos do lugar, ande na escuridão até que você seja levado a Caverna Bahro. Ouça a mensagem de Yeesha, clique na mão entalhada na parede e veja o pilar se desintegrar soltando um monte de faíscas. Anote o símbolo que você vê no chão e salte para a Fenda Estelar. A nova mensagem de Yeesha será revelada. Fiz uma tradução livre, leia abaixo:
Shorah. Paz para você afinal um viajante. Mais Sete Tecidos de Jornada o trouxeram mais perto. Eu também fui seduzida pelos D'ni. Minha humilde escuridão durou pouco, antes de eu começar a descobrir o que eu podia fazer, saber que eu poderia escrever. Meu dom, minha trilha, o conhecimento do meu pai, e os sonhos de minha mãe, todos escondidos na escuridão e perdidos na fraqueza. Eu estava descobrindo meu poder e eu tive muito orgulho disso... Todas aqueles mundos ao alcance de meus dedos. Eu estava agindo da mesmo forma que os D'ni. O mesmo ciclo.
A luz adentra a escuridão. Ela a toma, a usa, a mantém. Os D'ni encontraram poder em seus Livros. Estes Livros usados para viajar, eles eram um presente um dom do Criador. Estas Eras as quais você viajou, lugares fantásticos, que deram vida e tomaram vidas.
Esta sombra veio sobre eles, a sombra da luz. Por isso eles iluminados se consideravam os melhores, os melhores de todos. E nós ficamos tristes por eles. Você consegue sentir os D'ni lá? Você consegue tocar, sentir as reminiscências do orgulho do poder...
Deixe-me falar do Rei Kerath, desafio alguém falar mal dele. Um dos grandes Reis, mas mesmo assim um guardião do orgulho. Assim foi o seu sistema de Guildas, que eram usadas para servir os donos do poder e a corrupção.
O poder precisa de controle a fortaleza de Garrisons - Gahreesen, foi criada com este poder. E logo a função de sua proteção serviu para outra causa de orgulho.
Camadas e camadas de construção para preservar suas Eras e o seu orgulho de suas fraquezas, e quem pode atacar sem estas armas. E ainda assim, do seu interior muitas nações ruíram e então Garrisons dos D'ni agora permanece vazia. Escrever escondido entre as linhas. Estas jornadas irão ajudá-lo a viajar entre elas. Os Bahros retornaram. Estes pilares são nossa Jornada. O retorno dos pilares fará os Bahro retornarem. E isso trará o caminho de volta.
Após isso você pode jogar-se na Fenda Estelar ou clicar no seu Livro do Relto para voltar em segurança para sua cabana. Ao retornar você verá o Pilar de Gahreesen acionado. Ele estará fumegante e com uma estranha luminosidade azulada intermitente. Você passou pela segunda Era agora rume para a próxima etapa um lugar que lembra antigas paisagens oníricas: Kadish Tolesa.
- Tecidos de Jornada em Gahreesen.
- Tecido 1. Atrás dos destroços na sala anexa ao KI.
- Tecido 2. Em cima do armário na Sala das Gaiolas dos Besouros.
- Tecido 3. A esquerda do Painel de Controle na Sala da Engrenagem.
- Tecido 4. No centro do platô de pedra. Intersecção dos dois prédios.
- Tecido 5. Na Sala de Conferência dentro do Prédio Prisão.
- Tecido 6. Na cela a partir da Pedra Bahro de Teledahn.
- Tecido 7. No telhado do Prédio Prisão a partir da cela.
- Pedras Bahro em Gahreesen.
- Sacada em Bevin. Sala dos livros a direita no último armário.
- Sacada no Palácio Real. Sala de conferência no prédio prisão.
- Pedras Bahro que levam a Gahreesen.
- Em Teledahn na sala térrea da Área das Docas atrás das caixas.
- Páginas do Relto em Gahreesen.
- Paus e Pedras - na greta no chão no Primeiro Prédio.
- Cachoeira - na cela do Prédio Prisão via Teledahn.
- Livros de Ligação em Gahreesen.
- Apenas no jogo on-line.
- Livros de Ligação que levam a Gahreesen.
- Em Bevin no URU to D'ni.
- Na prateleira do Relto.
- Recompensas em Gahreesen.
- Armadura de mantenedor.
Texto e comentários por: Drica Portes.
Visite também: