24 de junho de 2018

Manual MYST V End of Ages - Era Todelmer

Planeta na visão panorâmica de Todelmer.

  • Conheça um grande observatório ao ar livre.
  • Desvende um intrigante relógio.
  • Mais relatos do fim da grandeza D'ni.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Atenção: é muito importante que você conheça os números D'ni para completar as tarefas nesta Era, abaixo você verá um pequeno diagrama com os números D'ni.


Agora você irá conhecer Todelmer uma Era construída para ser um observatório astronômico. Seguindo as instruções deste manual você irá estar em Direbo dentro da Bolha de Ligação para Taghira, saia da Bolha de Ligação e dobre a direita, rume em direção a ponte de madeira que está mais próxima ao pedestal de concreto. Ao chegar do outro lado você estará na Segunda Ilha. Para confirmar olhe com atenção a gravura do Livro de Ligação que está em cima do pedestal de concreto. Rume para a Bolha de Ligação a sua frente e veja a paisagem da bela Todelmer aparecer a sua volta.





Agora clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa de Pedra para levá-la consigo. Mas este é um movimento opcional de qualquer forma a Lousa irá com você nesta viagem. Depois clique no símbolo que lembra um pentágono, ou um diamante invertido e boa viagem.


Ao chegar você poderá ver o símbolo desta Era no centro do pedestal da Bolha de Ligação. Depois pegue a Lousa de Pedra em seguida clique com o botão esquerdo sobre ela e aguarde o ícone mudar para uma mãozinha, levante a Lousa, veja com atenção os símbolos da parte de baixo da Lousa. Diferente de Taghira agora você terá que preencher apenas três símbolos do lado direito da Lousa e um do lado esquerdo. Você verá também a função borracha um pouco acima do lado esquerdo. Esta função foi explicada nas instruções para a Era Taghira. Deixe a Lousa de Pedra sobre o Pedestal Bahro. 


Prenda a respiração e saia da Bolha de Ligação para ver uma das paisagens mais belas já vistas em todos os jogos da série. Eu achei esta Era encantadora com um belo planeta no horizonte e uma miríade de canais ao longe na planície. Note que há muitas crateras e uma densa vegetação lá embaixo que lembra uma selva Amazônica. Ao seu redor você verá estruturas de rocha muito sólidas. Algumas erguem-se até o nível da plataforma onde você está agora e outras vão além. Este lugar é fantástico. Ao olhar para o firmamento você também verá várias estrelas cadentes. Realmente é um lugar de tirar o fôlego.


Olhe para cima a direita e veja cabos de aço presos por uma enorme roldana no cume de um dos rochedos. Estes cabos ligam-se com um platô não muito distante. Agora siga para a esquerda rume em direção a escadaria de pedra, suba pela mesma e veja mais cabos que se ligam a outros platôs, todos estes cabos estão ligados a telescópios. Você chegará em um ponto intermediário onde há uma linda luminária, acima você verá mais uma roldana e mais cabos de aço. 


Continue em frente e desça o próximo lance de degraus. Você chegará a uma platibanda de rocha e terra, um apêndice maior do que a área intermediária anterior. Agora olhe para a esquerda, você verá uma entrada com umbral oval e duas belas luminárias em cada lado. Parece ser a entrada de uma câmara que está iluminada com uma misteriosa luz vermelha. Antes de entrar procure ficar bem na ponta do penhasco e em seguida olhe para cima na direção da construção, você verá três símbolos iluminados na cor amarela, bem acima do arco oval da entrada da câmara.


O primeiro símbolo lembra uma pizza cortada eu o interpretei como uma esfera marcando determinado quadrante do céu. Mas também pode parecer um dos bichinhos meigos do antigo jogo packman. O segundo e terceiro símbolos são obviamente números D'ni. Neste caso são os números SEIS e UM. Anote estes símbolos em um pedaço de papel. Não entre ainda nesta Câmara Vermelha, dobre a direita e continue subindo a escadaria de pedra. Você chegará a uma nova intersecção e verá uma escada de ferro, suba por ela até chegar ao patamar superior, infelizmente ao chegar você verá que seu caminho está impedido por alguns cabos caídos e danificados. Olhe para cima e veja os cabos rompidos em uma das roldanas. Para continuar sua subida até o topo desta construção você deverá arrumar um modo de retirar estes cabos do caminho. E você fará isso agora.


Volte pelo caminho que você veio e siga para frente da misteriosa Câmara Vermelha. Aproxime-se aos poucos até você ser recebido ou recebida por Esher.


"Todelmer, construída para estudar o firmamento. Aqui você encontrará paraísos gloriosos. Fico triste porque não foi possível concluir esta construção. Já contei a você parte da história. Ti'ana a bisavô de Yeesha, veio até nós desesperada para conseguir o controle. Queria nos convencer a trair nossas regras ancestrais. E por elas perecemos... Yeesha sustenta que tal extinção por mais dolorosa que seja, tinha que acontecer. Tudo fazia parte de um plano do criador, e que ela voltaria a reconstruir. Tal sabedoria enganosa emana de vários sentimentos e de fantasias. E a Lousa que obterá é muito poderosa, para tal sabedoria. Todelmer...Desfrute da beleza do firmamento. No entanto, pense no poder que pode controlá-la."


Após o discurso de Esher, você deverá ligar a força que provê energia para esta câmara. Olhe para frente e veja uma escadaria que parece abrigar quatro mecanismos distintos. Mas ao invés de subir, dobre a direita e contorne esta plataforma circular até chegar na parte de trás da câmara. Tudo estará muito escuro. Com atenção olhe para a esquerda até ver um grande painel circular de vidro que lembra uma escotilha e duas alavancas uma a esquerda e outra a direita.

O segredo e mover as alavancas de tal forma, que a escotilha de vidro circular fique o mais iluminada possível. Quando ela estiver brilhando no máximo o sistema elétrico deste local será ativado e você poderá manipular os mecanismos que estão no patamar superior. Aproxime-se do mecanismo e faça o seguinte:

Mover a alavanca:
  • Esquerda-vertical até o meio da pequena esfera.
  • Direita-horizontal até o máximo a direita da pequena esfera.

Volte para a parte da frente da Câmara Vermelha e fique de frente para a escadaria. Aproxime-se devagar até poder distinguir quatro mecanismo com o mesmo formato. Dois do lado esquerdo da plataforma e dois do lado direito. Estes são os mecanismo que controlam os quatro grandes telescópios desta Era, você precisará manipulá-los de tal forma que os mesmos o ajudem a visualizar certos itens necessários para sua jornada. Cada um destes mecanismos representa um dos quadrantes do céu. E em cada um deles você terá que inserir uma determinada coordenada, que está em números D'ni. Chamarei estes mecanismos apenas de PAINÉIS.


Adendo: você deve lembrar do Plano de Coordenadas Cartesianas, bem isso não é um bicho de sete cabeças, estou usando esta analogia apenas para identificar os quadrantes, os quais você deverá inserir as coordenadas. Você verá em cada painel um visor mostrando um quadrante e eles estarão em certa ordem. Note que a ordem dos mecanismos não segue necessariamente a ordem das coordenadas conhecidas quando usamos a escadaria como ponto de referência para o plano de visão. O segundo e primeiro quadrantes estarão sempre na parte superior do gráfico, respectivamente do lado direito e esquerdo. E o terceiro e quarto quadrante estarão sempre na parte inferior do gráfico, respectivamente do lado direito e esquerdo. Quando vemos o gráfico da esquerda para direita de cima para baixo, a segunda e a primeira coordenadas deveriam estar na parte de cima e não a direita. Mas se você usar como ponto de referência o lado esquerdo da plataforma circular, poderá sim ver um Sistema Cartesiano. Veja o quadro das coordenadas segundo os painéis D'ni abaixo:


A primeira coisa que você irá notar é um estranho relógio no centro da plataforma circular bem ao fundo. Há uma haste que passa de tempos em tempos de cima para abaixo e de baixo para cima, marcando uma combinação de números e símbolos. Parece ser um relógio de alguma espécie. Mas não se preocupe com ele aparentemente ele não interferirá em suas tarefas. Agora siga até o painel que mostra o Segundo Quadrante do céu. Estando na escadaria é o último a sua direita. Você notará que ele está danificado. 


Você verá duas alavancas a esquerda. Uma do lado esquerdo do visor do quadrante em sentido vertical. Ela seleciona a primeira coordenada. E uma acima do visor do quadrante, que se move de forma horizontal. Esta seleciona o número da segunda coordenada. Do lado direito você verá o visor danificado, note que há três apêndices com esferas douradas acima do visor. Estes são os controles das lentes, a capacidade das lentes diminuí da esquerda para a direita. Então o apêndice mais a direita é a lente com maior capacidade de aproximação.


Se você está usando o modo de jogar movimento livre, fique um pouco distante do painel, para poder enxergar a numeração D'ni nos controles abaixo do visor do quadrante a direita. Mova a alavanca da direita-vertical para baixo para zerar o marcador, depois vá passando os símbolos e contando os mesmos. O zero é indicado pelo quadrado com uma barra no meio. Marque o número D'ni VINTE para a coordenada da esquerda. Depois mova a alavanca superior-horizontal completamente para a direita, isso irá zerar o marcador, depois a mova no sentido direita-esquerda até encontrar o número D'ni QUINZE. Pronto, estas são as coordenadas para você poder mover o telescópio ligado aos cabos rompidos. Estes foram os números que você viu no início de sua jornada no Grande Eixo. 


Note no centro do painel o botão verde piscando. Clique sobre ele, neste momento você ouvirá o som de metal sendo arrastado. São as roldanas trabalhando acima e ao longe da construção, isso movimenta também o respectivo telescópio. Agora saia da Câmara Vermelha e olhe ao longe a paisagem. Você verá que todos os telescópios estão funcionando, pois há luzes vermelhas piscando e luzes amarelas próximo a algumas construções sobre os platôs. 


Dobre a direita e rume em direção a escadaria, ao chegar próximo ao caminho que estava obstruído você notará que os cabos de aço foram erguidos. Siga em frente e rume para a escadaria de metal continue o caminho até chegar a uma área aberta. O cume deste platô. Você verá ao final da escada a sua esquerda uma espécie de telescópio menor. Ele também lembra uma arma de raio e possui luzes vermelhas piscantes. Antes de usar este mecanismo conheça o cenário. Rume para o calçamento cintilante e fique de frente para este amplo lugar. Veja a sua esquerda uma construção que lembra o domo de um observatório. Ao aproximar-se você verá que a porta está aberta. Entre e veja um dispositivo intrigante cheio de luzes, pelo menos é o que parece, abaixo dele há uma espécie de funil de metal. Siga para a parte de trás deste mecanismo até encontrar um mapa peculiar que está esculpido na parede de concreto.  


Este é o mapa desta Era. O círculo azul central é onde você está agora. Há uma linha verde ligando este lugar a outro círculo azul. Isso indica que há um transporte entre estes dois platôs. Eles possuem os mais importantes telescópios desta Era. Há também vários círculos vermelhos espalhados ao redor, são os platôs que possuem apenas telescópios e não uma base de chegada ou saída. Note que eles estão assinalados com o símbolo que determina o quadrante do céu que eles foram projetados para vasculhar. O círculo azul menor acima a direita é um platô que possuí apenas um telescópio pequeno e também um Pedestal de Pedra Bahro. Você precisará ver este lugar para capturar o primeiro símbolo desta Era. O problema é que agora se você olhar com o telescópio próximo a escadaria para este platô não conseguirá ver nada, pois há uma enorme roldana atrapalhando a sua visão. Você precisará fazer a roldana se mover para poder visualizar o pedestal. 


Rume em direção a porta, mas não saia deste domo. Clique no botão verde claro que está no centro da porta. A mesma irá fechar. Em seguida veja o outro botão na parede. Clique nele e uma escadaria secreta irá abrir junto a parede onde você visualizou o mapa há instantes atrás. Desça a escadaria, você irá chegar a um salão com várias passadiças de metal e escadarias. Esta é a parte de cima da Câmara Vermelha. Olhe para a sua esquerda na parede e veja outro botão verde. Ele fecha a escadaria de pedra, contudo deixe a mesma aberta.


Desça a escadaria de metal, até chegar a uma plataforma de metal do lado de fora. Você verá a paisagem ao longe. Olhe para a sua direita e veja um dispositivo com uma alavanca e uma manopla. Fique de frente para o dispositivo. A manivela superior deve estar virada para a direita, em direção ao domo do observatório. Em seguida mova a manopla central para baixo somente uma vez. Isso é muito importante. Isso garantirá a visão do Primeiro Símbolo desta Era.


Saia desta plataforma e volte para a ampla área superior. Depois rume em direção ao telescópio menor próximo a escadaria. De a volta pelo mesmo e aproxime-se dele, encoste o seu cursor mão próximo a lente verde clara para poder operá-lo. Ele possui um mecanismo parecido com os dos painéis da Câmara Vermelha. 

Manipulação do Telescópio
  • Alavanca esquerda.
    • Ação: vertical.
    • Movimento para cima e para baixo.
  • Alavanca direita acima.
    • Ação: zoom.
    • Para cima afastamento. Para baixo aproximação.
  • Alavanca direita abaixo.
    • Ação: horizontal.
    • Para cima move à direita. Para baixo move à esquerda.


Mova a lente para a direita até encontrar ao longe um platô com um umbral de pedra semelhante a qual você encontrou ao chegar na plataforma de metal externa. Você verá um veículo semelhante a uma gôndola ou um teleférico aberto. Agora mova a lente para baixo um pouco até ver os símbolos correspondentes aos números D'ni deste platô. Você verá os números TREZE e VINTE E QUATRO ao lado do símbolo que significa o Primeiro Quadrante do céu. Anote estes números.


Em seguida mova lentamente a lente para a esquerda até encontrar os arcos de metal da área do domo do observatório a sua frente. Entre um arco de metal e uma grande engrenagem, a que move o veículo teleférico, você verá a ponta de um Pedestal de Pedra. Agora use o zoom para baixo para aproximar a imagem, até você poder ver o Primeiro Símbolo desta Era. Anote o mesmo em um pedaço de papel. Três círculos pequenos que convergem seus raios para um círculo superior, lembrando o esqueleto de um guarda-chuva.


Saia do mecanismo e rume novamente para o domo do observatório. Desça a escada de pedra, depois a de metal até chegar novamente a plataforma de metal externa e a engrenagem, que controla o teleférico. Bem, você moveu a engrenagem para poder ver o Primeiro Pedestal, mas isso deixou o teleférico longe da plataforma de metal do outro observatório, agora você deverá por a alavanca superior para o lado esquerdo, isso deixará o teleférico na posição certa quando você tiver que abordá-lo do outro lado da linha. 

Puxe uma vez somente a manopla central e ouça o som das roldanas se movendo. Em seguida rume para a área aberta e desça a escadaria. Rume para o interior da Câmara Vermelha. Suba a escadaria e rume para o mecanismo que mostra o Primeiro Quadrante. Ele é o mecanismo mais próximo a escadaria do lado direito, ao lado do mecanismo danificado.


Usando as instruções anteriores insira nele as duas coordenadas encontradas no platô onde estava o Primeiro Pedestal de Pedra, ou seja, TREZE e VINTE E QUATRO. Agora aperte o botão verde. Em seguida rume para o mecanismo a sua frente, ou seja, o mais próximo a escadaria do lado esquerdo. Ele mostra o Quarto Quadrante do céu.


Lembra dos números que você viu acima do umbral oval da Câmara Vermelha? Bem... Você deverá inserí-los neste mecanismo, ou seja, os números SEIS e UM. Em seguida aperte o botão verde. Isso irá mover os dois grandes telescópios a frente da Câmara Vermelha, deixando os mesmos apontando para lados opostos. Isso permitirá a você ver o Segundo Símbolo desta Era.


Agora você já poderá rumar para o Pedestal de Pedra distante e poderá marcar o Primeiro Símbolo em sua Lousa de Pedra. Saia da Câmara Vermelha e dobre a direita em direção a Bolha de Ligação. Rume para o Pedestal de Pedra e pegue a Lousa de Pedra. Desenhe o símbolo que você viu e deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha e vá em direção a escadaria de pedra. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto ela levará a sua Lousa para o Primeiro Pedestal da Era. Volte para a Bolha de Ligação, você verá o símbolo impresso na parte inferior do local onde fica a Lousa de Pedra. Pronto agora toque no símbolo e você será transportado. Se o desenho não estiver correto, a Criatura Bahro deixará a Lousa de Pedra sobre o Pedestal de Pedra a sua frente para você tentar desenhar novamente.


Manipulação do Telescópio
  • Alavanca esquerda.
    • Ação: vertical.
    • Movimento para cima e para baixo.
  • Alavanca direita acima.
    • Ação: zoom.
    • Para cima afastamento. Para baixo aproximação.
  • Alavanca direita abaixo.
    • Ação: horizontal.
    • Para cima move à direita. Para baixo move à esquerda.

Após você ser transportado ou transportada você deverá rumar para o telescópio menor a sua frente. Clique na lente verde do mecanismo e veja através dele. Mova o mesmo para a direita e você irá chegar até a frente da Câmara Vermelha. Em seguida você deverá mover o mesmo um pouco para cima e você verá os símbolos do Quarto Quadrante, o qual você já inseriu devidamente no mecanismo, movendo os telescópios da maneira correta, note que o mesmo está de cabeça para baixo e isso não fez muita diferença para identificação dos números.


Agora sim... Mova a lente para a esquerda até visualizar um pequeno círculo de metal que está no centro dos dois grandes telescópios a sua frente. Vez por outra ele é iluminado pela intensa luz vermelha. Os dois foram movidos de tal forma que é possível ver através de ambos o Segundo Pedestal de Pedra Bahro, do outro lado deste grande precipício. 

Após alinhar a lente aproxime o zoom. Você verá o Segundo Símbolo. Uma pequena esfera com uma linha reta para baixo, circundada por uma esfera maior com uma linha reta para o cima em direção nordeste.


Agora rume para o Pedestal e pegue a Lousa de Pedra. Clique com o seu ícone no centro dela para a mesma ficar a sua frente. Use o símbolo da borracha na esquerda superior para apagar o atual símbolo e desenho o símbolo que você acabou de encontrar. Em seguida deixe a Lousa de Pedra no chão e rume em direção ao telescópio menor. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto irá levar a Lousa para o Segundo Pedestal. Se o desenho estiver errado ela levará a Lousa para a Bolha de Ligação inicial. Em seguida rume para o Primeiro Pedestal de Pedra e toque no símbolo do diamante invertido para voltar a Bolha de Ligação inicial. Ao chegar se o seu desenho estava certo, você poderá ver o Segundo Símbolo impresso no Pedestal de Pedra. Em seguida toque no novo símbolo e siga para o platô distante.

Ao chegar veja o novo símbolo impresso na sua Lousa de Pedra. Não será necessário carregá-la neste momento então a deixe sobre o Pedestal. Em seguida rume para o  amplo espaço de ladrilhos cintilantes em direção ao domo deste observatório. Em segundos você será abordado ou abordada por Esher. Ouça o seu discurso.



"Teu destino está aqui... Sim aqui em cima. As estrelas e os planetas deverão estar alinhados. Infelizmente somente o poder pervertido das Criaturas poderá fazê-lo. As obrigue a fazer."


Esher é hilário até mesmo quando mostra seu lado mais obscuro. Bem após este encontro duro com Esher siga em direção ao domo. Ao chegar você verá que a porta está fechada. E mesmo apertando a esfera central nada irá acontecer, isso porque a energia deste platô está desativada. Saia deste patamar e rume para a escadaria desça pela mesma, ao longe você verá um telescópio menor. Se desejar veja através dele, mas não haverá nada de relevante para procurar além de visualizar o belo firmamento de Todelmer e uma intrigante área intermediária com uma bela luminária amarela. 


Siga para a direita até ver a parte de cima do teleférico, ele deverá estar encostado na plataforma de pedra onde você está agora. Tenha certeza de não estar carregando a Lousa de Pedra. Suba nele e encontre uma escada de metal no centro do teleférico. Desça pela mesma e rume para o umbral oval de pedra. Você irá entrar na parte intermediária do observatório. Você verá algumas passadiças de metal e bem ao centro um pilar de concreto largo. 


De a volta no mesmo você notará que a escadaria que levava até a parte inferior do observatório está danificada. Olhe para a parede do fundo da construção atrás do grande pilar e veja um mecanismo de força, semelhante aquele que você viu na Câmara Vermelha. Agora de frente para a escotilha de vidro verde, mova as alavancas da direta e da esquerda de tal forma que a iluminação seja atingida no seu máximo.


Mova a alavanca:
  • Esquerda-vertical para cima quase no limite total.
  • Direita-horizontal até o centro da pequena esfera.

Agora você já acionou a força neste observatório. Olhe para a direita e suba a escadaria de metal até a parte superior do domo. Passe por uma passadiça iluminada com uma luz amarela e chegue até o inicio da escadaria de pedra, ela estará fechada. Clique no botão verde a sua direita e a escada será acionada. Suba pela mesma. Você verá novamente um mapa semelhante ao visto no primeiro domo de observação. Adiante próximo a porta você verá um símbolo curioso. Anote o mesmo em um pedaço de papel. Este é o símbolo que desencadeará um fenômeno natural comandando pelas Criaturas Bahro.


Em seguida abra a porta clicando no botão verde claro no centro da porta. Saia para a área externa do domo e pegue a Lousa de Pedra. Se você ir para o teleférico agora não conseguirá descer o mesmo, pois a Lousa não deixará você seguir devido o seu peso. Então volte para o domo e desça pelas escadas internas, até chegar no teleférico. Entre no mesmo e fique de frente para o umbral de pedra e também para a alavanca, puxe a mesma na sua direção, ou seja, na direção externa. O veículo irá mover-se. Depois de algum tempo ele irá parar em uma área intermediária. 


Rume para a parte da frente do teleférico, ou seja, na direção da Câmara Vermelha, agora gire 180º graus e fique de frente para a plataforma que você acabou de deixar ao longe. Olhe para a direita e veja os símbolos gravados em uma placa de concreto que está próximo a uma luminária amarela. Você verá o grande planeta azul com o seu anel, porém o anel está quase na vertical, diferente da posição atual do planeta no céu. Verá também o símbolo para o Terceiro Quadrante e dois número D'ni, QUATRO e CINCO. Estas são  as coordenadas para o último mecanismo da Câmara Vermelha.


Rume novamente para a alavanca e puxe ela em sua direção para seguir viagem até a plataforma do observatório da Câmara vermelha. Entre e suba a escadaria, siga para o dispositivo do Terceiro Quadrante. Ele está do lado esquerdo mais distante da escadaria. Insira os números QUATRO e CINCO, utilizando as alavancas esquerda-vertical e superior-horizontal do visor do quadrante. Então aperte o botão verde que está piscando. 

Em seguida aperte no primeiro apêndice com a esfera de metal acima do visor do céu, o primeiro a esquerda. Você verá parte do planeta gigante azul e de seu anel, além disso não haverá nada que leve até o Terceiro Símbolo desta Era. Bem lembre-se das palavras fúnebres de Esher... Ordena as criaturas, as obrigue a mover o firmamento.


Lembre-se do símbolo que você viu no domo do segundo observatório. Ele me lembrou o relógio no centro da plataforma circular. Agora o desenhe na Lousa de Pedra. Se o símbolo anterior estiver nela, o apague com o símbolo da borracha. Se você esqueceu a Lousa de Pedra no último Pedestal, rume até a Bolha de Ligação inicial e vá em busca do mesmo. Em seguida rume para frente da Câmara Vermelha e deixe a Lousa no chão, afaste-se e a Criatura Bahro irá passar alguns segundos interpretando o símbolo. Em seguida ela irá erguer os braços e tudo ficará branco. Então acontecerá algo inimaginável. As Criaturas ou o poder advindo da Tábua Dourada, fará o firmamento se mover e obviamente avançará no tempo, controlará o tempo e o espaço e todas as constelações irão mover-se no céu inclusive a curvatura do anel em torno do grande planeta azul a sua frente.


Se você entrar na Câmara Vermelha agora, poderá ver o relógio do mecanismo completamente louco, girando de um lado para o outro e movendo seus ponteiros para cima e para baixo sem parar. Você deverá fazer este procedimento duas vezes para que o anel do planeta fique exatamente igual ao do símbolo desenhado na área intermediária.


Aproxime-se do painel do dispositivo do Terceiro Quadrante, você verá o planeta azul com o anel completamente na vertical. Aperte o apêndice seguinte e você verá grande parte do anel. Aperte o último apêndice o que está mais a direita, ele irá aproximar a imagem ao máximo,  então você verá o símbolo do Terceiro Pedestal, o último símbolo para esta Era. O Pedestal que está no interior da Bolha de Ligação final. Incrível o observatório geral deve estar situado em alguma parte no centro dos anéis daquele gigante azul no horizonte. Uma pequena esfera viajando dentro dos anéis do planeta... Um círculo pequeno no interior de um círculo maior que possui um pequeno círculo na esquerda superior. Como a órbita de uma pequena lua em torno de um planeta.


Rume para a Bolha de Ligação inicial e pegue a Lousa de Pedra, em seguida desenhe o símbolo e deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha de Ligação e rume em direção a escadaria de pedra. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto ela levará a Lousa para a Bolha de Ligação final. Entre na Bolha e veja o terceiro e último símbolo desta Era, impresso ao lado dos demais. Em seguida toque no símbolo. Você será levado ou levada ao encontro de Esher.


"Começas a entender o poder da Tábua Dourada? Tenho certeza que notou a atração que ela exerce. Sua força o cativa. Olhe ao seu redor. Sim o poder da Tábua, somente seria visto em seus sonhos. Imagine de que forma o poder te chama. Ela já saboreou, já teve a capacidade de usá-la, acima de todos e acima de tudo. Ela diz para não lhe entregar porque é o que mais deseja... Ela já destruiu D'ni uma vez. E se você entregar a Tábua Dourada a ela... Ela irá completar a nossa destruição. Escuta atentamente, a missão está concluída pela metade e a decisão está se aproximando. Você viu muito do que em tempos idos foram os D'ni. Tudo que foram capazes de construir. Podes ver o que podemos voltar a criar? A Cidade, as Eras... Podes ver? Vamos estamos perto!!"



Após as palavras de Esher, rume para a escadaria de metal as sua costa. Desça pela mesma até chegar ao patamar inferior desta câmara. Você verá o símbolo na Lousa de Pedra. Contorne a Bolha de Ligação e entre na mesma. Toque na Lousa com o Terceiro Símbolo e esta ação fará o segundo grampo de pedra soltar da Tábua Dourada. Pronto... Agora aprecie a paisagem. Se desejar rume para o patamar superior e depois suba mais um lance de escadas para chegar ao topo do observatório. Você verá as mais belas paisagens desta Era.


Em seguida volte para a parte inferior e para o Pedestal de Pedra, toque no símbolo para a Bolha de Ligação inicial. Em seguida rume de volta para Direbo e prepare-se para sua próxima jornada...


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.