![]() |
Planeta na visão panorâmica de Todelmer. |
- Conheça um grande observatório ao ar livre.
- Desvende um intrigante relógio.
- Mais relatos do fim da grandeza D'ni.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Atenção: é muito importante que você conheça os números D'ni para completar as tarefas nesta Era, abaixo você verá um pequeno diagrama com os números D'ni.
Agora você irá conhecer Todelmer uma Era construída para ser um observatório astronômico. Seguindo as instruções deste manual você irá estar em Direbo dentro da Bolha de Ligação para Taghira, saia da Bolha de Ligação e dobre a direita, rume em direção a ponte de madeira que está mais próxima ao pedestal de concreto. Ao chegar do outro lado você estará na Segunda Ilha. Para confirmar olhe com atenção a gravura do Livro de Ligação que está em cima do pedestal de concreto. Rume para a Bolha de Ligação a sua frente e veja a paisagem da bela Todelmer aparecer a sua volta.
Agora clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa de Pedra para levá-la consigo. Mas este é um movimento opcional de qualquer forma a Lousa irá com você nesta viagem. Depois clique no símbolo que lembra um pentágono, ou um diamante invertido e boa viagem.
Ao chegar você poderá ver o símbolo desta Era no centro do pedestal da Bolha de Ligação. Depois pegue a Lousa de Pedra em seguida clique com o botão esquerdo sobre ela e aguarde o ícone mudar para uma mãozinha, levante a Lousa, veja com atenção os símbolos da parte de baixo da Lousa. Diferente de Taghira agora você terá que preencher apenas três símbolos do lado direito da Lousa e um do lado esquerdo. Você verá também a função borracha um pouco acima do lado esquerdo. Esta função foi explicada nas instruções para a Era Taghira. Deixe a Lousa de Pedra sobre o Pedestal Bahro.
O segredo e mover as alavancas de tal forma, que a escotilha de vidro circular fique o mais iluminada possível. Quando ela estiver brilhando no máximo o sistema elétrico deste local será ativado e você poderá manipular os mecanismos que estão no patamar superior. Aproxime-se do mecanismo e faça o seguinte:
- Esquerda-vertical até o meio da pequena esfera.
- Direita-horizontal até o máximo a direita da pequena esfera.
Adendo: você deve lembrar do Plano de Coordenadas Cartesianas, bem isso não é um bicho de sete cabeças, estou usando esta analogia apenas para identificar os quadrantes, os quais você deverá inserir as coordenadas. Você verá em cada painel um visor mostrando um quadrante e eles estarão em certa ordem. Note que a ordem dos mecanismos não segue necessariamente a ordem das coordenadas conhecidas quando usamos a escadaria como ponto de referência para o plano de visão. O segundo e primeiro quadrantes estarão sempre na parte superior do gráfico, respectivamente do lado direito e esquerdo. E o terceiro e quarto quadrante estarão sempre na parte inferior do gráfico, respectivamente do lado direito e esquerdo. Quando vemos o gráfico da esquerda para direita de cima para baixo, a segunda e a primeira coordenadas deveriam estar na parte de cima e não a direita. Mas se você usar como ponto de referência o lado esquerdo da plataforma circular, poderá sim ver um Sistema Cartesiano. Veja o quadro das coordenadas segundo os painéis D'ni abaixo:
Você verá duas alavancas a esquerda. Uma do lado esquerdo do visor do quadrante em sentido vertical. Ela seleciona a primeira coordenada. E uma acima do visor do quadrante, que se move de forma horizontal. Esta seleciona o número da segunda coordenada. Do lado direito você verá o visor danificado, note que há três apêndices com esferas douradas acima do visor. Estes são os controles das lentes, a capacidade das lentes diminuí da esquerda para a direita. Então o apêndice mais a direita é a lente com maior capacidade de aproximação.
Note no centro do painel o botão verde piscando. Clique sobre ele, neste momento você ouvirá o som de metal sendo arrastado. São as roldanas trabalhando acima e ao longe da construção, isso movimenta também o respectivo telescópio. Agora saia da Câmara Vermelha e olhe ao longe a paisagem. Você verá que todos os telescópios estão funcionando, pois há luzes vermelhas piscando e luzes amarelas próximo a algumas construções sobre os platôs.
Dobre a direita e rume em direção a escadaria, ao chegar próximo ao caminho que estava obstruído você notará que os cabos de aço foram erguidos. Siga em frente e rume para a escadaria de metal continue o caminho até chegar a uma área aberta. O cume deste platô. Você verá ao final da escada a sua esquerda uma espécie de telescópio menor. Ele também lembra uma arma de raio e possui luzes vermelhas piscantes. Antes de usar este mecanismo conheça o cenário. Rume para o calçamento cintilante e fique de frente para este amplo lugar. Veja a sua esquerda uma construção que lembra o domo de um observatório. Ao aproximar-se você verá que a porta está aberta. Entre e veja um dispositivo intrigante cheio de luzes, pelo menos é o que parece, abaixo dele há uma espécie de funil de metal. Siga para a parte de trás deste mecanismo até encontrar um mapa peculiar que está esculpido na parede de concreto.
Este é o mapa desta Era. O círculo azul central é onde você está agora. Há uma linha verde ligando este lugar a outro círculo azul. Isso indica que há um transporte entre estes dois platôs. Eles possuem os mais importantes telescópios desta Era. Há também vários círculos vermelhos espalhados ao redor, são os platôs que possuem apenas telescópios e não uma base de chegada ou saída. Note que eles estão assinalados com o símbolo que determina o quadrante do céu que eles foram projetados para vasculhar. O círculo azul menor acima a direita é um platô que possuí apenas um telescópio pequeno e também um Pedestal de Pedra Bahro. Você precisará ver este lugar para capturar o primeiro símbolo desta Era. O problema é que agora se você olhar com o telescópio próximo a escadaria para este platô não conseguirá ver nada, pois há uma enorme roldana atrapalhando a sua visão. Você precisará fazer a roldana se mover para poder visualizar o pedestal.
Rume em direção a porta, mas não saia deste domo. Clique no botão verde claro que está no centro da porta. A mesma irá fechar. Em seguida veja o outro botão na parede. Clique nele e uma escadaria secreta irá abrir junto a parede onde você visualizou o mapa há instantes atrás. Desça a escadaria, você irá chegar a um salão com várias passadiças de metal e escadarias. Esta é a parte de cima da Câmara Vermelha. Olhe para a sua esquerda na parede e veja outro botão verde. Ele fecha a escadaria de pedra, contudo deixe a mesma aberta.
Desça a escadaria de metal, até chegar a uma plataforma de metal do lado de fora. Você verá a paisagem ao longe. Olhe para a sua direita e veja um dispositivo com uma alavanca e uma manopla. Fique de frente para o dispositivo. A manivela superior deve estar virada para a direita, em direção ao domo do observatório. Em seguida mova a manopla central para baixo somente uma vez. Isso é muito importante. Isso garantirá a visão do Primeiro Símbolo desta Era.
Saia desta plataforma e volte para a ampla área superior. Depois rume em direção ao telescópio menor próximo a escadaria. De a volta pelo mesmo e aproxime-se dele, encoste o seu cursor mão próximo a lente verde clara para poder operá-lo. Ele possui um mecanismo parecido com os dos painéis da Câmara Vermelha.
- Alavanca esquerda.
- Ação: vertical.
- Movimento para cima e para baixo.
- Alavanca direita acima.
- Ação: zoom.
- Para cima afastamento. Para baixo aproximação.
- Alavanca direita abaixo.
- Ação: horizontal.
- Para cima move à direita. Para baixo move à esquerda.
Mova a lente para a direita até encontrar ao longe um platô com um umbral de pedra semelhante a qual você encontrou ao chegar na plataforma de metal externa. Você verá um veículo semelhante a uma gôndola ou um teleférico aberto. Agora mova a lente para baixo um pouco até ver os símbolos correspondentes aos números D'ni deste platô. Você verá os números TREZE e VINTE E QUATRO ao lado do símbolo que significa o Primeiro Quadrante do céu. Anote estes números.
Saia do mecanismo e rume novamente para o domo do observatório. Desça a escada de pedra, depois a de metal até chegar novamente a plataforma de metal externa e a engrenagem, que controla o teleférico. Bem, você moveu a engrenagem para poder ver o Primeiro Pedestal, mas isso deixou o teleférico longe da plataforma de metal do outro observatório, agora você deverá por a alavanca superior para o lado esquerdo, isso deixará o teleférico na posição certa quando você tiver que abordá-lo do outro lado da linha.
Agora você já poderá rumar para o Pedestal de Pedra distante e poderá marcar o Primeiro Símbolo em sua Lousa de Pedra. Saia da Câmara Vermelha e dobre a direita em direção a Bolha de Ligação. Rume para o Pedestal de Pedra e pegue a Lousa de Pedra. Desenhe o símbolo que você viu e deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha e vá em direção a escadaria de pedra. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto ela levará a sua Lousa para o Primeiro Pedestal da Era. Volte para a Bolha de Ligação, você verá o símbolo impresso na parte inferior do local onde fica a Lousa de Pedra. Pronto agora toque no símbolo e você será transportado. Se o desenho não estiver correto, a Criatura Bahro deixará a Lousa de Pedra sobre o Pedestal de Pedra a sua frente para você tentar desenhar novamente.
Manipulação do Telescópio
- Alavanca esquerda.
- Ação: vertical.
- Movimento para cima e para baixo.
- Alavanca direita acima.
- Ação: zoom.
- Para cima afastamento. Para baixo aproximação.
- Alavanca direita abaixo.
- Ação: horizontal.
- Para cima move à direita. Para baixo move à esquerda.
Agora sim... Mova a lente para a esquerda até visualizar um pequeno círculo de metal que está no centro dos dois grandes telescópios a sua frente. Vez por outra ele é iluminado pela intensa luz vermelha. Os dois foram movidos de tal forma que é possível ver através de ambos o Segundo Pedestal de Pedra Bahro, do outro lado deste grande precipício.
Agora rume para o Pedestal e pegue a Lousa de Pedra. Clique com o seu ícone no centro dela para a mesma ficar a sua frente. Use o símbolo da borracha na esquerda superior para apagar o atual símbolo e desenho o símbolo que você acabou de encontrar. Em seguida deixe a Lousa de Pedra no chão e rume em direção ao telescópio menor. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto irá levar a Lousa para o Segundo Pedestal. Se o desenho estiver errado ela levará a Lousa para a Bolha de Ligação inicial. Em seguida rume para o Primeiro Pedestal de Pedra e toque no símbolo do diamante invertido para voltar a Bolha de Ligação inicial. Ao chegar se o seu desenho estava certo, você poderá ver o Segundo Símbolo impresso no Pedestal de Pedra. Em seguida toque no novo símbolo e siga para o platô distante.
Siga para a direita até ver a parte de cima do teleférico, ele deverá estar encostado na plataforma de pedra onde você está agora. Tenha certeza de não estar carregando a Lousa de Pedra. Suba nele e encontre uma escada de metal no centro do teleférico. Desça pela mesma e rume para o umbral oval de pedra. Você irá entrar na parte intermediária do observatório. Você verá algumas passadiças de metal e bem ao centro um pilar de concreto largo.
De a volta no mesmo você notará que a escadaria que levava até a parte inferior do observatório está danificada. Olhe para a parede do fundo da construção atrás do grande pilar e veja um mecanismo de força, semelhante aquele que você viu na Câmara Vermelha. Agora de frente para a escotilha de vidro verde, mova as alavancas da direta e da esquerda de tal forma que a iluminação seja atingida no seu máximo.
- Esquerda-vertical para cima quase no limite total.
- Direita-horizontal até o centro da pequena esfera.
Agora você já acionou a força neste observatório. Olhe para a direita e suba a escadaria de metal até a parte superior do domo. Passe por uma passadiça iluminada com uma luz amarela e chegue até o inicio da escadaria de pedra, ela estará fechada. Clique no botão verde a sua direita e a escada será acionada. Suba pela mesma. Você verá novamente um mapa semelhante ao visto no primeiro domo de observação. Adiante próximo a porta você verá um símbolo curioso. Anote o mesmo em um pedaço de papel. Este é o símbolo que desencadeará um fenômeno natural comandando pelas Criaturas Bahro.
Em seguida abra a porta clicando no botão verde claro no centro da porta. Saia para a área externa do domo e pegue a Lousa de Pedra. Se você ir para o teleférico agora não conseguirá descer o mesmo, pois a Lousa não deixará você seguir devido o seu peso. Então volte para o domo e desça pelas escadas internas, até chegar no teleférico. Entre no mesmo e fique de frente para o umbral de pedra e também para a alavanca, puxe a mesma na sua direção, ou seja, na direção externa. O veículo irá mover-se. Depois de algum tempo ele irá parar em uma área intermediária.
Rume para a parte da frente do teleférico, ou seja, na direção da Câmara Vermelha, agora gire 180º graus e fique de frente para a plataforma que você acabou de deixar ao longe. Olhe para a direita e veja os símbolos gravados em uma placa de concreto que está próximo a uma luminária amarela. Você verá o grande planeta azul com o seu anel, porém o anel está quase na vertical, diferente da posição atual do planeta no céu. Verá também o símbolo para o Terceiro Quadrante e dois número D'ni, QUATRO e CINCO. Estas são as coordenadas para o último mecanismo da Câmara Vermelha.
Rume novamente para a alavanca e puxe ela em sua direção para seguir viagem até a plataforma do observatório da Câmara vermelha. Entre e suba a escadaria, siga para o dispositivo do Terceiro Quadrante. Ele está do lado esquerdo mais distante da escadaria. Insira os números QUATRO e CINCO, utilizando as alavancas esquerda-vertical e superior-horizontal do visor do quadrante. Então aperte o botão verde que está piscando.
Se você entrar na Câmara Vermelha agora, poderá ver o relógio do mecanismo completamente louco, girando de um lado para o outro e movendo seus ponteiros para cima e para baixo sem parar. Você deverá fazer este procedimento duas vezes para que o anel do planeta fique exatamente igual ao do símbolo desenhado na área intermediária.
Aproxime-se do painel do dispositivo do Terceiro Quadrante, você verá o planeta azul com o anel completamente na vertical. Aperte o apêndice seguinte e você verá grande parte do anel. Aperte o último apêndice o que está mais a direita, ele irá aproximar a imagem ao máximo, então você verá o símbolo do Terceiro Pedestal, o último símbolo para esta Era. O Pedestal que está no interior da Bolha de Ligação final. Incrível o observatório geral deve estar situado em alguma parte no centro dos anéis daquele gigante azul no horizonte. Uma pequena esfera viajando dentro dos anéis do planeta... Um círculo pequeno no interior de um círculo maior que possui um pequeno círculo na esquerda superior. Como a órbita de uma pequena lua em torno de um planeta.
Rume para a Bolha de Ligação inicial e pegue a Lousa de Pedra, em seguida desenhe o símbolo e deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha de Ligação e rume em direção a escadaria de pedra. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto ela levará a Lousa para a Bolha de Ligação final. Entre na Bolha e veja o terceiro e último símbolo desta Era, impresso ao lado dos demais. Em seguida toque no símbolo. Você será levado ou levada ao encontro de Esher.
Após as palavras de Esher, rume para a escadaria de metal as sua costa. Desça pela mesma até chegar ao patamar inferior desta câmara. Você verá o símbolo na Lousa de Pedra. Contorne a Bolha de Ligação e entre na mesma. Toque na Lousa com o Terceiro Símbolo e esta ação fará o segundo grampo de pedra soltar da Tábua Dourada. Pronto... Agora aprecie a paisagem. Se desejar rume para o patamar superior e depois suba mais um lance de escadas para chegar ao topo do observatório. Você verá as mais belas paisagens desta Era.
Em seguida volte para a parte inferior e para o Pedestal de Pedra, toque no símbolo para a Bolha de Ligação inicial. Em seguida rume de volta para Direbo e prepare-se para sua próxima jornada...
- Manual MYST V End of Ages - Introdução.
- Manual MYST V End of Ages - Personagens.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer na Grande Caverna.
- Manual MYST V End of Ages - Vulcão no Deserto.
- Manual MYST V End of Ages - Grande Eixo e Direbo.
- Manual MYST V End of Ages - Era Taghira.
- Manual MYST V End of Ages - Era Todelmer.
- Manual MYST V End of Ages - Era Noloben.
- Manual MYST V End of Ages - Era Laki'ahn.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer e adiante.
Visite também: