Entrada para a arena em Laki'ahn |
- Paradisíaca e Sangrenta Laki'ahn.
- A grande arena do sacrifício Bahro.
- O ultimato de Esher.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após conhecer o cenário, rume para a frente do Prédio dos Mercadores e suba a escadaria, aproxime-se da janela a sua esquerda e veja em cima de uma das mesas um papel com cinco símbolos geométricos pintados em vermelho. Anote estes símbolos na ordem que eles estão. Da esquerda para a direita você verá:
Siga em frente. Ao aproximar-se do forte você verá que na verdade o muro é feito de vários galhos secos de árvores ou bambus. Ignore este lugar e siga para as rochas, você deverá passar por duas delas, as maiores que estão cobertas de musgo verde, entre elas você verá uma entrada. Isso evitará que você dê uma volta muito grande para chegar ao seu destino.
Olhe para a sua direita e veja em uma rocha grande o símbolo do fenômeno natural que será desencadeado pelas Criaturas Bahro nesta Era. Este é o símbolo para chamar o vento. São três linhas horizontais em forma de ondas. Anote este símbolo em um pedaço de papel. Próximo a ele você verá uma criatura intrigante. Uma espécie de ave que tem dentes horripilantes e um aspecto grotesco. Mas não se preocupe com este animalzinho ele não te fará mal. Ele somente emite um som estranho, que lembra alguém em agonia. Fora isso tudo bem.
Volte pelo mesmo caminho, agora olhado com cuidado para a sua direita, você verá uma parte do muro de concreto quebrado, passe por este muro quebrado e você chegará a uma grande área externa. Rume para a direita até ver um grande mecanismo com cordas e paletas. Uma espécie de moinho de vento. Através dele você moverá as grades da cela central da construção e terá acesso a Arena e ao Primeiro Pedestal desta Era. Preste atenção nesta parte, pois se você não conseguir desencadear todos os comandos de uma vez somente terá que usar este mecanismo duas vezes.
Aproxime-se do moinho e primeiramente conheça todo o mecanismo. Rume para a parte de trás do moinho e suba na rampa de metal, em seguida veja os comandos. Olhe da esquerda para direita:
- Alavanca Grande - Libera as paletas do moinho.
- Alavanca Pequena a Esquerda - Move a cela para cima / baixo.
- Botão Esquerdo - Abre a cela.
- Botão Direito - Inoperante.
- Alavanca Pequena a Direita - Gira a cela no próprio eixo.
Agora que você conhece o mecanismo você deverá convocar uma Criatura Bahro para que ela traga a ventania, somente assim o moinho irá funcionar. Faça o desenho das três ondas e coloque a Lousa em frente ao moinho, isso dará uma boa distância para a Criatura aparecer, se você ficar atrás do moinho. Se o desenho estiver certo logo uma Criatura irá aparecer e o vento começará, se o desenho estiver errado pegue a Lousa rapidamente, se não ela levará a mesma para a Bolha de Ligação inicial e você terá que voltar ao Jardim dos Mercadores. Se o vento começar, não se preocupe com a Lousa. Mesmo tendo que ir a Bolha Inicial parte de sua missão estará cumprida. Se tudo deu certo, mova as alavancas da seguinte forma. Note que há duas alternativas para a ação de puxar a alavanca da direita.
- Alavanca Grande.
- Puxe uma vez para liberar o moinho.
- Alavanca Pequena a Esquerda.
- Puxe uma vez.
- Botão Esquerdo.
- Aperte uma vez para abrir a cela.
- Alavanca Pequena a Direita.
- Puxe 3 vezes. Precisará pedir mais vento.
- Ou Alavanca Pequena a Direita.
- Puxe 6 vezes. Não precisará pedir mais vento.
Se você optou por não pedir mais vento agora,como eu fiz, aguarde o vento terminar e siga para a estrutura de ferro. Passe pela mureta quebrada e dobre a esquerda. Entre no grande salão de grades de ferro e siga até a cela circular central. Você verá que ela estará aberta para o seu lado direito e fechada para o seu lado, contudo você poderá ver claramente o Primeiro Símbolo no Primeiro Pedestal desta Era. Você verá dois triângulos, um de costa para o outro. Este símbolo significa os portões desta estrutura de ferro.
Entre na Bolha de Ligação e veja impresso no Pedestal de Pedra o Primeiro Símbolo. Toque neste símbolo e você será transportado para dentro da cela circular.
Peque a Lousa de Pedra de cima do Pedestal e rume para frente em direção a Arena, a trilha sonora é linda. Siga em frente até ver a Arena. No centro da arquibancada de concreto você verá uma coluna de madeira e acima dela o Segundo Pedestal desta Era. Siga nesta direção e suba a rampa de concreto. Depois vire a direita e veja um mecanismo com quatro botões de concreto em forma de círculos. Cada botão é esculpido com uma quantidade determinada de círculos. Ao lado destes há uma espécie de painel de ferro. Suba em cima de uma bandeja que está ligada a este mecanismo e você verá que duas pedras vermelhas, ou cristais irão ficar nos dois nichos do meio e mais um irá aparecer no penúltimo nicho abaixo. Esta é uma balança. Você usará ela para poder calcular o seu peso e subir em cima da coluna de madeira e ter acesso a parte de cima da arquibancada. Contudo você terá que usar este mecanismo de forma que ele comporte o seu peso e o peso do Pedestal de Pedra.
Os botões com menos círculos incrementam um menor contrapeso ao sistema e os botões com mais círculos desenhados incrementam um maior contrapeso ao sistema. Os contrapesos do sistema irão suportar o seu peso e do Pedestal. Nesta parte do jogo, eu cansei de fazer cálculos e usei o método do acerto e erro. Foi bem mais fácil.
Antes de começar este quebra-cabeças, feche todas as tampinhas amarelas apertando em cada botão de concreto correspondente, após todas estarem fechadas, aperte no botão amarelo central. Isso fará o pilar de madeira descer e você poderá ver o símbolo do Segundo Pedestal.
- Primeiro Botão o com quatro círculos esculpidos.
- Apertar uma vez.
- Segundo Botão o com três círculos esculpidos.
- Apertar duas vezes.
- Terceiro Botão o com dois círculos esculpidos.
- Apertar duas vezes.
- Quarto Botão o com um círculo esculpido.
- Apertar uma vez.
Em seguida rume para o botão amarelo central e aperte o mesmo. Não tente subir na plataforma do pilar de madeira, pois você não conseguirá. Bem, você verá que o pilar estará acima da platibanda de concreto que dá acesso a arquibancada superior. Não se preocupe, quando você chegar em cima do pilar de madeira, ele irá descer até o nível certo.
Vire a direita e entre em uma sala relativamente iluminada, você verá pinturas dos guerreiros e das batalhas. Em cima de uma das mesas você verá um papel com quatro cores rabiscadas. Novamente o papel estará de ponta cabeça. Você usará este código em breve. Anote as cores e a ordem delas de forma inversa, ou seja:
Em seguida rume para a porta principal e abra a mesma. Você deverá pegar a Lousa de Pedra dentro da Bolha de Ligação. Depois entre no Prédio dos Mercadores e saia pela porta dos fundos, indo em direção a arquibancada da Arena, mantenha uma linha reta. Desça pela arquibancada inferior, você verá uma parte da mureta de concreto quebrada a sua frente, rume nesta direção, em seguida desça para o centro da Arena alagada. Olhando para a Arena e de costas para a arquibancada dobre a esquerda e siga para o portão de ferro que você abriu através das guaritas.
Você chegará a um corredor subterrâneo. Dobre a esquerda uma vez e a na primeira abertura a esquerda uma vez, até encontrar uma plataforma circular no chão. Ela é um pilar de concreto que funciona como elevador. Mas para isso você precisará de uma ajuda. Entre no corredor a sua frente. Você verá do lado esquerdo um tambor de ferro vermelho. Quando ele está levantado ele libera o acionamento do elevador.
No final do corredor você verá uma bandeja vermelha, quando o tambor está para cima e alguém fica nesta bandeja vermelha, o elevador sobe até o nível superior. Contudo é necessário que alguém fique tempo suficiente para você poder subir até o nível superior.
Deixe o tambor vermelho do corredor para baixo como ele está agora. Siga para a bandeja de metal vermelha carregando a Lousa de Pedra. Em seguida leve seu mouse até a parte superior da tela e clique no Diário de Yeesha, escolha o SÉTIMO, abra o mesmo até ver um desenho semelhante a Lousa de Pedra que você está carregando. E copie este desenho para a Lousa a sua frente. Ele consiste em um círculo a esquerda de um homenzinho meio curvado a direita. Este símbolo irá manter a Criatura Bahro tempo suficiente sobre a bandeja vermelha. Neste caso NÃO adiantará usar o Símbolo da Serpente.
AGORA SALVE O SEU JOGO. Em seguida deixe a Lousa de Pedra sobre a bandeja vermelha e siga até o tambor vermelho. Fique de frente para ele e com seu mouse coloque o mesmo para cima. Depois siga para o assoalho do elevador circular e aguarde. Quando você subir seja rápido e tente seguir para o corredor que possui um botão vermelho iluminado no final do corredor. Se não conseguir ir para este determinado corredor, após o elevador descer rume com cuidado em direção a lusinha vermelha.
Lembre-se da combinação de cores. Vermelho - Vermelho - Verde - Azul. As três primeiras cores estão nas esquinas ou quinas dos corredores e a última cor estará em uma parede. Rume para o corredor que mostra um botão iluminado VERMELHO em uma das esquinas dos corredores. Aperte o mesmo. Em seguida dobre a DIREITA e aperte o outro botão VERMELHO, dobre a DIREITA novamente e aperte o botão VERDE e depois vire a ESQUERDA deste botão e aperte o botão AZUL na PAREDE.
Em seguida veja a sua esquerda o Terceiro Pedestal desta Era com o Terceiro Símbolo. Ele tem forma de Y e suas hastes superiores estão cortadas por um L. Isso me lembrou os chifres de um veado ou de um alce.
Você não estará mais com a Lousa de Pedra então faça o seguinte: rume para o pedestal e copie o Terceiro Símbolo em um pedaço de papel. Em seguida clique no símbolo da cúpula baixa para voltar a Bolha de Ligação inicial. Ao chegar pegue a Lousa e desenhe o Terceiro Símbolo. Deixe a Lousa no chão e saia da Bolha de Ligação. Uma Criatura Bahro irá aparecer e se o desenho estiver correto ela levará a Lousa com ela. Em seguida aproxime-se do Pedestal e veja o Terceiro Símbolo impresso no mesmo. Pronto, agora basta tocar no novo símbolo e você irá voltar para frente do Terceiro Pedestal, do outro lado da ilha.
Ao longe você verá uma rocha tombada sobre outras duas grandes rochas, formando uma espécie de umbral. De frente para este umbral dobre a esquerda novamente e de a volta por uma grande rocha, você verá uma construção rudimentar, uma espécie de posto de observação. Ao lado deste posto você verá sete pedras penduradas. Dê a volta para a parte de trás desta construção passando por baixo do posto de observação, você verá na direção do horizonte uma pequena ilha. Será naquele lugar que você encontrará a Bolha de Ligação final. Dobre a direita e encontre uma espécie de porta de madeira em frente a uma grande rocha. Bem, você deverá mover as pedras do outro lado para erguer esta porta de madeira.
- Pedra UM - Deixe-a no chão.
- Pedra DOIS - Deixe-a erguida.
- Pedra TRÊS - Deixe-a no chão.
- Pedra QUATRO - Deixe-a no chão.
- Pedra CINCO - Deixe-a erguida.
- Pedra SEIS - Deixe-a erguida.
- Pedra SETE - Deixe-a erguida.
Agora passe por baixo do posto de observação e siga até a porta de madeira. Você verá que a mesma está levantada. Entre no buraco na rocha. Achei isso muito engenhoso. E você chegará na parte de cima do posto de observação. Olhe através da janelinha semi-circular e veja a ilha ao longe. Em seguida você verá uma bandeira. Há algo desenhado nela, mas é impossível ver já que ela está emaranhada. Você precisará de vento para desfraldá-la. Volte para o Terceiro Pedestal de Pedra e pegue a Lousa de Pedra. Leve a Lousa com você. Suba novamente no posto de observação. Ao chegar vá para o ponto mais distante da janelinha, do lado direito na direção da vegetação. Clique no símbolo da esquerda inferior para desenhar novamente o símbolo do vento na Lousa. Depois deixe a Lousa sobre o assoalho de madeira e siga para a janelinha. Isso dará espaço suficiente para a Criatura Bahro aparecer e chamar a ventania. Assim que o vento começar, anote o símbolo da bandeira em um pedaço de papel. Este é o Quarto Símbolo da Era.
Saia da Bolha de Ligação e aguarde a Criatura Bahro aparecer. Se o desenho estiver correto ela levará a Lousa com ela. Em seguida aproxime-se do Pedestal e veja o Quarto Símbolo impresso na mesma. Toque no símbolo e você será transportado ou transportada para a pequena e distante ilha. Esher estará esperando por você.
- Manual MYST V End of Ages - Introdução.
- Manual MYST V End of Ages - Personagens.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer na Grande Caverna.
- Manual MYST V End of Ages - Vulcão no Deserto.
- Manual MYST V End of Ages - Grande Eixo e Direbo.
- Manual MYST V End of Ages - Era Taghira.
- Manual MYST V End of Ages - Era Todelmer.
- Manual MYST V End of Ages - Era Noloben.
- Manual MYST V End of Ages - Era Laki'ahn.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer e adiante.