3 de maio de 2018

Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer

Bolha de Ligação em K'veer.

  • Voltando a Ilha Prisão.
  • Yeesha faz um pedido importante.
  • A Tábua Dourada.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Você irá iniciar o jogo ouvindo uma mensagem de angústia. A voz de Atrus está envelhecida pelo tempo, contudo é impossível não reconhecê-la. Preste atenção nas palavras de Atrus, pois neste texto ele falará de fatos ocorridos no passado de sua família. Você notará que ele transmite muita incerteza e também sente-se culpado por transferir seu fardo para Yeesha. Note que ao final da mensagem tudo leva a crer que Atrus morreu e colocou um ponto final a sua espera por ver a Civilização D'ni renascida ou salva de sua maldição. Diga-se de passagem uma maldição causada pelos próprios D'ni.





 Minha viagem chegou ao fim. E quantos eu fiz sofrer... 
Perdi meus filhos, meu pai, minha avó e minha esposa. Ah... 
Minha querida Catherine, minha esposa. 
E agora temo que minha única filha tenha ido também. 
E tudo por que? Para manter a esperança que tudo seria restabelecido. 
Quando conheci a caverna esperava que a vida volta-se ao normal. 
Agora tudo que fiz para escrever um final certo se perdeu. 
Agora espero apenas pelas tempestades de areia em Tomahna. 
Esperando a queda de um único grão de areia para meu tempo acabar.
O futuro dos D'ni é como um relógio de areia 
com um último grão a ponto de cair. 
Eu estremeço com a possibilidade do relógio recomeçar. 
Trazendo uma nova esperança de uma nova Era. 
Mas quando finalmente tudo parece acabar... 
Ele se despedaça e fica inerte. 
E eu passei esta maldita carga a minha querida filha Yeesha. 
Ela pode ter compreendido e aceitado. 
Mas este peso pode ter definitivamente a afastado para sempre.
Creio que já passou muito tempo e se Yeesha falhou... 
Será que alguém poderá entender e aceitar este fardo? 
Estou velho e cansado e uma vez mais me sinto inútil. 
Colocarei um ponto final a esta maldita espera... 
E partirei para um lugar melhor...


Após a entrada você verá uma mensagem na tela. É um alerta sobre o modo em que o jogo está configurado. A partir deste patamar você poderá escolher o modo de jogar mais confortável para você, e também poderá optar por inserir legendas na tela. Para isso, basta apenas clicar na chave inglesa que aparece a direita acima da tela.


Você será levado ou levada para K'veer. Aqueles que acompanharam toda a série ou parte dela, certamente irão reconhecer este lugar. Este salão foi usado por Atrus como seu escritório provisório. Foi neste salão que você encontrou Atrus pela primeira vez, quando seus filhos Sirrus e Achenar o aprisionaram - MYST. Também foi neste lugar que você  ajudou Atrus a salvar Riven. Também foi para este lugar que você voltou ao final de The Path of The Shell. Naquela ocasião, porém o lugar estava mais depauperado com mais pedras caídas pelo chão e sem nenhuma porta destrancada para possibilitar a saída. Agora K'veer está um pouquinho mais acessível. Você verá várias criaturas Bahro após clicar na mensagem. Elas ficarão assustadas com a sua presença e irão desaparecer. 

Adendo: Segundo os livros que acompanham a série, K'veer está situada ao sul da Grande Caverna. Antes de ser usada como prisão particular da família de Atrus era na verdade uma ilha privada, onde estava construída a mansão de Lorde Rakeri - Mestre da Guilda dos Pedreiros e Engenheiros e pai de Veovis. Veovis era muito encantador e dado a política. Ele estudou na infância com Aitrus e depois parece que tentou tornar-se seu amigo. Porém Veovis foi influenciado por um Filósofo da classe baixa D'ni chamado A'Gaeris. Juntos eles traíram Aitrus e Ti'ana. No final Veovis morre traído por A'Gaeris e Aitrus morre em K'veer ao tentar salvar Ti'ana e Gehn. De certa forma esta ilha é amaldiçoada. Neste período a Guerra Civil já estava no seu final e um ataque com armas biológicas concretizou o plano nefasto de A'Gaeris.


Você notará que de tempos em tempos haverá um leve tremor na construção. Parece que em breve tudo entrará em colapso. Olhe para a sua esquerda e siga até a mesa com o tapete em cima. Chegue mais perto e veja o Livro de Ligação para MYST. Infelizmente ele estará muito bem trancado e será impossível usá-lo neste patamar do jogo. Em seguida você poderá conhecer o cenário. Mas não há muito para ver neste salão. Note que há sete portas em sete direções diferentes. Contudo apenas uma poderá ser aberta. 

Estando de costa para a mesa e de frente para o salão, siga para a esquerda novamente e você verá uma das portas de metal lindamente trabalhada. O umbral que está sobre ela possui uma grande rachadura. Aproxime-se e veja a maçaneta. Toque na maçaneta e você irá sair em um corredor decorado com a típica arquitetura D'ni.


A sua direita não há saída. Apenas uma grande rocha interrompendo o caminho. Siga para a sua esquerda e veja a decoração dos umbrais com cristais coloridos, uma bela visão. Você chegará a um setor intermediário, uma espécie de apêndice do corredor. Aproxime-se do que parece ser uma janela em forma ogival e veja ao fundo uma criatura Bahro empoleirada no teto. Através da grande janela gradeada, você terá um relance de Ae'gura ao fundo e do grande lago de luminescência alaranjada da Grande Caverna. Você está no subterrâneo da Terra. 


Continue seguindo pelo corredor e desça um pequeno lance de escadas. Você verá a sua esquerda uma estranha luz azul. Aproxime-se deste artefato e pegue os itens que estão próximos a luz, clicando com o mouse. Imediatamente será adicionado ao seu menu de itens um diário no qual você poderá salvar etapas do jogo ou anotar alguma informação importante e uma câmera de fotografia em forma de esfera azul, com a qual você salvará as etapas do jogo. Leve seu mouse até a parte superior direita da tela e clique na esfera azul para salvar o jogo até esta etapa. Agora você poderá ver a foto no diário e escrever alguma observação se desejar. Futuramente serão adicionados outros itens. Leia mais no final da página dos Personagens


Após pegar seus itens olhe para a direita e veja outro lance de escadas. Se você desejar descer os degraus verá que há outra grande rocha impedindo a passagem. Então sua única rota é seguir para a sua esquerda e entrar em um corredor de pedra que o levará até o salão com as grandes janelas gradeadas.

Passe pelo corredor e você chegará ao grande salão. Há uma estranha esfera multicolorida que parece proteger um pedestal exótico. Esta tecnologia é totalmente Bahro e para usá-la você terá que aprender a se comunicar com as criaturas. Por isso você terá que usar as lousas ou Tábuas de Pedra. Você também notará que há outras criaturas Bahro no recinto. Elas parecem vigiar seus passos, mas é impossível aproximar-se delas, pois as mesmas fogem assim que notam sua aproximação. 


Antes de entrar na esfera note a sua esquerda outra escadaria, ela dá acesso a um balcão no nível superior e por ele você poderá ver melhor a paisagem do lado de fora. Em seguida desça a escadaria e entre na esfera multicolorida que chamarei de Bolha de Ligação, pois ela lembra muito uma bolha de sabão.


Observe a Bolha de Ligação com atenção e note que ela mostra repetidamente várias paisagens. Cada paisagem leva a uma Era a qual você terá que visitar. Ao entrar na Bolha de Ligação você será capaz inclusive de ouvir os sons característicos de cada paisagem. Aproxime-se do pedestal e toque na Tábua central que emite um estranho brilho azul, ela será empurrada para baixo e emitirá um som de encaixe, rapidamente ela mudará de aparência e mostrará uma série de ideogramas incrustados, como códigos para decifrar uma linguagem. Tenha certeza de tê-la tocado da forma certa, para isso ao tirar a sua mão, você verá que ela permanecerá na cor dourada e bem firme entre quatro grampos de pedra. 

Ao sair da Bolha de Ligação você receberá sua primeira mensagem importante. Ouça atentamente a mensagem de Yeesha. Ela estará envelhecida, uma D'ni madura que fala com amargura do seu fardo e de seus erros. Também fará um alerta quanto ao poder que a Tábua emana.



Amigo. A Tábua respondeu o teu chamado. Claro que se busca ao meu pai, o tempo dele já passou. Ele não precisa mais de tua ajuda. O Livro de sua maldita ilha está trancado acumulando pó em sua prisão. Este Livro junto com sua dor e sua responsabilidade foram transferidos para mim. Na hora certa você também os conhecerá. Escuta com atenção e paciência para entender.

A Tábua respondeu a você. Este será o seu fardo. Ao final você deverá escolher com sabedoria. Você não terá uma segunda oportunidade. Muitos já levaram a Tábua e tentaram guardá-la. Seu poder vem das escrituras e atrai aqueles que tentam possuí-la. Comigo foi assim, provei o seu encanto. Contudo agora não posso mais possuí-la. Eles serviram por muito tempo. Sempre servindo. Sempre vigiando.

Agora talvez, você descubra como libertá-los. Primeiro reúna todos os símbolos e a Tábua será liberada. Depois poderás possuí-la. Verás que em cada Era durante a sua viagem encontrará ajuda e também obstáculos. Iniciará esta viagem do lugar que eu iniciei. Onde meu pai Atrus iniciou, onde minha bisavó Ti'ana iniciou. E a concluirá aqui quando a Tábua estiver livre. Quando você voltar a Tábua será sua. Quando a Tábua for sua... NÃO a entregue para mim! O que não necessita compreender será porque não o precisa saber. Pode começar...



Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.