6 de maio de 2018

Manual MYST V End of Ages - Grande Eixo e Direbo

Ponte e ilhas na Era Direbo.

  • Revendo um cenário conhecido e conhecendo mais.
  • Revelando novas trilhas e Bolhas de Ligação.
  • Os avisos de Esher e os Diários de Yeesha.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Antes de começar lembre-se: você poderá iniciar a sua jornada de exploração por qualquer uma das Eras. Você poderá recolher os trechos do Diário de Yeesha na ordem que desejar. Isso não fará diferença ao conteúdo final do diário. Neste manual estou seguindo a ordem de visitação sugerida pelo próprio jogo.

Após descer a escada de madeira e chegar a caverna no subterrâneo da cratera do vulcão inativo, você verá uma criatura Bahro muito pacífica próximo a uma rocha central. Vez por outra ela esfregará as mãos e tocará a face. Isso demonstra que as criaturas também podem ser dóceis. Você verá uma iluminação azul ao seu redor e ao tentar aproximar-se da criatura você notará que esta como todas as outras que estavam escondidas irão fugir de você. Ao olhar para cima, você apenas verá um par de olhos azuis brilhantes o observando. A sua direita há um córrego de água sulfurosa que emergi do subterrâneo. Siga em frente até chegar em uma grande fissura que o levará a um corredor. Você verá uma lâmpada azul sobre um caixote de madeira.




Você perceberá que aqui os tremores regulares também sacodem toda a estrutura. Chegando ao corredor olhe para os dois lados. A sua direita uma das criaturas Bahro irá entrar em uma abertura quase no final do corredor e você verá uma rocha ao fundo, atrás desta rocha há outra criatura Bahro apenas observando suas ações. A sua esquerda você verá uma luz azul cintilante que emana de algo que está escrito na parede e também verá uma grande abertura próxima a escritura. Primeiro siga em frente e aproxime-se da caixa de madeira.


Clique com seu ícone nas páginas que estão próximas a caixa, este é o Primeiro Diário de Yeesha. Estas são as primeiras páginas do Diário de Yeesha, que no total reúne doze trechos. Como eles parecem estar encadernados os chamarei de diários. Note que um quadro será mostrado na tela com doze espaços para serem preenchidos com estes diários. Você poderá ler a tradução no Setor Crônicas - Diário de Yeesha II.


Após adicionar as páginas em seu menu de itens continue a sua jornada seguindo para a sua esquerda. Rume para a parede onde há algo escrito em tinta azul. São dois números D'ni - vinte e quinze. Se desejar anote estes símbolos, pois você poderá precisar deles futuramente. Estes números são os mesmos vistos no mapa feito por Aitrus, quando ele estava mapeando o Grande Eixo. Em seguida entre a esquerda na abertura. Você verá um dos grandes salões que estão ligados ao sistema de ventilação do Grande Eixo. Siga até a parte central do salão e espere alguns segundos. Neste momento você verá novamente Esher.



"Desculpe pelos óculos protetores que eu estava usando antes. Meus olhos não estão acostumados com o sol desta Era. Eu realizei a mesma viagem. Esta mesma missão. E fracassei... Não estou orgulhoso de meu fracasso. Mas creio que tudo que eu aprendi poderá ser útil em sua missão. Sua viagem continuará quando você atravessar aquela porta."



Depois da pequena mensagem de Esher você notará que ele apontou para uma porta estreita de pedra verde no centro de um umbral circular. Esta porta lembra muito um pilar no centro de uma grande roda de pedra. Fique de frente para esta entrada e olhe a sua direita um pequeno pilar de concreto com um mecanismo de madeira em cima, na cor verde. Este mecanismo lembra a ponta de um estilingue. Aproxime-se dele e com sua mão o puxe para a sua direção. O pilar verde no centro da entrada circular irá baixar e você verá um corredor iluminado. Siga por este corredor até chegar a um grande salão.


Uau... Esta é a parte superior do Grande Eixo. Lembro-me de ter ficado com muita vontade de visitar esta estrutura no final de Uru to D'ni. Em torno desta grande abertura central há uma trilha de concreto e outra de rocha e madeira. Infelizmente a trilha de rocha e madeira está danificada, então seu único recurso para descer até o outro patamar é usando o elevador. Mas não se preocupe com isso ainda, pois há várias tarefas para serem realizadas neste patamar. Vire a esquerda é dê uma volta completa pelo corredor lateral até chegar no ponto que você está agora. Se você seguir para a direita terá que ouvir outro discurso de Esher e não poderá apreciar a construção.


Depois de dar uma volta completa no salão atravesse a plataforma com a pequena escadaria onde há uma alavanca de madeira e volte para a entrada do corredor inicial. Neste momento Esher irá aparecer novamente.

Observação: se você já visitou Direbo e der outra volta enquanto ele fala e chegar por trás de Esher ás vezes isso é possível, notará que ele não olhará para você. E nem citará a sua visita a Direbo. Então isso abre uma incógnita e talvez a imagem seja alguma espécie de aparição holográfica. Em último caso pode até ser um defeito do andamento do jogo.



"Re gahro Tehr-wah. A Grande Árvore. Incrível não é verdade? Construído pelas pessoas do subsolo, meu povo. Eu sou D'ni. Foi esta Árvore que permitiu que a bisavó de Yeesha encontrasse a nossa cidade. Não te aborrecerei com os detalhes. Somente te direi o que deves saber. Ela nos matou. E a Grande Cidade D'ni jaz em ruínas e sem vida. Há uma sala no final deste primeiro patamar. Uma sala pequena com um Livro de Ligação para a Era de descanso D'ni. Para os D'ni que passaram por esta senda.O livro te levará para Direbo. Irei para lá para te ajudar..."


Pois bem... Agora é hora de conhecer Direbo. Entre novamente no corredor e volte para o salão do sistema de ventilação. Passe pela porta de pedra aberta e siga diretamente para o corredor inicial. Tenha em mente que você deverá recolher as outras partes perdidas do Diário de Yeesha. Será que Esher chegou a ler o diário? Talvez ele nem tenha notado a existência das folhas pelo recinto. Passe pela caixa de madeira e siga em frente. Olhe para o chão e próximo a um lampião, recolha o Segundo Diário de Yeesha.

Em seguida rume em frente em direção a pequena abertura. Você verá uma criatura Bahro desaparecendo no final do corredor próximo a rocha. Entre no aposento a sua esquerda, este é a Primeira Sala de Descanso.


Você notará muitas coisas intrigantes neste aposento. Para aqueles que não jogaram Uru Ages Beyond Myst, tudo parecerá muito estranho, mas para quem já acompanha o jogo e as expansões relacionadas, notará que este aposento é muito semelhante ao visto no final de Uru to D'ni. Esta é uma área de descanso, utilizada por vários D'ni e exploradores como um ponto de parada durante a jornada para a Grande Caverna. A sua esquerda há um visor D'ni, uma espécie de televisão, onde mensagens podem ser gravadas. Mas antes de ver a mensagem conheça o cenário.


No centro do aposento há um catre com o Terceiro Diário de Yeesha. Pegue o mesmo para inseri-lo a sua coleção. Em seguida olhe em volta. A sua direita há uma criatura Bahro escondida em uma das gretas na parede, que servem como cama. Assim que você tentar aproximar-se ela desaparecerá. Mais adiante há um dispenser, um dispositivo de carregamento de KI. Este dispositivo era utilizado para carregar um pequeno KI móvel que tinha várias funções, como locomoção, abertura de portas e localização dentro da Grande Caverna.


Passe pelo material de construção que está jogado no chão e siga para o pedestal de concreto. Ele é semelhante aos pedestais que estavam espalhados pela Cidade de Ae'gura. Nele há um Livro de Ligação que mostra uma foto de Direbo. Logo abaixo há um desenho com quatro ilhas e quatro pontes. Veja o número um D'ni na ilha abaixo a direita. Antes de continuar sua viagem volte para o visor D'ni para ouvir mais uma mensagem de Yeesha.


"Oh!!!! Como pode ser? Este Império caído foi erguido sobre suas costas. Que hipocrisia, que abuso de poder. Creio que enganaram a si mesmos, criando suas próprias mentiras. Me dói tanto que fico doente. Me reconforta saber que estão mortos. Tudo que eu odeio está em mim..."


Esta mensagem é muito significativa, pois demonstra que os D'ni não eram tão hábeis assim e dependeram de mais alguém para erigir o seu Império de poder. Em seguida rume para  o pedestal e toque na imagem de Direbo. Você será transportado para um belo lugar e ouvirá outra mensagem de Esher.



"Ah... Direbo. Uma Era para o descanso. É um lugar tranqüilo. E uma forma de chegar até a primeira Era. Ali está. Aquele objeto profano e os demais pedestais semelhantes a estes não são D'ni. Esta é a parte funesta desta viagem. Este pedestal te permitirá conectar-se como o Livro que te trouxe até aqui. Mas espere. Lembro-te que são instrumentos perversos das criaturas. As criaturas.Você já deve tê-las visto. Sempre observando. Comunicando-se entre si na escuridão. Repelentes espectros. Elas não são como nós. Lembre. Toque no pedestal. Te levarei a Era de Taghira. Nos encontraremos."


Você está sobre a Primeira Ilha. Direbo é uma Era encantadora apenas usada para descanso. Uma Era de transição para outras Eras. O cenário me lembrou muito a Era Kadish Tolesa, devido os tons de lilás, mas se você prestar bem atenção aos sons do lugar lembrará imediatamente do interior da Ilha Selva de Riven. Após a mensagem de Esher siga em direção a uma das pontes de madeira, tanto faz se da direita ou da esquerda. Aproxime-se do botão azul iluminado e clique no mesmo. Você abrirá a cancela da ponte permitindo a travessia. Não se esqueça de abrir a cancela ou portinhola das duas pontes.


Esher falou sobre a primeira Era a ser visitada Taghira. Posicione-se a frente da Bolha de Ligação, olhe para o chão e veja uma linha esculpida na pedra indicando a entrada. Siga até o pedestal central e apenas o observe.


Não será necessário pegar a Lousa de Pedra ou seguir viagem agora. Veja a esquerda do pedestal o símbolo geométrico referente a Taghira, ele lembra uma casinha com telhado. No centro do pedestal você verá três retângulos em pé ligados por hastes finas a um semicírculo, eles representam árvores de pedra. Este é o símbolo de Direbo. Toda vez que você estiver em alguma Era e desejar voltar a este lugar basta tocar este símbolo. Saia da Bolha de Ligação e rume para o pedestal de concreto a sua frente. Toque na imagem do Livro de Ligação para voltar ao Grande Eixo. Ainda há muito para resolver neste lugar...



Saia da Primeira Sala de Descanso e siga pelo corredor até chegar novamente a grande área ligada ao sistema de ventilação. Atravesse a sala em direção a um corredor próximo do local onde Esher apareceu para você pela primeira vez. Entre e siga até o lampião.

Em seguida toque nas páginas que estão no chão e anexe o Quarto Diário de Yeesha. Olhe para cima, haverá um par de olhos azuis brilhantes observando você. Em seguida saia do corredor e volte para o centro do salão. Passe pela porta circular, atravesse o corredor e volte para o Grande Eixo.


Vire a direita e suba a pequena escadaria e fique de frente para o parapeito. Veja a sua esquerda uma alavanca de madeira semelhante a tantas outras vistas em vários jogos da série. Puxe a mesma na sua direção para chamar o elevador. Você ouvirá um som abafado quando o elevador chegar, o parapeito a sua frente irá ceder e você terá livre acesso ao elevador. Para descer basta puxar a manopla acima da sua cabeça a esquerda. Ouça a trilha sonora e boa viagem...


Após a parada do elevador olhe em direção a sua esquerda e veja a entrada de uma pequena sala. Eu acredito que esta foi a sala visitada no final de Uru to D'ni, onde o explorador teve acesso ao Diário de Richard Watson. Naquela ocasião este lugar estava completamente destruído e não existiam elevadores. Por isso eu acreditava que End of Ages passa-se em um período de tempo anterior as expansões, mas depois de jogar tantas vezes tenho ciência que é um período bem posterior talvez após uma grande restauração.


Saia do elevador e vire a esquerda, você verá que a trilha de rocha e madeira está destruída, agora olhe com atenção para baixo, desta altura já é possível ver o fundo do Grande Eixo. Vire e siga pela direita em direção ao pequeno aposento, que chamarei de Segunda Sala de descanso.


Novamente você verá os itens já listados anteriormente. Um dispenser de carregamento de KI. Um catre central e várias gretas nas paredes do pequeno aposento. Neste aposento não há um visor D'ni. Mas você verá bem a sua frente mais um fragmento dos segredos de Yeesha. Toque nas páginas para adicionar o Quinto Diário de Yeesha. Em seguida rume para o pedestal e olhe o Livro de Ligação. Você verá abaixo da imagem o número dois desenhado na ilha acima a direita. Toque na imagem e volte a Direbo.


Você será levado a Segunda Ilha e desta vez Esher não aparecerá. Entre na Bolha de Ligação e siga para o pedestal central. Observe o símbolo que caracteriza esta Era e veja a paisagem refletida nas paredes da Bolha de Ligação.

Esta Era é Todelmer e o seu símbolo lembra um diamante ou um pentágono. Saia da Bolha de Ligação e rume em direção a qualquer uma das pontes. Toque no botão azul e abra a cancela. Faça o mesmo com a segunda ponte. Ao atravessar a ponte que está mais distante da Bolha de Ligação você verá que já terá acesso a Primeira Ilha que leva a Taghira. Volte a Segunda Ilha e rume para o pedestal que enviará você a Segunda Sala de descanso.

Atenção: se você não visitou Direbo anteriormente através da Primeira Sala de Descanso ao chegar neste patamar, ou seja na Segunda Ilha, Esher irá aparecer para você falando uma mensagem similar a primeira mensagem ouvida. Apenas mudará seu conteúdo quanto a primeira Era a ser visitada, ele dirá então que você deverá visitar Todelmer em primeiro lugar.


Saia da Segunda Sala de descanso e vire a esquerda em direção ao próximo elevador que levará você ao fundo do Grande Eixo. A trilha sonora é misteriosa. Aproxime-se da alavanca a esquerda da plataforma do elevador e pegue o Sexto Diário de Yeesha. Em seguida puxe a alavanca na sua direção e aguarde o elevador.

Após a chegada basta puxar a manopla a esquerda e apreciar a viagem. Saia do elevador e vire a esquerda, desça a pequena escadaria em seguida você encontrará Esher que fará outro discurso. Se você optar seguir pela direita encontrará uma rota sem saída e terá que voltar.



"É uma construção de respeito... A superfície está há três milhas acima de nós. Três milhas!!! - quatro mil oitocentos e vinte e sete metros - Nossas edificações foram apoteóticas e trágicas. Não poderá continuar descendo sem  proporcionar ar fresco aos túneis. Suba a este patamar e acione o dispositivo de ventilação. Sei que poderá descobrir como fazê-lo."



Após ouvir a mensagem de Esher ande para frente e dobre para a direita até o final do balcão com o tapete vermelho. Olhe para o outro lado. Há uma entrada inacessível do nível em que você se encontra, mas há uma maneira de chegar até aquele lugar. Volte para o corredor central e ande para frente até ver uma entrada a esquerda com uma extensa escadaria ornada com o mesmo tapete vermelho. No final dela você verá uma intersecção e uma criatura Bahro. Desça a escadaria e ao mesmo tempo a criatura irá desaparecer. Dobre a direita e desça o segundo lance de escadas até chegar a outra intersecção. Siga em frente.


Você chegará a uma terceira intersecção, onde a luz está piscando. Depois dobre a direita novamente e veja no final da escadaria um estranho mecanismo com um botão azul em cima. Próximo a ele está o Sétimo Diário de Yeesha. Clique no mesmo para incorporá-lo. Este mecanismo será usado para erguer uma plataforma central, que levará você ao nível da abertura inacessível, vista anteriormente. Mas antes você deverá conhecer o cenário.


Passe pelo mecanismo e desça o pequeno lance de escadas da esquerda ou da direita. Isso não fará diferença, depois dobre a direita novamente e siga até o parapeito de um pequeno balcão. Você verá o salão central do Grande Eixo. Estas grandes colunas a sua frente, serão a sustentação para a plataforma central subir até o patamar superior.

Desça o lance de escadas ao seu lado para seguir ao centro do salão. Você verá então um pequeno pilar de concreto com um símbolo esculpido no centro. Esta palavra significa D'ni. Gire 180º graus e olhe em direção ao balcão onde você estava.

Note que na parede entre os dois balcões há um símbolo similar, mas na cor azul, fazendo referência ao mecanismo que você viu no interior da intersecção. Do outro lado do salão você também verá outro símbolo similar na cor amarela. Isso significa que há dois mecanismos similares.


Bem... Agora você terá que acionar os dois mecanismos. Você terá que apertar ambos os botões, o azul e o amarelo e em seguida rumar até o pilar central e acionar o mesmo. Ao acionar os dois botões laterais o botão central ganhará a cor vermelha, o que significa que ele está pronto para ser acionado. Se for necessário use sua barra de espaço para mover-se com mais velocidade. Você terá um tempo pré-determinado para acionar todo o mecanismo.

Siga para um dos balcões onde o símbolo está pintado de amarelo. Depois dobre a direita ou a esquerda, dependendo do balcão escolhido e siga até a intersecção, você verá o mecanismo com o botão amarelo. Clique sobre o botão. Isso fará uma alça de metal passar por cima do botão. Este é o medidor de tempo do mecanismo.

Em seguida saia desta intersecção volte para o balcão, desça e atravesse o salão central em direção ao balcão onde o símbolo está pintado de azul. Suba no balcão e rume para intersecção. Clique sobre o botão azul e saia rapidamente em direção ao balcão, desça a escadaria e rume para o botão central que já estará na cor vermelha. Clique sobre o mesmo e a plataforma onde você se encontra começará a levantar.


Note que ao redor do salão alguns pilares de concreto irão descer, fazendo o papel de contrapesos. Contudo isso também selará as entradas dos balcões logo abaixo. Então a única maneira de voltar ao patamar de baixo será acionando novamente o botão central da plataforma.

Após a parada da plataforma olhe em frente e você terá acesso livre a Terceira Sala de Descanso. Contudo o mais importante neste patamar é acionar o sistema de ventilação. Somente assim você terá livre acesso a outra parte deste misterioso lugar.

Rume para frente e depois dobre a direita, você verá um estranho mecanismo com uma alavanca no centro. Logo abaixo da alavanca você verá o Oitavo Diário de Yeesha. Clique no mesmo para poder incorporá-lo ao seu menu de itens. De frente para a alavanca a empurre para a esquerda. Isso irá acionar os ventiladores. Gire 180º graus e veja pequenas esferas azuis pulando atrás de telas ligadas aos canos de ar.


Vire a direita e rume para a Terceira Sala de Descanso. Ao entrar você verá os mesmos itens contudo agora há um piso visível no chão. Note que nesta sala há um visor D'ni, mas não há um dispenser KI. Antes de seguir viagem para Direbo ouça a próxima mensagem de Yeesha. Aproxime-se do visor D'ni e aperte o botão azul central.



"Em que eu me transformarei? Conseguirei algo mais de mim! Voltarei a ser o que fui um dia! Há alguém superior ou acima de mim? Não me transformei no The Grower - cultivadora - ? Eu sou o The Grower - germinadora ou cultivadora. Mas tudo que eu cultivo é ira. Ouvindo o chamado deles, por vê-los fracassar. Esperando e vigiando. Como posso seguir ao serviço de tais néscios?"


Esta mensagem é muito triste, pois mostra que a certo ponto Yeesha perdeu a esperança e tentou reconstruir algo que já não existia. Algo no seu interior e certamente um momento de grande depressão.


Em seguida rume para o pedestal. Abaixo da imagem de Direbo você verá o número três desenhado na ilha da esquerda a abaixo. Toque na imagem para ir para a Terceira Ilha.

Ao chegar você verá um enxame de vaga-lumes semelhantes aos vistos em Eder Kemo e também verá algumas rochas em volta da ilha. Em seguida dobre a esquerda e entre na Bolha de Ligação. Aproxime-se do pedestal Bahro e veja os símbolos. Olhe a esquerda o desenho de uma redoma. Este é o símbolo para Noloben.

Este desenho significa a grande pedra que está na ilha central daquela Era. Em seguida saia da Bolha de Ligação e abra a portinhola das duas pontes clicando nos respectivos botões azuis. Se desejar atravesse a ponte que está próxima ao pedestal para chegar a Primeira Ilha. Ao final volte para o pedestal da Terceira Ilha toque na imagem e volte para a Terceira Sala de descanso.


Saia da Terceira Sala de Descanso, dobre a direita e rume para o centro da plataforma móvel. Toque no botão central com o símbolo em vermelho para voltar para o patamar inferior. Após a sua chegada os pilares de concreto estarão suspensos liberando novamente a entrada dos balcões.

Agora você precisará ir para a parte de baixo da plataforma, mas para isso você terá que levantá-la novamente. Siga para as duas intersecções, as quais você já conhece e estão em pontos equidistantes do centro do salão e acione os dois botões, um amarelo e o outro azul para armar o mecanismo da plataforma, em seguida volte para o centro da plataforma e acione o botão central em vermelho. Mas antes da plataforma subir, corra com a sua barra de espaço acionada ou com o botão direito do mouse em direção a uma das paredes do recinto saindo assim de cima da plataforma levadiça. Olhe para trás e você verá um fosso onde há grandes engrenagens.


Ande pela beirada desse fosso até encontrar uma escada de metal. Desça pela mesma e rume até o centro da grande engrenagem. Em cima dela você verá o Nono Diário de Yeesha. Não clique no botão central da plataforma a sua frente, isso irá fechar algumas saídas para você. Dobre a direita e veja um corredor com teto baixo que leva a outra sala circular que faz parte do sistema de ventilação do Grande Eixo.

No centro deste aposento há outra alavanca, empurre a mesma para a esquerda. Além de levar ar a esta parte do sistema você irá acionar também uma escada que estará a sua espera no centro do corredor o qual você acaba de passar. Por isso era tão importante acionar o sistema de ventilação próximo a Terceira Sala de Descanso.


Volte para o corredor e encontre a escada de metal que desceu do teto e suba para o patamar superior. Você irá chegar em um corredor. Siga para a esquerda em direção a uma porta fechada. Próximo ao mecanismo de abertura você verá o Décimo Diário de Yeesha. Pegue o mesmo.

Em seguida mova o mecanismo de madeira semelhante a um estilingue para abrir a porta. Você verá que esta porta leva novamente ao centro do Grande Eixo. Mas por hora não será necessário voltar aqui. Entre novamente no corredor e siga para o outro lado até passar pela outra porta que já está aberta.

Você chegará a um segundo salão do sistema de ventilação semelhante ao visto no começo desta etapa. Veja que há duas portas em forma de pilar neste recinto. Rume para a porta da direita e veja que o pilar de concreto está sem o mecanismo de madeira em seu topo. Então será impossível abrir esta porta. Próximo a este pilar você encontrará o Décimo Primeiro Diário de Yeesha. Clique no mesmo.


Gire 180º graus e atravesse o salão do sistema de ventilação. Você entrará na Quarta Sala de Descanso. Este aposento é bem completo. O chão tem calçamento e há um dispenser de KI logo a sua frente. Na parede contrária há  um visor D'ni e a esquerda deste há o pedestal para a Quarta Ilha. Siga em direção as duas gretas na parede que estão próximas ao dispenser, em uma delas você poderá pegar o Décimo Segundo Diário de Yeesha.


Em seguida dobre a esquerda e siga para o visor D'ni, clique no botão azul e ouça mais uma mensagem desesperada de Yeesha.


"Com que eu acabei ficando? Por que me foi legado este pesar? Por acaso eu mereço isso? Por acaso pedi por este fardo? Pedi para perder meus irmãos? Pedi para causar a morte de Calam? Pedi para ver minha mãe morrer? Pedi para ser o instrumento de meu pai? Pedi por tanto poder??? Pedi para ficar tão sozinha??? Pai...Como eu queria que me abraçasse..."


Depois desta mensagem rume para o pedestal e veja o número quatro desenhado na ilha superior da esquerda, abaixo da imagem de Direbo. Toque na imagem e você será levado a Quarta Ilha. Entre na Bolha de Ligação e aproxime-se do pedestal Bahro. Note algo interessante. O símbolo para a Laki'ahn, é muito semelhante ao símbolo de Noloben, ambos são redomas, sendo que esta é menor e mais baixa do que a primeira. Talvez seja porque há algo em comum entre estas duas Eras.


Depois saia da Bolha de Ligação e abra as duas portinholas de ambas as pontes clicando nos respectivos botões azuis. Pronto, agora você terá livre acesso entre as quatro ilhas, sem precisar voltar para o Grande Eixo.





Antes de seguir viagem faça uma pausa para organizar as pistas que você já tem e também ler com cuidado o Diário de Yeesha. Esta leitura será muito importante. Mova seu mouse para a parte superior direita da sua tela para acessar o Diário de Yeesha. Ou leia sua tradução no setor crônicas deste site - Diário de Yeesha - Grande Eixo. Após ler estas informações você estará apto a seguir para a Primeira Era citada por Esher...

 
  

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.