2 de fevereiro de 2018

Manual MYST IV Revelation - Era Tomahna

Porta de acesso a câmara dos Livros. MYST IV Revelation.

  • Conhecendo Tomahna por dentro.
  • Laboratório de Atrus.
  • A jovem Yeesha e seus sonhos.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Há vinte anos você ajudou Atrus a ser solto de sua prisão em K'veer, quando seus dois filhos o traíram e colocaram fogo em grande parte de seus Livros de Ligação na Biblioteca de MYST. Meses depois você ajudou Atrus a salvar Catherine em Riven. Você também aprisionou Gehn, o pai tirano de Atrus em um Livro Prisão.


Dez anos depois você novamente ajudou Atrus, quando perseguiu Saavedro, uma vítima exilada dos filhos traiçoeiros de Atrus, em Exile sua meta era recuperar o precioso Livro Releeshahn e salvar os remanescentes D'ni. 


Agora você volta para Tomahna para ajudar Atrus em uma importante decisão. Mas claro que não é só isso. Você está prestes a embarcar em uma emocionante aventura cheia de perigos e cenários impressionantes.



"Meu amigo. Durante vinte anos eu guardei um segredo... As pessoas ainda comentam sobre meus filhos e as terríveis coisas que eles fizeram. E mesmo assim eu me esforço para permanecer em silêncio. Eu não falei sobre meus filhos até agora e nunca mencionei nada sobre meu sentimento de fúria quando eu queimei os dois Livros de Ligação que os mantinham presos em armadilhas. Algumas pessoas acreditam que eles morreram naquele incêndio. Mas a verdade é que eles não morreram. Você é o único a quem confidencio isto meu amigo. Então eu peço que você venha à Tomahna, pois existem coisas que preciso te contar a respeito de meus filhos..."



Então após este pedido misterioso de Atrus, você ruma para Tomahna sendo recebido por sua filha caçula, Yeesha, a menina pré-adolescente é muito inteligente e completamente alheia aos perigos que a cercam. Yeesha conversa animadamente com você, afinal você é um amigo íntimo ou amiga íntima de Atrus e já deve ter falado com a jovem inúmeras vezes.


Você está em um veículo-gôndola que sobrevoa o cânion de Tomahna em direção ao Laboratório de Atrus. Ouça a música e as cordas dramáticas de um violino ao fundo. No meio do caminho Yeesha pára o veículo e aconselha você a tirar uma foto. Assim você terá a oportunidade de manusear os apetrechos abaixo na sua tela. Clique o lado direito de seu mouse e posicione a mãozinha em cima da máquina fotográfica, agora basta clicar novamente com o lado esquerdo do mouse e tirar uma foto da paisagem. Contudo seja rápido. Yeesha dirá que: '...assim você poderá lembrar-se de nós em qualquer lugar que você esteja...' Se você não tirar a foto, ela dirá que entende, pois acredita que você não quer deixar Atrus esperando.


Momentos depois você chegará em uma doca de metal. Yeesha sairá do veículo e abrirá uma porta circular bem à sua frente. Ela olhará para você e dirá que irá avisar o seu pai sobre a sua chegada. Em seguida ela sumirá dentro do laboratório e a porta irá fechar. Você poderá então sair do veículo e observar a paisagem. Não há muito para ver neste início, mas note a câmera instalada do lado esquerdo superior da porta circular com uma pequena luz verde. 

Atrus já tinha avisado em MYST III Exile, que tinha reforçado a segurança de Tomahna e pretendia instalar câmeras de monitoramento por todo o complexo.

Olhe para a sua esquerda e você verá uma alavanca. Puxe-a para baixo e a porta circular irá abrir. Você terá acesso ao Laboratório de Atrus. Há uma parafernália de equipamentos elétricos e belos armários de cedro. Suba a pequena escada e com mais três cliques você verá Atrus chegando ao seu encontro. O tempo passou para ele e o seu rosto mostra anos de trabalho e preocupação. Ele diz que você pode ter achado meio estranho esta convocação, mas na verdade ele e Catherine chegaram a um impasse. 


Ele faz um relato sobre a traição de seus dois filhos Sirrus e Achenar e revela que os dois não estão mortos, mas que as suas Eras Prisões estão intactas e em pleno uso. Ele diz que se dependesse de Catherine os dois já estariam soltos, mas ele não sabe se estes vinte anos de prisão reformaram os seus filhos e não sabe se ambos merecem ser soltos. Por isso ele chamou você para ter uma opinião objetiva sobre os filhos. Ele diz que fez algumas reformas com o seu velho cristal e ampliou o seu poder em uma câmara refrigerada. Mas ele precisa sintonizar o som e a imagem das Eras que pretende mostrar a você, antes de te levar até os Livros de Ligação. A princípio Atrus pretende levar você até os seus filhos para que você possa ter uma conversa com ambos.

  • Ajustando a Sintonia. 

Ele explica que o mecanismo é simples e só precisa da sua ajuda para ajustar a sintonia. Então você verá uma espécie de rádio que possuí duas telas que funcionam para visualizar a amplitude, a freqüência e a fase das ondas magnéticas. Você só precisa ajustar com cuidado o mecanismo. Infelizmente não há uma fórmula exata para isso, pois tudo dependerá da força que você usar para empurrar as pequenas manivelas nos três diais abaixo das telas. O importante é que você deve afinar a sintonia e Atrus irá ajudá-lo com as minúcias.


  • Botão esquerdo: AMPLITUDE ou VOLUME.
  • Botão central: FREQÜÊNCIA.
  • Botão direito: FASE.
  • Manopla horizontal acima: MUDANÇA DE SINAL.

Lembre-se: ao mover os diais para a esquerda todos os níveis diminuem e para a direita os níveis aumentam. Atrus dirá para você parar quando certo ajuste estiver no nível ideal. O ideal é que vez por outra você mude de sinal, usando a manivela horizontal acima, para poder ajustar melhor a amplitude das ondas. Deslize primeiro a manopla horizontal para a esquerda para chamar as ondas.


Na tela esquerda aparecerão dois sinais em VERDE E VERMELHO, são combinações enviadas por Atrus para ajudar na sintonia fina. Na tela da direita você irá sintonizar a Era indicada pela combinação AMARELA, linha pré-estabelecida com a AZUL que é a combinação do sinal das ondas da esquerda, ou seja as linhas VERDE e VERMELHA. A primeira sintonia será para Haven. Após você conseguir a combinação certa, Atrus mandará o sinal de sintonia para Spire. Toda vez que ele falar: "...try move slider..." você deve mexer a manivela horizontal lentamente para direita ou esquerda. Para então ajustar a sintonia nos diais abaixo.

Assim que você conseguir ajustar ou mesmo se não conseguir ajustar, depois de dez minutos algo fora do comum acontecerá. Faíscas voarão por todos os lados devido uma sobre carga na câmara de refrigeração do cristal. E você verá fumaça saindo do equipamento que Atrus estava manipulando. Ele reclama e diz que os planos mudaram, ele avisa também que parte dos instrumentos fundiu, mas o visor ainda funciona.


Então ele dará a você uma série de ordens. Ele dirá que você deve ir até a hidroelétrica para desligar a chave geral de força. Depois deve ir até o Laboratório de Catherine religar o painel de disjuntores. Depois você ainda terá que voltar no laboratório dele e tentar fazer um contato com a Era Rime, onde Atrus irá tentar buscar peças para consertar a câmara de refrigeração do cristal. Ele pragueja um pouco e diz que as instruções para estabelecer um contato com Rime estão em seu diário. Ele também avisa que você deverá ligar a antena no telhado e ainda por cima diz para você ficar de olho em Yeesha...Nossa!

Atrus sabe mesmo ficar delegando ordens, agora você sentirá vontade de mandar ele para o inferno e dar tchau. Mas a sua curiosidade é maior e você apenas ficará calado e verá Atrus ir embora. Ele irá olhar para você de longe e dirá: Eu  voltarei... E você ficará olhando ele partir.


Agora você deve explorar o cenário. Infelizmente nada funcionará, pois não há energia. A única exceção é a cadeira do telescópio, contudo nada mais irá ser acionado. Olhe em todas as gavetas que você conseguir abrir. E não esqueça de olhar na primeira gaveta depois do sintonizador à sua esquerda onde está o Diário de Atrus. Leia o diário, ele falará da câmara de refrigeração e da Era Rime. Também irá falar sobre sua discussão com Catherine a respeito da libertação dos filhos. Atrus está apreensivo sobre a índole de Sirrus e Achenar após todos estes anos.


Agora você deve religar a energia de Tomahna, para isto você deve explorar as construções e falar com Yeesha. Siga até a grande vidraça que mostra a paisagem e depois vire-se para o laboratório. Você verá à sua frente a porta de um elevador. Veja a sua direita uma manopla, acione a mesma e logo a porta irá abrir. Desça a pequena escada e entre. A porta irá fechar. A sua direita você verá uma pequena manivela, ela aciona a porta. E a sua esquerda você verá uma manopla com detalhes vermelhos e três botões vermelhos. Eles indicam o andar onde o elevador irá parar. No momento os únicos níveis em funcionamento são o do laboratório e da passadiça, onde você irá sair do elevador. Conheça o cenário.


Veja o lago e as belas construções. Vire a esquerda e dê três cliques você irá chegar na Primeira Estufa. Note que é uma construção com dois andares. Você verá uma enorme planta no centro desta estufa que lembra uma bananeira e outras plantas que lembram pequenas laranjas e flores como o jasmim. Também verá um balde de madeira com água e próximo a ele uma escada de metal.

Desça para o nível inferior se desejar. Neste lugar você verá uma espécie de luminária central fixada em uma coluna e também um quadro entalhado com uma árvore genealógica, contudo os nomes estão todos na escrita D'ni. De qualquer forma voltaremos aqui posteriormente, pois precisaremos olhar este quadro entalhado com mais atenção.


Suba pela escada de metal e encontre a próxima saída. Você verá ao longe Yeesha que chamará você para mostrar-te algo. Note o vento nas árvores, os pássaros e os insetos. Tudo é muito real. A sua direita você verá outra construção com vidros este é o Laboratório de Catherine, mas o ignore por enquanto e vá ver o que Yeesha tanto quer te mostrar. Ela mostrará uma espécie de lagartixa que está parada no corrimão, você poderá tocá-la, ao fazer isto ela irá correr. Yeesha dirá para você que não tem problema, que seu medalhão lhe disse que estes animaizinhos gostam de dormir naquela área.


Ela também dirá que ganhou este medalhão de uma amiga chamada Anya que mora na Era Serenia. Ela dirá que aprendeu um monte de coisas por lá e que seu medalhão lhe mostra várias coisas interessantes, contudo seu pai disse que tudo que ocorre em Serenia não é real. Mas ela alerta que os seus irmãos acreditam nela a despeito do que seu pai falou. Então ela afasta-se e parece ficar admirando uma luminescência verde que brota debaixo da Segunda Estufa ou podem ser apenas besouros luminosos, iguais a vaga-lumes. Após conhecer o cenário, você deve seguir para a próxima saída.


Você verá logo à sua frente uma passadiça de madeira secundária, este é o caminho que o levará até a hidroelétrica e ao sistema de força geral. Olhe para sua esquerda e você verá a construção que abriga o quarto de Atrus e Catherine. Siga até a varanda em frente deste aposento, olhe a paisagem. Veja ao longe à sua esquerda o Laboratório de Atrus, é uma bela construção que nos lembra a Era Voltaic de Exile, uma construção incrustada na rocha pura.

Abaixo próximo ao lago, você verá alguns decks de madeira. Realmente um belo lugar para viver e recomeçar. Agora volte-se em direção ao quarto de Atrus e Catherine, veja o lindo mosaico no chão e uma placa de metal dourado, onde está gravado que O final ainda não foi escrito.... Em breve voltaremos aqui. 


Agora olhe para frente e clique uma vez na porta do aposento para poder adentrá-lo. Conheça o cenário. Há uma bela cama de casal e uma estranha luminária do lado esquerdo em cima de um criado mudo. Do lado direito você verá uma cesta e um par de botas jogadas sobre o tapete, alguém saiu rapidamente deste lugar. Vá até o criado mudo e leia a mensagem. Parece ser algo que Atrus deixou escrito para Catherine. Talvez ambos tenham tido uma grande discussão a respeito da libertação dos filhos e acabaram não entrando em acordo. Talvez seja por isso que Catherine não esteja em Tomahna.


"Catherine meu amor. Nós devemos estar unidos nesta hora. Eu poderia encontrar em seu coração palavras de perdão e de compreensão? Pois eu não conseguirei ser forte sozinho... Atrus..."


Agora volte-se e veja a lareira. Veja a imagem do quadro... É o jardim central de MYST, onde há o barco de madeira afundado dentro de um bebedouro de pássaros. E quem está brincando com o barco? Achenar na direita e Sirrus na esquerda. Posteriormente você poderá ver o quadro com mais detalhes.

Creio que Atrus e Catherine devem adorar lareiras, pois esta também tem um quebra-cabeças como em MYST. Não entre na lareira ainda, pois retornaremos para ela posteriormente. Vá até a escrivaninha de Atrus e vasculhe o cenário. No centro da escrivaninha há uma portinhola, abra-a e leia as instruções deixadas por Atrus. Ele fala sobre o código secreto da lareira. 

Há duas luminárias, a qual você viu no criado mudo da cama e a que está em cima da escrivaninha de Atrus ele alerta que quando uma delas for apagada o código secreto é inicializado. Mas para colocar as instruções em uso precisamos de energia elétrica e não temos isso no momento. Olhe para cima do lado esquerdo da porta. Há outra câmera que deve vigiar o lugar. Acho que Catherine não gostou nada disso. Eu não iria gostar...

  • Desligando a força geral. 


Saia do aposento e siga para a esquerda, entre na passadiça secundária que irá dar na hidroelétrica. É realmente fascinante o que um D'ni consegue fazer no meio do deserto. Ou será que Atrus apenas escreveu algumas linhas e esta enorme hidroelétrica apareceu do nada? Isso é um mistério. Olhe para frente e você verá um pedestal com uma esfera circular em seu topo e uma alavanca abaixo com duas luzes vermelhas piscantes. A sua primeira missão é religar a energia de Tomahna, então não perca tempo e puxe a alavanca de ferro para baixo e as duas luzes vermelhas piscantes logo abaixo da esfera de metal irão parar de piscar. Você desligou a força principal desta Era. Volte para a Segunda Estufa, onde você encontrou Yeesha.


Saia pelo próximo umbral e veja outra construção que é o Laboratório de Catherine. Você verá Yeesha brincando com um objeto. Ela logo começará a falar com você, dizendo que já sabe, a energia caiu novamente e Atrus pediu para você fazer a religação. Então ela olha para a caixa de disjuntores e há uma luz vermelha acima da portinhola que não pára de piscar. Ela dirá que a mãe dela pediu para Atrus instalar uma caixa secundária, mas que Catherine não entende muito bem de eletricidade e que não iria gostar de ver Yeesha mexendo naquela caixa.


Depois a atenção dela é desviada para uma caixa com um ninho de besouros que parecem vaga-lumes. Ela convida você para ver os insetos e ressalta que Atrus adora este tipo de coisa. Segundos depois ela despede-se e vai para a Primeira Estufa.


Atenção: se você visitar o Laboratório de Catherine em primeiro lugar e se aproximar da caixa dos vaga-lumes e por acaso abrir a portinhola acima da caixa dos insetos, todos eles irão fugir. Quando você voltar para este lugar e Yeesha souber que os insetos fugiram ela ficará muito chateada com você.

Ela agradecerá de forma irônica e irá reclamar, pois terá que iniciar a experiência com os insetos novamente. Esta ação também irá modificar alguns acontecimentos quando você rumar para a Era Serenia.

Conheça o cenário. Note que próximo ao ninho de vaga-lumes há uma porta, mas ela não abre. Está trancada pelo outro lado. Onde será que ela vai dar? Um mistério que será solucionado no futuro. Olhe para a sua direita, você verá uma mesa com muitos objetos, abra a gaveta que está próximo de você e leia o Diário de Catherine. É muito importante que você leia todo o diário.


Catherine está muito melancólica. Ela diz que Anna a avó de Atrus morreu há anos na Ilha de MYST e que os meninos não a tinham conhecido. A esperança de Atrus em relação a Sirrus e Achenar era que a convivência com Anna os fizessem homens melhores, mas ela não teve contato com eles. Catherine reconhece sua culpa como uma mãe ausente e diz que Atrus era mais ausente do que ela. Ela diz que aos oito anos Sirrus tinha um sentimento enorme de rejeição pelo pai e desprezo pelo irmão mais velho, Achenar. Este sentimento só foi aumentando e a forma como os dois agiam era completamente diferente.


Catherine parece ser mais chegada a Achenar enquanto Atrus é chegado a Sirrus. Ela ressalta a dor da traição. Como sente-se dividida entre ser a mãe e ao mesmo tempo ser a amante de seu marido e não poder traí-lo. Ela diz isso, pois visitou as duas Eras Prisões sem consentimento de Atrus e levando um Livro de Ligação para Tomahna, um livro que poderia livrar tanto Sirrus como Achenar. Ela também fala da demora da construção das duas câmaras de proteção com pedra de Nara.

Note no diário que ela diz que convenceu Atrus a ensinar a "Arte" dos Livros de Ligação para Yeesha, já que ela está aprendendo rapidamente a escrita D'ni. Ela diz que Atrus nunca ensinou a Arte para Sirrus e Achenar. Atrus tentava preparar eles antes, através de J'nanin, mas quando viu o que eles estavam fazendo os deteve e nunca ensinou os filhos como confeccionar uma Era. No final ela diz que foi passar alguns dias em Tay ou Era Moiety. Onde os remanescentes de Riven vivem agora, depois de terem se rebelado contra o tirânico Gehn.


Depois de ler o Diário de Catherine e conhecer o cenário saia do laboratório e siga para a Primeira Estufa. Ouça uma melodia aguda que parece uma flauta. Certamente é Yeesha. Desça para o nível inferior da Primeira Estufa e veja a menina tocar. Ela diz que agora não pode conversar, pois está tentando tocar a melodia que aprendeu em Serenia, mas é muito difícil de tocar. Depois de alguns segundos ela ressalta que deve ensaiar bem, pois prometeu tocar a melodia para um de seus irmãos no próximo encontro. Qual dos irmãos? Você entenderá tudo no futuro.


  • Religando a Energia Elétrica. 

Deixe Yeesha sozinha e volte para o laboratório de Catherine. Você deve tocar na portinhola da caixa de disjuntores. Ela abrirá revelando uma combinação de vários botões em um painel com seis fileiras. Na parte debaixo de cada fileira há um símbolo. Dois destes símbolos você viu no pedestal do elevador e estão com luz verde. Os outros quatro são de outras áreas como as que levam as pontes móveis da área de estar e da força geral de Tomahna. As fileiras três e quatro terão que ascender, assim que você inserir a combinação certa nos botões que estão abaixo enfileirados na horizontal em duas linhas e seis colunas.

  • Alavanca esquerda: 
  • Abaixa os botões inferiores.
  • Botão direito inferior: 
  • Envia a energia para o local desejado.
  • Colunas de Botões de 1 a 6: 
  • Insere código de religação.
  • Linha de Botões superior: 
  • Seleciona onde a energia irá sair.
  • Linha de Botões inferior: 
  • Seleciona onde a energia será inserida.

Proceda da seguinte forma: desligue a alavanca da hidroelétrica como instruções acima no texto. Abra a caixa de disjuntores. Não mexa na alavanca da esquerda ou no botão direito inferior. Numere os botões das duas linhas horizontais de 1 a 6 da esquerda para direita.


  • Acionando Mecanismo de Força
  • Aperte - 1º botão - superior.
  • Aperte - 4º botão - inferior.
  • Acionar - botão inferior - direito.
  • Aperte - 4º botão - superior.
  • Aperte - 5º botão - inferior.
  • Acionar - botão inferior - direito.
  • Aperte - 5º botão - superior.
  • Aperte - 3º botão - inferior.
  • Acionar - botão inferior - direito.
  • Aperte - 1º botão - superior.
  • Aperte - 6º botão - inferior.
  • Acionar - botão inferior - direito.
  • Aperte - 3º botão - superior.
  • Aperte - 6º botão - inferior.
  • Acionar - botão inferior - direito.


Após a configuração se você ainda não falou com Yeesha, aproveite para falar agora na Primeira Estufa. Contudo talvez as suas interações futuras com outros personagens sejam diferentes se você não falar com ela. Depois você deve passar pela Segunda Estufa e descer até o pedestal da hidroelétrica. Você verá que os dois símbolos estão com uma luz branca. Para acionar a força nesta Era basta apenas clicar na esfera no topo do pedestal. Você verá as turbinas sendo acionadas e a água jorrando. Em seguida rume em direção a Segunda Estufa você verá Yeesha acenando e seguindo em direção ao quarto dos pais. Contudo após tentar aproximar-se dela, você ouvirá um som agudo e sentirá um terremoto e tudo começará a desabar a sua volta. Você verá uma luminescência verde limão brotar do chão e depois uma enorme explosão, danificando a passadiça onde você estava e você ficará inconsciente.


Muito tempo irá passar depois deste acontecimento, pois quando você voltar a si será noite em Tomahna, tudo estará escuro e sua visão ficará turva, como se você estivesse acordando de um pesadelo. Mas qual seria sua primeira reação? Procurar Yeesha, mas você nem sabe como ir até o quarto de Atrus agora que a passadiça rompeu.


Bem siga para a Primeira Estufa e rume para o elevador. Puxe a alavanca à sua esquerda para abrir a porta. Ao entrar posicione a manivela vermelha no nível inferior e você irá para o outro lado do lago, próximo ao quarto de Atrus e Catherine. Puxe a alavanca à sua direita e saia do elevador, siga em direção ao quarto do casal e veja uma estranha luz vindo de dentro da lareira. É o medalhão que Yeesha ganhou de Anya em Serenia. Pegue-o. Ele irá ser transferido para a sua barra de acessórios e começará a piscar.


Toda vez que algo relevante aparecer nos objetos que você tocar ou ver, este medalhão irá piscar e você verá uma cena do passado. Clique nele e você verá Yeesha sendo perseguida por alguém. Parece ser um braço masculino com as mangas da camisa dobradas. Ela parece muito assustada.


Após ver a cena você pode explorar o quarto, mas sugiro que agora você tente entrar em contato com Atrus. Saia para a área externa e veja a pequena placa de metal próximo ao corrimão e ao mosaico de vidro no chão. Você ouvirá a voz de Catherine agradecendo Atrus pela construção de Tomahna. Depois voltaremos aqui e veremos cada item com mais atenção. Volte para a área do elevador. Puxe a alavanca à sua esquerda e entre. Depois acione a manivela vermelha colocando a mesma no primeiro nível, isso o levará até o Laboratório de Atrus.


Siga em direção a gaveta onde está o Diário de Atrus. Abra-o e clique no medalhão para ouvir o próprio Atrus narrando o seu diário. A certa altura do diário você verá a combinação de cristais para poder comunicar-se com a Rime. Você precisa copiar a forma e as cores dos cristais para poder falar com Atrus. E também deverá ligar a antena no teto do laboratório para ampliar o raio de comunicação.


  • Falando com Atrus na Era Rime. 

Após ler e ouvir o diário, feche a gaveta e siga em direção ao elevador, suba a pequena escada de metal à sua esquerda e acione a alavanca que está no corrimão. Ela abrirá o teto do laboratório revelando um observatório. Volte-se para a esquerda siga até o final do caminho em frente as telas das câmeras de segurança e suba uma pequena escadaria de madeira à sua esquerda.


Vire-se para a esquerda novamente e você verá a cadeira do telescópio. Clique nela uma vez e depois gire-a em direção ao telescópio. Aperte o botão vermelho no braço direito da cadeira e o telescópio irá aproximar-se de você. Agora use a lente para ver o painel. Se desejar clique no medalhão para ouvir Atrus falando com Yeesha. Veja próximo a lente do telescópio um botão no canto direito superior, clique nele e ele brilhará em vermelho. Pronto você acionou a antena do telhado do laboratório.

Agora afasta-se do telescópio e clique novamente no botão vermelho no braço da cadeira. Gire a mesma com seu mouse e volte para a posição inicial de frente para a parede, desça e dobre a direita. Pare em frente as telas de monitoramento e veja com detalhes cada imagem. Note que a imagem central mostra a antiga biblioteca de Atrus onde Saavedro colocou fogo na sua fuga com o Livro  Releeshahn. Ainda não temos acesso a ela, mas no futuro poderemos visitá-la. Clique no medalhão para ouvir os comentários de Catherine.


Depois vire-se a direita e veja o mapa do complexo de Tomahna e abaixo do mapa um desenho do telescópio em detalhes. Após ver os mapas, saia desta posição e desça até o mecanismo de transmissão. Fique em frente dele e use a lente de aumento para aproximar-se. Você verá um monitor a sua frente e abaixo dele cinco nichos com tampas brancas, cada um possui um botão vermelho logo abaixo.

Numere os mesmos de um a cinco da esquerda para a direita. Será neste local que os cristais aparecerão quando você os selecionar. A sua direita há um círculo com uma manivela, através desta manivela você escolhe a cor do cristal e logo acima há uma alavanca deslizante horizontal, que seleciona a forma do cristal. Siga as instruções. Se você errar a cor ou o formato do cristal basta clicar novamente no botão vermelho do nicho correspondente:

  • Combinação Cristais para Rime:
  • Vermelho - 6º opção - Nicho 1.
  • Azul claro - 3º opção - Nicho 2.
  • Amarelo - 8º opção - Nicho 3.
  • Verde - 8º opção - Nicho 4.
  • Azul escuro - 2º opção - Nicho 5.

Após esta operação clique no botão vermelho central abaixo no  painel. A imagem irá mostrar Atrus na Rime. Ele diz que mal consegue ver você, pois há uma tempestade eletromagnética no local e ele não poderá voltar para Tomahna. Ele avisa que há instruções na escrivaninha do quarto dele. Bem no centro da escrivaninha abaixo da portinhola central há um símbolo entalhado. Você deverá clicar nele para abrir dois compartimentos secretos que contêm dois diários, os quais falam sobre a Era Spire e a Era Haven. Ele pede para você avisar para Yeesha não esquecer de seu lar.

Esta parte da mensagem é bem enigmática. Talvez ele pense que nunca mais irá voltar. Ou então meu amigo... Espera que você cuide da filha dele até ele ou Catherine voltarem... Mas Yeesha sumiu!!! E agora?.  Calma logo você encontrará a solução.


Depois de ouvir a mensagem entre novamente no elevador e posicione a manivela vermelha no nível central para chegar na passadiça. Depois saia e rume para a Primeira Estufa. Desça a escada de metal. Você verá o pedestal com um globo de metal no centro. Toque a manopla acoplada a ele para posicioná-lo na direção do quadro entalhado com a árvore genealógica da família de Atrus. 

Em seguida clique no botão vermelho abaixo do globo no topo do pedestal. Depois tire uma foto do quadro, pois você irá precisar destes nomes em D'ni para um quebra-cabeça futuro. Suba a escada de metal, vá para a passadiça e tome novamente o elevador, agora posicione a manivela vermelha no nível inferior para atravessar o lago novamente. Ao chegar use a manivela da direita para abrir a porta e sair do elevador. Não vá para o quarto de Atrus ainda. Vire a direita e siga para a outra saída em direção a área de estar.


Veja uma manivela próximo ao corrimão, puxe ela para a direita e a ponte móvel de madeira e aço virá na sua direção. Agora atravesse a ponte e visite a área de estar. Vasculhe todo o cenário, e toda a vez que o medalhão piscar, toque nele para ver as imagens e ouvir os comentários. Estes detalhes serão de suma importância para entender o enredo do jogo. 


A música é familiar, pois ela é um trecho da trilha sonora de MYST I. Ao chegar na varanda dobre a direita e veja sobre a mesa um livro com o alfabeto D'ni. Finalmente poderemos decifrar parte de algumas frases escritas em outros jogos. Em seguida toque no medalhão e você verá uma cena de Atrus ensinando a Arte para Yeesha. Ele pede para ela aperfeiçoar a curva de uma letra, mas ela diz que não pretende criar um mundo inteiro. Mas ele diz que ela criará somente Livros de Ligação no começo...Somente?!?. Sirrus e talvez Achenar matariam por este Somente. E então Atrus a chama de pássaro do deserto. Já vimos alusão a estes pássaros em todos os jogos, inclusive em Uru Ages Beyond MYST, onde lemos uma mensagem de Atrus para a filha.


Depois entre no aposento principal. Dobre a esquerda e veja um jogo de xadrez já iniciado. Novamente toque no medalhão e você ouvirá Atrus, achando a estratégia de Sirrus, para ganhar o jogo muito estranha, completamente fora do comum, pois em duas jogadas ele próprio poderá ganhar o jogo. Eles parecem estar jogando a distância, ou pelo menos Atrus andou espionando o filho, você entenderá tudo quando visitar Spire. Depois olhe em cima da lareira as fotos de Sirrus à esquerda com uma moldura simples e de Achenar à direita com uma moldura rebuscada. Estranhamente as molduras das fotos não condizem com a personalidade de cada filho. Mas deve ter sido uma escolha de Catherine. Depois olhe as demais fotos.

A direita do aposento há uma foto de Yeesha pendurada na parede e a esquerda do aposento uma há foto de Atrus e Catherine também  pendurada. Ela retrata o final de Exile, quando você entrega o Livro Releeshahn para eles. 

Depois vá para a parte de trás e olhe a cozinha. Veja com detalhes o fogão e ouça o comentário de Catherine, ela pede para Yeesha colocar os pratos especiais para a chegada de Atrus. Depois aproxime-se das panelas próximo a pia e ouça o comentário de Yeesha. Parece que a filha não sabe que os pais andaram se desentendendo.


Após explorar todo este cenário, vamos para o quarto de Yeesha. Siga até a área da varanda e acesse a manivela próximo ao corrimão, puxe-a para a direita e a escada móvel sairá da primeira posição e será encaminhada em direção ao quarto de Yeesha. Entre e conheça todo o cenário. Novamente aproxime-se de todos os apetrechos possíveis e clique no medalhão  quando for o caso, para ouvir as frases e ver as cenas do passado. Comece pela direita, veja o aquário. Depois siga para a cama de Yeesha e toque na primeira almofada, "agarre-a" tirando a mesma do lugar. Você terá acesso ao Diário de Yeesha. Um diário de uma criança revela muitas coisas... Veja os desenhos e toque no medalhão se quiser ouvir a própria Yeesha narrando as palavras.


Note que ela tem simpatia por Sirrus. O que uma boa aparência e uma boa lábia não fazem? Ela também parece amar Achenar, que fica triste quando ela vai embora das visitas que faz a Haven. Ele pretendia dar um presente para ela, mas Atrus disse que eram apenas ossos e não tinha importância. Um comentário um tanto desdenhoso com os esforços do filho. Mas certamente ela não sabe o que os irmãos fizeram no passado, contudo ela ama os dois. Ela fala do presente que recebeu de Sirrus e disse que comentou sobre Serenia com ele. Também fala sobre o maravilhoso medalhão que ganhou de Anya. Leia tudo que puder. Se desejar copie a sequência de cristais para ver esta Era no dispositivo de sintonia do Laboratório de Atrus. 

Depois siga para a roupa que está pendurada no cabide. Clique no medalhão e ouça o comentário de Catherine. Em seguida rume para a escrivaninha e veja a escultura de cristal e ouça o comentário de Yeesha. Depois siga para a prateleira de livros. Veja abaixo uma porta de vidro. Do lado esquerdo há um Livro de Ligação e do lado direito um tecido com um estranho brilho azul. Você não terá acesso a eles ainda. Depois olhe para trás e veja um divertido jogo de bolinhas, basta tocar na caixa de vidro para ele começar a funcionar. 

  • Prateleira de Livros de Yeesha. 

Depois de ver todo o cenário, volte para a prateleira de livros. Eles estão todos em língua D'ni e representam a história dos familiares de Yeesha e do próprio povo D'ni. Lembra dos nomes da árvore genealógica? Bem são estes mesmos nomes que temos de tocar na borda de cada livro para poder abrir a prateleira. São duas fileiras de oito livros. Numere os livros de 1 ao 16 e os empurre na seguinte ordem: 

12º | 6º | 8º | 3º | 14º


A prateleira irá ceder e você verá uma passagem no chão com uma escada de metal, desça pela escada e conheça o deck de Yeesha. No final da plataforma de madeira você verá uma pintura em um cavalete. Agora olhe para o outro lado do lago, você verá uma caverna misteriosa. Olhe também o equipamento de mergulho da menina jogado no chão. Após conhecer o cenário volte para o quarto de Yeesha manipulando uma manopla próxima a escada de metal, para fazer com que a estante de livros desça e dê passagem para a sua volta.


Saia do quarto de Yeesha e acesse a ponte móvel. Siga até a varanda da área de estar e puxe a manivela para a esquerda. Espere a ponte chegar e suba até a área externa da passadiça que dá acesso a varanda do quarto do casal. Clique na porta do quarto e entre. Dobre a esquerda e rume para a escrivaninha. Abra a portinhola central e depois clique no desenho entalhado na madeira logo abaixo da portinhola. Você verá dois compartimentos secretos se abrirem. O da esquerda guarda o diário sobre Spire e o da direita guarda o diário sobre Haven. 

Para quem jogou MYST I este trecho do jogo lhe trará lembranças. Atrus descreve rapidamente a função de cada Era e como ele as planejou. Também fala da semelhança de Haven com Stoneship e relembra a história de Emmit, Branch e Will que eram crianças naufragas que tiveram que conviver juntas em uma ilha deserta. Esta parte faz muitas referências ao primeiro jogo da série. Em certa altura dos diários você verá o código de cristais para cada uma das Eras. Se desejar ver as mesmas retorne ao laboratório de Atrus e repita a seqüência para a sintonia de cada Era.


Depois de ler os diários, ligue a luminária da escrivaninha e depois ligue a luminária do criado mudo à esquerda da cama. Agora siga para a lareira. Olhe o quadro novamente e se desejar  ouça o comentário de Catherine sobre os atos do casal. 

  • Acessando a Câmara dos Livros de Ligação. 

Em seguida entre na lareira, você verá que as luminárias estão apontadas para dois dispositivos que emitem pequenos raios lazeres formando pontos luminosos na parte de trás do quadro. Clique no botão abaixo dos pontos luminosos e você verá um painel semelhante ao quebra-cabeças da lareira de MYST I. Agora vamos brincar de campo minado:


Numere as linhas HORIZONTAIS de A a F e as colunas 
VERTICAIS de 1 a 8. Agora siga a seguinte seqüência: 

B2 | E1 | D3 | D4 | C6 | E8 | F6



Após inserir o código você descerá por um elevador semelhante àqueles que existiam em Riven. E você verá a entrada da Câmara Secreta de Segurança. Feita por Atrus para impedir que seus filhos entrassem em Tomahna por acidente. Esta é a caverna que você viu do outro lado do deck de Yeesha. Siga em frente e aproxime-se da porta de ferro e clique no medalhão. Você ouvirá Atrus dizendo para Catherine que em breve eles irão ver os filhos. Depois dobre a direita, você verá a grande esfera de metal que guarda os dois Livros de  Ligação. Fique de frente para a esfera e puxe a alavanca a sua esquerda para trás. A porta da esfera irá abrir. Entre na esfera e vire a direta, puxe a pequena alavanca que está em um dispositivo circular.


A esfera irá girar e os Livros de Ligação ficarão em posição. Agora você pode escolher para onde ir. Eu sugiro que você vá primeiro para Haven a Era que aprisiona Achenar. Para depois ir para Spire. Então clique na imagem do Livro de Ligação da direita e boa viagem...


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.