16 de outubro de 2020

F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais

Floresta em Selenitc - MYST I.


  • Perguntas frequentes sobre MYST I.
  • Informações sobre a jogabilidade.
  • Dicas e Ferramentas para o jogo.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Olá viajantes deste belo e intrigante universo chamado MYST. Neste setor pretendo ajudar a responder algumas das dúvidas referentes ao jogo MYST I edição de 1.993 e MYST I Masterpiece

Tenha em mente que é impossível saber tudo a respeito do jogo, afinal como você, sou apenas uma viajante deste universo, e talvez, eu não responda a contento alguma das perguntas. Então se surgirem dúvidas futuras ou mesmo dicas enviadas por visitantes, eu as publicarei a medida que as mesmas forem chegando. Conto com sua compreensão. 

As informações a seguir são relacionadas ao jogo físico, mas algumas das respostas podem ajudar-te também no jogo on-line, este pode ser adquirido em loja de jogos e possuí mecanismos muito mais práticos de inicialização e ou de gravação de arquivos salvos. 


  • Qual a diferença entre MYST I, MYST I Masterpiece e Real MYST?




De cima para baixo da esquerda para direita:
MYST I - 1993. MYST Masterpiece. Edição comemorativa e Real MYST.


MYST I - Há muitas reedições do jogo MYST I, algumas foram comemorativas outras foram brindes que acompanhavam leitores de CD ou revistas de jogos e ainda houve edições especiais para colecionadores. 


MYST I foi o primeiro jogo envolvendo o universo de MYST, criado por Rand Miller e Robyn Miller, e foi lançado por volta de 1.993. Este jogo também é chamado de Primeira Edição.

Masterpiece - MYST I Masterpiece é basicamente o mesmo jogo MYST I, mas há algumas diferenças. A imagem dos gráficos é um pouco melhor, confeccionada em 24 bits truecolor. O pequeno vídeo que aparece a cada entrada de Era foi aumentado e melhorado. E foi adicionado um novo item no menu superior, que incluía a opção HELP - AJUDA, melhorada, incrementada com quatro sub-opções:

  •  Alt+F5 para pedir um HINT - uma dica.
  •  Alt+F6 para pedir uma SOLUTION - solução.
  •  Alt+F7 para OVERVIEW HINT - dicas generalizadas ou rever dica.
  •  Alt+F8 para visualizar o mapa de cada Era.

Para poder ver o mapa você deveria estar dentro da respectiva Era. Os demais itens do jogo são semelhantes aos encontrados na Primeira Edição do MYST I. Veja abaixo os mapas das Eras.
 

Mapa da Ilha MYST.

Mapa da Era Channelwood.

Mapa da Era Stoneship.

Mapa da Era Selenitc.

Mapa da Era Mechanical.


Real MYST - Então onde se encaixa o Real MYST? Este jogo foi uma reedição do MYST I em conjunto com a Sunsoft. Nesta nova versão a movimentação era livre - antes era aponta/clica/move - e os cenários são mais requintados no formato 3D Plasma, um visual parecido com o URU Ages Beyond MYST. Também foi inserida uma Era bônus, chamada de Era Rime. Para saber mais sobre este jogo visite F.A.Q. específico no futuro. 

No aniversário de vinte anos do Real MYST foi lançada e já está disponível nas sites de lojas de jogos, a versão chamada de; realMyst: Masterpiece Edition, que pode ser jogada tanto no Windows como no Mac. Todos os cenários foram renderizados com nova tecnologia, o que deixou o jogo com gráficos muito mais reais e interessantes.


  •  Onde posso encontrar o MYST I para comprar?

Infelizmente as edições físicas (em CD dos anos 90), são raras e difíceis de conseguir. O jogo não figura mais nos catálogos dos grande magazines brasileiros há mais de vinte anos. 

Se tiveres muita vontade de ter os jogos físicos, recomendo páginas de leilões ou de venda entre internautas. Mas antes de fechar qualquer negócio leia com atenção as regras do site e o perfil dos vendedores. Você também pode tentar importar o jogo através de uma página de vendas on-line, contudo são raras as lojas internacionais que enviam este tipo de mídia para o Brasil. 

A dica que posso dar e a mesma que eu segui... Procure, pesquise, garimpe pela internet. Adquiri os meus entre 2004 e 2008 e já naquela época foram muito difíceis de conseguir.

Há um outro problema, dificilmente o jogo irá rodar nos computadores com os sistemas operacionais atuais. Então o mais racional é adquirir o jogo em sites de jogos, como o Steam e o Gog, pois eles já possuem um 'emulador' que permite que os mesmos rodem nos sistemas atuais. A realidade é que até o Windows 7 os jogos rodavam bem, depois eles pararam de rodar e necessitavam de emuladores.

  • Qual era a configuração exigida para jogar o MYST I?

Como este jogo é antigo, ele não exigia muito do computador. Se você tivesse um Windows/98 ou XP não teria problemas para execução do jogo. As configurações básicas para PC eram:

  •  Processador 486.
    • Típico dos computadores do início da década de 90.
  •  Memória: 4 MB de RAM.
  •  Sistema mínimo: Windows 3.1 - MS/PC-DOS 5.0.
  •  Placa de vídeo: Super VGA. 
    • Capacidade gráfica de 640X480 pixels com 256 cores.
  •  Placa de som: compatível com MPC.
  •  Disco Rígido: espaço de 4 MB.
  •  Drive: CD-ROM.

  • Era possível aumentar a configuração da tela do jogo?

Não era possível. Nunca descobri nenhum comando que fazia a tela do jogo aumentar. A configuração básica era 640 X 480 pixels. Contudo o tamanho real da tela jogável era 550 X 330 pixels.

  • Era possível instalar o jogo em qualquer diretório?

Sim. Você podia instalar o jogo em qualquer diretório e não precisava necessariamente instalar dentro do diretório Arquivos de Programas. Se tu trabalhasse com dois HD's poderia até mesmo instalar em um HD diferente daquele onde está instalado o seu sistema operacional.

  • Como era iniciado o jogo?

Toda vez que o jogo era iniciado ele mostrava a introdução com as palavras de Atrus. Em seguida você era levado até a doca de madeira em frente a Ilha MYST. Se você quisesse pular a introdução ou começar direto de um jogo salvo, poderia ocorrer uma falha de leitura no CD e o jogo não iria prosseguir corretamente.

  • Como salvo o jogo?

Estando em qualquer parte do jogo, tanto na Ilha MYST como em qualquer uma das Eras, você poderia salvar o jogo. Bastava levar o mouse até a parte superior da tela e esperar um menu de listas de opções aparecer. 

Então bastava escolha a opção File em seguida no sub-menu - Save as - SALVAR COMO - e uma pequena tela iria abrir e você poderia salvar a etapa do jogo com o nome que desejasse. O segredo era escolher um nome curto. O jogo salvo ficava guardado no diretório onde o jogo foi instalado: geralmente 'C:\Red Orb\Myst\Savegame.'

  • Como o jogo salvo era restaurado?

Era necessário inserir o CD no leitor, em seguida aguardar a introdução e o Livro de Ligação cair no chão, ao tocar no mesmo a imagem da Doca de Madeira surgiria. só então poderias levar teu mouse até a parte superior da tela para escolher a opção File e Restore Game - RESTAURAR JOGO. Automaticamente o jogo iria levar-te ao diretório de jogos salvos e poderias optar pela etapa salva previamente. 

Se tivesse salvo esta determinada etapa dentro de uma Era, e estivesse jogando MYST I Primeira Edição, o jogo poderia levar-te para dentro da Biblioteca de Atrus e verias o teto com a abóbada do céu e o lustre de ferro, somente assim poderias seguir para a Era salva. 

No caso das Eras, Selenitic, Mechanical e Stoneship, os Livros de Ligação já estariam a tua espera e deverias somente acessar os mesmos para voltar a determinada Era

No caso de Channelwood você devia voltar para a casinha de madeira e acionar o tronco do grande pinheiro, para chegar ao subsolo onde está o Livro de Ligação para esta Era

No caso da edição Masterpiece ao selecionar um jogo salvo dentro de uma determinada Era você seria levado automaticamente para a Era escolhida.

  • O que é uma Era ou Livro de Era?

Esta pergunta já gerou inúmeros tópicos de discussão em diversos fóruns de fãs. Era é como o povo D'ni chama um determinado lugar. Este lugar pode ser habitado ou não. E mesmo que um Escritor de Guilda diga que criou uma Era ou um Livro de Era, este lugar possivelmente já devia existir fisicamente ou em forma idealizada. Leia mais em F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.

  • A linha do quadro do mapa na Biblioteca não fica vermelha?

Esta linha somente deverá ficar vermelha ao passar por algum ponto que guarda a chave - solução para encontrar - um determinado Livro de Ligação. Para que ela fique vermelha, você deverá mover a manopla dos pedestais dos interruptores para cima - eles estão em várias partes da Ilha, esse movimento irá ativar determinada área da ilha.

  • Posso salvar o jogo dentro de determinada Era?

Sim. Você poderá salvar o jogo em qualquer etapa ou Era que você estiver. Contudo ás vezes em determinadas versões de MYST I Primeira Edição, ao restaurar um jogo salvo, você irá iniciar de dentro da Biblioteca de Atrus na Ilha MYST. Mas não se preocupe, suas ações dentro da Era salva irão permanecer intactas.

  • Qual a ordem de visitação das Eras do Jogo?

Nenhuma. O jogo irá iniciar obrigatoriamente na Ilha MYST, mas através dela você poderá visitar qualquer uma das Eras em qualquer ordem que desejar. A ordem de visitação das Eras não interfere no resultado do jogo. O importante é não esquecer de levar uma das páginas coloridas perdidas.

  • Posso visitar uma Era e levar as duas páginas, vermelha e azul juntas de uma só vez?

Não. Você terá que levar uma de cada vez fazendo duas visitas a cada Era - uma visita para levar a página de Sirrus, e uma visita para levar a página de Achenar. Porém você pode escolher levar somente uma das páginas, azul ou vermelha, em cada uma de suas viagens e assim alimentar apenas um dos Livros de um dos irmãos. Não é necessário ouvir os dois irmãos para concluir o jogo, mas é interessante para colher mais pistas.

  • Por que meu MYST não tem a Era Rime?

A Era Rime é uma Era bônus que está vinculada ao Real MYST. Ela é liberada por Atrus no final do jogo.

  • Por que no meu MYST o céu não muda de cor?

Este recurso somente está a disposição no Real MYST. É comum muitos sites vincularem fotos do Real MYST ao MYST I. Isto é feito pois as imagens capturadas diretamente do jogo MYST I Primeira Edição, geralmente ficam com baixa qualidade de resolução.

  • Por que não posso visitar o túmulo de Ti'ana?

Você somente poderá ver o túmulo de Ti'ana atrás da casinha de madeira no Real MYST.

Túmulo de Ti'ana em Real MYST Masterpiece Edition.

Túmulo de Ti'ana Em Real MYST.



Esta parte F.A.Q. relacionada ao MYST I termina aqui, se surgirem mais perguntas no futuro, este setor será atualizado. Para ler sobre Enredo e Personagens no MYST I, clique aqui.



Texto e comentários por: Drica Portes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.