 |
Deserto no Novo México. |
- Sobre o enredo do jogo.
- Por que o deserto?
- Vários desertos...
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Depois do
URU Ages Beyond MYST e
MYST V End of Ages, ficou claro que o vulcão inativo e a ravina onde habitaram Ti'ana e Atrus são realmente no Novo México, mesmo com as narrativas de Atrus no livro
Book of Atrus, onde ele fala de camelos e caravanas, novamente um escapismo de David Wingrove e como acontece no deserto narrado no início do livro
Book of Ti'ana, leia o tópico
Origem de Ti'Ana avó de Atrus, não há dúvida que o terreno nos jogos é no Novo México.
Na fuga da Grande Caverna quando Anna voltou a superfície, precisou morar em algum lugar e ela encontrou a ravina, mas quem construiu aquelas cavernas?
Talvez ela tenha encontrado as cavernas parcialmente elaboradas, afinal neste lugar habitavam antigas tribos americanas nativas, talvez tenham sido construídas por possíveis membros da expedição D'ni na época da construção do Grande Eixo, talvez o lugar tenha sido preparado por Aitrus já prevendo o pior, neste caso se levarmos em conta que o deserto de chegada e saída são os mesmos. A descrição do local chamado Lodge no Book of Ti'ana, é muito parecida com a ravina do deserto, muitos cômodos, pontes entre os cômodos e um pequeno lago no fundo do terreno.
O pai de Ti'ana cita a ravina em um contexto diferente: há uma passagem no livro
Book of Ti'ana, onde Anna é obrigada a viajar sozinha até o povoado de
Tadjinar, pois seu pai está doente. Ela deve entregar um mapa para
Amanjira, negociador de metais e pedras preciosas, e deve receber o pagamento pelos serviços prestados. Antes de Anna partir seu pai avisa para ela passar a noite na ravina próximo ao vulcão. Esta ravina é similar àquela do início do jogo
URU Ages Beyond MYST, até mesmo a decoração das portas e as passagens por cima do pequeno lago no fundo da intrigante fenda são descritos de forma idêntica, então se levarmos em consideração os relatos do livro
Book of Ti'ana, podemos chegar a conclusão que este lugar já era conhecido de Anna antes dela conhecer a Grande Caverna.
Mas por que ela foi parar neste lugar em sua fuga? Ela deveria conhecer o Grande Eixo, afinal Aitrus era da Guilda dos Exploradores e trabalhou na confecção do Grande Eixo. Ela sabia que aquela construção era uma das rotas de fuga em direção a superfície.
Por que ela fugiu? A Grande Caverna não era mais segura durante e após a Queda da Civilização D'ni e os habitantes que não morreram na Capital D'ni fugiram para diversas Eras. Neste momento grande parte da história D'ni ficou obscura, o certo é que muitos da população culpavam a presença da estrangeira pela Queda, outros sabiam tratar-se de uma revolta que há anos estava a ponto de eclodir, muito mais por motivações sociais do que por motivações xenofóbicas. Ti'ana preferiu viver com os seus do que com os D'ni em alguma Era desconhecida.
Ti'ana viveu na ravina primeiramente com Gehn, em certo ponto ele foge e volta para a Grande Caverna, sua intenção era aprender a Arte de Confecção de Livros de Ligação, o que ele realmente fez precariamente.
Gehn retorna a superfície anos mais tarde com Keta, chamada Leira em sua terra natal, a moça estava grávida e a beira da morte. Anna fez de tudo para ajudar a moça, mas as circunstâncias eram complicadas e a doença dela era grave, no livro não fica especificado do que se trata, de qualquer forma Anna consegue salvar o bebê Atrus, que é imediatamente renegado por seu pai. No prólogo do Book of Atrus, ele diz: 'Enterre-o junto com a mãe dele... Você o salvou! Agora cuide dele!' E depois destas palavras Gehn desaparece novamente.
 |
Caverna Biblioteca na Ravina. |
Depois de quatorze anos Atrus reencontra seu pai, que agora pretende ensinar a Arte da escrita para o filho e levá-lo para conhecer as ruínas de Ae'Gura. Felizmente com o tempo Atrus conhece a verdadeira natureza do pai e faz sua própria trilha longe de Gehn.
Texto e comentários por: Drica Portes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.