20 de dezembro de 2017

Manual MYST I - Era Channelwood

Abrigos elevados na Era Channelwood. MYST I.

  • Livro de Ligação para Channelwood.
  • Conhecendo a Era das trilhas suspensas.
  • Coletando as páginas.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Após conhecer a Ilha MYST e ler o livro que fala da Era Channelwood dentro do Prédio da Biblioteca, você poderá ingressar na viagem para uma terra dominada pela água, que possui um bosque de árvores altíssimas e trilhas suspensas. Esta Era exige paciência e perspicácia, já que os cenários são muito parecidos e facilmente o explorador pode se perder em um emaranhado de construções e passadiças de madeira. Channelwood possui três níveis de passarelas. No Primeiro Nível você trabalhará com o redirecionamento do fluxo de água para que sejam acionados vários elevadores e uma ponte. No Segundo Nível sua preocupação será abrir a porta de uma escada em espiral. E será no Terceiro Nível que você terá acesso aos aposentos de Sirrus e Achenar.



  • Acessando Channelwood.

Dentro do Prédio da Biblioteca rume até o quadro que mostra o mapa da ilha com os diagramas das construções, o quadro da Torre Rotatória ou Giratória. Você já deve ter ligado todos os pedestais com os Interruptores disponíveis. Agora mantenha seu mouse posicionado sobre o círculo na extrema direita acima do quadro, logo abaixo do desenho da Nave Espacial. Agora aguarde a linha branca aparecer e dar a volta no quadro, quando ela passar pelas construções que são portais para outras Eras a linha ficará vermelha.


Aguarde até que esta linha passe pelo desenho do hexágono na extrema esquerda abaixo do quadro, próximo ao desenho quadrado, que é a Cabana de Madeira no bosque da ilha. Note que a linha ficará vermelha exatamente quando pousar sobre o hexágono e não sobre a cabana. Deixe a linha parada sobre o hexágono. Ao mesmo tempo o círculo na extrema esquerda que representa a Torre Giratória, irá piscar e você irá ouvir um som peculiar, como se uma porta de pedra fosse arrastada.


Agora afaste-se do quadro com dois cliques e dobre a direita, em seguida vá até o Quadro de Entrada, aquele que mostra a pintura da prateleira que transforma-se em escada. Clique sobre o quadro e ele irá mover-se deixando a imagem embaralhada. Em seguida a prateleira de livros irá descer formando uma escada e você verá o acesso para um corredor pouco iluminado. Entre neste corredor. Siga por ele até encontrar uma porta de metal com uma grade na parte superior. Toque na porta e entre no cubículo, você notará que trata-se de um elevador. Ao entrar você verá um botão azul do lado esquerdo onde há escrito - BIBLIOTECA. Aperte este botão e o elevador irá subir. A porta irá abrir e você verá uma escada de metal, atrás da escada há uma placa com um livro aberto. Suba na escada e no patamar superior você verá uma abertura que mostra um enorme pinheiro no bosque, próximo a Cabana de Madeira. 


Em seguida desça e dobre a direita, clique duas vezes no mouse, você verá outra escada de metal, mas esta possui uma placa com o desenho de uma chave. A primeira vista o que vem a mente é PALAVRA-CHAVE. Suba na escada, você verá no patamar superior uma placa de metal com a combinação de três números: 7 - 2 - 4. Anote estes números. Agora desça da escada e entre no elevador, você verá que acima do botão azul está escrito - TORRE. Aperte o botão e volte para a Biblioteca.


Siga em direção ao Quadro de Saída, o que mostra a pintura da porta da Biblioteca aberta em direção ao Jardim Central ou Jardim de Pilares. Clique sobre a pintura. Ela irá mover-se e a porta da Biblioteca abrirá e a prateleira de livros voltará para o seu antigo lugar. Saia em direção ao Jardim Central, passe pelas colunas ou Pilares, pelo bebedouro de pássaros, pelo bosque sempre indo em direção a Torre do Relógio. Antes de chegar a margem da ilha, vire a esquerda e veja a Cabana de Madeira.


Não entre na cabana e vire a direita note que atrás da cabana há um pequeno calçamento com uma mureta de tijolos e no centro deste lugar, uma enorme árvore. Você terá que entrar nesta árvore para poder ter acesso ao Livro de Ligação que o levará a Channelwood. Volte para a Cabana de Madeira, aproxime e entre. Você verá no fundo da cabana, o desenho do tronco da grande árvore, um forno e um mecanismo com uma grande manopla giratória vermelha. Nada parece funcionar. Volte-se em direção a porta e você verá a sua direita um cofre. Aproxime-se dele. Você verá três botões e acima deles uma combinação de três números. Insira os números que você encontrou na Torre Giratória. 

Números para o Cofre na Casa de Madeira
7 | 2 | 4


Agora abra o cofre e toque na caixa de fósforo. Você irá pegar um palito, em seguida passe o mesmo sobre a caixa para ascendê-lo. Volte para o forno no fundo da cabana e encoste o fósforo aceso na abertura esquerda abaixo do forno de ferro, em seguida a chama piloto irá ascender. Agora mova a manopla giratória à sua direita o máximo que você puder, note que o ícone do mouse ficará cinza. Você verá o ponteiro de pressão ir ao ponto máximo e em seguida você ouvirá um estranho som, como um bate-estaca do lado de fora da Cabana de Madeira, isso significa que a grande árvore está fazendo uma espécie de elevador subir para a parte externa.


Se desejar saia da cabana agora e corra para a árvore gigante, espere a abertura no tronco aparecer e entre. Você irá subir até o ponto mais alto da árvore e poderá ver o bosque de cima. Para descer basta apenas clicar no botão branco a esquerda próximo da saída. Contudo, como a pressão está alta dentro do forno da Cabana de Madeira, a árvore tenderá a subir de novo. Para que ela desça em definitivo, você deverá baixar a pressão. Volte para a cabana e aguarde até o som de bate-estaca parar. Isso significa que a grande árvore, estará em seu nível mais alto. Agora você precisa ser rápido. Mova novamente a manopla giratória da direita até o final para baixar a pressão. Você ouvirá novamente o som de bate-estaca, será o elevador da árvore descendo. Volte-se para a porta, saia da cabana e dobre a esquerda, clique novamente para a esquerda e você terá acesso a enorme árvore que fica atrás da Cabana de Madeira. Você verá que ela está trazendo a abertura do elevador em sua direção. Fique atento até a abertura estar de frente para você, assim que ela estiver alinhada com você, clique sobre ela e entre na árvore. Você descerá mais uns dois níveis no subsolo e encontrará uma câmara subterrânea. Entre na mesma. No centro desta câmara você verá uma mesa feita com um tronco e sobre ela um Livro de Ligação cinza com a lombada preta, toque nele para abrí-lo. Agora toque na imagem e você irá viajar para Channelwood.

  • Chegando em Channelwood. 

Você chegará e ficará sobre uma passadiça de madeira, a sua frente você verá somente o tronco de uma árvore e água por todos os lados. Ás suas costas há um emaranhado de trilhas e ao longe você poderá distingüir uma escada em espiral. Sua primeira missão é redirecionar o fluxo de água que passa por canos próximos as passarelas de madeira até os locais onde eles serão necessários. Este fluxo irá acionar vários mecanismos que darão acesso aos três níveis de trilhas de madeira desta Era. O problema é que você está em um verdadeiro labirinto. Aconselho que você anote em um papel todos os pontos e trilhas pelos quais passar, pois toda vez que você salvar o jogo dentro desta Era, você voltará para esta passarela, independente de ter salvado o jogo no Segundo ou Terceiro Nível de passarelas.


Olhe ao longe a sua direita, você verá a sombra de um moinho movendo as pás ao sabor do vento. Siga nesta direção clicando cerca de dezessete vezes no mouse, até encontrar uma ilha com rochas e areia. Veja no chão um encanamento. Siga este encanamento até chegar em uma cabana de madeira, entre na cabana e você verá um tanque preto enorme e uma espécie de motor ligado a ele. Vá até a parte de fora da cabana do outro lado do enorme tanque. Você verá os canos entrando na água. Volte para dentro da cabana e aproxime-se do tanque, note que na frente dele junto aos canos há uma espécie de torneira.


Clique sobre ela para girá-la para a esquerda, parte da torneira irá ficar mais escura. Para saber se deu certo, ao sair da cabana em direção ao bosque de água, você deverá ouvir o barulho de água fluindo por dentro dos canos. Se desejar conheça o cenário, mas não há muita coisa para ver neste lugar. Agora chegará a hora de redirecionar a água para que a mesma faça funcionar alguns mecanismos. Saia da cabana e rume em direção ao inicio das trilhas de madeira, enquanto anda ouça a água fluindo dentro dos canos. Fique parado na beira do caminho de areia de frente para a floresta. 


  • Elevador para o Segundo Nível. 

Clique quatro vezes na tela e você chegará até a primeira bifurcação. Olhe para baixo e você verá uma válvula com um pequeno ponteiro vermelho e pontos amarelos. Estes pontos determinam em que direção da trilha a água irá passar e o ponteiro vermelho fecha a passagem. Ao virá-lo para a direita você estará liberando a água para a esquerda e vice e versa. Você deve mover o ponteiro vermelho para a DIREITA, assim a água irá ser direcionada para o elevador que levará você até o Segundo Nível das passarelas de madeira. Em qualquer momento se você se perder volte para a ilha do moinho e comece tudo de novo.

Siga pela passarela da esquerda e com mais quatro cliques você chegará a outra válvula. Coloque o ponteiro vermelho para a ESQUERDA. Agora tome a passarela da direita e ponha o ponteiro virado para a ESQUERDA. Agora siga pela passarela da direita e vá até um elevador de madeira. Para saber se tudo está certo, você ouvirá o fluxo de água seguindo pelos canos até o elevador. Ouça o motor na frente do elevador fazendo um barulho característico. Aproxime-se entre no elevador e feche a porta. Agora acione a pequena manivela vermelha do lado direito da porta. Isso fará o elevador subir até o Segundo Nível.

Para acessar o Segundo Nível
Direita | Esquerda | Esquerda

  • Abrindo porta da Escada em Espiral. 

Sua tarefa aqui será encontrar a cabana que possui um pedestal de madeira com uma alavanca vermelha em seu topo. Você deve mover esta alavanca para cima para poder abrir a porta da Escada em Espiral que lhe dará acesso ao Primeiro Nível sem precisar usar o elevador. Note que neste nível há dois tipos de cabanas: uma em treliça em formato hexagonal e outra de madeira em formato retangular. Isso será importante para guiar o seu caminho neste labirinto. Ao chegar abra a porta do elevador e você verá à sua frente uma cabana de treliças em formato hexagonal.


Agora preste bem atenção, você deve encontrar uma cabana igual a esta de treliça, que possui uma alavanca em um pedestal fino de madeira que possibilitará o uso da Escada em Espiral. Você precisa usar esta escada, pois o fluxo de água só permite trazer força para um dos elevadores de cada vez e você precisará usar outro elevador para atingir o Terceiro Nível e ter acesso aos aposentos de Sirrus e Achenar.



Siga em frente até a cabana de treliça, quando você estiver dentro dela, dobre a direita uma vez, você verá uma cabana retangular de madeira, siga até ela, dentro dela dobre novamente a direita, você verá outra cabana retangular de madeira, estando dentro dela dobre para a direita e você verá uma cabana hexagonal de treliça. Agora dentro desta cabana dobre a esquerda e siga até a próxima cabana, você verá ao longe um elevador e a parte de cima da Escada em Espiral, encontre o pedestal de madeira com a alavanca vermelha e acione a mesma. A porta da Escada em Espiral irá abrir. 


Agora volte para a próxima cabana de treliça. Dobre a direita e vá até a cabana de madeira retangular, preste bem atenção nos itens que estão em cada cabana de madeira, pois elas só serão diferenciadas pelos itens que estão em seu interior, isso evitará que você ande em círculos. Dobre a esquerda e vá até a próxima cabana de treliça e siga em frente até a cabana de madeira, dobre a direita até a próxima de madeira retangular, dentro dela você verá o que parece várias portas jogadas no chão e muito entulho de madeira, dobrando a direita novamente você verá uma longa passadiça de madeira dando acesso a Escada em Espiral e a um elevador de madeira para o Terceiro Nível.

  • Acessando o Terceiro Nível. 


Siga até a Escada em Espiral e desça até o Primeiro Nível. Clique quatro vezes e você chegará até a primeira bifurcação. Àquela que fica logo após a ilha do moinho no início da trilha de madeira. Agora vire o ponteiro da válvula para a ESQUERDA para liberar o fluxo de água para a direita. Em seguida dobre a direita em direção a Escada em Espiral. Ouça o fluxo de água pelos canos e o som do motor ao lado da entrada da escada. Suba até o Segundo Nível. Entre no elevador, puxe a alavanca vermelha do lado direito da porta e aguarde ele subir. Você estará no Terceiro Nível. Saia e veja uma nova passadiça de madeira, ela vai em direção a uma intersecção e depois uma cabana de madeira retangular. Siga até esta cabana e fique de frente para ela. Você verá uma porta de metal, clique sobre ela e entre no recinto. Este é o quarto de brinquedos de Achenar. 


Você verá uma decoração que lembra a África. E ao entrar um equipamento começará a funcionar iluminando o ambiente de uma cor azul fantasmagórica. Você verá uma mensagem de Achenar em uma língua desconhecida, parecerá mais alguns uivos guturais. Depois a mensagem irá cessar. Ao aproximar-se da caixa de madeira e metal que emitiu a mensagem ela mostrará a sua real natureza. Uma espécie de armadilha para pessoas curiosas como você e eu. Tudo isso é para disfarçar na verdade um Projetor Dimensional rústico. Após conhecer o cenário, vá até a porta atrás do Projetor Dimensional, passe por ela e você estará em um corredor com uma simples lâmpada acessa. Passe por este corredor e dobre a esquerda você irá ver o quarto de Achenar.


Clique duas vezes no mouse e você terá acesso ao quarto de Achenar. Entre e veja o estrado da cama em frangalhos. Tudo no quarto tem este ar desleixado e destrutivo. Note a sua esquerda no chão uma folha azul. E próximo a ela um estranho mecanismo. Siga até o mecanismo e veja quatro botões que estão abaixo de um tela circular cercada por grades que se cruzam. Clique no primeiro botão e você irá rever a mensagem de Achenar. Os dois outros botões também mostram mensagens desvairadas. Mas o último botão da direita possui uma mensagem de Sirrus:


"Espero ter apertado o botão certo. Um aparelho muito interessante que você tem aqui, querido irmão. Espero não estar apagando nada importante, estou? Lembre-se Achenar, ele está preparando-se. Pegue apenas uma página, querido irmão..."


Após ouvir esta mensagem interessante, pegue a Página Azul que está à sua esquerda no chão. Agora você deve voltar para MYST para inseri-la no Livro Azul de Achenar. Se você estiver jogando o MYST I Masterpiece, e mudar de ideia sobre levar esta página para MYST, você poderá usar a opção Drop Page, no menu superior para deixar esta página em seu local de origem. No caso do MYST I simples, basta levá-la ao local de origem, ou pegar a Página Vermelha, para livrar-se da Página Azul.

  • Voltando para MYST com a Página Azul. 

Após pegar a página saia do quarto de Achenar e volte para o quarto de brinquedos. Saia pela porta de ferro. Se você voltar para o quarto de brinquedos agora, ouvirá novamente a mensagem de Sirrus. Pois você deixou este botão acionado no dispositivo de gravação de Achenar. Saia do quarto e dobre a direita, rume para o elevador, entre e feche a porta, novamente clique na alavanca da direita para descer até o Segundo Nível. Depois tome a Escada em Espiral e desça até o Primeiro Nível.


Volte para a primeira bifurcação, aquele próximo a ilha do moinho, e ponha o ponteiro vermelho da primeira válvula para a DIREITA, o fluxo da água deverá seguir para a esquerda novamente como da primeira vez. Agora rume pelo caminho da esquerda, com mais quatro cliques você chegará a outra bifurcação, uma que fica próximo a uma árvore. Ponha o ponteiro para a DIREITA e siga para a esquerda onde o fluxo está liberado. Então você verá outra bifurcação, ponha o ponteiro da válvula para a DIREITA, liberando o fluxo para a esquerda, se ele já estiver para a direita, não mexa mais. Agora dobre a esquerda e veja um outro motor.

Direita | Direita | Direita


Este possuí uma alavanca em cima dele, puxe a mesma e você verá uma ponte móvel posicionando-se ao longo da trilha. Passe por ela e dobre a direita, ao longe você verá um elevador, semelhante aos demais que você já viu. Note que o motor não está funcionando e que o cano de água que iria acionar este motor está vindo do outro lado da trilha. Volte-se para trás, você verá a trilha terminar abruptamente. Mas também há uma manivela preta, que parece ligar as duas trilhas. Mova esta manivela e você verá um cano preto surgir e ligar-se com o restante da tubulação do outro lado. Bem, você não poderá passar por aí, mas poderá alterar o fluxo de água para esta direção. 

Volte e siga em direção do elevador que você acabou de conhecer. Vire a esquerda e siga em direção a ponte móvel, atravesse a mesma. Agora para não errar, siga até a ilha do moinho e comece a modificação das válvulas desde do início. Primeira válvula na primeira bifurcação, ponteiro vermelho para a DIREITA liberando água para a esquerda. Dobre para esquerda, na próxima válvula vire o ponteiro para a ESQUERDA, liberando o fluxo para a direita, siga pela direita, na próxima válvula vire o ponteiro vermelho para a ESQUERDA novamente e o fluxo irá fluir para a direita. Vire para a direita para chegar na próxima válvula, vire o ponteiro vermelho para a DIREITA e o fluxo irá para a esquerda em direção do encanamento preto do elevador mais distante.

Direção dos ponteiros para Elevador do Livro de Ligação.
Direita | Esquerda | Esquerda | Direita


Agora volte até a próxima bifurcação e siga para a esquerda até passar pela ponte móvel e chegar no elevador, que o levará para o Segundo Nível, em uma área remota, você sairá em uma espécie de cubículo de madeira com um Livro de Ligação no chão. Abra o livro e Clique nele. Você irá voltar para o Prédio da Biblioteca em MYST. Aproxime-se do Livro Azul e insira a Página Azul que está em sua mãozinha no Livro Prisão correspondente. Agora você poderá ouvir mais uma mensagem de Achenar. Ele parece um tanto descontrolado e não consegue se expressar devidamente.


"Você voltou... Traga mais páginas azuis. Eu sou Achenar, meu irmão é um louco. Um mentiroso... Traga sempre as páginas azuis... Minha retribuição será generosa... Resgate-me. Traga mais páginas azuis."


  • Voltando para MYST com a Página Vermelha. 

Agora será tudo muito simples, pois você já deixou todas as válvulas nas posições certas. Saia da Biblioteca e rume em direção ao Jardim Central, passe por ele e vá para a Cabana de Madeira no bosque da ilha. O cofre já estará com as combinações anteriores, mas não se preocupe, pois a chama piloto continua no lugar, logo abaixo do forno de ferro no fundo da cabana. Mova a manopla giratória vermelha até obter o máximo de pressão. Ouça a árvore gigante novamente subindo. Depois que o som de bate-estaca terminar, mova novamente a manopla giratória vermelha para abaixar a pressão do forno. Saia da cabana e siga em direção a árvore gigante. Espere o elevador aparecer e ficar no seu nível, clique sobre ele e entre no mesmo. Desça até a câmara subterrânea e acesse o Livro de Ligação para Channelwood.


Você novamente estará de frente para uma árvore no centro de uma trilha de madeira. Rume até a ilha do moinho e siga até a primeira válvula na primeira bifurcação. Agora basta apenas virar o ponteiro vermelho para a ESQUERDA, direcionando o fluxo de água para a direita e para o elevador que o levará até o Terceiro Nível. Vire a direita e suba a Escada em Espiral, depois dobre a direita e entre no elevador que está no Segundo Nível. Entre feche a porta e puxe a alavanca vermelha a direita. Ao chegar no Terceiro Nível saia do elevador e fique de frente para o mesmo. Você verá uma trilha de madeira que contorna a parte de trás do elevador. Siga por ela para ter acesso ao quarto de Sirrus.

Com mais dois cliques você verá a cabana retangular que abriga o quarto de Sirrus. Rume até ela e entre. A decoração é completamente diferente do estilo que Achenar gosta. Sirrus parece ter um gosto refinado e também parece ser mais organizado do que o irmão mais velho. Mas talvez nem tudo seja verdade, talvez em algum rompante de raiva, ele tenha quebrado as cadeiras próximas a porta ou jogado as garrafas de vinho pelo chão, ou talvez tenha sido Achenar? Bem isso não saberemos. Aproxime-se da cama e abra a gaveta da direita. Há uma página escrita, contudo ela está rasgada ao meio. Anote o que ela tem escrito ou use o Print Screen de seu computador para guardar esta imagem, ela será importante no futuro. Depois vire para a esquerda e veja uma escrivaninha. Abra a gaveta, você verá a Página Vermelha dentro da gaveta. Pegue a mesma e ela ficará junto ao seu ícone de mãozinha. Antes de sair, conheça o cenário.


Agora você poderá saber o que Sirrus tem para dizer a você. Volte para o elevador, entre, feche a porta e desça até o Segundo Nível. Dobre a esquerda e desça a Escada em Espiral. Rume até a primeira válvula na primeira bifurcação e ponha o ponteiro vermelho para a DIREITA. Siga em frente e dobre a esquerda, depois a direita e siga pela ponte móvel, siga a trilha de madeira e entre no elevador, feche a porta e use a manivela vermelha a direita para subir. Entre no cubículo e clique no Livro de Ligação para MYST. Você verá o teto abobadado do Prédio da Biblioteca. Aproxime-se do Livro Vermelho de Sirrus e ouça a mensagem dele. Ele parece mais controlado do que Achenar, mas possui aquele ar arrogante, como se quisesse comandar as suas ações.


"Você voltou... Traga mais páginas vermelhas. Eu sou Sirrus... Não converse com meu irmão... Ele é o culpado... Eu preciso de mais páginas vermelhas... Eu o recompensarei generosamente. Não traga páginas azuis para ele... Eu preciso de mais páginas vermelhas."


A esta altura do jogo você só poderá tirar uma conclusão. Estes dois são completamente loucos e completamente diferentes, nem parecem ser irmãos. Achenar com os seus modos esquizofrênicos mata qualquer um de medo e Sirrus com seu modo pomposo, só cria muito desconfiança...Bem, você deve continuar na sua jornada para trazer mais páginas vermelhas e azuis, até descobrir finalmente o que estes dois estão tramando...

Texto e comentários por: Drica Portes.

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16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
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