 |
Dispositivo para os Cristais na Era Rime. Real MYST. |
- Sobre a Era Rime.
- Encontrado no Real MYST.
- Escritório na parte superior do abrigo da Era Rime.
- Em cima da mesa do lado do tinteiro.
- Escrito por Atrus.
- Descreve a Era Rime criada por Atrus.
- Dividido em onze páginas.
- Escrito a mão com desenhos de cristais.
- Capa vermelha decorada com desenho de rocha.
- Incluí alguns comentários e especulações.
- Esta tradução é livre e cabe correções se necessárias.
- Tradução e comentários por: Drica Portes.

Antes de passar mais tempo com meus experimentos, decidi que devo terminar as construções. Desta vez trouxe ambos meus filhos, Sirrus e Achenar. O poço, eixo ou coluna de acesso está quase terminado, como também o posto de observação. Ambos os meninos preferem ficar aqui dentro no calor, protegidos do frio intenso do exterior. Achenar fica sentado durante horas no posto de observação enquanto Sirrus fica horas consumido pelos Cristais e pela visão das Eras, as quais nós temos condições de ver. Nenhum deles ainda mostrou realmente o desejo de partir desta Era. E eu não consigo lembrar quando foi que passei tanto tempo com meus filhos em uma Era. Depois de mais alguns experimentos com o formato dos Cristais, nós estaremos aptos a ver com perfeição uma determinada Era do Livro de Ligação.
Sirrus deseja conectar-se imediatamente, ele não consegue entender que a ligação é apenas visual e não física. Sem a tinta os Cristais não podem levar diretamente para dentro de uma determinada Era. Por causa disso os Cristais possuem um efeito interessante: é possível mudar a forma do Cristal para poder ver uma Era diferente. Durante os experimentos pudemos ver um vasto número de distritos - através de similaridades - da mesma Era definida pelos próprios Cristais. Isto ocorria a despeito de mudarmos a Era original.

A Próxima coisa são as luzes. Meus filhos agora estão muito mais interessados nas luzes que aparecem a noite no céu. Eles somente mostraram interesse nos Cristais até descobrirem que não seria possível ver de fato Stoneship e Channelwood, duas Eras que não vejo há um longo tempo. É possível ver as Eras, mas preciso de tempo para poder encontrar a combinação exata para isso, mas agora não temos tempo para procurar a combinação.
Eu ainda não considero meu estudo com os Cristais completo, mas eu consegui manter Sirrus e Achenar certo tempo entretidos com a questão, então agora nós iremos nos dedicar as luzes. Eu acho melhor manter Riven longe deles por enquanto, até que seja seguro mover-se até lá. Eu irei cuidar deste lugar mais tarde.
...As luzes são curiosas. Eu creio que o efeito luminoso tem uma origem orgânica. Agora eu acredito que ela tem algum efeito eletromagnético na sua origem. Eu acredito que o efeito das luzes pode ser desencadeado de alguma forma. Algo que teremos que tentar e se Sirrus e Achenar decidirem ficar poderemos ter a resposta em breve. Eu nunca vi ambos tão interessados em meus experimentos e eu não quero frustrar o entusiasmo deles. Parece que terei que esquecer dos Cristais por hora.
...Eu ainda não faço ideia sobre o que meus filhos estão esperando do trabalho que iremos desenvolver. Ele terá que ser todo na parte externa e sofrerá uma mudança, teremos que trabalhar sobre as águas frias, sofrendo a influência do vento frio sobre nossa roupa, como facas frias sobre nossas peles. Ainda sim, estando no frio intenso, eles parecem entusiasmados em cumprir suas obrigações. Esta é uma faceta deles que eu não tinha notado antes.
Outro dia duro, mas nós conseguimos erigir a primeira das três torres. Eu estou muito cansado para poder escrever hoje a noite.
...Já se passou uma semana. A segunda e terceira torre já estão erguidas. Nós precisamos somente conectar a força. Eu estou exausto, tanto quanto Sirrus e Achenar. Toda via eles não tem intenção de parar, e agora eles é que me incentivam a continuar.
...As torres estão terminadas tanto como a energia destinada a cada uma. A força deverá ser conduzida diretamente, através do mar e suas águas salinas, precisaremos apenas de uma rede para guiar as torres, mantendo a distância certa para que nós possamos levar as mesmas até a localização exata. Muito do trabalho que restou pode ser completado de dentro do abrigo, o que me deixa muito agradecido por podermos ficar abrigados do frio. Eu estou cansado do frio. Fico pensando na temperatura e nas praias agradáveis de MYST. Talvez eu mereça umas férias.
...Antes de voltar nós passamos o dia com Catherine. Nós chegamos aqui somente a um minuto de iniciar uma nova experiência com as torres e com a descarga eletromagnética. Nós estamos aptos a criar uma espécie de arco de ligação entre as torres pela primeira vez. O reflexo criado sobre a água é magnífico. Nós estamos perto agora. Amanhã depois de ajustarmos a voltagem, nós saberemos o quanto estamos perto.
...É lindo e inspirador. Através de nosso comando, multicoloridas ondas de luz dançam ao seu bel prazer no céu escuro. Brilhantes fachos de luzes brancas no céu. Isso faz a caixa de comando mais incrível ainda. Os meninos estão convencidos que conseguirão trazer a mãe deles até aqui, mesmo ela recusando-se a usar o Livro de Ligação para Rime. Eu estou convencido que ela virá em breve. Pelo menos assim eu espero.
Quanto a mim, eu devo retornar a MYST ou para outro lugar mais quente, há muito o que terminar aqui, mas eu estou há tempos sem ver o sol, e preciso de um pouco de calor antes de retornar até aqui. Catherine concordou em vir depois que conversei com ela sobre minha intenção de usar os Cristais para visualizar Riven. Ela agora está consumida pelo estudo das formas geodésicas dos Cristais e encoraja-me todos os dias a tentar infinitas combinações para que possamos ver aquela Era. Sirrus e Achenar não vieram conosco desta vez.
...Eu devo voltar a Everdunes. Eu acredito que os poucos Cristais que deixei em Everdunes, poderão me ajudar aqui em Rime. Por enquanto Catherine retornou para casa, mas ela irá encontrar comigo daqui três dias na Ilha MYST. Eu acredito que até lá estarei pronto.
 |
Escrivaninha de Atrus na Era Rime. Real MYST. |
- Observações sobre o Diário.
Neste Diário Atrus nos revela muito do fatos que antecederam os acontecimentos na Ilha MYST. Todos nós entenderíamos melhor o enredo da aventura, se tivéssemos lido este Diário antes de começar a jogar MYST I. Vale destacar alguns trechos. Atrus diz que os meninos, seus filhos, apenas se mostraram interessados nos Cristais, até o dia que ambos descobriram que o pai, não podia ver de imediato Stoneship e Channelwood, duas Eras já dominadas pelos jovens. Atrus ainda diz que faz muito tempo que não visita tais Eras, o que indica que ele nem imaginava o que os rapazes tinham feito nestes lugares. De qualquer forma vale lembrar que aparentemente tanto Sirrus como Achenar já estavam colocando seu plano de traição em andamento quando o pai os convidou para visitar Rime. Posteriormente os rapazes, parecem muito interessados em trazer Catherine para Rime, e isso realmente acontece quando Atrus, consegue mostrar que é possível visualizar Riven a partir de Rime. Fica evidente então que Sirrus e Achenar, já estavam a par dos anseios de sua mãe em relação a Quinta Era.
Outro trecho interessante é aquele onde Atrus parece querer afastar os filhos dos acontecimentos em Riven, novamente me choca o fato dos jovens não conhecerem a história pregressa de sua mãe, onde estão envolvidos os habitantes de Riven e o avô deles, Gehn, pelo menos é o que os textos de Atrus parecem relatar em seus Diários até a chegada em Rime. Aparentemente os meninos tomam ciência dos anseios de sua mãe em salvar Riven, depois que eles conseguem visualizar a Era no dispositivo criado por Atrus, creio que foi neste instante que eles encontraram a oportunidade que tanto esperavam para manter Catherine longe de casa, ao mesmo tempo que seu pai ficava um tempo em Everdunes.
Neste texto também podemos identificar algumas pistas do funcionamento dos Cristais, nada é muito claro, mas é evidente que trocando as formas dos Cristais é possível encontrar determinada combinação para visualizar uma determinada Era. Também é possível mudar a cor de um determinado Cristal para ver um distrito dentro de uma Era pré-configurada. Mas isso não vale para todas as Eras em questão. Veja algumas combinações que encontrei na última parte do manual do Real MYST.
Estes diários são a fonte mais importante de informação da Série MYST, e do enredo envolvendo a família de Atrus. Nos diários é possível ler desde acontecimentos privados até relatos sobre a construção de determinadas Eras. Um dos diários mais interessantes é aquele encontrado em MYST III Exile, onde Atrus, escreve sobre a excursão feita até as ruínas da Cidade D'ni e a construção da Era Releeshahn. Através destes diários também é possível traçar um perfil do autor e de sua família, principalmente nos trechos que narram as ações de seus dois filhos, Sirrus e Achenar. Enfim, além de tudo isso, também é possível encontrar muitas pistas sobre qual o procedimento que o jogador deve tomar em cada um dos jogos da Série.
Tradução e comentários por: Drica Portes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.