17 de dezembro de 2017

Diário de Atrus II


Telescópio na Era Stoneship - Real MYST

  • Sobre a Era Stoneship.
  • Encontrado em MYST I e Real MYST.
  • Biblioteca no centro da Ilha MYST.
  • Primeira prateleira de madeira da Biblioteca.
  • Escrito por Atrus.
  • Descreve a Era Stoneship criada por Atrus.
  • Dividido em vinte e sete páginas.
  • Escrito a mão com desenhos e constelações.
  • Capa decorada com par de louros.
  • Incluí alguns comentários e especulações.
  • Esta tradução é livre e cabe correções se necessárias.
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.

Emmit foi o primeiro a morar nas Pedras. Ele nomeou aquele lugar somente de As Pedras, porque era justamente isso que elas eram: um grupo de pedras pontudas, unidas como uma ilha no meio de um grande mar. E este foi o lugar onde Emmit viveu um bom tempo e ele adorava a sua vida. Ocasionalmente Emmit nadava para vasculhar o lugar, mas nunca ia muito longe da ilha que ele chamava apenas de As Pedras. 

Um dia outra pessoa apareceu nas Pedras, sem uma razão aparente Emmit nomeou esta nova pessoa de Branch. Rapidamente Emmit e Branch tornaram-se amigos. Geralmente nadavam e caçavam peixe juntos. Emmit mostrou a Branch uma caverna simples na qual ele morava próximo a maior rocha da ilha. Então rapidamente Branch também encontrou outra caverna nesta mesma grande rocha, onde pôde construir sua casa. O sol sempre brilhava em seu mundo e a água sempre era calma e límpida, tão limpa que eles eram capazes de ver o chão de areia nas partes mais fundas do oceano. Mesmo com o sol sempre brilhando naquele lugar, eles de fato nunca passaram calor, pois a brisa do mar, que vinha do norte os refrescava sempre. 

Um dia enquanto Branch nadava e divertia-se ele pôde ver no mar outro rapaz nadando. Branch levou o novo rapaz até Emmit para saber como ambos iriam chamar o novo rapaz. Emmit achou melhor chamá-lo de Will. Rapidamente Will começou a fazer parte do grupo e todos os três meninos divertiam-se em seu mundo perfeito.

Pelo menos esta foi a história que me contaram quando eu cheguei na ilha. Emmit, Branch e Will ficaram surpresos ao me ver pela primeira vez, mas logo nós fizemos amizade. Hoje é meu segundo dia nesta minha nova Era, e logo uma coisa estranha aconteceu. Para mim na verdade não foi estranho, mas os três rapazes ficaram surpresos com o que aconteceu. Enquanto eu descansava embaixo de uma enorme árvore, em uma das menores ilhas do lugar, começou a chover. Foi uma chuva suave na última hora da manhã. Eu expliquei para os rapazes que eles não deveriam temer a chuva, que ela não era perigosa, obviamente ainda assim eles ficaram com um pouco de medo da chuva. Antes de ir dormir naquela noite eu avisei aos rapazes que no dia seguinte eu teria que partir, eu expliquei ainda, que enquanto eu estivesse fora iria fazer algumas surpresas para melhorar o mundo deles. Depois eu parti. Eles não entenderam muito bem o que eu queria dizer, mas eu também não esperava isso deles. 

Eu ainda não entendi o fato estranho que aconteceu hoje. Eu estava fazendo experimentos com a Arte, testando os limites das regras ditadas por meu pai, então eu criei um barco para colocar nesta Era. Eu planejei e elaborei tudo perfeitamente, mas de alguma forma inexplicável o barco chocou-se contra as rochas e acabou partindo-se em dois. O barco ficou preso de uma forma estranha entre as rochas sem afundar. Este teste foi um desastre e eu não pude consertá-lo. Eu tinha esperança de resolver o assunto, mas agora eu sei... Tinha muitas perguntas para fazer ao meu pai, mas creio que elas nunca serão respondidas. 

Mesmo com o erro do barco, eu posso ver os meninos ainda brincando e isso me alegra, eu posso ver eles brincando o dia todo no barco. Mesmo que o barco não se mova mais, eu posso estudá-lo, posso rever o que fiz. Também fiz uma plataforma para poder estudar o sistema solar desta Era. As noites são extremamente lindas aqui. Eu tomei nota dando inúmeros nomes para as constelações deste lugar. Também durante a noite eu pude ver estranhas luzes no horizonte. Eu terei que descobrir o que esta gerando as mesmas. Não sei se é um fenômeno natural ou se existem outros povos morando em ilhas distantes daqui. Eu tenho muito o que descobrir. Eu creio que se existirem mais pessoas nesta Era, isso irá explicar o aparecimento repentino de Branch e Will. 

A chuva está mais intensa do que o usual, justamente quando os meninos estavam aprendendo sobre as luzes no céu que podem trazer uma nova tormenta. Eles ficaram com um pouco de medo da chuva mais forte, sem mencionar o trovão e os relâmpagos. Como nunca chovia antes, agora que a chuva veio mais forte, posso descobrir por que ela começou a cair aqui. 


Eu decidi passar uma curta temporada em casa. Eu também estou pensando em planos para fazer um farol, que eu espero poder construir em breve. Eu fiquei pensando nas luzes que eu vi no horizonte, isso pode provar a existência de outros habitantes neste lugar. Eles podem ficar curiosos sobre a luz do farol e vir até a As Pedras, para conhecer as novas construções. Isto é, se eles tem meios para isso.

Eu retornei com muitas ferramentas para a construção do farol. Eu decidi que depois que o farol ficar pronto, irei aproveitar o tempo para reorganizar minhas idéias, e deixarei minha imaginação cuidar do resto. 

Nós estamos trabalhando no farol há três semanas, e fizemos um grande progresso, a grande rocha que usamos para apoiar a construção não é tão segura quanto eu queria, mas não quero mudar meus planos, talvez uma mudança seja um grande problema agora que começamos a construção. 

Os rapazes estão me ajudando imensamente. Eu estimo que a construção seja terminada em dois dias. 

O farol está terminado e eu fiquei muito orgulhoso de nossa construção. Os rapazes foram maravilhosos e fizemos tudo com nossas próprias mãos. Esta tarde eu inseri o gerador. E os meninos ficaram várias horas observando as luzes no horizonte. Eu passei a noite em cima do farol, observando o horizonte e quando eu acordei eu vi o amanhecer vindo delicadamente dos confins do oceano. Eu estou me acostumando com esta paisagem. 

Foi Will que viu primeiro a garota. Ela estava nadando próximo ao barco. Will estava pescando quando pensou ver um rapaz, mas no final das contas descobriu se tratar de uma garota e não muito longe dela, ele viu um homem nadando na direção da ilha. Emmit ficou muito feliz em conhecer seus novos vizinhos. 

Eu fiquei realizado ao deixar esta Era. Os eventos que ocorreram aqui não foram-me explicados pela Arte, e nem tem haver com a Arte, eles irão trazer um grande impacto para esta Era. Muito mais do que poderia imaginar ou escrever. Eu creio que a criação desta Era é um presente para mim. E creio que no futuro quando eu voltar aqui, ficarei surpreso com as mudanças que por si só serão implementadas. De qualquer forma outra nova Era me espera, de alguma maneira terei que viajar por baixo da água nesta nova Era, e ainda terei que colocar muita coisa em ordem.

...Já fazem dez anos desde que eu deixei esta Era. Eu me lembro de chamá-la de Era Stoneship. Quando eu voltei não pude acreditar nas mudanças do lugar. Os três meninos originais, cresceram e tornaram-se adultos e há muitas outras faces neste lugar que eu não reconheci. Branch me contou que há sete anos não chove neste lugar e que a brisa fria retornou. 

Eles foram muito hospitaleiros e me ofereceram novas comidas e me mostraram novos materiais que eles encontraram nesta Era. Eles também encontraram ouro em algum lugar. Agora existia construções deste material pela ilha. Meu farol continua em perfeito estado de conservação. E pelo jeito que está, eles esforçaram-se para deixá-lo em funcionamento. Eu notei também que a rocha onde está o farol, afundou cerca de quarenta ou cinqüenta centímetros.

Depois de minha maravilhosa visita a meus velhos amigos, creio que seria adorável revisitá-los daqui dez anos para ver como estarão as coisas neste lugar.

Escrivaninha de Sirrus na Era Stoneship - Real MYST

  • Observações sobre o Diário.

Estranhamente Atrus não parece demonstrar em seu diário uma predileção por Stoneship, apesar de citar várias vezes que a Era o agrada muito e que o surgimento de habitantes o impressionou, ele devia estar muito preocupado com outros afazeres para demorar tanto tempo para fazer uma nova visita. Ele também não explica como seus filhos vieram para Stoneship, e se os mesmos vieram antes ou depois do desaparecimento dos habitantes.

Há duas informações interessantes no diário. Primeiro: ele cita que os habitantes encontraram ouro, isso é uma pista para entender porque Sirrus e Achenar estabeleceram aposentos neste lugar. Segundo: Atrus avisa que deve visitar uma nova Era onde ele deverá viajar por baixo da água. Que Era será esta? Ele não explica, mas pode ser que ele esteja falando da Era Mechanical.

  • Diário de Atrus:

Estes diários são a fonte mais importante de informação da Série MYST, e do enredo envolvendo a família de Atrus. Nos diários é possível ler desde acontecimentos privados até relatos sobre a construção de determinadas Eras. Um dos diários mais interessantes é aquele encontrado em MYST III Exile, onde Atrus, escreve sobre a excursão feita até as ruínas da Cidade D'ni e a construção da Era Releeshahn. Através destes diários também é possível traçar um perfil do autor e de sua família, principalmente nos trechos que narram as ações de seus dois filhos, Sirrus e Achenar. Enfim, além de tudo isso, também é possível encontrar muitas pistas sobre qual o procedimento que o jogador deve tomar em cada um dos jogos da Série.

Tradução e comentários por: Drica Portes.

Volte ou Visite também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.