 |
Bosque na Era Selenitic. MYST I. |
- Livro de Ligação para Selenitic.
- Conhecendo a Era dos sons.
- Coletando as páginas.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após ouvir as mensagens de Sirrus e Achenar no Prédio da Biblioteca, você deverá começar sua próxima viagem que o levará até a Era Selenitic. Aconselho que você leia o livro que fala sobre esta Era, antes de embarcar nesta aventura. Selenitic é um mundo assolado por meteoros gigantes. Antes um oásis cheio de vegetação e cenários agradáveis, agora parece muito mais uma lua perdida e inóspita. Um lugar sem vida... Você será obrigado a decifrar vários códigos sonoros para desbravar este lugar ermo e solitário. Depois viajará em um Labirinto subterrâneo em busca do Livro de Ligação que o trará de volta para MYST. Não se preocupe se no meio da jornada você tiver que parar. Toda vez que você salvar o jogo dentro da Era Selenitic, você voltará para o início da Era e não perderá as ações as quais você já desencadeou.


Estando dentro da Biblioteca aproxime-se do quadro que mostra o mapa da ilha. Posicione seu ícone mãozinha sobre o diagrama da Torre Giratória. O círculo que está do lado direito acima no quadro. Logo abaixo do desenho da Nave Espacial. Você verá a linha branca surgir e passar por todo o quadro, quando ela parar em cima da Nave Espacial, ela ficará vermelha, agora você verá o diagrama da Torre Giratória ou Torre Rotatória piscar e ao mesmo tempo você ouvirá o som da pesada abertura de concreto no observatório abrindo em direção a Nave Espacial.


Afaste-se do quadro e siga em direção ao Quadro de Entrada, aquele que possui a pintura da prateleira de livros abrindo e formando uma escada. Clique sobre o quadro, a imagem irá ficar embaralhada. Em seguida a prateleira de livros irá descer exibindo a passagem para a parte de trás da Biblioteca. Siga por este corredor sinuoso até encontrar o elevador. Entre no mesmo e aperte o botão à direita da porta onde está escrito BIBLIOTECA. O elevador irá subir, saia do mesmo e você verá a escada de metal com a placa de um livro aberto. Suba a escada, você verá ao longe a imagem da Nave Espacial. Desça pela escada e dobre a direita, com dois cliques você chegará na outra escada, a que possui a placa com a chave impressa. Suba a escada e você verá um número na placa de metal: 59 VOLTS.


Desça a escada e entre no elevador, clique o botão a direita da porta onde está escrito TORRE. Aguarde o elevador parar e siga para a Biblioteca. Aproxime-se do Quadro de Saída, onde há a pintura da porta da Biblioteca e do Jardim Central. Clique nele e a prateleira de livros irá voltar para o lugar ao mesmo tempo que a porta do Prédio da Biblioteca irá abrir. Saia da Biblioteca e siga em direção a Casa de Força, que fica depois da alameda do Jardim Central à sua direita. Entre na Casa de Força e desça os corredores de concreto. Você chegará até uma porta de metal, aperte o botão azul da direita para abrir a mesma. Você verá vários geradores ascendendo em um corredor infindável dentro de uma grande caverna, atrás de um painel de vidro. Entre nesta pequena sala. Agora volte-se para a porta e veja do lado direito um papel com instruções:
- Mostrador 1 - Força.
- Mostrador 2 - Força para a Nave Espacial.
- Botões - Interruptores - numerados de 1 a 10.
Agora olhe em direção ao painel de vidro e veja os botões em vermelho e os dois mostradores. Você deverá apertar os botões de tal forma que os dois mostradores marquem 59 Volts. Se a combinação estiver errada os geradores irão apagar e você terá que religá-los, para isso basta sair da sala e ir até a superfície. Existirão duas muretas ou postes, como queira, com fios de energia que percorrem o caminho até a Nave Espacial, você terá que levantar as manivelas acima deles para religar os geradores dentro da Casa de Força. Mas isso não será necessário. Numere os botões de cima para baixo de um a cinco, bastando seguir a seqüência abaixo:
Instruções para o Painel de Força:
- Esquerda - Primeiro Botão: 10 Volts.
- Esquerda - Terceiro Botão: + 8 = 18 Volts.
- Direita - Terceiro Botão: + 22 = 40 Volts.
- Direita - Quarto Botão: + 19 = 59 Volts.
Após inserir a combinação certa saia da Casa de Força e olhe atentamente para a direita. Clique à direita da Casa de Força e você terá acesso a uma mureta de alvenaria, acima dela há cabos de força com uma alavanca, esta alavanca deve estar voltada para cima. Saia desta mureta e siga pela alameda do Jardim Central, antes de chegar na Nave Espacial você verá outra mureta semelhante, verifique se a alavanca está levantada. Se ela estiver tudo bem. Agora rume para a Nave Espacial. Aperte a porta e ela irá abrir. Entre e veja um painel com um visor de vidro circular e logo abaixo cinco ranhuras verticais e uma alavanca grande à direita das mesmas. Note que ao mover as ranhuras, você ouvirá notas musicais. Volte-se para o fundo da nave e você verá um órgão. Lembra da combinação de notas no livro da Era Selenitic? Usaremos aquela combinação pois a mesma é a chave para dar acesso ao Livro de Ligação desta Era.


Como não sou boa para música, não posso mentir. Este quebra-cabeça foi um dos mais difíceis para mim, depois de muitas tentativas e conseguir solucionar apenas parte do código, tive que recorrer ao meu irmão caçula, que possui um ouvido melhor do que o meu para música. Enfim todos os quebra-cabeças que envolvem chaves musicais são difíceis para mim.
Mas com paciência você conseguirá. Note que apenas uma fração de milímetros de diferença nas ranhuras do painel musical, já fazem uma grande diferença no código. Portanto recomendo paciência e perseverança. Abaixo uma imagem do painel com o código para o Livro de Ligação. Após inserir as notas certas, clique no visor circula com o Livro de Ligação e você será transportado para a Era Selenitic.
 |
Painel com posições para as notas musicais. |
Dica numérica para Código Musical: Todos sabem da minha dificuldade em quebra-cabeças musicais. O leitor da página Jarvis Wahl, me mandou uma excelente dica, transformando as notas musicais em posições numéricas, facilitando assim a compreensão da disposição das ranhuras ou marcadores dentro da escala musical vertical. Desta forma sei que muitos visitantes poderão tentar este novo método.
Primeiro veja com atenção a imagem do teclado no Diário de Atrus sobre Selenitic. Conte da esquerda para a direita a posição dos teclados assinalados no Diário, inclusive as teclas pretas. A ordem será a seguinte: 8 - 20 - 23 - 13 - 6. A relação será:
 |
Dica numérica para quebra-cabeça musical. |
Ordem das Teclas:
- Nota 1 - Tecla 08.
- Nota 2 - Tecla 20.
- Nota 3 - Tecla 23.
- Nota 4 - Tecla 13.
- Nota 5 - Tecla 06.
Observação: mova o mouse com cuidado e lentamente para que cada movimento, ou seja, cada posição toque apenas uma nota musical, se você pular mais de um som, a contagem não dará certo. Mas a relação entre os números enviada pelo leitor é perfeitamente viável. Agradeço a colaboração.
- Aterrissando na Era Selenitic.
Nesta Era você não precisará se preocupar em encontrar quartos escondidos, pois aqui não foram construídos abrigos com aposentos. Mas as duas páginas estão por ai, jogadas ao vento. E você terá que encontrá-las. Você chegará na Nave Espacial e a mesma permanecerá parada próximo ao mar, você ouvirá o som das ondas que se chocam contra as margens da ilha.
Saia da Nave e rume pelo caminho de concreto até se deparar com uma construção em alvenaria que parece emergir da rocha pura. Olhe a porta de metal. Ao lado da porta você verá um painel com novas ranhuras musicais. Mova-as, note que cada uma em determinada posição solta um som diferente. Clique no botão amarelo da direita e uma espécie de combinação será tocada. Você precisa encontrar a combinação certa para poder abrir esta porta.
- Acionando os Detectores de Som.
Dobre a esquerda e siga pela trilha de terra para continuar a vasculhar este lugar inóspito. Clique quatro vezes e pare no meio da trilha de terra. Dobre a esquerda e você verá uma escadaria de tijolos. Suba nesta escadaria e rume em direção a uma espécie de oásis. Neste lugar há uma fonte e um mecanismo muito estranho. Ele possui um painel de metal e na frente dele há um botão vermelho. Ao acionar este botão vermelho, note que o desenho na placa de metal muda de cor. Chamarei este mecanismo de Detector de Som, em todo caso há uma espécie de microfone próximo a ele que parece recolher o som que ele emite. Neste primeiro Detector de Som será emitido o som de água corrente. Agora saia desta posição e olhe a sua direita, eis uma Página Azul. Pegue-a.


Após ligar o detector e pegar a Página Azul, saia deste oásis e rume em direção a trilha de terra. Agora dobre a esquerda e clique quatro vezes no seu mouse você chegará em outra construção de tijolos. Novamente você verá um Detector de Som, mas a placa agora mostra o desenho de uma fenda no chão com vapor saindo de dentro dela. Note que o som é alto e parece lembrar uma erupção ou mesmo uma grande ventania. Aperte o botão vermelho a sua frente e logo uma espécie de detector ou microfone começará a funcionar. Agora olhe atrás de você. Há um buraco no chão com lava quente correndo lá embaixo. Saia desta posição e com quatro cliques você voltará para a trilha de terra que o levará para a área seguinte.
Dobre a direita e você verá em meio ao nevoeiro um grande relógio. Siga até ele. Novamente você verá um mecanismo Detector de Som, semelhante ao primeiro com um botão vermelho na frente. Clique no botão e note que a cor da placa mudará de cor. Perceba também que o relógio foi destruído.


Agora siga a direita na trilha de terra. Você chegará em uma encruzilhada. Dobre a direita e você terá acesso a Floresta de Cristais. O som é de flauta, mas há vento e o som de ondas quebrando contra a costa. Siga até o mecanismo Detector de Som e aperte o botão vermelho em sua frente. A placa de metal que mostra um desenho simbolizando um cristal irá mudar de cor. Veja também a Página Vermelha acima do mecanismo. Alerto novamente, se você estiver jogando o MYST I Masterpiece, e mudar de idéia sobre levar esta página para MYST, você poderá usar a opção Drop Page, no menu superior para deixar esta página em seu local de origem. No caso do MYST I simples, basta levá-la ao local de origem, ou pegar a Página Vermelha, para livrar-se da Página Azul.


Siga até a encruzilhada e dobre a direita, você verá uma escadaria de tijolos no meio do mar. Suba esta escadaria e siga até o final da trilha. Olhe para baixo e veja outro mecanismo Detector de Som, próximo a ele há uma espécie de antena parabólica e uma ponte destruída. Aproxime-se dele e aperte o botão vermelho que aciona o mecanismo. Certamente é o símbolo do vento. O som é bem forte.
- 1º Detector - Água corrente.
- 2º Detector - Erupção vulcânica.
- 3º Detector - Badaladas do relógio.
- 4º Detector - Som dos cristais.
- 5º Detector - Som do vento.
Note próximo ao mecanismo uma entrada com uma escada de metal, entre neste túnel e desça pela escada, quando você chegar no subsolo, olhe para a sua esquerda e acione a manivela amarela. Ela irá ascender luzes no corredor que você terá que passar. Siga por este corredor até chegar na próxima saída.
- Regulando a Antena de Captação.
Você irá chegar em uma pequena ilha remota. Em sua frente haverá um grande paredão de tijolos e no centro dele um enorme painel de comando. Este lugar é chamado de Torre Receptora de Som ou Torre de Captação, ou ainda, Sintonização e através deste painel você usará câmeras que localizarão os lugares onde os Detectores de Som estão ligados e captando som. Para isso você usará as teclas verdes a esquerda. Elas direcionam a câmara. Os botões abaixo, com os ícones de cada som, serão os marcadores de coordenadas. E o botão inferior com o símbolo de soma, irá unir todos os sons em um código. Bem interessante não é?


Comece a inserir os códigos de acordo com os ícones. Clique no primeiro ícone e vá movimentando as setas verdes até conseguir localizar o local exato do oásis. Quando você conseguir o som ficará puro e você só ouvirá o som de água corrente. Faça o mesmo com os demais ícones. Após combinar todos os sons aperte na tecla com o símbolo da soma para o painel emitir a combinação de sons, que serão a chave da porta de metal no início desta Era. As combinações são as seguintes:
Relação entre detectores, som e coordenadas:
- 1º Detector - Água Corrente - 153.4.
- 2º Detector - Erupção Vulcânica - 130.3.
- 3º Detector - Badalada do Relógio - 055.6.
- 4º Detector - Som dos Cristais - 015.0.
- 5º Detector - Som do Vento - 212.2.
Após colocar as combinações exatas, acione a tecla com o Símbolo de Somar na parte inferior do painel. Atenção: as coordenadas podem mudar de jogo para jogo. Você ouvirá a ordem da combinação, que não é a mesma a qual você acionou os Detectores de Som. Preste bem atenção nos sons e nas imagens. A combinação que você usará na porta de metal será:
Para Abertura da Porta do Labirinto:
- 1º Som dos Cristais.
- 2º Som de Água Corrente.
- 3º Som do Vento.
- 4º Som da Erupção Vulcânica.
- 5º Som da Badalada do Relógio.
- Labirinto Subterrâneo com Página Azul.
Saia desta ilha e acesse novamente o túnel pelo qual você passou recentemente. Ao chegar do outro lado, você deverá seguir pela trilha de terra, até chegar no início do caminho. Não esqueça de trazer a página azul que estava no oásis. Após ter certeza de estar com a página, siga para a porta de metal e aproxime-se do painel a direita da porta. Insira a combinação movendo os marcadores nas ranhuras verticais. Depois aperte o botão amarelo e você ouvirá a combinação. Em seguida afaste-se do painel e fique de frente para a porta. Ela irá abrir. Entre e passe pelo corredor de metal. Dobre a direita e você chegará em uma espécie de doca. Há um transporte no centro deste lugar. Aproxime-se dele e aperte o botão azul a direita da porta. Entre no veículo e veja o painel a sua frente. Você verá quatro comandos. Forward - Frente. Backtrack - Voltar. E duas setas uma para a esquerda e outra para direita.
Esta parte é um tanto cansativa, mas vale a pena tentar. Toda vez que você acionar uma das setas ela indicará uma direção de acordo com uma bússola. O símbolo da direção irá aparecer no círculo do lado direito e um som característico irá ser tocado, quando há uma combinação de direções, como NE, que significa Norte + Leste = Nordeste, então você ouvirá uma combinação de sons referente a estes dois Pontos Cardeais.
Pontos Cardeais e Sons Relacionados
- N. N - Norte - Som de Pequeno Sino Breve.
- W. O - Oeste - Som de Trinado de Pássaro.
- E. L - Leste - Som de Freio a Ar.
- S. S - Sul - Som de Capanhia de Sinos.
Se desejar use os sons para se guiar. Toda vez que você ver uma mureta de metal com uma luz vermelha no centro, significará que o trilho não tem saída e você deverá tomar outro rumo. Eu aconselho você a ignorar os sons, se não, você pode ficar louco ou louca, como eu fiquei, contudo preste atenção nas letras das direções, elas sim são importantes. Todas as direções estão em idioma inglês, então lembre-se que W é Oeste - Ocidente e E é Leste - Oriente. Depois que a letra aparecer no círculo da direita você deverá apertar no comando: Forward - Frente. Se você errar poderá voltar para o último patamar com o comando Backtrack - Voltar. Mas não será difícil entender.
Combinação das Direções para Sair do Labirinto
N | W | N | E | E | S | S | W | SW | W | NW | NE | N | SE
Enfim você chegará na saída e verá o Livro de Ligação para MYST sobre um pedestal em uma câmara similar a doca de entrada no Labirinto. Aproxime-se do Livro de Ligação e toque na imagem. Você irá voltar para a Biblioteca de MYST. Novamente proceda com o ritual de inserir a Página Azul no Livro Azul de Achenar. Depois ouça a mensagem dele. A imagem ficará melhor, mas o aspecto de Achenar está mais doentio do que nunca.
"Olá meu amigo... Traga-me mais uma página azul. Sirrus é o culpado. Não o liberte... Ele destruiu-me e os livros... Ele é doente... Nunca pára... Ele tentou matar nosso pai. Ele é cheio de truques ele é um mentiroso!!! Não o liberte...Liberte-me. Vá para a última Era e traga mais páginas azuis... Liberte-me... Liberte-me..."
- Labirinto Subterrâneo com Página Vermelha.
Após ouvir a mensagem de Achenar. Saia da Biblioteca e dobre a direita, siga até a Nave Espacial. Abra a porta e siga para o painel. Em hipótese alguma mexa nas ranhuras. Pois o código já está todo no lugar só esperando por você. Abaixe a manivela a direita e aguarde o Livro de Ligação aparecer no visor circular. Clique no livro e volte para a Era Selenitic. Saia da Nave Espacial e rume pela trilha de terra, passe pela porta de metal, passe pelo grande relógio e siga até a encruzilhada. Dobre a direita e siga para a Floresta de Cristais. Desça pela escadaria de tijolos e siga até o Detector de Som. Peque a Página Vermelha, que está em cima do mecanismo e volte para a construção de alvenaria com a porta de metal.


Fique de frente para a porta e aproxime-se do painel com o código musical. Note que o código já está inserido e você não precisa mexer em nada. Clique no botão amarelo a direita e afaste-se do painel. Veja a porta abrir e entre no corredor. Dobre a direita e siga para o veículo. Aproxime-se do mesmo e aperte o botão azul a direita da porta. Entre no veículo e aperte a tecla Forward - Frente, para posicioná-lo nos trilhos do Labirinto. Agora utilize a mesma combinação anterior e você chegará ao Livro de Ligação para MYST.
Ao chegar na Biblioteca aproxime-se do Livro Vermelho. Insira a Página Vermelha no mesmo e aguarde a mensagem de Sirrus.
"Agora eu consigo ver melhor através desta página... Em breve eu estarei livre desta prisão no livro... Falta apenas mais uma Era e você trará a página vermelha para mim... Eu digo novamente, não traga páginas azuis!! Meu irmão Achenar é o culpado. Meu irmão tentou matar nosso pai, ele abusou da liberdade que nos tínhamos. Não o liberte, pois então ele irá perseguir você e destruí-lo...Eu sou inocente e Achenar é o culpado. Use sua sabedoria... Quando eu for libertado você será grandiosamente recompensado..."
Sirrus parece mesmo desesperado para sair de sua prisão. Ainda mais quando diz que irá recompensá-lo de uma forma grandiosa. Mas quando diz isso parece meio demoníaco... Bem, você deve visitar mais uma Era. Em minha opinião a Era mais interessante do jogo...
Texto e comentários por: Drica Portes.