|
Escultura da família na Era Spire. MYST IV Revelation. |
- Spire a Era Prisão de Sirrus.
- Ruínas de um castelo e cela no pináculo da torre.
- As ambições do filho mais novo.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Caro explorador agora você irá rumar para Spire. Na minha opinião um lugar belo e ao mesmo tempo sinistro. Um castelo abandonado flutuando sobre uma estranha nuvem de energia eletromagnética. Recomendo a você que anote todas as informações possíveis, as quais você irá recolher ao longo de sua jornada dentro desta Era.
Estando dentro da Câmara Secreta e com os livros a sua disposição, toque no livro que estará à sua esquerda. Você será transportado para Spire fazendo um voo panorâmico sobre as ruínas de um antigo castelo de cristal e rocha. Literalmente voando sobre o Pináculo da Torre.
Tenha em mente que este lugar é composto de vários andares. Cada andar guarda as suas características próprias e você deve usar isso para poder guiar-se nos meandros deste grande labirinto. Seu objetivo nesta etapa do jogo é chegar na
Fábrica de Bombas de Sirrus, onde você irá buscar uma pista essencial para poder ter acesso a
Câmara da Memória danificada em
Serenia. Em cada andar você encontrará pistas e poderá ouvir mensagens deixadas por Sirrus. Estas mensagens serão importantes para você poder definir o perfil psicológico do filho mais intrigante de Atrus e Catherine.
Você pousará no cume da torre do palácio e verá uma linda paisagem com nuvens plácidas e um sol que nunca dorme. A trilha sonora é fascinante. Ao dar um giro completo para conhecer o cenário você verá os restos da cela confeccionada com a pedra de Nara. Como na
Era Haven esta cela possui um pedestal com um
Livro de Ligação, que o levará de volta para
Tomahna. Olhe para cima próximo ao pedestal e veja também a sirene que avisa a chegada de visitantes. Ao empurrar a alavanca para cima você ouvirá um som abafado. Agora olhe em direção as grades que restaram e dobre a esquerda para chegar ao outro lado da cela.
Siga até o banco de veludo vermelho e aproxime-se do livro com capa vermelha. Toque no seu medalhão para ouvir a conversa entre Yeesha e Sirrus. Ela acha estranho o fato de Atrus não ter ensinado a língua D'ni para Sirrus. Sirrus parece não dar importância para o fato, dizendo que na infância ele tinha coisas mais divertidas para fazer. Depois ele diz que talvez tenha sido estúpido por não querer aprender D'ni. Yeesha então toda animada diz que poderá ensinar D'ni para ele e Sirrus pergunta de forma inocente se ela faria mesmo isso para ele... Após ouvir a conversa, saia da cela e desça pela escadaria de pedra à sua frente.
Ao descer a escadaria você verá uma área construída logo abaixo. Esta área é o Saguão do Palácio. Dobre a direita e continue descendo a escadaria de pedra. Dobre a direita novamente e você verá na quina da parede de pedra um lindo cristal cintilando. Continue descendo o próximo lance de escada. Depois dobre a esquerda e você verá ao final do próximo lance de escada um grande arco de pedra. Siga até ele. Você verá que esta estrutura parece ser o poço sem fundo de uma espécie de elevador. Há um pedestal com uma esfera azul que está danificada e toda uma estrutura de metal que leva até uma estranha luz esverdeada.
Agora gire 180º graus e você verá a continuação da escadaria. Desça pela mesma. No final da escadaria você verá o Saguão do Palácio. Há muitos cristais espalhados pelo chão e uma bela construção decadente de arcos bem à sua frente. Você também verá ao longe uma escultura de cristal muito elaborada. Olhe para a sua direita e veja uma trilha de cristal verde, você seguirá por esta trilha posteriormente. Agora atente somente para o cenário do Saguão do Palácio.
Siga em frente até a escultura da família. Esta imagem é a mesma que está no quadro do quarto de Atrus e Catherine. Aproxime-se e toque no medalhão para ouvir as palavras de Sirrus. Ele diz que viu aquela imagem várias vezes: seu pai está escrevendo sua mãe do lado esquerdo e ele está disputando o barco com o seu irmão na pequena fonte. Ele termina dizendo que o barco é somente dele, apenas dele... Após ouvir estas palavras, vire-se para a direita e aproxime-se dos restos do que parece ser um catre e uma fogueira abandonados. Toque no medalhão para ouvir novamente Sirrus. Ele parece estar com muito frio e ressalta que estes acontecimentos hediondos são típicos de sua família. Depois ele pragueja contra o seu pai, pois não há Livros de Ligação para casa. Depois ele se recompõe e apenas diz: 'Pense Sirrus... Pense....' Sirrus é o típico egocêntrico que dirige-se a si próprio na terceira pessoa.
Após ouvir e ver a mensagem, dobre para a esquerda e passe em frente a escultura de cristal, siga até uma abertura em um dos arcos de pedra e veja uma passadiça de metal que levará você até um estranho dispositivo com um grande cristal branco na ponta. Olhe para direita e veja um túnel de pedra com uma corda pendurada para o lado de dentro. Aproxime-se do grande cristal branco e toque no seu medalhão, você verá que anteriormente não havia um cristal no dispositivo e sim apenas uma luz brilhante e pulsante.
Agora vire a direita e aproxime-se do túnel com a corda. Note que a corda há muito foi cortada. Toque no seu medalhão para ouvir Sirrus. Ele descreve o percurso do túnel e espera que haja um Livro de Ligação no final dele. Mas todos sabemos que não há e nem havia um livro para fugir desta Era.
Antes de pular neste túnel volte para o centro do Saguão do Palácio. Siga até a trilha de cristal verde, a qual você tinha visto ao entrar neste patamar. Você verá outro grande arco e no interior dele a entrada para um elevador. Veja toda a estrutura e olhe para o teto. Note que há um grande cristal obstruindo o caminho para a parte superior. Olhe para a direita e veja o pedestal com uma esfera azul. Clique na esfera para chamar o elevador. Ele chegará depois de alguns segundos. Suba no elevador e olhe à esquerda, veja uma alavanca com um cristal verde. Empurre a mesma para baixo para mover o elevador. Ele irá descer até o Salão Central do Palácio.
- Salão Central do Palácio.
Você descerá até o Salão Central. Veja à sua frente uma trilha de pedras flutuantes. Elas estão presas por enumeras correntes de ferro. Siga por esta trilha para conhecer a habitação de Sirrus. Você verá um amplo salão que basicamente está dividido em três partes. Laboratório e jardim à sua esquerda. Corredor de cristal no centro. Aposento de dormir e estudo à direita. Nestes três ambientes você encontrará enumeras pistas para a resolução dos quebra-cabeças desta Era.
Siga até o final da trilha de pedras flutuantes e olhe para a esquerda. Veja uma enorme rocha flutuante. Aproxime-se dela e toque no medalhão para ouvir as conjecturas de Sirrus. Ele fica espantado com a capacidade da pedra que flutua. Ele também ressalta que se Atrus foi capaz de escrever algo assim, então ele terá que aproveitar esta façanha.
Siga para a esquerda em direção as plantas que estão sendo cultivadas no final do recinto. Com três cliques você terá acesso ao
Jardim de Sirrus. Veja um pequeno lago no final da trilha. Siga em direção a mesa de experiências. Você verá então uma pequena estatua de Catherine. Ela segura um vaso com um belo jasmim branco, semelhante aos existentes na estufa e laboratório em
Tomahna.
Aproxime-se e ouça as palavras de Sirrus. 'Mãe. Sua fé em mim é realmente espantosa. Quanto tempo irá levar antes que esta aqui também morra...' Sirrus se refere a pequena flor. Agora volte-se para trás e olhe a mesa com vários dispositivos e ferramentas. Olhe com atenção o líquido verde ou seiva que movimenta-se dentro de um grande bulbo de cristal. Note que há vários cabos verdes que estão ligados as plantas verdes ao redor e elas parecem suprir a seiva verde para as experiências de Sirrus.
Vire para a direita e saia do Jardim de Sirrus. Dobre novamente para a esquerda e siga até a mesa do Laboratório de Sirrus. Veja todos os equipamentos. Aproxime-se da luneta e veja com atenção a trilha externa de cristais brilhantes.
Na verdade são pontos de captação de energia. Toque no seu medalhão para ouvir Sirrus. Ele fala sobre a construção ao longe, como se ela fosse falsa. É difícil de acreditar em algo naquele lugar, depois dele ter vasculhado tudo atrás de um Livro de Ligação para sua fuga. Ele elabora um plano para ir até o outro lado, pois acredita piamente que lá pode estar um Livro de Ligação para sua casa.
Vire-se para a esquerda e veja outro mecanismo, que lembra muito o mecanismo do Jardim de Inverno de
Jnanin em
MYST III Exile. Vire o interruptor deslizante para a esquerda e gire a pequena manivela a direita que está ligada a um cristal branco de força. Você verá que a rocha verde luminosa à esquerda irá descer até certo ponto. Ao parar de girar a manivela a pedra voltará a flutuar até a parte superior da grade de proteção. Toque no medalhão e ouça as conclusões de Sirrus. Creio que ele não tinha prestado atenção nas aulas na
Era Voltaic. Bem vamos continuar.
Vire a esquerda e veja um diário jogado em cima da mesa de pedra. Aproxime-se do mesmo e leia as palavras de Sirrus. Se você tocar no medalhão poderá ouvir as palavras pelo próprio Sirrus. Ele começa com raiva, falando que esta armadilha fez ele de bobo. Depois ele fala do dia-a-dia, da alimentação e das descobertas feitas sobre as rochas flutuantes, de como dominá-las. Como explorar o local e todos os meandros de suas idéias para conseguir fugir de Spire. Então no centro do diário ele fala do veículo voador e também de uma fábrica de artefatos de cristal.
Onde está esta fábrica? E como chegar ao veículo e como usá-lo? Em breve você irá descobrir. Neste diário ele dá todas as dicas de como controlar o vôo do veículo. Você só terá que encaixar as pistas com os comentários de Sirrus no laboratório. Olhe para o teto e veja o veículo flutuando próximo a um outro patamar do palácio.
Siga em direção ao Corredor de Cristal e olhe para o chão. Você verá uma escotilha de metal. Mas ao tentar abrí-la nada ocorrerá. Agora vire-se para trás e veja uma escada de metal. Suba por ela até chegar a uma área superior que fica acima do Jardim de Sirrus. Olhe para a esquerda e veja o veículo voador. O local parece ser mais iluminado.
Vire-se e veja um painel de controle. Ele está fechado. Aproxime-se e ouça os comentários de Sirrus. Ele está com raiva, pois já fez este teste inúmeras vezes e seus resultados continuam não o agradando. Não mexa no painel ainda. Futuramente você irá voltar neste lugar.
Desça a escada até o Corredor de Cristal. Passe por ele e siga para a direita, com dois cliques você estará em uma área intermediária com vários detritos e partes do teto que ruíram e estão espalhadas pelo chão. Siga com cuidado para a esquerda e veja no chão um papel jogado próximo a um pedaço do teto que caiu. A área é um pouco escura. Aproxime-se e leia estas conclusões feitas por Sirrus. O título é TESTE 27. Estas conclusões são a respeito dos estudos realizados com uma Pedra de Quartzo. Note que o resultado certo são as combinações com os números oito, doze e quatro. Anote estes números.
Com mais dois cliques você chegará no local que eu chamo de Aposento de Sirrus. Olhe para a direita e veja a entrada de um túnel de cristal. Agora olhe para a esquerda em direção ao chão. Olhe próximo a uma pequena cuba de água suspensa. Próximo a ela há outro papel jogado no chão. Aproxime-se do mesmo e leia com atenção. Ele fala sobre um experiência de capacidade sônica de um Cristal Azul ele indica que a posição três é próxima a freqüência máxima conseguida antes que o mesmo comece a vibrar. Ele ainda afirma que precisa de mais duas combinações para acertar a freqüência desejada.
Depois vire-se para trás e siga até o tabuleiro de xadrez. Aproxime-se e toque no medalhão. Sirrus fala que a jogada é completamente falível. Ele poderá capturar a rainha facilmente. Ele fica intrigado com a iniciativa de seu pai Atrus. Ambos estão jogando xadrez a distância. Lembra do tabuleiro em
Tomahna? Aquelas peças são feitas de pedra de Nara e Sirrus parece querer mais uma peça. Para tanto ele precisa ganhar mais uma peça de seu pai.
Depois de ouvir estas palavras, siga para a direita e aproxime-se do mecanismo que contem um cristal branco de força. Ouça Sirrus falar sobre o resultado do TESTE 29. Parece que ele finalmente encontrou uma freqüência para explodir o cristal.
Agora vire para a direita e siga até a escrivaninha de Sirrus. Aproxime e veja um papel do lado esquerdo da mesa. Leia com atenção. Ele diz aqui que a pedra de Nara é a substância mais forte que ele encontrou entre todas que ele estudou. Há também uma combinação de números acima do papel e um desenho da peça cavalo do xadrez. Todas as combinações falharam e ele precisa de uma combinação mais alta para poder encontrar a freqüência exata para esta substância. Ou seja o máximo possível na escala determinada por Sirrus.
Agora olhe para a direita em cima da mesa. Há outra folha jogada. Ela fala sobre os cabos de freqüência de algum tipo de mecanismo. Agora posicione seu ícone no centro da mesa, onde há uma espécie de tampa de pedra. Abra a tampa e afaste a engrenagem de metal de cima do papel. Você verá mais conclusões sobre o trabalho com o Cristal Azul. Mova o papel o puxando para cima e você verá instruções sobre uma pedra advinda de rocha pura. Agora feche a tampa da mesa. Vire para a direita e siga até a abertura do túnel de cristal. Entre no mesmo e escorregue até o patamar inferior. Você verá uma estranha cadeira de metal que lembra uma aranha. Esta é a CADEIRA ARANHA.
Vire 180º graus e veja uma estatua de Atrus e Catherine. Aproxime-se dela e veja uma página com uma série de combinações. Talvez elas sejam necessárias no futuro. Vire-se e siga até a chave de força que está em cima do pedestal próximo a Cadeira Aranha. Note que a chave de força já está ligada. Se desejar sente na cadeira e aperte o botão azul no braço direito da cadeira.
Espere o painel descer à sua frente. Note que há uma série de cristais e botões. Uma série de comandos, mas a maioria deles não funciona. E neste momento não haverá muito o que fazer. Na verdade você precisa direcionar energia elétrica para os trinta e seis cristais que estão na parte superior da cadeira, para que a mesma funcione corretamente. Para tanto você precisará usar os pontos de energia externos do Palácio, aqueles que possuem cristais captadores e estão ao longo da área externa. Agora resta apertar o botão azul à sua direita e esperar o painel subir. Em seguida saia da cadeira e siga até a grade de metal à sua frente. Agora abaixe a manopla do lado esquerdo da porta e a grade irá abrir. Note os cabos de força no chão, eles são os mesmos que você viu no Salão Central do Palácio.
Entre neste corredor e dobre a direita. Suba a escadaria até encontrar a estrutura do elevador e o pedestal com a esfera azul. Abaixe o mouse e olhe para o chão. Você verá outro papel jogado. Este reafirma a experiência com a Pedra de Quartzo e novamente aparece as combinações oito, doze e quatro. Volte-se para o pedestal e chame o elevador. Suba no mesmo e empurre a manopla com cristal verde para cima.
Você voltará para o Salão Central do Palácio. Continue dentro do platô do elevador e empurre novamente a manopla para cima você retornará para o Saguão do Palácio. Passe pela trilha de cristal verde e rume até a passadiça de metal do outro lado do saguão. Siga até o túnel de rocha onde você viu a corda cortada. Aproxime-se e pule no mesmo. Você escorregará por um belo caminho até chegar na área do painel de Controle da Doca do veículo voador.
- Painéis de Controle - Inferior e Superior.
Você verá uma passadiça de metal à sua frente. Siga por ela, então veja ao fundo uma parede com cristais luminosos ela parece uma caverna sem fim. Vire a esquerda e veja um painel de controle de pedra que está fechado, similar ao outro que você viu acima do Corredor de Cristal próximo ao Jardim de Sirrus. Há muitos cabos verdes de força espalhados e ligados a alguns mecanismos. Na parte externa há uma série de pontos captadores de energia com os cristais de força plenamente carregados. Vá em direção a parede com cristais luminosos. Aproxime-se de um painel e puxe a manopla com cristal verde. Você verá um painel cheio de transistores. Toque no medalhão e ouça a conclusão de Sirrus.
Não toque no painel se não você irá levar um choque. Note que há vários símbolos neste painel, estes símbolos são semelhantes ao que estavam no painel de controle da Cadeira Aranha. Agora volte-se para trás e siga até o painel de controle. Aproxime-se e toque no medalhão para ouvir mais conclusões de Sirrus. Isso poderá ajudá-lo a utilizar este painel.
Depois de ouvir as palavras de Sirrus, toque no botão azul a esquerda, o painel irá ser aberto. Olhe o painel atentamente. Você verá sete cristais verdes na parte superior. Eles precisam carregar para que você possa utilizar o veículo voador. Note que há um interruptor do lado esquerdo próximo aos cristais. E um nível deslizador horizontal abaixo dos cristais menores. Você terá que deslizar este nível ou interruptor para a esquerda ou direita até carregar os cristais necessários. Siga as seguintes instruções:
- Acionando o painel de Controle Inferior.
- Sete Unidades.
- Mova o interruptor esquerdo para baixo.
- Você verá uma faísca elétrica.
- Posicione o seu mouse sobre o interruptor central.
- Ele poderá se mover para a esquerda ou direita.
- Mova o nível-interruptor horizontal da seguinte forma.
- Direita - Esquerda - Direita - Esquerda - Direita
- As luzes dos cristais irão ficar carregadas.
- O veículo voador irá se mover.
Em seguida você verá o veículo voador descendo e estacionando em um ponto fixo em uma espécie de ancoradouro ao lado do painel. Contudo ainda não estará posicionado para ser pilotado. Está faltando algo. Talvez mais energia. Feche o painel tocando no botão azul e vire-se para trás. Você verá uma escada de metal que o levará até um patamar superior. Suba por ela. Você verá uma escotilha com uma trava de cristal verde. Toque nesta trava para abrir a portinhola. Então você estará novamente no Corredor de Cristal. Antes esta portinhola não abria, agora você terá livre acesso para esta parte inferior do Salão Central do Palácio.
Continue subindo e você terá acesso ao Painel de Controle acima do Jardim de Sirrus. Se na primeira vez você não aproximou-se do painel agora é a hora de ouvir os comentários de Sirrus. Após ouvir os comentários "clique" no botão azul do lado esquerdo do painel. A tampa do painel irá abrir. Você deve manipular o painel da seguinte forma:
- Acionando o painel de Controle Superior.
- Quatro Unidades.
- Mova o interruptor esquerdo para baixo.
- Você verá uma faísca elétrica.
- Posicione o seu mouse sobre o interruptor central.
- Ele poderá se mover para a esquerda ou direita.
- Mova o nível-interruptor horizontal da seguinte forma:
- Esquerda - Direita - Direita.
- As luzes dos quatro cristais irão ficar carregadas.
- O veículo voador estará na doca de embarque.
Aperte novamente o botão azul do lado esquerdo do Painel de Controle a tampa de pedra irá fechar. Agora volte-se em direção a escada de ferro e desça pela mesma. Volte para o Corredor de Cristal. Abra a portinhola de ferro no chão e siga até a Área de Atracagem. Passe pela passadiça de metal e suba a pequena escadaria que dá acesso ao veículo voador. Entre no mesmo. Para isso basta apenas apontar seu ícone para o interior do veículo. Entre e veja uma manopla de cristal verde. Empurre a mesma para frente e aproveite a viagem...
Saia do veículo apontando para cima. Você verá um grande arco de pedra. Vire para a esquerda e veja uma estreita trilha de pedra. Ao longe há vários pontos de energia. Você deverá manipular estes pontos de energia para conseguir vinte e nove cristais carregados.
Vou explicar rapidamente. Lembra da Cadeira Aranha? O painel da cadeira possui trinta e seis cristais que precisam estar carregados para que a mesma funcione. Então teremos que acionar 36 pontos de energia. Você acionou 7 pontos de energia no Painel de Controle Inferior e 4 pontos de energia no Painel de Controle Superior. São 11 pontos de energia. Aqui neste setor serão acionados 29 pontos de energia. Então teremos que desligar 4 pontos de energia em um dos painéis de controle na área do palácio para obter 36 pontos de energia.
(7 + 4 + 29) = 40 (40 - 4) = 36
Siga em frente e dobre a direita, passe por cima de uma passadiça de metal improvisada por Sirrus você verá uma entrada no chão com uma corda. Aproxime-se e toque no seu medalhão, você verá Sirrus descendo por esta abertura. Siga o exemplo e desça também. Você verá vários arcos e uma luz verde inebriante surgindo do fundo da construção.
Há dois dispositivos importantes nesta área. Primeiro siga para a esquerda e aproxime-se de uma lente central que está fixada no ar através de várias correntes de ferro. Vá para o centro da lente e toque no medalhão para ver mais uma imagem de Sirrus. Você verá Sirrus descendo pela corda. Ele estará desesperado, pois constatou que não há nada naquele lugar, não há nenhum Livro de Ligação para ele voltar para casa. Ele fica com muita raiva e grita com todo o pulmão que seu nome é Sirrus e não será derrotado...
Agora veja a lente de aumento. Há um botão azul com quatro setas de metal ao seu redor. As setas movimentam a lente. Aperte duas vezes na seta inferior até a luz azul ascender. Aperte no botão azul e você verá um dispositivo com três roldanas abaixo do palácio. Algo muito curioso. Agora vire-se e siga até a corda. Dobre a direita e siga até uma grande roldana.
Olhando para o teto você verá que há uma grande rocha flutuante presa a este mecanismo. Contudo ele não se move de jeito nenhum. Olhe com atenção na parte superior à direita da grande roldana, há uma pedra travando todo o mecanismo. Toque nela e depois empurre as alavancas que ficam a frente do mecanismo. Você irá liberar a grande rocha. Ela será útil para você alcançar o Painel de Controle.
Siga até a corda e suba novamente para o patamar superior. Atravesse a passadiça de metal e dobre a direita. Passe por cima da rocha flutuante e você terá acesso ao Painel de Controle. Aperte o botão azul esquerdo e a tampa do painel irá abrir. Se desejar ouça os comentários de Sirrus. Note também que há um símbolo na tampa do painel. O símbolo significa as três hastes do painel de controle da Cadeira Aranha, justamente aqueles que você irá usar para encontrar o ajuste sônico das pedras estudadas por Sirrus.
- Acionando o Painel de Controle Externo.
- Vinte e Nove Unidades.
- Mova o interruptor esquerdo para baixo.
- Você verá uma faísca elétrica.
- Posicione o seu mouse sobre o interruptor central.
- Ele poderá se mover para a esquerda ou direita.
- Mova o nível-interruptor horizontal da seguinte forma:
- Direita - Direita - Esquerda - Esquerda - Direita.
- Vinte e nove cristais irão ficar carregadas.
- Você verá alguns captadores serem desligados.
Depois se desejar siga até o painel de transistores no final da trilha. Atravesse a rocha flutuante para ter acesso a este outro painel e ouça os comentários de Sirrus. Ele pergunta se Atrus ainda gosta de música. Tudo indica que você irá enfrentar outro quebra-cabeça musical.
Note também que a maioria dos transistores estão ligados. Bem, agora volte-se para trás, atravesse a rocha flutuante e siga até o veículo voador. Entre no mesmo e empurre a manopla de cristal verde para frente, você irá voltar para a doca na área do Painel de Controle Inferior. Suba a escada de ferro até o Corredor de Cristal. Continue subindo até a área do Painel de Controle Superior acima do Jardim de Sirrus.
Aperte o botão azul da esquerda e abra o painel. Desligue o interruptor do lado esquerdo próximo aos cristais e quatro pontos de energia serão desligados. (7 + 4 + 29) = 40 (40 - 4) = 36. Aperte novamente o botão azul do lado esquerdo para fechar o painel e desça até o Corredor de Cristal. Siga em direção ao Aposento de Sirrus. Aproxime-se do túnel de cristal e deslize até a CADEIRA ARANHA.
- Rumando para Fábrica de Bombas.
Sente na Cadeira Aranha e aperte o botão azul do lado direito. Para baixar o painel. Note que se houver mais de 36 pontos de energia a disposição todo o mecanismo sofrerá uma sobre-carga e a manopla-disjuntor de força no pedestal será desligada. Então certifique-se de ter desligado o Painel de Controle Superior e ter diminuído 4 pontos de energia. Sugiro que você salve o jogo antes de utilizar a Cadeira Aranha.
Veja uma alavanca com uma esfera azul na parte superior esquerda, no painel de controle da cadeira. Abaixe esta alavanca até o primeiro símbolo que significa a SALA DE JOGOS. Onde há um símbolo que lembra peões de um jogo de xadrez.
A Cadeira Aranha irá descer até um segundo nível inferior. Veja que a escultura de Atrus e Catherine desce também. Agora aproxime-se da escultura e ouça um Sirrus invejoso. Agora não falta muito pai... Você verá o que a garotinha esperta é capaz de fazer.... Olhe o cenário. Em seguida mova a alavanca para o próximo símbolo que significa a SALA DE MÚSICA.
Você descerá para um terceiro nível inferior. Veja ao fundo uma estrutura de metal. Esta é a Fábrica de Bombas de Sirrus. Para ter acesso a ela você terá que decifrar um quebra-cabeça musical.
Note também que o painel de controle possui mais itens agora. Quatro círculos de metal que possuem quatro pedras distintas. Estes círculos estão próximos aos controles de freqüência sônica. Dependendo do nível da freqüência, cada uma das pedras irá vibrar, a certa altura as quatro pedras terão que vibrar juntas, quando isso acontecer, uma ponte de pedras flutuantes irá surgir entre você e a Fábrica de Bombas. Então você terá acesso a novos segredos de Sirrus. Contudo antes você precisa calibrar os controles de freqüência e para isso você deve ajustar as roldanas que estão em um quarto nível inferior. Justamente aquelas roldanas que você visualizou pela lente do Palácio Externo.
No centro do painel há um compartimento secreto. Clique sobre um retângulo central e veja um botão azul. Aperte este botão azul e desça até o quarto e último nível inferior. Você terá acesso as engrenagens que liberam as roldanas. Há três engrenagens cada uma com um símbolo diferente. Numere as engrenagens de um a três da esquerda para a direita. Posicione a trava nos seguintes dentes:
- 1º ENGRENAGEM - 4º DENTE.
- 2º ENGRENAGEM - 3º DENTE.
- 3º ENGRENAGEM - 7º DENTE.
Para voltar a trava para a situação inicial basta apenas destravar a engrenagem apertando o cristal branco que está acoplado a uma manivela inferior. Antes de subir, aproxime-se das ferramentas que estão em uma bandeja do lado direito. Ouça os comentários de Sirrus e o som horroroso que sai da máquina. Este definitivamente não é o som certo. Agora aperte o botão preto e dourado que está acima de você no lado esquerdo da cadeira e suba novamente para o painel de controle no terceiro nível. Lembre-se o som deve lembrar um órgão de igreja em seu estado afinado.
Ao voltar para a nível superior mova um dos anéis de metal na escala central próximo os círculos de metal. O som precisa ser igual a um órgão de igreja. Se tudo estiver bem, você deverá posicionar as escalas utilizando um pequeno anel de metal entre uma graduação marcada com linhas verdes.
Há doze graduações. A medida que a freqüência exata é alcançada determinada pedra começa a vibrar. Você deve posicionar a escala de um modo que todas vibrem ao mesmo tempo e você não tem muito tempo para isso, já que os círculos de metal giram rapidamente e em poucos segundos as pedras são expelidas para a parte externa do anel de metal que funciona como um cadeado.
Você tem cerca de sessenta segundos para ajustar todas as frequências. Para o Quartzo Branco você já sabe a resposta, para a Pedra de Nara é preciso usar a lógica, para o Cristal Branco é só usar a dedução a partir dos dados do Teste 29 e 27 e para a Rocha Negra é só usar as combinações na escultura de Atrus e Catherine. Mas você deverá testar uma por uma. Numere as hastes de metal da esquerda para a direita de um a três. As frequências são as seguintes:
- Cristal Azul - ESCALAS: 03 - 01 - 07.
- Rocha Negra - ESCALAS: 10 - 05 - 05.
- Quartzo Branco - ESCALAS: 08 - 12 - 04.
- Pedra de Nara - ESCALAS: 12 - 12 - 12.
Quando as quatro pedras estiverem vibrando simultaneamente você verá a ponte de pedra flutuante subindo e dando acesso para a Fábrica de Bombas. Agora salve o jogo. Depois aperte o botão azul na direita da cadeira e o painel irá subir dando livre acesso para você.
Atravesse a ponte de pedras e entre na fábrica. Olhe para a esquerda e veja os destroços da cela de pedra de Nara obstruindo um dos elevadores. Vire para a direita e veja uma espécie de controle de bombas. Há uma alavanca com um cristal branco na ponta. Quando posicionado no desenho de peão de jogo uma das bombas é retirada do mostruário superior e levada até um cilindro de vidro do outro lado deste platô de metal.
Siga até o outro lado do platô de metal e veja os dos cilindros de vidro. Aproxime-se deles e toque no seu medalhão. Note que dependendo da frequência utilizada uma das bombas é levada até um determinado cilindro e cai dentro de um balde de metal que amortece a queda da mesma.
Um dos cilindros possui uma placa com a combinação de freqüência 10 - 5 - 5. E o outro cilindro de vidro possui a combinação 12 - 12 - 12. Esta última combinação é muito mais fácil de ajustar. Veja o balde de metal no chão, ele está na posição da direita. Empurre o balde de metal para a esquerda junto a saída do cilindro com a placa 10 - 5 - 5. Assim quando o peão-bomba chegar no cilindro ele não terá um amortecedor e explodirá.
Agora siga para o lado direito e leia o
Diário de Sirrus, este é muito mais completo do que o primeiro e você terá uma visão de todo o plano maquiavélico deste homem diabólico. A leitura do diário também será interessante para descobrir algumas pistas de como agir na sua segunda visita a Serenia.
Lembre-se que seu objetivo aqui é descobrir a pista escondida de Sirrus para poder entrar na Câmara da Memória danificada. Em certa altura do diário ele mostra toda a sua revolta pelo fato de Atrus estar ensinado a Arte para Yeesha e isso o motivou ainda mais a raptar a própria irmã.
Bem agora você deverá desencadear uma explosão com os artefatos de Sirrus. Volte para o painel de bombas e posicione a alavanca onde está o desenho do peão de xadrez. Depois volte para a Cadeira Aranha. Aperte o botão azul na direita e espere o painel descer. Depois mova os três anéis de metal até o limite máximo ou seja posição 12. Você verá o mostruário de peões energizando e depois um deles irá descer até a
Fábrica de Bombas. Como o balde não estará a espera do peão-bomba ele explodirá emitindo uma luminosidade verde, igual a que você viu em
Tomahna e em sua visita em
Serenia.
Agora sim. Aperte o botão azul da cadeira e espere o painel subir. Você terá acesso novamente a Fábrica de Bombas. Siga até o elevador e aproxime-se de um relógio que está pendurado próximo a um dos pilares de metal que está ligado ao controle do elevador. Toque no centro do relógio e uma alavanca do lado esquerdo irá se mover, em seguida veja um painel secreto ser aberto. Você verá vários círculos coloridos. Tire uma foto destes círculos ou anote as cores encontradas.
Atenção: estas cores mudam de jogo para jogo. Anote as cores antes de subir no elevador, pois depois que o elevador subir as cores tendem a ser queimadas e não ficam nítidas.
Salve o jogo agora. Depois levante a alavanca que está no elevador e aproveite a viagem e a trilha sonora. Este Sirrus pode ser diabólico, mas não posso negar que ele é realmente engenhoso. Você subirá a toda velocidade para o primeiro nível do Palácio próximo a Torre. Olhe para o relógio ele estará completamente chamuscado. Se desejar aproxime-se da manopla do elevador e toque em seu medalhão para reviver a sua jornada até aqui. Após rever as imagens, saia do elevador e dobre a direita e suba a escadaria de pedra, rume para a cela danificada. Abra o pedestal com o Livro de Ligação e volte para
Tomahna.
Após a sua chegada na Câmara Secreta você poderá optar por dois caminhos para fazer a sua Segunda Visita à Era Serenia II. Você poderá rumar até o quarto de Yeesha e descer até o deck próximo ao lago, ou poderá tomar o elevador na área adjacente aos aposentos de Atrus e Catherine.
Se você optar por esta segunda rota, entre no elevador e posicione a alavanca vermelha no botão vermelho central. O elevador irá atravessar o lago e você irá parar na passadiça de madeira e metal que dá acesso as estufas e ao Laboratório de Catherine. Então basta somente passar pela porta estreita ao lado da escrivaninha de Catherine dentro do laboratório e voltar para a Biblioteca de Atrus. Lembre-se que você já abriu a porta ao voltar de sua Primeira Visita a Era Serenia. Siga até o pedestal com o Livro de Ligação e volte a Era Serenia para sua segunda visita.
Texto e comentários por: Drica Portes.