Escarpas e adaga na Ilha Platô. MYST II Riven. |
- Conhecendo a Ilha Platô.
- Ilha dos mapas e da sala de controle.
- Desvendando códigos e cores.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após a sua chegada na Ilha Platô, você vai perceber que na plataforma de concreto há duas entradas uma a esquerda e outra a direita. Devido a posição do veículo você deverá primeiro visitar a entrada da esquerda. Neste local você irá conhecer a Sala de Mapas para reunir dados para desvendar o quebra-cabeça da parte superior do Grande Domo Dourado. Pelo menos vou tentar explicar a lógica da solução, que para mim foi um tanto difícil compreender no primeiro momento.
Saia do veículo e siga até a entrada de concreto. Você verá uma escada de metal, similar a todas as outras que você já conheceu nas outras ilhas. Suba esta escada e veja uma bela paisagem. Este é um forte de pedras vulcânicas. O lago que corta este forte é azul e verde e há um caminho de metal no centro, o qual você deve seguir. Haverá vários insetos voando à sua frente e ao longe você verá o cabo de uma adaga enfiado na parede de pedra. Note que no centro do caminho de metal, há um círculo mostrando um nível inferior de cor alaranjada e vermelha. Este é o poço de lava, o qual visitaremos em breve. Siga em frente até chegar em uma escadaria de pedra entre duas paredes grossas. Suba por esta escadaria e veja vários tanques de pedra, em torno deles há recifes e a água azul salgada do mar.
- Acessando a área dos mapas.
Agora olhe para frente e veja os tanques de pedra, cada um possuí uma metragem, em forma de pinos. Quando você toca o painel em uma determinada forma quadrada, o tanque correspondente a sua frente enche com um líquido similar a água, mas que fica gelatinoso, formando protuberâncias como as montanhas de cada ilha. Você viu um líquido similar no Laboratório de Gehn, em uma espécie de chaleira em cima da mesa de dissecação. Este é um mapa topográfico de Riven. Olhe bem para ele e tente encaixá-lo mentalmente na estrutura de orifícios e bolinhas coloridas, que você conheceu no mecanismo na parte superior do Grande Domo Dourado. As ilhas dividem-se da seguinte forma:
- Ilha na parte superior esquerda - Ilha Cratera.
- Ilha na parte inferior esquerda - Ilha Platô. Forma de L.
- Ilha na parte superior extrema direita - Ilha Prisão.
- Ilha na parte superior direita - Ilha Templo.
- Ilha na parte inferior direita - Ilha Selva com orifício.
Bem, após acionar determinada ilha, por exemplo a Ilha Platô, a ilha em forma de L, que está na parte de baixo da imagem a esquerda, você verá um líquido formando-se em cima do tanque, um líquido gelatinoso. Neste ponto teremos que imaginá-la em cima da placa de metal do Grande Domo Dourado e deduzir que ela toma toda a placa de orifícios do mecanismo no Domo Dourado, isso nós dá a possibilidade de dedução em uma área menor. Bem, você verá a substância gelatinosa subir e formar a cadeia de montanhas e as protuberâncias da ilha. Não toque em mais nada, apenas saia deste lugar clicando com o seu mouse para a direita duas vezes. Siga pelo caminho que você veio, passe pela cabine que serve como elevador e ao olhar para frente você verá um novo local com uma estrutura circular, que parece estar ancorada no centro do lago, esta é a Sala de Mapas.
Entre nesta estrutura. Se você ativou a Ilha Platô, você verá um mecanismo com um quadrado dividido em cinco partes, cada parte está cheia de varetas e pontos de metal. Abaixo desta estrutura de metal você verá um pequeno painel, também dividido em quadradinhos, há alguns pontos preenchidos com luzes brancas e um ponto com luz alaranjada. No caso da Ilha Platô, serão preenchidos os quadrados que formam um L. Ao tocar o quadrado com a luz alaranjada, você verá um esquema topográfico da Ilha Platô se formar. Lembra do mapa cheio de quadrados que você viu dentro do Grande Domo Dourado grudado no corrimão da entrada? Pois bem, cada representação de quadrados daquele pequeno mapa, usa a mesma lógica que você está vendo aqui neste mecanismo. Cada um representa uma ilha de Riven.
Não veja ele como um complexo geral das ilhas e sim como se representa-se uma ilha de cada vez. Assim por exemplo:a representação da esfera da Ilha Platô ficará na coluna seis e na linha vinte e dois do quadro de orifícios, já que a representação da esfera está quase neste setor. Ou seja, na parte de baixo do mapa topográfico na extrema esquerda. A manivela a esquerda move o mapa e você poderá ascender as outras luzes alaranjadas neste conjunto de quadrados brancos em destaque. Ai é que está o problema, toda vez que você mover a manivela e ou tocar nas luzes procurando a forma da esfera, moverá também a configuração da ilha, e você ficará perdido.
- Acessando a Sala de Controle.
Em seguida abaixe a alavanca da sua esquerda. Você verá uma esfera com uma câmara de vidro abaixar na sua frente, posicione o seu mouse e observe esta esfera, ela é uma câmara de televisão, que observa vários lugares de Riven. Aperte o botão em forma de pentágono a sua esquerda. Você verá a cela de Catherine. Dependendo da ordem que você apertar os botões, ela poderá estar na cela ou não. Agora aperte o botão da direita, você terá uma visão panorâmica do centro do lago na Vila dos Nativos na Ilha Selva. Veja tudo com atenção, para olhar em volta movimente o círculo externo da esfera, com alguns cliques sobre ele.
- Fazendo associação de códigos, cores e animais.
Veja as palafitas, a entrada da escola, a armadilha de Wahrk e o mais importante, uma espécie de caverna em forma de PEIXE abaixo da passadiça de metal que sai da prisão. Lembra do texto de Gehn em seu diário? Ele disse ter pegado a esfera de madeira no lago da Vila dos Nativos, e no dia seguinte a esfera estava lá novamente. A esfera estava próxima a esta imagem de PEIXE, então já temos a última associação. O número UM é associado ao animal PEIXE.
Após esta descoberta precisamos associar as ilhas com suas respectivas cores. Desligue o monitor e puxe a alavanca novamente, esta esfera televisiva irá subir. Agora puxe a alavanca da sua direita, e outra esfera descerá em sua direção, contudo esta é diferente, ela possui seis pentágonos cada um com um desenho, os mesmos desenhos das esferas giratórias, agora você usará as anotações que fez quando utilizou os kinetoscópios. Em cada botão pentágono com desenho, haverá a associação de uma lâmpada colorida, estas lâmpadas estão presas nos totens coloridos acima de você, ao redor da Sala de Mapas.
Você irá ver uma grade vermelha que ficará em volta de cada pentágono o marcando, depois é só apertar o pentágono com o desenho correspondente e anotar a cor associada a ele, depois correlacione a ilha onde você encontrou este desenho e pronto saberemos a cor de cada ilha. Note que há uma lâmpada quebrada e que a lâmpada vermelha é a que chama o Wahrk. É assim que Gehn chama o animal para o lago da Vila dos Nativos, utilizando a luz vermelha. Assim podemos associar que a luz vermelha está relacionada a Ilha Selva. A bolinha que representa esta ilha no mecanismo do Grande Domo Dourada será a vermelha. E assim por diante. Somente haverá dúvida entre a luz amarela e a luz azul, pois não saberemos até o final se elas são ou não da Ilha Prisão. Por isso quando chegar a hora teremos que testá-las.
LUZ AZUL - Círculo olho na vertical. Talvez Ilha Prisão.
- Manual MYST II Riven - Introdução.
- Manual MYST II Riven - Personagens.
- Manual MYST II Riven - Ilha K'veer.
- Manual MYST II Riven - Ilha Templo.
- Manual MYST II Riven - Ilha Selva.
- Manual MYST II Riven - Ilha Cratera.
- Manual MYST II Riven - Ilha Platô.
- Manual MYST II Riven - Era Moiety ou Tay.
- Manual MYST II Riven - Era de Gehn ou 233º.
- Manual MYST II Riven - Ilha Prisão.
- Manual MYST II Riven - Fenda Estelar.
Texto e comentários por: Drica Portes.