13 de fevereiro de 2018

Manual MYST IV Revelation - Era Serenia III

Ponte para o Templo das Guias dos Sonhos. Era Serenia. MYST IV Revelation.

  • O mistério revelado e um grande final.
  • Em busca das memórias perdidas de Yeesha.
  • Filho mais velho versus filho mais novo.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

A partir de agora você receberá as instruções para concluir sua aventura em Revelation. Seguindo o manual desta página, você está dentro da Câmara da Memória danificada. Você já vasculhou o cenário e pôde conhecer a Flor da Vida que está envenenada no centro da construção dentro de uma câmara hermeticamente fechada. 


Você também constatou que Sirrus está semi-morto dentro de um câmara que lembra um dispositivo de suporte de vida. Mas ele está vivo ou morto? E onde está Yeesha e Achenar? Agora você irá descobrir...


  •  Encontrando Yeesha. 


Siga em direção a escadaria da construção. Ao posicionar o seu mouse naquela direção, você irá subir a escadaria em direção a parte superior da Câmara da Memória. Diferente da Câmara da Memória ativa, aqui você verá vários dispositivos elétricos e vários objetos pertencentes tanto a Achenar como a Sirrus. Então você verá Yeesha presa em uma cadeira de ferro. Ela está tentando se soltar e parece estar praguejando para Achenar. Então ela verá que é você que a observa. Imediatamente ela irá se recompor e falará com você:



"É você!!! Você veio me resgatar. Ainda bem que você chegou para libertar-me. Achenar usou a alavanca PRATEADA, para me prender. Solte-me rápido antes que Achenar volte. O que você está esperando? Ele irá nos matar. Mova- se."


Então você deverá ir até a parte de trás da cadeira, onde há um painel com vários dispositivos. Note que na parte central há duas alavancas. Uma na cor PRATA e outra na cor DOURADA ou ÂMBAR. Yeesha vira para você e avisa que Achenar usou a alavanca PRATA para prendê-la. Então tudo acontecerá muito rápido agora. Antes mesmo de você ter acesso as alavancas. Achenar entrará com uma balestra ou besta em punho apontando a mesma na direção de Yeesha. Ele dirá que esta não é Yeesha e sim Sirrus. Nossa! E agora?


Ele explica que Sirrus forçou Yeesha a usar a Câmara da Memória e removeu todas as suas memórias introduzindo as suas próprias no corpo da menina. Então Sirrus tomou o corpo da irmã? Isso me lembrou os últimos comentários de Sirrus em seu diário pessoal na Fábrica de Bombas de Spire. Segundo Achenar. Sirrus tomou o corpo da irmã. Este então era o plano diabólico? Achenar é cúmplice ou não?


Yeesha alega que Achenar é louco, que ele matou Sirrus, quando este tentava salvá-la. Achenar implora para você acreditar nele e não em Yeesha. Tudo dependerá de sua reação. Então Yeesha lembra que Achenar está com a posse da Pedra da Vida e sem ela a Câmara da Memória não viverá. Isto pode provar que Achenar é o grande vilão da história. Então Achenar manda ela calar a boca e aponta a balestra na direção dela. Yeesha lembra que é a irmãzinha dele e isso não é certo. Você ficará em meio a um dilema.


Achenar pede novamente para você prestar atenção. Ele avisa que já explicou por que está com a Pedra da Vida. Yeesha grita que ele é um assassino. Então ele baixa a balestra e a põe atrás do seu corpo e tenta dialogar com você. 

Neste momento ele explica que tinha roubado a Pedra da Vida para evitar que Sirrus fizesse algum mal com Atrus. Mas ele admite que estava errado. Todo o tempo, o real plano de Sirrus era tomar o corpo de Yeesha e se passar por ela para enganar Atrus. Por isso Sirrus queria tanto que Atrus viesse a Serenia.

Depois deste diálogo, você terá a oportunidade de puxar a alavanca PRATEADA seguindo as instruções de Yeesha ou a alavanca ÂMBAR-DOURADA seguindo as instruções de Achenar. Escolha a alavanca ÂMBAR- DOURADA


Imediatamente Achenar agradece a sua confiança e Yeesha explode de raiva e diz, olhando em direção ao irmão, que aquele confronto ainda não terminou. Então você chega a conclusão que realmente Yeesha é Sirrus.

Neste meio tempo Yeesha perde a consciência e desmaia. Achenar mexe em alguns botões e comandos para fazer a transferência de memória novamente, mas nada acontece. Achenar fica realmente preocupado, tanto com Yeesha como com Sirrus. Ele explica que algo deve ter acontecido de errado e que a Câmara de Memória está muito fraca. De repente começam alguns tremores e toda a construção é sacudida.

Ele teme que a Flor da Vida já esteja morrendo e que em breve a Câmara da Memória não irá mais funcionar. Ele pede para você reunir novamente todas as lembranças de Yeesha para conseguir trazer a irmã caçula de volta do mundo do Sonho.

Ele também avisa que enquanto isso fará de tudo para manter a Câmara da Memória viva usando a Pedra da Vida diretamente sobre a Flor da Vida. Agora você deverá seguir até a cadeira de ferro, que lembra uma cadeira elétrica. Não preocupe-se com as outras ações, todas serão revistas nos finais alternativos do jogo logo abaixo neste manual.

  • Resgatando as Lembranças de Yeesha.


Vire 180º graus e sente-se na cadeira de ferro. Olhe para cima em direção a Pedra do Sonho. Como da primeira vez, você verá espirais formando-se à sua frente. Siga o Sonho. Você será recebido por sua Guia Espiritual. Ele lhe mostrará o caminho a seguir. Você é um viajante muito incomum. Meu amigo...

Então ele explica que como testemunha de sua última visita. Ele chega a conclusão que esta segundo visita é mais perigosa do que a última. Por que? Ele avisa que possui a resposta que você anseia. Também explica que você procura memórias que ainda estão naquele lugar. Ele diz que pode sentir as lembranças de Yeesha e que ela ainda está naquele lugar. O Sonho. Ele explica ainda que as memórias dela não conseguem voltar para o corpo dela, pois elas foram tiradas de Yeesha de forma prematura. E você terá que ajudar a organizar estas memórias e enviá-las para o corpo da menina. Para tanto você terá que usar sua concentração e seu conhecimento dos fatos passados de Yeesha com sua família.


Ele guiará você até as lembranças de Yeesha. Então no caminho aparecerá uma criatura que parece se alimentar de memórias perdidas, a qual a Guia chamará de Interloper. Ele explica a natureza da criatura, e avisa que a mesma utiliza a confusão de Yeesha para esconder-se dela e de sua consciência. Então ele dirá para você ligar as lembranças da menina e que irá aguardar o seu retorno. Você precisa passar por esta etapa para enfraquecer a criatura chamada Interloper.


Você estará em um ambiente neutro com algumas imagens que representam as memórias de Yeesha. Em cada uma das memórias há símbolos específicos ligados a cada lembrança, que consequentemente estão ligadas a cada fato da vida da menina. Você precisa colocar cada símbolo em determinada imagem para fazê-la retornar da inconsciência.

Para tanto você deve mover o seu mouse. Passando sobre cada imagem. Contudo cada vez que você move seu mouse você levará com ele todos os símbolos, pois eles seguem uma seqüência ordenada antes de ficarem estacionados em cada imagem. Para tanto você terá que movê-los de forma a largá-los em uma ordem pré-definida em cima da imagem certa e na ordem certa. Passe o seu mouse levando - carregando os símbolos na seqüência abaixo:


Atenção: Para pegar um determinado símbolo ou grupo de símbolos, basta posicionar o seu mouse em cima do símbolo e apertar o lado direito do seu mouse. O símbolo irá ficar grande e iluminado, então você poderá movê-lo. 

Você não poderá pôr os símbolos duas vezes no mesmo lugar, sem antes ter passado por outra imagem intermediária. Cuidado ao mover os símbolos, quando eles passam perto de determinada imagem, eles costumam se agarrar a ela e você não conseguirá movê-los nesta mesma rodada. Para tanto terá que começar tudo de novo, sem salvar esta etapa. Você saberá que fez a combinação final exata quando determinada imagem começar a emitir uma áurea de luz branca.


  • Organizando a Memória de Yeesha. 

Aconselho você a salvar o jogo antes de começar as transferências de símbolos. Para ouvir o comentário relacionado a cada imagem, basta apenas posicionar o seu mouse em um determinado símbolo, que está grudado a uma imagem, ele irá iluminar-se e você ouvirá um comentário. Mas cuidado para não carregá-lo na hora errada.

  • Organizando Memória de Yeesha.
  • 01 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • 02 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a esquerda - Porta Câmara de Nara. 
  • 03 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para direita - Livro de Ligação. 
  • 04 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a direita - Foto Atrus e Catherine. 
  • 05 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • 06 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a esquerda - Porta Câmara de Nara. 
  • 07 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • 08 - Estátua da Guia. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • 09 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Estátua da Guia. 
  • 10 - Estátua da Guia. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 11 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a direita - Porta Câmara de Nara.
  • 12 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 13 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a direita - Porta Câmara de Nara.
  • 14 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 15 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a direita - Porta Câmara de Nara.
  • 16 - Estátua da Guia. 
  • Siga para a esquerda - Foto Atrus e Catherine.
  • 17 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Estátua da Guia.
  • 18 - Estátua da Guia. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 19 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Estátua da Guia.
  • 20 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Estátua da Guia. Pronta.
  • 21 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 22 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Porta Câmara de Nara.
  • 23 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 24 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a direita - Porta Câmara de Nara.
  • 25 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a direita - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 26 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro xadrez de Nara.
  • 27 - Tabuleiro xadrez de Nara. 
  • Siga para a direita - Porta Câmara de Nara.
  • 28 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a esquerda - Tabuleiro Pronto.
  • 29 - Foto Atrus e Catherine. 
  • Siga para a esquerda - Livro de Ligação.
  • 30 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a esquerda - Porta Câmara de Nara.
  • 31 - Porta Câmara de Nara. 
  • Siga para a direita - Livro de Ligação.
  • 32 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a direita - Foto Atrus e Catherine.
  • 33 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a direita - Foto Atrus e Catherine.
  • 34 - Foto Atrus e Catherine. 
  • Siga para a esquerda - Livro de Ligação.
  • 35 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a direita - Porta da Câmara. Pronto.
  • 36 - Foto Atrus e Catherine. 
  • Siga para a esquerda - Livro de Ligação. Pronto.
  • 37 - Livro de Ligação. 
  • Siga para a direita - Foto Atrus e Catherine.



  • Realocando a Memória de Sirrus. 

Após efetivar todas as combinações, você ouvirá cada um dos comentários ligados a cada uma das memórias. Em seguida a imagem irá ficar branca e você ouvirá novamente o Guia Espiritual. Ele dirá que a situação começou a melhorar, mas para destruir o Interloper você ainda deverá resolver mais um quebra-cabeça de combinações. Leia novamente as observações acima e siga a seqüência a seguir:



  • Organizando Memória de Sirrus.
  • 01 - Cadeira Elétrica. 
  • Siga para a direita - Globo de Memória.
  • 02 - Globo de Memória. 
  • Siga para esquerda - Cadeira Elétrica.
  • 03 - Cadeira Elétrica. 
  • Siga para esquerda - Livro do Alfabeto D'ni.
  • 04 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 05 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a esquerda - Globo de Memória.
  • 06 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 07 - Globo de Memória. 
  • Siga para a esquerda - Cadeira Elétrica.
  • 08 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a esquerda - Globo de Memória.
  • 09 - Globo de Memória. 
  • Siga para a esquerda - Cadeira Elétrica.
  • 10 - Cadeira Elétrica. 
  • Siga para a direita - Globo de Memória.
  • 11 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 12 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a direita - Livro do Alfabeto Pronto.
  • 13 - Livro de Alfabeto D'ni. 
  • Siga para a direita - Cadeira Elétrica. Pronto.
  • 14 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 15 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a esquerda - Globo de Memória.
  • 16 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 17 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Sistema Suporte de Vida.
  • 18 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a esquerda - Globo de Memória.
  • 19 - Sistema Suporte de Vida. 
  • Siga para a esquerda - Globo de Memória. Pronto.
  • 20 - Globo de Memória. 
  • Siga para a direita - Suporte de Vida. Pronto.


Após todas as combinações, você irá ouvir todos os comentários de Sirrus, sobre o seu plano e suas intenções futuras. Depois uma luz branca aparecerá e você irá ouvir novamente o seu Guia Espiritual. Ele mostrará o Interloper morrendo até desaparecer de vez dentro de uma chuva de estrelas amarelas. O Guia dirá que você conseguiu e que Yeesha está livre novamente. Em poucos segundos você irá voltar para a parte superior da Câmara da Memória danificada. Saia da cadeira e veja a cena a seguir:


Você verá Achenar encostado no painel de comandos. Ele está visivelmente debilitado. Mas estará com um ar aliviado. Ele dirá que vocês conseguiram salvar Yeesha. Depois diz para você não olhar com tanta surpresa para ele. Afinal ele inalou muitos gases tóxicos e o seu destino é morrer. Ele diz que assim é melhor, devido tudo que já fez em seu passado. Ele diz que Sirrus também morreu.

Depois desta rápida conversa você verá Yeesha recobrando a consciência e levando um certo susto ao ver Achenar. Ele irá aproximar-se dela e para ela não se preocupar, que Sirrus está morto e ela está a salvo. Que tudo irá ficar bem agora. Ele está completamente intoxicado com a substância tóxica que estava matando a Flor da Vida. Enfim ele morre no colo de Yeesha, que apenas tenta entender toda aquela situação. Ela olha para você com um ar de interrogação e depois acaricia os cabelos do irmão que morre em seu colo.


Final e Atrus fala com você. O final do jogo é um tanto triste. Tanto para aqueles que desejavam ver mais acontecimentos, como para aqueles que ficaram satisfeito com a morte dos dois irmãos traidores de Yeesha. Você voltará para Tomahna. Exatamente na área da sala de estar da casa de Atrus e Catherine. Atrus estará caminhando próximo a lareira e irá em sua direção.



"...Meu amigo. Eu estava mesmo pensando em você. Catherine levou Yeesha para Tay. Ela é uma menina forte, mas precisa de um tempo. Ela amava muito Achenar e Sirrus. Deus... Isso é difícil. Uma porta se fecha dentro da gente, a despeito de sempre existir um motivo para mantermos outra aberta. Meus filhos se foram, mas minha filha está a salvo. Eu e Catherine teremos que dar muito amor e atenção para Yeesha, no meio desta mudança na vida dela. Creio que este final nos forçará a mudar a nossa vida também. Devemos tentar trazer mais esperança para nós mesmos em nosso próximo começo..."


E assim termina a aventura em MYST IV Revelation... Como dizem alguns: nada é para sempre... De qualquer forma é uma pena saber que os filhos 'vilões' morreram.

  • Finais Alternativos para MYST IV Revelation.

MYST IV - Revelation, como não podia deixar de ser, segue a mesma tradição dos outros jogos da Série MYST e possui alguns finais alternativos. Estes finais alternativos estarão ao seu alcance principalmente depois de sua entrada na Câmara de Memória danificada. Abaixo alguns finais  possíveis.

  • Você fica indeciso e não escolhe nenhuma alavanca:


Após ver Yeesha presa na cadeira e Achenar avisar você que na realidade ela é Sirrus. Você fica em dúvida. Yeesha manda você abaixar a alavanca PRATEADA e Achenar implora para você abaixar a alavanca ÂMBAR-DOURADA. Você fica na dúvida e demora para decidir. Yeesha discute com Achenar. Então ele aproxima-se de você e neste momento de distração Yeesha-Sirrus toma a balestra de Achenar e acerta uma flecha nele pelas costas. Achenar morre e você fica a mercê do discurso patético de Sirrus:


"Infelizmente ele provou ser mais inteligente do que eu previa... Será interessante ver a reação de papai, quando ele ver Yeesha rodeada de corpos. Achenar matou você e Sirrus e depois tive que me defender. Então papai finalmente me ensinará a Arte...


Esse final é de matar mesmo... Depois disso você verá o menu geral do jogo e poderá voltar para recomeçar.

  • Você escolhe a alavanca PRATEADA na primeira ou na segunda vez:


Após ver Yeesha presa na cadeira e Achenar avisar você que na realidade ela é Sirrus. Você fica em dúvida, contudo decide acreditar na pequena Yeesha. Você abaixa a alavanca PRATEADA. Então tudo acontece muito rápido. Sirrus no corpo de Yeesha foge da cadeira. Achenar grita: 'não!' desesperado, mas também não faz nada para ajudar você. Ele apenas fica em pé ao lado do equipamento vendo o que Yeesha-Sirrus está fazendo. Então ela corre para a corda que prende a Pedra do Sonho e a desamarra. O artefato cai sobre você e tudo fica escuro. Depois de algum tempo ela aparece com a balestra em punho e faz um pequeno discurso bem ao estilo de Sirrus:



"Acho que foi demais para meu querido irmão. Duas mortes em um mesmo dia. Ele se matou... Obrigada por acreditar em minha encenação de Yeesha. Agora terei de enganar papai e mamãe, pelo menos tempo suficiente até eles me ensinarem tudo sobre a Arte. E finalmente ninguém poderá me deter.


Depois disso você verá o menu geral do jogo e poderá voltar para recomeçar.

  • Você tenta falar com Achenar antes de ingressar no Sonho:


Depois de escolher a alavanca ÂMBAR-DOURADA, você ouve as explicações de Achenar. Então ele pede para você trazer as memórias de Yeesha de volta enquanto ele mantém a Flor da Vida viva com auxílio da Pedra da Vida. Você o vê saindo e deseja seguí-lo para ver o que acontece. Você o verá dentro da câmara hermeticamente fechada. Ele avisará para você ser rápido ou rápida e voltar lá para cima. Contudo você poderá ver Achenar quebrar a cúpula de vidro liberando os gases tóxicos. Ele conseqüentemente irá morrer com o tempo. Então restará para você a missão de subir e resgatar as memórias perdidas de Yeesha.

  • Você vê Yeesha, mas não a liberta:


Você sobe para a Câmara superior e vê Yeesha presa na cadeira. Ela pragueja contra Achenar, mas muda de postura ao ver que é você. Ela implora para você a libertar avisando sobre a alavanca PRATEADA. Contudo você não se move. Ela diz para você não perder tempo, e diz que logo Achenar voltará para matar você e a ela. Mas você nem presta atenção e desce novamente para a parte debaixo da construção. Ela grita perguntando se você é louco e pede por favor para você voltar para libertá-la.

Você segue até o túnel secreto, mas não consegue abrir a porta Secreta de Sirrus. Você tenta sair daquele lugar, mas não consegue. Então volta para a parte superior da construção. Ao voltar ela pergunta por que você está a torturando desta forma? Nada irá acontecer até que você vá para a parte de trás do mecanismo para acessar as alavancas. Então somente neste momento é que Achenar chegará e começará o seu discurso.

E assim termina mais uma aventura no universo de MYST. Espero que você tenha tido muitas horas de lazer. Apesar do final surpreendente, fiquei com vontade de descobrir mais sobre a história. O que acontecerá com Yeesha, Atrus e Catherine agora? Infelizmente não há como saber de imediato. 

Minha conclusão é que a verdadeira revelação, não está no fato de descobrirmos o que ocorreu com Sirrus e Achenar por todos estes anos. E sim descobrir o real plano de Sirrus a respeito de Yeesha. Como Achenar disse: a intenção de Sirrus jamais foi ferir o seu pai e sim usá-lo para conseguir poder e conhecimento. Afinal Sirrus seria capaz de qualquer coisa para aprender a Arte...


Texto e comentários por: Drica Portes.

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