História D'ni


  • Contexto e enredo.
  • Nome URU e teorias.
  • História da civilização D'ni e de seus Reis.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Atualmente todo jogo de grandes proporções possui um enredo ou história. Este argumento, que deve ser abrangente, possibilita ao jogador vislumbrar o passado e as tramas subjacentes ligadas ao seu personagem predileto ou a um lugar específico no jogo.

Assim como os jogos de RPG e de aventura, MYST também possui sua história e ela é importantíssima para podermos entender melhor o jogo e os objetivos da série. A série MYST possui uma história que podemos classificar em duas partes e ambas serão tratadas neste setor:

  • História geral. 
    • Civilização D'ni e soberanos classificados por período. 
  • Atrus e família. 
    • Enredo por trás de cada jogo. 

Visão da entrada para a Câmara das Guildas.

A história é necessária para criar uma atmosfera real em relação a ação dos personagens e suas motivações. Os jogos Myst I, Myst II Riven, Myst III Exile, Myst IV Revelation e Myst V End of Ages, narram especificamente a história de Atrus e seu esforço em manter as tradições D'ni, lê-se 'Dunny', de forma pacífica e construtiva. A história de Atrus e sua família especificamente estão narradas no setor Crônicas e Cronologia.

Voltando ao contexto geral. A história D'ni foi elaborada pelos criadores do jogo e seus colaboradores, sendo conhecida em toda sua amplitude nos livros: Book of D'ni, Book of Atrus e Book of Ti'ana. Estes livros também podem ser encontrados em uma única edição chamada Myst Reader. Todos foram escritos por Rand Miller e ou Robyn Miller, criadores do jogo, David Wingrove e Richard Watson, dois colaboradores essenciais para a temática da história.

Visão da ponte de madeira sobre o Cânion de Ae'Gura.

O jogo Spin-off, Uru Ages Beyond Myst e suas expansões, Uru to D'ni e The Path of the Shell, também trazem em sua trama muitas informações relativas a sociedade D'ni. Muitos jogadores alegam que este foi um dos motivos de Uru Ages Beyond Myst não ter tido tanto sucesso com jogadores esporádicos da Série Myst, pois para entender a essência de Uru Ages Beyond Myst é preciso entender toda a história da Civilização D'ni.

Este setor visa justamente esclarecer, na medida do possível, eventos da história D'ni para os jogadores que procuram entender a essência do jogo.

  • O nome URU e possibilidades de sua origem.

Visão da Biblioteca a partir do Cânion de Ae'Gura.

Ao entender a história D'ni, podemos notar que talvez ela tenha sido inspirada em duas vertentes da história real de nossa civilização. Uma vertente está ligada a história antiga da região da Suméria especificamente de Uruk, aproximadamente 5000 a.C. - principalmente na história da Babilônia - 3500 a.C. a 3000 a.C. Inclusive o nome Uru lembra a palavra Uruk, que significa Cidade na escrita sumérica. Uruk foi o centro político da Suméria, depois chamada de Babilônia, posteriormente este centro político foi transferido para o Vale do Ur.

Possivelmente Rei Kedri e sua Rainha. Vitral da Biblioteca.

Ao estudar profundamente a história dos Reis D'ni podemos notar uma semelhança tênue com a história dos governantes do Oriente Médio, sua forma de sucessão e até o costume de pedir conselhos a sacerdotes e profetas é muito similar.

A outra vertente é certamente bíblica, como os criadores e colaboradores do jogo em sua maioria são ocidentais, era de se esperar este tipo de inspiração, principalmente no que tange a religião D'ni com a devoção ligada a um único deus chamado Yahvo - O criador.

Também não me admira a inspiração principal vir do Oriente Médio, isso é bem evidente na arquitetura das construções escolhidas para representar os D'ni e sua civilização. Por outro lado há quem compare o Palácio Imperial com as construções dos povos Maias. Contudo devo ressaltar que há outra teoria. Uru é o nome de uma antiga civilização, que supostamente viveu na região desértica do continente Australiano na idade da pedra, isso nós leva a pensar se o nome Uru não foi criado ao acaso para o jogo. Nos dicionários de português do Brasil, Uru é um cesto feito com palha de carnaúba. Ainda há uma série de definições e diversas origens para o nome URU.

Também existe a explicação simples e sensata do criador do jogo, Rand Miller, URU seria a simples abreviação dos sons produzidos com as palavras: You are You - você é você, que em língua inglesa é U-R-U. Esta definição significa que você pode criar uma cópia de sí mesmo em forma de avatar para explorar o mundo dos D'ni.

Arco de Kerath em frente a Baia de Ae'Gura - Terminal de Barcaças.

Isso é bem coerente com a versão do Uru Live, onde um universo ficcional é criado e remodelado de tempos em tempos para que o explorador possa ter novas experiências em um mundo constantemente em expansão.

Fato ou suposição sempre é interessante especular sobre a origem da ideia que motivou a criação da Civilização D'ni. Creio que o Uru foi criado muito mais para ser um jogo on-line de cooperação do que um jogo individual.

Entre todas as explicações que encontrei há uma bem interessante sobre a inspiração que levou a criação do jogo. Aparentemente a primeira ideia surgiu através do livro Snow Crash do escritor norte-americano Neal Stephenson, esta publicação com teor puramente ligado a Ficção Científica Cyberpunk foi lançada em 1992. O mais interessante é que o protagonista do livro cria um universo virtual, para onde ele mesmo, ou sua cópia-avatar pode ser transportada. Esta explicação casa com a ideia central de Uru, uma viagem pelas Eras criadas pelos misteriosos D'ni.

  • Características e início da história D'ni em nossa Era.

Praça do Grande Zero - Local mais alto dentro da Caverna D'ni.

Na expansão Uru to D'ni temos a oportunidade de visitar a biblioteca da Câmara Real na Cidade de Ae'Gura. Nesta sala circular muito bonita decorada com ladrilhos milenares e com vários nichos para guardar livros, é possível conhecer toda ou pelo menos grande parte, da narrativa da história D'ni através da biografia de cada Rei, que ascendeu ao trono D'ni durante vários séculos.

A história D'ni inicia-se no ano 0 - zero - D'ni ERA ou D'ni Earth e têm a sua narrativa até o ano de 6977-78 da Era D'ni. Por isso em muitas narrativas em inglês o jogador verá o ano seguido das siglas D.E. - D'ni Era ou então datas seguidas da sigla BE - Before Earth - Antes da Terra, quando os antepassados dos D'ni viviam em - Garternay.

Garternay era o nome da Era onde os Ronay viviam. A palavra Ronay pode ser uma derivação de Root, raiz em inglês. Estes são os D'ni primitivos que viviam antes do ano zero. Sua localização não é especificada, mas fica claro que viviam em um lugar que estava a beira de um colapso e o sol da região era vermelho e degenerado. Rapidamente eles foram obrigados a rumar para um novo destino.

Aqueles que concordaram embarcaram em uma nova Era apenas chamada de A Terra ou D'ni palavra que significa, Novo Começo. Não há dados suficientes para saber se o Livro de Ligação se referia a uma Era completa feita por Ri'neref ou se era apenas um Livro de Ligação para o subterrâneo do planeta Terra.

Havia outro grupo dissidente das ideias de Ri'neref, que rumou para uma Era paradisíaca chamada Terahnee, neste lugar eles também fundaram uma nova cidade. No livro Book of D'ni, Atrus encontra um Livro de Ligação para Terahnee e conhece os descendentes dos opositores de Ri'neref.

Rei Kerath - O último soberano.

A partir do ano 0 D.E. ou da chegada dos D'ni em sua nova terra, há registros datados de cada soberano. Após o ano 6977-78 D.E. com a morte do último soberano chamado Kerath e a instituição de um Conselho de Lordes, há poucos registros sobre a história dos governantes seguintes ou mesmo da evolução da Civilização D'ni, incluindo ai, uma guerra de grandes proporções entre D'ni e habitantes de outras Eras, chamada de Guerra Mee-Dis. Depois de um grande período de tempo a história que envolve os antepassados de Atrus começa.

Segundo o livro Myst Reader, em 9307 D.E. nasce A'Gaeris um filósofo pertencente a baixa classe D'ni e um dos responsáveis pela queda do Império D'ni.

Em 9313 D.E. ou por volta de 1657 d.C. de nosso tempo, nasce Aitrus, filho de Kahlis e Tasera e posteriormente pai de Gehn e avô de Atrus.

Em 9340 D.E. os D'ni interrompem sua exploração com uma escavação que levava até a superfície da Terra. Nesta época começaram contatos mais efetivos entre o povo do subterrâneo e alguns da superfície.

Em 9392 D.E. ou 1737 d.C. nasce Gehn pai de Atrus e em 9411 D.E. ou 1756 d.C. nasce Atrus. Gehn tinha apenas dezenove anos e era dono de um temperamento irascível.

Contudo somente no ano da D'ni Era de 9642 é que o primeiro humano da superfície de fato anunciou a descoberta de um sítio arqueológico com artefatos de uma estranha e avançada civilização, para nós seria o ano de 1987 d.C. E somente no ano 2000 d.C. de nosso tempo e no ano 9656 D.E. é que as pesquisas começaram na antiga Cidade de Ae'Gura.

  • Soberanos e Acontecimentos Relevantes.

Como cada trecho da história D'ni está intrinsecamente ligada a biografia de um soberano D'ni. Tomei a liberdade de organizar a história D'ni da mesma forma. Abaixo mostrarei um resumo de cada época, mas para ter acesso aos detalhes, você deverá acessar os links que estão associados a cada Rei ou Soberano. Atenção para as seguintes informações:

Câmara Real do Palácio em Ae'Gura.

Os livros em sua maioria foram encontrados na Câmara Real na Cidade de Ae'Gura, sendo traduzidos pela equipe da DRC - D'ni Restauration Council. Assim traduzi as informações para o português e compilei os textos fazendo algumas observações pertinentes sobre a história dos D'ni à partir da narrativas destes técnicos, geólogos, arqueólogos e historiadores. Ao final de cada resumo darei a localização exata onde cada livro foi encontrado. Assim ao entrar no jogo você poderá ler as narrativas no original em inglês.

Um D'ni vive muito mais do que um humano comum. Geralmente vivem cerca de trezentos e vinte anos. Por isso você verá as expressões - Ainda muito jovem com setenta anos e assim por diante. Geralmente um reinado dura cerca de duzentos e vinte anos e o Soberano somente é substituído quando morre por causas naturais ou é assassinado, o sucessor geralmente é seu primogênito, mas quando não há esta possibilidade, os conselheiros ou o Soberano procuram um sucessor entre parentes, ou mesmo, entre o séquito mais íntimo do trono.

Para acessar os detalhes e realizações clique no nome de cada Soberano, onde você será informado inclusive sobre a idade de ascensão e a idade da queda ou morte de cada Rei.

Soberanos e Realizações
Leia os detalhes acessando o nome do Soberano.
Soberano | Ascensão | Queda | Realização

Ri'neref | 0 D.E. | 120 D.E.
  • Formação da Civilização D'ni.
Ailesh | 120 D.E. | 300 D.E.
  • Estabeleceu paz e crescimento.
Shomat | 300 D.E. | 555 D.E.
  • Contrariou o lema "os D'ni servem as Eras".
Ja'Kreen | 555 D.E. | 812 D.E.
  • Ambicioso e Intransigente. Gerou guerras.
Veesha | 812 D.E. | 997 D.E.
  • Reformou a religião Oficial.
Mararon | 997 D.E. | 1159 D.E.
  • Reformou a educação da sociedade D'ni.
Koreen | 1159 D.E. | 1352 D.E.
  • A Era Pento. Profecia Concretizada.
Ahlsendar | 1352 D.E. | 1502* D.E.
  • O Grande Rei e A maldição da Era Pento.
Solath | 1502 D.E. | 1779 D.E.
  • Criação do distrito privado de Karim.
Me'erta | 1779 D.E. | 2015 D.E.
  • Respaldou a seita ao Culto da Grande Árvore.
Gan | 2015 D.E. | 2070 D.E.
  • Perdeu o controle político.
Behnashiren | 2070 D.E. | 2193 D.E.
  • O Rei Fraco. População sem esperança.
Hemelin | 2193 D.E. | 2356 D.E.
  • Encontrou a cura para a peste da Era Pento.
Naygen | 2356 D.E. | 2533 D.E.
  • Proporcionou diversão as massas.
Hinash | 2533 D.E. | 2779 D.E.
  • Grandes construções e expansão territorial.
Needrah | 2779 D.E. | 3000 D.E.
  • Novos distritos e indústrias são construídas.
Rakeri |3000 D.E. | 3219 D.E.
  • Seguidor das tradições de Ahlsendar.
Tejara |3219 D.E. | 3422 D.E.
  • Fez obras somente para proveito próprio.
Ti'amel | 3422 D.E. | 3654 D.E.
  • Alguns direitos para as mulheres D'ni.
Kedri | 3654 D.E. | 3903 D.E.
  • Soberano popular. Criou novas bibliotecas.
Lemashal | 3903 D.E. | 4083 D.E.
  • Movimentos de racismo e puro sangue D'ni.
Ishek | 4083 D.E. | 4291 D.E.
  • Grande estudioso. Temor da volta da Era Pento.
Loshemanesh | 4291 D.E. | 4438 D.E.
  • Tentou interagir com outras culturas.
Ji | 4438 D.E. | 4692 D.E.
  • Crise cultural e religiosa.
Demath | 4692 D.E. | 4843 D.E.
  • Restrições a estrangeiros.
Yeableshan | 4843 D.E. | 5081 D.E.
  • Cisão entre a população.
Emen | 5081 D.E. | 5240 D.E.
  • Sistema de barcaças e teatro.
Me'emen | 5240 D.E. | 5549 D.E.
  • Uniu a Guilda dos Construtores e das Pedras.
Adesh | 5549 D.E. | 5701 D.E.
  • Renegou o culto a Yahvo.
Lanaren | 5701 D.E. | 5999 D.E.
  • Construiu novos túneis na Cidade D'ni.
Asemlef | 5999 D.E. | 6284 D.E.
  • Expandiu a Grande Caverna.
Jaron | 6284 D.E. | 6498 D.E.
  • Discussão sobre o envolvimento com estrangeiros.
Rikooth | 6498 D.E. | 6731 D.E.
  • Sinais de chegada de pessoas da superfície.
Kerath | 6731 D.E. | 6977 D.E.
  • Renomeou o Arco do Rei* para Arco de Kerath.

  • Siglas: 
  • DRC - D'ni Restoration Council
  • BE - Before Earth. 
  • DE - D'ni ERA. 
  • Garternay - Era dos Ronay.

 * Ninguém sabe se Ahlsendar morreu realmente. 
 *  Há profecias relatando que um dia Ahlsendar retornará.
 * O Arco do Rei também conhecido como a Tumba de Ahlsendar e Arco de Kerath.

Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.