18 de janeiro de 2020

História D'ni - Rei Shomat




  • Terceiro Rei: Shomat.
  • Relatório do DRC.
  • Tradução para o inglês - DRC - Sam Reynolds.
  • Lendas de Shomat.
  • Tradução para inglês - DRC - Nick White.
  • Encontrado no Uru Ages Beyond MYST e Uru to D'ni.
  • Sítio Arqueológico do Telhado em Tokotah - Capital Ae'Gura.
  • Período 300 D.E. a 555 D.E | 7356 a.C. a 7101 a.C.
  • Ano de nascimento 256 D.E. - 7400 a.C.
  • Ano de ascensão 300 D.E. com a idade de 44 anos.
  • Ano de sua morte 555 D.E. com a idade de 299 anos.
  • 'Conhecido como o egocêntrico.'
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.


Shomat subiu ao trono no ano de 300 D.E. – D’ni Era – com quarenta e quatro anos de idade. Ao contrario da antiga tradição, Shomat somente tornou-se membro da Guilda de Escritores D’ni ao ser coroado. Ele continuou os seus estudos na arte de confecção de Livros de Ligação com mentores particulares por muitos anos após sua coroação, mas não demonstrou nenhum talento para a confecção da Arte. Devido esta educação rápida, muitos historiadores falam da visão distorcida de Shomat a respeito dos ensinamentos que a Guilda de Escritores proporcionava sobre a Arte dos Livros das Eras.

Seu regime político foi marcado pela tensão continua entre ele e seus dois irmãos mais velhos, praticamente renegados pelo pai e pela população. Seus irmãos não o respeitavam como soberano e isto criou desavenças políticas profundas em seu reinado.

A primeira decisão de Shomat foi a construção de um palácio próprio, que teve sua construção concluída em 347 D.E. Quando Shomat mudou-se para o novo palácio com sua família, seus irmãos recusaram-se a mudar para a mesma casa e decidiram permanecer na antiga casa de Ailesh. Isso causou um grande furor, pois era tradição toda a família real viver em uma mesma casa. Isto demonstrava um enorme desrespeito com a imagem soberana de Shomat. Para os D’ni é importante que toda a família more em um mesmo local.

O palácio em si era uma obra de arte arquitetônica. Havia jardins internos e Eras dedicadas ao descanso e prazer onírico. Eras de jardins e belas paisagens. Estas Eras eram conectadas a partir do palácio real. Algumas destas Eras eram inabitadas e outras eram criadas com projetos e supervisão do próprio Shomat a partir das mãos habilidosas do Mestre Kenri. As duas Eras mais conhecidas feitas pelas mãos de Mestre Kenri são Eder Gira e Eder Kemo.


Palácio Real.

Verdade ou não, era notório que para Shomat, eram as Eras que deveriam servir as necessidades da população D’ni. E esta ideia ia contra ao juramento e as leis da Guilda de Escritores D’ni, que dizia que eram os D’ni que deveriam servir as Eras e a sua integridade. Muitos membros da guilda acreditavam que Shomat estivesse louco e isso causou um grande desentendimento político.

Em 387 D.E. seus irmãos finalmente desapareceram e nunca mais foram vistos. Rumores indicavam que Shomat havia criado uma Era para aprisionar e depois matar a ambos, mas isto nunca foi provado. Contudo não podemos negar que o reinado de Shomat mudou muito rapidamente a sociedade D’ni.

Shomat consultou uma das profetizas D’ni. As mulheres tinham mais facilidade para obter respostas através de Yahvo do que os homens, apesar da mulher ser deixada em um segundo plano na sociedade D’ni, as profetizas eram vistas com grande respeito. A consulta a profetiza garantiu que ele ficaria no poder por muitos anos e seu regime seria lembrado com orgulho.

No final Shomat tornou-se um bom Rei, diferente do que alguns podiam acreditar. A profetiza tornou-se uma excelente mentora para Shomat e, finalmente, o convenceu a escolher o filho de um de seus amigos mais próximos como herdeiro do trono. Seus próprios filhos estavam 'fora de controle'. 

Acontece que foi a linhagem dessa criança que levou ao nascimento do Grande Rei da profecia D'ni anos depois, então a escolha fora da linhagem de Shomat foi acertada. 

Shomat morreu com a idade de duzentos e noventa e nove anos no ano de 555 D.E.

Lago no Terceiro Jardim de Eder Kemo.

  • Lendas de Shomat.
  • Narrativa encontrada no Terceiro Jardim de Eder Kemo.
  • Tradução de Nick White sob supervisão do Dr. Watson.


Na idade de cento e vinte e um anos, Shomat já vivia em seu palácio há pelo menos vinte anos, sendo assim ele passou mais quarenta e cinco anos fazendo pequenos adendos na construção. Seu palácio era a maior edificação de toda a cidade e sua construção era magnífica, seu palácio possuía jardins com plantas nunca antes vistas pela população D'ni. Mas Shomat nunca parecia satisfazer-se e queria mais beleza ao seu redor. Ele convocou Lemash, uma espécie de Primeiro Ministro ou chefe dos serviçais. Lemash foi enviado a um dos jardins ao encontro de Shomat.

Lemash disse: 'sim meu Rei o que o senhor deseja de mim?'

Então Shomat disse: 'você está vendo estes bulbos alaranjados com folhas marrons que estão me rodeando?' 

'Claro meu Rei. Elas são diferentes de qualquer coisa nesta caverna.' 

'Você vê estas intrincadas pedras, que me rodeiam?' Perguntou Shomat. 

'Claro novamente não há nada igual a elas na caverna.' 

E Shomat rapidamente começou a ficar irritado, amaldiçoando os seus servos e gritou com Lemash na presença dos demais serviçais.

'Quem você pensa que eu sou? Você acha que eu nunca usei os livros para ver as belezas que estão fora desta caverna? Eu escrevi estes Livros eu mesmo os fiz. Você me viu treinar com os grandes mestres. E você crê que eu posso ter prazer em ver esta beleza a minha volta...? Uma beleza comparada com o que podemos ver nesta caverna, sem luz, sem conforto, sem cor e sem graça? Você acha que pedras e escuridão é tudo que eu preciso? Quem você pensa que eu sou?' 

Então Lemash falou: 'meu rei o que o senhor deseja de mim?' 

'Traga-me o grande mestre Kenri. Juntos... Você irá trabalhar com ele para criar para mim uma verdadeira beleza. Água corrente e límpida, cores além da imaginação, criações vivas, não pedras. Este é o tipo de jardim que eu desejo. Agora vá e traga-o para mim.'

Então Lemash trouxe o Grande Mestre Kenri e juntos eles criaram uma bela Era. Esta Era tinha uma beleza que nenhum homem jamais vira antes. Oito meses depois, juntos eles entregaram a Era para o seu Rei. Lembrem-se que são oito meses D'ni.

Shomat ficou satisfeito com o que viu, folhas verdes e amarelas, flores de todas as cores e água murmurante, azul e turquesa. As mais belas e coloridas pedras D'ni. Então Shomat promoveu Lemash e fez Kenri o mais orgulhoso Mestre de Guilda. Shomat passou muitos dias nesta sua nova Era e sempre pedia para que seus arquitetos implementassem novas obras em sua Era predileta.

Contudo a inveja de seus dois irmãos mais velhos continuava crescendo. Eles nunca tinham sido convidados para viver no palácio com o seu irmão e agora cidadãos comuns eram recebidos para visitar os jardins de Shomat. Mas seus irmãos nunca foram convidados e seus corações ardiam com a inveja, a vingança e raiva.

Depois de algum tempo Shomat estava sentado sozinho em uma de suas Eras Jardim e duas criaturas se aproximaram dele, seus corpos moviam-se rápido com longos braços e pernas. Shomat sentiu medo ao ver as criaturas e imediatamente chamou por seus guardas. As criaturas fugiram dos guardas, mas Shomat ordenou que os guardas as seguissem, os guardas obedeceram, desapareceram e somente voltaram no dia seguinte. 

Falaram que viram uma cidade com centenas de criaturas, elas estavam reunindo-se para uma espécie de ataque e estas criaturas estavam vivendo em uma das Eras Jardim de Shomat. Shomat ficou muito preocupado. Então Shomat ordenou que os homens, os seus guardas, que viram a vila das criaturas fossem presos, não sabe-se se presos em um Livro de Ligação ou em uma prisão edificada. Ele queria garantir que nada do que eles tivessem visto fosse revelado. E ele chamou o mais leal de seus conselheiros, Lemash, para vir a sua residência na cidade. Após ouvir os relatos de Shomat, Lemash ficou muito amedrontado.

Lemash avisou que eles não tinham escolha a não ser queimar o Livro daquela respectiva Era

'O Senhor sabe que aquela Era não pertence a nós, ela somente seria nossa se estivesse inabitada. O Senhor conhece as regras de nossas escrituras, de nossos livros e de nosso povo.' 

Mas o coração de Shomat não se apaziguou com as palavras de Lemash, pelo contrário ele ficou com mais ódio ainda. 'As palavras foram criadas por mim e para mim. Se há outros que estão lá eles devem ser mortos, aquela Era é D'ni agora.'

Então Shomat ordenou que seus irmãos fossem levados até ele no palácio, pois ele pretendia contar parcialmente sobre o seu dilema. Shomat perguntou se eles eram capazes de matar estes habitantes indesejados de suas Eras Jardim, depois falou sobre poder e autoridade, fazendo promessas para seus irmãos. Então eles fizeram um acordo, contudo seus irmãos jamais demonstraram o ódio que sentiam por seu irmão, aceitando docilmente o acordo nefasto.

Então os irmãos de Shomat viajaram para a determinada Era. E Shomat esperava que as criaturas os destruíssem. Então os irmãos de Shomat conheceram as criaturas e ao conversarem com elas tudo ficou claro. Elas não pretendiam atacar ninguém naquele momento. Então os irmãos de Shomat as convenceram a trabalhar com eles para destruir Shomat, alegando que o soberano era uma ameaça. Eles elaboraram um plano para matar o seu irmão, o Rei.

Enquanto Shomat esperava em seu palácio por alguma notícia, seus dois irmãos apareceram para ele. 'Nós terminamos. Está tudo acabado, as criaturas estão todas mortas.'

Shomat ficou muito satisfeito em ouvir aquelas boas novas, através daquela notícia ele pode colocar para fora todo o amor que sentia por seus dois irmãos. Então ele disse: 

'Meus irmãos eu passei muito tempo pensando mau de vocês, houve época que eu os tratei de forma menor do que um servo em meu palácio. E eu sinto muito por estas ações. Mas hoje vocês provaram que não há nenhum rancor entre nós. Vocês foram muito bons para mim. Vocês me fizeram um grande favor, agora eu somente peço que vocês aceitem o que eu tenho para oferecer para vocês. Por favor aceitem este presente.'

E Shomat deu a seus irmãos um Livro de Ligação e suas páginas descreviam um lugar belo e aprazível. Como as Eras Jardim do próprio Shomat. E tudo isto permanecerá neste palácio onde vocês viverão agora...

Encantados pelo presente e esquecendo o ódio que sentiam por Shomat seus irmãos entraram rapidamente naquela Era. E foi assim que ambos morreram pensando que estavam fazendo as pazes com o seu irmão mais novo. Shomat aguardou os dois entrarem na Era e queimou o Livro de Ligação em sua própria lareira, apagando os seus dois irmãos de sua mente e de sua vida.

E Shomat ordenou que Kenri modificasse a Era Jardim habitada de tal forma que todos que vivessem nela morressem. Kenri obedeceu o Rei, mesmo sabendo que isso contrariava tudo que ele tinha aprendido na Guilda dos Escritores. E desde este dia sua vida ficou em frangalhos e seus sofrimento aumentou como um tumor até o dia de sua morte. Kenri tornou-se um paria para si mesmo. Mas Shomat acreditava que suas ações estavam certas e continuou vivendo sem culpa, pegando tudo que desejava...

Depois deste trecho Nick White termina o relato dizendo que há mais detalhes, mas que ele ainda não tinha traduzido tudo da língua D'ni e iria falar com Dr.Watson a respeito.

Podemos notar detalhes interessantes na narrativa a respeito do reinado de Shomat. Apesar das mulheres serem renegadas a um segundo plano na sociedade D'ni até então, elas sempre foram procuradas como profetizas de Yahvo. Aparentemente as mulheres tinham um canal de comunicação mais fluente com esta entidade divina. A escolha de profetizas como guias espirituais para os soberanos começou com Shomat. Este tipo de procedimento não era aceito pelos altos clérigos da religião oficial, mas assim mesmo tornou-se uma tradição entre os monarcas. Contudo geralmente a escolha era feita verificando a sabedoria da profetiza ou do profeta e não sua capacidade de entrar em transe e se comunicar com o divino.

Sítio arqueológico de Tokotah em Ae'Gura.


  • Observações:
  • Os dados foram retiradas dos Diários do DRC. 
  • Informações encontradas no sítio de Tokotah em Ae'Gura.
  • Relato das Lendas de Shomat encontrado em Eder Kemo.
  • Para entender alguns dos termos leia a introdução a História D'ni
  • DRC: D'ni Restoration Council
  • BE: Before Earth. 
  • D.E.: D'ni ERA. 

Tradução e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.