16 de outubro de 2020

F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens

Indo para a Biblioteca na Ilha MYST.


  • Perguntas frequentes sobre MYST I.
  • Informações sobre a Enredo e Personagens.
  • Curiosidades e outros itens.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Olá viajantes deste belo e intrigante universo chamado MYST. Neste setor pretendo ajudar a responder algumas das dúvidas referentes ao jogo MYST I edição de 1.993 e MYST I Masterpiece. Tenha em mente que é impossível saber tudo a respeito do jogo, afinal como você, sou apenas uma viajante deste universo, e talvez, eu não responda a contento alguma das perguntas. Então se surgirem dúvidas futuras ou mesmo dicas enviadas por visitantes, eu as publicarei a medida que as mesmas forem chegando. Conto com sua compreensão. 

As informações a seguir são relacionadas ao enredo e aos personagens, são curiosidades encontradas no cenário ou itens que ajudam a entender a história dos D'ni e da família de Atrus


  • O que é uma Era ou Livro de Era?

Esta pergunta já gerou inúmeros tópicos de discussão em diversos fóruns de fãs. Era é como o povo D'ni chama um determinado lugar. Este lugar pode ser habitado ou não. E o Livro de Ligação pode levar uma pessoa a pontos distintos dentro de uma mesma Era

E mesmo que um Escritor de Guilda - Guilda dos Escritores - diga que criou uma Era ou um Livro de Era, este lugar possivelmente já devia existir fisicamente ou em forma idealizada. Entenda a seguir... 

Segundo os D'ni, o verdadeiro criador da Era é Yahvo, o Grande Criador de tudo. Esta é uma filosofia denominada Árvore de Possibilidades. O Criador chamado de Yahvo criou a Grande Árvore. Esta Árvore possui inúmeros galhos que estendem-se sem fim em todas as direções e Yahvo conhece todos os galhos independente de sua localização. 

Assim, não importa se você fizer um Livro de Ligação que leve a um galho isolado, todos os galhos serão criação de Yahvo. Nesta visão particular um Livro de Ligação é apenas o que seu nome diz, ligação, com um determinado lugar - Era

Devo lembrar também que este tema é muito discutido em vários fóruns e não há uma conclusão clara sobre o que um Escritor de Livros é capaz de fazer, pois não há muito material oficial falando sobre o que é criar uma Era do nada...

  • O que são os Finais Alternativos?



Os Finais Alternativos são uma marca registrada da Série MYST. Você sempre estará envolvido em um dilema no final de cada jogo e terá que efetuar uma escolha. Não importa se o cunho desta escolha é boa ou má, o importante e vivenciar os sentimentos ambíguos dos protagonistas. 

Como a história de MYST gira em torno da família de Atrus, geralmente o dilema final envolverá alguém próximo ao personagem principal. 

Em MYST I você terá que escolher entre ajudar Achenar o filho mais velho de Atrus, Sirrus o filho mais novo, ou confiar em Atrus, que estará preso em K'veer dentro da Grande Caverna D'ni. Leia mais na introdução do jogo, ou no setor Crônicas e Diários.


  • Onde está Catherine?

Catherine que é uma rivenense, está em Riven tentando ajudar seus conterrâneos, que são dominados por Gehn, pai de Atrus.


  • Onde está Atrus?


Atrus foi enganado por seus dois filhos, Achenar e Sirrus, que o prenderam em K'veer. K'veer é uma ilha ao sul da Grande Caverna D'ni. Antes de ser o escritório de estudos de Gehn, pai de Atrus e de ser a prisão deste último, ela foi propriedade do Mestre Rakeri - Lorde e Mestre de Guilda dos Stone-Masons, uma espécie de Guilda de Construtores D'ni. Lorde Rakeri era pai de Veovis, pivô da revolta D'ni. Também foi nesta ilha, que ironicamente, o pai de Gehn e avô de Atrus, chamado Aitrus, foi morto ao tentar salvar Ti'ana e Gehn de um Filósofo e Escritor A'Gaeris.

  • De quem é a imagem pintada no centro do piso em K'veer?

O D'ni que aparece na pintura central do piso do salão em K'veer é a representação de Ri'neref, o primeiro soberano D'ni e Grande Mestre Escritor de Eras

Ri'neref foi o responsável por trazer os antigos Ronay para o subsolo da Terra. Leia mais em História de Ri'neref

A imagem foi renderizada a partir de uma foto do desenhista e modelador Chuck Carter da equipe da Cyan. Ele foi o responsável pelo modelo de K'veer e dos planos gerais para a Ilha MYST.





  • O quadro no aposento de Sirrus em Mechanical é de Napoleão?



Sim. O quadro que representa o poder de Sirrus e está em seu aposento em Mechanical é uma réplica do famoso quadro do Imperador Napoleão I, que está no Museu l'Armée em Paris-França e foi pintado por Jean Auguste Dominique Ingres

Este quadro representa o Imperador Napoleão no seu auge. Em dois de dezembro de 1.804 ele formalizou sua coroação como Napoleão I na catedral de Notre-Dame, nesta ocasião ele mesmo retirou a coroa das mãos do papa Pio VII, se auto coroando para demonstrar que não toleraria ninguém superior a ele próprio, principalmente a igreja. 

Não há explicações no jogo do por quê Sirrus escolheu este quadro para o seu aposento, mas a correlação com o poder de Napoleão é obvia.


  • O que significa aquele medalhão dourado na porta do observatório?

Dentro do navio na Ilha MYST.
Na porta do Observatório na Ilha MYST.
Na mesa do aposento de Sirrus em Stoneship.


O significado deste medalhão já foi discutido em vários fóruns de fãs. Não é certo o seu significado. Ele aparece em vários itens de decoração na Era Stoneship e na Ilha MYST. Ele está no centro da porta do observatório, na cadeira que apara o Livro de Ligação para Stoneship e na mobília do aposento de Sirrus em Stoneship

Alguns dos fãs acreditavam que significava algum episódio da história D'ni. Na verdade não era fácil definir o que era, pois a imagem que aparece em MYST I é muito distante e ás vezes borrada. Mas no jogo Real MYST fica um pouco mais fácil, distinguir as figuras do medalhão. São dois homens vestidos com roupas do século XVII trocando espadas. Pode ser uma referência ao navio citado na história de Mechanical, chamados de Black Ships

Também podem ser dois fidalgos trocando espadas, ou ainda pode significar dois cientistas do século XVII - 1.600 d.C. já que o medalhão está na porta do observatório pode ser a imagem de dois astrofísicos ou astrônomos. Mas isso é apenas um devaneio e somente os criadores do jogo é que podem definir o significado desta decoração.

  • Há algum problema com a engrenagem na Ilha MYST?

Não há problema, a diferença de imagem entre o vôo e o início do jogo pode apontar um erro de renderização. Na abertura do jogo, quando o explorador faz um vôo panorâmico sobre a Ilha MYST, a engrenagem no cume do monte está aberta. Mas quando o explorador chega no ancoradouro de madeira a engrenagem está fechada, talvez seja algo para despertar a curiosidade do explorador. Contudo devo ressaltar que na versão MYST I Masterpiece Edition, a engrenagem permanece fechada tanto no vôo panorâmico como na chegada ao ancoradouro.


Engrenagens no vôo MYST I Masterpiece.


Engrenagens no MYST I fechadas e aberta.


  • O que Atrus diz no início do jogo?

O jogo sempre inicia com uma pequena narrativa feita por Atrus. Abaixo o original em inglês e em seguida uma tradução livre para o mesmo texto. 

I realized the moment I fell into the fissure that the book...
Would not be destroyed as I had planned.
It continued falling into that starry expanse,
of which I had only a fleeting glimpse.
I have tried to speculate where it might have landed,
but I must admit that such a conjecture is futile.
Still, questions about whose hands might one day hold 
my MYST book are unsettling to me.
I know my apprehensions might never be allayed, and so I close,
realizing that perhaps the ending has not yet been written.


Eu me dei conta no momento que eu caia dentro da fissura 
junto com aquele livro...
Ele não foi destruído como eu pensava que iria acontecer.
Ele continuou caindo até uma área expandida cheia de estrelas...
a qual me deu o vislumbre de uma teoria.
Eu tentei especular onde ele poderia aterrissar.
Mas eu devo admitir que está conjectura era inútil na ocasião.
Ainda assim, as questões sobre quem, 
um dia poderia encontrar o meu Livro MYST...
Aos poucos tornaram-se irrelevantes para mim.
Eu conheço minhas apreensões, 
elas nunca poderão ser aplacadas, e eu estou tão perto...
Então lembrei que... O final talvez não esteja escrito ainda.




Texto e comentários por: Drica Portes.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Olá. Se desejar deixe seu comentário.
    Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

    Últimas Atualizações.


    15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
    15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
    10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
    05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
    01.01.22: Feliz 2022.
    02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
    01.12.20: Feliz Natal 2020.
    26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
    20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
    16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
    16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
    11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
    07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

    Leia também...


    URU to D'ni - Introdução.
    URU The Path of The Shell - Introdução.
    História D'ni.
    Crônicas e Diários.
    A fantástica Série MYST.
    Mensagem ao Visitante.

    Cronologia resumida dos jogos.