 |
| Forte Giratório na ilha central da Era Mechanical. MYST I. |
- Livro de Ligação para Mechanical.
- Conhecendo a Era das engrenagens.
- Coletando as páginas.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após ouvir as mensagens de Sirrus e Achenar na Biblioteca de MYST. Você deve ler o livro que fala sobre a
Era Mechanical. Neste livro Atrus faz um relato detalhado sobre a grande cidade cercada pelas três colinas. Após uma enorme guerra as fundações da cidade ruíram e as colinas ficaram submersas formando três ilhas, uma ao Sul uma ao Norte e outra a Leste. Atrus e seus filhos foram para esta Era e ajudaram na construção de vários mecanismos, inclusive um forte giratório na ilha central. Que será seu destino ao chegar nesta Era. A Era Mechanical é, na minha opinião, a mais interessante de todo o jogo, onde você conhecerá peculiaridades sobre Sirrus e Achenar e interagirá com objetos diversos que exigem pensamento lógico e criatividade.


Estando dentro do Prédio da Biblioteca aproxime-se do quadro que mostra o mapa da ilha. Posicione seu ícone mãozinha sobre o diagrama da Torre Giratória. O círculo que está do lado direito acima no quadro. Logo abaixo do desenho da Nave Espacial. Você verá a linha branca surgir e passar por todo o quadro, quando ela parar em cima da Colina de Pedra com a grande engrenagem, que é o desenho que está na extrema direita abaixo no quadro, ela ficará vermelha. Agora você verá o diagrama da Torre Giratória piscar e ao mesmo tempo você ouvirá o som da pesada abertura de concreto no observatório.
Afaste-se do quadro do mapa e siga em direção ao Quadro de Entrada, aquele que possui a pintura da prateleira de livros abrindo e formando uma escada. Clique sobre o quadro, a imagem irá ficar embaralhada. Em seguida a prateleira de livros irá descer exibindo a passagem para a parte de trás da Biblioteca.


Siga por este corredor sinuoso até encontrar o elevador. Entre no mesmo e aperte o botão à direita da porta onde está escrito BIBLIOTECA. O elevador irá subir, saia do mesmo e você verá a escada de metal com a placa de um livro aberto. Suba a escada, você verá ao longe a imagem da Colina de Pedra com a grande engrenagem. Desça pela escada e dobre a direita, com dois cliques você chegará na outra escada, a que possui a placa com a chave impressa. Suba a escada e você verá uma combinação de números na placa de metal: 2:40 e 2-2-1. Um horário e três coordenadas. Bem o único lugar na ilha onde podemos introduzir um horário é na Torre do Relógio, mesmo que esta fique bem distante da Colina de Pedra, nada impede que ambas tenham uma ligação.
Horário: 2:40 / Números: 2 - 2 - 1.
Dados para Acessar a Torre do Relógio. Desça a escada e entre no elevador, clique o botão a direita da porta onde está escrito TORRE. Aguarde o elevador parar e siga para a Biblioteca. Aproxime-se do Quadro de Saída, onde há a pintura da porta da Biblioteca e do Jardim Central ou Jardim de Pilares. Clique nele e a prateleira de livros irá voltar para o lugar ao mesmo tempo que a porta da Biblioteca será aberta.


Saia da Biblioteca e siga em direção a Torre do Relógio, que fica depois da alameda do Jardim Central no caminho que leva até o mar. Aproxime-se da caixa com as duas válvulas, ou manoplas giratórias, como preferir chamá-las. Note que uma é maior do que a outra e também há um botão vermelho a direita do mecanismo. A manopla maior refere-se aos minutos no relógio. E a manopla menor refere-se as horas no relógio. Cada clique na manopla muda o ponteiro de lugar uma vez em sentido horário, ou seja, em relação aos minutos, são cinco minutos. Você deve tocar a manopla maior OITO VEZES. Assim o relógio marcará 40 minutos. Em seguida toque a manopla menor DUAS VEZES para posicionar o ponteiro de horas em 2 horas. Após pôr o horário correto você deve apertar o botão vermelho a direita. Você verá uma ponte móvel surgir em formato de engrenagens. Atravesse a ponte e levante a manopla no Pedestal do Interruptor, próximo a porta da torre.


Entre na Torre do Relógio. Você verá uma engrenagem. O mecanismo central possui três conta-giros na parte superior, com três números - 3.3.3 - veja na parede do fundo do lado esquerdo um pendulo ou peso. E do lado direito uma alavanca. Abaixo dos números no mecanismo central você verá duas alavancas, uma na esquerda e outra na direita. Ao mover estas alavancas você irá alterar a numeração do conta-giros e dependendo da intensidade em que você permanecer com a alavanca para baixo, outros conta-giros irão mover-se simultaneamente. A cada movimento o pendulo, à esquerda, na parede do fundo irá descer. E quando ele estiver no chão, você não poderá mais mover o mecanismo de conta-giros. Para voltar ao início você deverá baixar a alavanca da direita na parede do fundo. Numere o conta-giros de 1 a 3 de cima para baixo.
Instruções para o Mecanismo do Relógio:
- Puxe e solte rapidamente a alavanca da direita 2 vezes.
- O número 2 ficará na 1º posição.
- Segure embaixo a alavanca da esquerda.
- Espere até que o número 1 fique na 3º posição.
- Espere até o número 2 voltar a 2º posição.
- Compartimento secreto irá abrir abaixo das alavancas.
Após a abertura do compartimento secreto, olhe para ele e veja como ele é semelhante a grande engrenagem, que está na Colina de Pedra. Saia da Torre do Relógio e rume em direção ao Jardim Central, passe pela Biblioteca e pelo Planetário e siga até a colina. Suba a escadaria de concreto e veja uma passagem no centro da grande engrenagem. Aproxime-se e veja o Livro de Ligação para Mechanical. Clique na imagem do livro e boa viagem.


Você ficará de frente para um nicho de metal, semelhante ao qual estava o Livro de Ligação em MYST. Olhe para a sua direita e veja um pedestal com um mecanismo circular e quatro botões em seu centro. Certamente você terá que inserir algum código neste mecanismo para poder voltar a Ilha MYST. Mas onde está este código? E onde estão as páginas de Sirrus e Achenar? É isso que você irá procurar agora. Clique uma vez para a direita e veja a passadiça de metal que leva a uma estranha construção. Esta é a Ilha Central com o forte giratório. Há mais duas ilhas nesta Era além da Sul, que é a qual você pousou. A chamada Ilha Norte que apenas possui um pedestal e a Ilha Leste, que está mais adiante e possui um arco de concreto e um pedestal.


Até este momento do jogo em todas as Eras visitadas, primeiro você seguia para o quarto de Achenar e depois voltava para MYST, para só então conhecer o quarto de Sirrus e fazer toda a jornada de volta. Nesta Era, devido a quantidade de ações que você terá de desencadear para voltar para MYST, você deverá primeiro conhecer os aposentos de ambos os filhos de Atrus, para depois ingressar na busca dos códigos que serão sua passagem de volta para MYST. Agora rume para a construção à sua frente e entre. Você verá dois corredores um segue para a esquerda e o outro para a direita. Tome o corredor da esquerda e conheça o quarto de Sirrus.
- Acessando o Quarto de Sirrus.
Siga pelo corredor e entre no aposento de Sirrus. Mais luxo do que isso impossível. Talvez o quarto em Stoneship, seja mais trabalhado, mas este é verdadeiramente uma beleza. Ao entrar você irá deparar com um quadro de um imperador, na verdade este quadro é uma cópia do quadro de Napoleão I de Ingres, que está no Museu l'Armée em Paris-França de Jean Auguste Dominique Ingres. Contudo esta versão apresenta o retrato do próprio Sirrus, mais jovem e sem cavanhaque. Talvez seja assim que ele veja a si próprio.
Vire a direita e veja o trono todo em mármore. Olhe com atenção o mecanismo em forma de pássaro, ao aproximar-se você poderá tocá-lo e dar corda no mesmo, atente para a manivela abaixo do pássaro, em seguida ele irá movimentar as asas e o bico. Um brinquedo muito charmoso. Atrás do pássaro há outro quadro ou tapeçaria, uma imagem que lembra alguém em um purgatório, ou algo similar, ainda não consegui definir ao certo.


Vire novamente para a direita, e veja alguns artefatos de decoração. À sua direita um quadro de uma mulher com um vestido do final do século XVIII. Veja também as esculturas, da Nave Espacial, que parece ser em ouro, e a outra, uma réplica do Navio que está na Ilha MYST. Volte-se para a direita e veja um interessante relógio próximo a janela e próximo a ele um telescópio. Ao olhar através dele você não verá nada ainda. Agora afaste-se do telescópio e vire a direita, você verá uma cômoda com três cristais. Eles parecem ascender quando tocados. Acima deles um quadro com uma paisagem e nada mais. Agora fique de frente para o trono do Rei Sol.


Olhe para a direita e você verá a tapeçaria. Note que abaixo dela parece existir um nicho. Uma espécie de entrada secreta. Toque neste nicho de metal e você verá uma câmara secreta. Entre na mesma. Você verá caixas e mais caixas com barras de ouro e moedas. Também há uma adega com várias garrafas de vinho. Note que entre os vinhos, do lado direito, há um papel enrolado enfiado em uma das treliças. Pegue este papel e leia. É uma sugestiva mensagem de Achenar.
"Sirrus... Sua ganância me enoja! Seu desejo por riqueza e luxo advindo de saques, nunca será satisfeito. Eu irei instruir meus protegidos para não pagar seus novos impostos e você sabe que eles irão me ouvir. Saudações... Achenar."
Parece que a guerrinha particular entre os irmãos em busca de poder estava acirrada. Bem, após conhecer o cenário, olhe para a direita, há um baú com moedas e barras de ouro. Dentro dele você verá a Página Vermelha. Aconselho que você a pegue posteriormente. Saia desta câmara e volte para o aposento de Sirrus. Veja uma saída que fica entre a tapeçaria e o quadro do jovem mulher. Esta saída o levará a um corredor de metal. Siga pelo corredor até notar, a direita, um botão vermelho na parede. Ao olhar na direção dele, você verá um nicho com um cilindro de vidro no final do corredor. Este é um elevador. Mas antes de manuseá-lo devemos conhecer o quarto de Achenar.
- Acessando o Quarto de Achenar.
Agora volte para a entrada e dobre a direita. Siga pelo corredor e com mais três cliques no mouse você terá acesso ao quarto de Achenar. O cenário já era esperado. Armas por todos os lados. Espadas, maças, claves e uma interessante máscara mortuária na parede, que lembra muito um primata, ou talvez um dos habitantes da
Era Channelwood. De todos os quartos que Achenar possui, este parece ser o mais organizado e mais requintado.
Olhe a direita uma poltrona alta, uma espécie de trono em madeira e veludo azul. Realmente os dois irmãos sentem-se reis de várias Eras. Próximo a este trono você verá um baú com uma espada e um elmo e uma outra saída. Do outro lado do quarto você verá um mural com armas, inclusive uma balestra que está pendurada à direita. Próximo a esta balestra você verá uma caixa de madeira com uma manivela. Ao tocar a manivela desta pequena caixa você terá uma surpresa...
Agora fique de frente para o trono de madeira e veludo azul. Veja o mecanismo de cobre que está a direita do trono. Ele é um Simulador do Forte Giratório. Ao aproximar-se dele o mesmo irá ligar. Veja as manivelas logo abaixo da simulação digital. Elas funcionam da mesma forma que o veículo do labirinto que você conheceu em
Selenitic. Toda vez que o ponteiro vermelho estiver em um dos Pontos Cardeais da bússola um som irá tocar. A linha vermelha que se move é a passadiça que você viu na entrada do forte.
Mova as manivelas para ver o que acontece. Ponha a manivela da esquerda para cima. Agora segure a manivela da direita para cima até a linha vermelha ir para um dos pontos, o que demora cerca de SETE segundos. Depois solte a manivela da direita e abaixe a manivela da esquerda um som irá tocar. Você deve prestar bem atenção nestes sons e na direção que a linha vermelha está apontada. Lembre-se também dos pontos cardeais: Sul, abaixo. Norte, acima. Oeste, esquerda. Leste, direita.
Lembre-se: o forte gira no sentido ANTI-HORÁRIO. Memorize bem estes sons e o tempo que leva para a linha mover-se de um ponto cardeal ao outro. Cerca de SETE SEGUNDOS. Estes dados serão importantes para você manipular o mecanismo que movimenta o forte na Ilha Central. Lembre-se também que nunca usaremos o ponto Oeste, pois não há nada naquela direção.
Pontos Cardeais e Sons Relacionados:
- N. N - Norte - Acima - Som de um Tinido de Sino.
- S. S - Sul - Abaixo - Som de Trinado de Pássaro.
- E. L - Leste - Direita - Som de Clangor Abafado.
- W. O - Oeste - Esquerda - Som de Ar Comprimido.
Agora afaste-se e volte a olhar o trono de madeira. Note a direita novamente um nicho com uma linha amarela. Toque neste nicho e uma porta secreta irá abrir. Este é um compartimento onde Achenar guarda suas relíquias. A direita há uma caixa, ao abrí-la você verá uma cabeça apodrecendo. Próxima a ela há uma prateleira de madeira com vários frascos, que parecem ser venenos variados. Na última prateleira você verá a Página Azul. Pegue-a.
Agora vire para a direita e veja uma cela. Ao tocar na alavanca da esquerda uma corrente elétrica passará por ela. Uma verdadeira câmara de tortura. Para terminar o tour, você verá próximo a saída, um cutelo com sangue enfiado em um cepo de madeira. Um lugar bem lúgubre.
- Elevador e Códigos nas Ilhas.
Saia desta câmara e entre no quarto novamente. Saia do quarto pela passagem próximo ao baú com a espada. Ande pelo corredor até se deparar com um botão vermelho do lado esquerdo da parede de metal. Se você está vindo do quarto de Sirrus o botão estará a direita. Veja o nicho próximo ao botão. É um corredor que leva a uma espécie de elevador. O chão possui ranhuras e pode ser que transforme-se em algo mais do que um simples corredor.


Volte para o botão vermelho e o aperte. Isso revelará uma escada de metal. Desça a escada e fique de frente para um pedestal. Do lado esquerdo há um símbolo parecido com um C dentro de um círculo. Do lado direito há uma manivela. Mova a manivela e você verá a engrenagem na sua frente movendo-se e um som estranho irá soar. Depois olhe o símbolo C ele também moveu-se. Ele parece mostrar a abertura do elevador que está acima de você. Mova a manivela até que o C fique vermelho e a abertura esteja de frente para você. Agora suba a escada e aperte o botão vermelho novamente. Espere a escada tornar-se corredor de novo e siga até o elevador agora ele estará aberto para você.


Entre no elevador e veja do lado esquerdo três botões. Uma seta para cima. Uma seta para baixo. E entre elas um botão retangular. Este botão intermediário é um temporizador. Ele bipará durante seis segundos. Enquanto isso a porta do elevador irá ficar aberta permitindo sua saída ou entrada. Agora faça o seguinte: Clique na seta de cima e aguarde o elevador subir. Se ele parar em algum ponto intermediário, clique no botão intermediário e depois na seta para cima, você irá parar em um patamar superior e a porta irá abrir. Antes de sair clique no botão intermediário e você ouvirá seis bipes. Enquanto ele estiver tocando saia do elevador. E fique olhando em direção do mesmo. O elevador irá fechar a porta e irá descer e você verá um mecanismo igual ao que você viu no quarto de Achenar. Mas agora não é um simulador e sim o mecanismo responsável por girar o forte da ilha principal.
- Movendo o Forte para o Norte.
Note que não há nenhuma janela ou gráfico para orientar sua mudança de direção. Por isso lembrar dos sons emitidos a cada Ponto Cardeal é de suma importância. Agora lembre-se do som emitido quando a linha vermelha estava alinhada com o Norte. Som de um pequeno tinido ou sino. No momento o forte está alinhado com a Ilha Sul a qual você pousou ao chegar nesta Era. Então levará cerca de 14 segundos para a passadiça de metal alinhar-se com a Ilha Norte.


Rume para o mecanismo e levante a manivela esquerda. Agora segure para cima a manivela da direita cerca de quatorze segundos e depois largue a mesma, ela irá descer. Agora abaixe a manivela da esquerda. Você deverá ouvir o som de um pequeno tinido ou sino. Após ouvir o pequeno tinido aperte o botão vermelho abaixo das duas manivelas para chamar o elevador. Desça pelo mesmo e saia para a parte externa do forte, você terá acesso a Ilha Norte. Siga pela passadiça e rume para a pequena ilha. Você verá apenas um pedestal com dois símbolos na extrema esquerda. Anote estes símbolos.
Agora volte para o forte e siga até o elevador. Se você quiser siga até o quarto de Sirrus e veja através do telescópio do rapaz. Você verá um esqueleto pendurado em um mastro de navio. Imagem ao estilo de Achenar no quarto de Sirrus... Eles definitivamente estavam planejando algo ou talvez pretendiam deixar uma mensagem.
- Movendo o Forte para o Leste - East.
Agora rume para o elevador e suba até o patamar superior clicando a seta para cima. Ao chegar aperte o botão intermediário que é o temporizador e saia do elevador. Novamente você terá acesso ao mecanismo. Mova a manivela da esquerda para cima e mantenha a manivela da direita para cima durante vinte e um segundos você sairá em sentido anti-horário do ponto Norte passará pelo ponto Oeste - West e Sul e irá chegar no ponto Leste - East.
Depois solte a manivela da direita e mova a manivela da esquerda para baixo. Você terá que ouvir o som de um trinado de pássaro abafado, uma espécie Treeeooolll. Depois aperte o botão vermelho abaixo do mecanismo e aguarde o elevador voltar. Saia do forte e veja a Ilha Leste. Passe pela escada de pedra e por cima do arco de pedra. Aproxime-se do pedestal e anote os dois símbolos da extrema direita.
- Movendo o Forte para o Sul.
Agora com os quatro códigos em mãos você deverá mover a passadiça de metal para o Sul novamente. Entre no forte e siga até o elevador. Aperte a seta para cima e aguarde ele chegar no patamar superior. Aperte o botão intermediário e saia do elevador. Agora aguarde ele descer e siga até o mecanismo de controle. Levante a manivela da esquerda e segure a manivela da direita durante vinte e um segundos. Em sentido anti-horário a passadiça irá passar pelo ponto Norte, depois Oeste e finalmente chegará no ponto Sul. Largue a manivela da direita e abaixe a manivela da esquerda. Você terá que ouvir o som de um clangor abafado. Como se alguém tivesse batendo em uma panela de metal. Depois aperte o botão vermelho abaixo das manivelas e aguarde o elevador voltar. Entre no elevador e desça até o corredor de metal. Se você ainda não pegou a página azul de Achenar, agora é uma boa oportunidade.
- Voltando com a Página Azul.
Saia do forte e rume para a Ilha Sul. Aproxime-se do pedestal e insira os códigos que você encontrou nas demais ilhas e aperte o botão vermelho abaixo dos símbolos. Você verá o assoalho de metal próximo a você descer formando uma rampa. Ouça a música, ela lembra a Ilha MYST. Desça e pegue o Livro de Ligação, depois toque na imagem e volte para o Prédio da Biblioteca. Agora você deve inserir a Página Azul no Livro Azul e ouvir a mensagem de Achenar.


"Olá você voltou, eu sou Achenar... Estou louco para escapar desta prisão. Eu não sou culpado. Eu não devia estar aqui... Eu aviso você, não acredite nas mentiras malévolas do meu irmão. Ele é culpado. Ele visitou várias Eras e assassinou as pessoas inocentes que moravam nestes lugares. Seus desejos são vis e sua ânsia por poder nunca termina. Ele queimou os livros de meu pai e depois tentou assassiná-lo... Eu sempre levo a culpa pelos atos de meu irmão menor. Ele voltou nosso pai contra mim... Eu preciso sair daqui... Ele irá destruir você e matará a todos. Vá até a prateleira e procure um livro diferente dos demais... Ele está queimado mas ainda há como ver os padrões, use o padrão 158 na lareira, vá por favor...vá...me tire daqui..."
Se você tentar ouvir novamente a mensagem de Achenar ele ficará impaciente e será ríspido com você. Ele dirá:
"Você está fazendo eu perder meu tempo. Será que você não entendeu. Vou repetir de novo. O último livro da estante na prateleira central... O padrão 158 use ele na lareira e traga para mim a página azul... Não mexa em mais nada naquele lugar..."
- Voltando com a Página Vermelha.
Após ouvir a mensagem de Achenar, saia da Biblioteca e rume em direção a Colina de Pedra. Pegue o Livro de Ligação e toque na imagem para voltar para a Era Mechanical. Entre na construção do forte na Ilha Central e rume pelo corredor da esquerda. Entre no aposento de Sirrus e siga até a entrada secreta atrás da tapeçaria. Entre no recinto e pegue a Página Vermelha dentro da caixa de barras de ouro e moedas.
Saia da câmara secreta e entre no aposento de Sirrus. Agora rume para a parte externa e siga até a Ilha Sul. O código já estará inserido no pedestal. Basta apenas clicar no botão vermelho e descer pela rampa de metal até o Livro de Ligação. Toque na imagem e volte para a Biblioteca de MYST. Insira a página no Livro Vermelho e ouça a mensagem de Sirrus. Esta foi a mensagem mais longa dele. O pior é que ele repete todo o tempo...Eu sou Sirrus.... Isso começa a tirar a paciência de qualquer um.
"Ah você voltou. Eu estarei em grande débito com você quando eu for solto. Meu nome é Sirrus... Eu ainda preciso de mais uma página para sair desta prisão. Lembre-se não ouça meu irmão. Creio que depois de suas andanças por nossas Eras você já deve ter compreendido a natureza doentia do meu irmão. Ele é o culpado. Meu pai é um Mestre dos Livros, ele cria Livros de Ligação para vários mundos estonteantes. Ele nos deu liberdade para passear por estes mundos. Mas meu irmão em sua ânsia por destruição, não poupou nenhum destes mundos inocentes. Eu ainda preciso de mais uma página para sair daqui. Ouça...Há um livro na prateleira do meio ele é o último livro...Ele deve estar queimado, mas não será difícil de identificar os padrões...Você deve usar o padrão 158 através da lareira... Você verá duas páginas traga a vermelha. Mas não toque na azul. E não toque no Livro Verde... Se você tocar neste livro ficará preso para sempre em seu interior... Aceite meu conselho...Liberte-me."
Se você tentar ouvir novamente a mensagem de Sirrus ele ficará com raiva e será arrogante com você. Mas isso não é novidade. Ele dirá:
"Será que você não entendeu minhas instruções. Por que você está perdendo tempo? Vá a prateira do meio e pegue o livro com padrões. Use o padrão 158... Não toque na página azul e nem no Livro Verde... ouça-me..."
Após ouvir a conversa de Sirrus e rever Achenar, você poderá partir para a última etapa do jogo. Nesta última etapa você irá decidir quem libertar...
Manual MYST I - Introdução.
Manual MYST I - Personagens.
Manual MYST I - Ilha MYST.
Manual MYST I - Era Channelwood.
Manual MYST I - Era Stoneship.
Manual MYST I - Era Selenitic.
Manual MYST I - Era Mechanical.
Manual MYST I - Ilha K'veer.
Texto e comentários por: Drica Portes.