 |
Dispositivo na Era Noloben. |
- Conhecendo os personagens.
- Yeesha e Esher.
- Interações do jogo.
- Texto e comentários por: Drica Portes.

Em MYST V
End of Ages você retornará a K'veer, a ilha prisão próximo a Ae'Gura, a Capital D'ni no interior da Grande Caverna. Você será convocado por Esher e Yeesha para ajudá-los em uma missão: apoderar-se da Tábua Dourada.
Por que este objeto é importante? Podemos dizer que esta Tábua é uma espécie de chave para o futuro e para a liberdade, tanto dos personagens como dos remanescentes da Civilização D'ni. Contudo não deixe-se enganar pelas aparências, independente do que os personagens principais te dirão, você ainda poderá escolher outras opções... Talvez ficar com a Tábua Dourada para sí... Talvez ignorá-la, talvez esquecê-la... No final a decisão será sua e o Fim das Eras pode ser apenas o começo de uma nova jornada.


Atrus: o único filho de Gehn e Keta e neto de Ti'ana. Ti'ana cuidou de Atrus até os quatorze anos, até o dia que Gehn veio buscar o jovem Atrus para ensinar-lhe a Arte da confecção dos Livros de Ligação. Posteriormente Atrus diverge das idéias de seu pai e conhece Catherine em
Riven, a Quinta Era criada por Gehn. Enfim Catherine e Atrus entendem que seu destino é ajudar a reabilitar a Civilização D'ni. Neste meio tempo eles têm seus filhos Sirrus e Achenar, que tristemente planejam e executam um plano nefasto contra seus pais. Futuramente e em seu novo lar chamado Tomahna, Catherine e Atrus têm sua filha chamada Yeesha.
Atrus sem perceber que seus atos o levavam a transferir seu fardo para sua filha caçula, teme que a mesma seja o The Grower, citado na Profecia do Observador. O que ela realmente viria a saber nos anos da adolescência. Atrus não consegue esperar o desfecho de sua história e pretende partir para um lugar melhor...Resta saber qual será seu destino no Final das Eras... Atrus é caracterizado pelo criador do jogo Rand Miller.
Yeesha: filha caçula de Atrus e Catherine. Yeesha tem um terço de sangue D'ni, um terço humano e um terço rivenense. Muito jovem Yeesha sofreu seu primeiro trauma, quando foi seqüestrada por seu irmão do meio Sirrus. Posteriormente ela é salva por seu irmão mais velho Achenar, contudo os dois irmãos não sobrevivem ao plano de enganar Atrus pela segunda vez em
Revelation. Aos dez anos Yeesha já entendia e estudava a escrita D'ni. Posteriormente durante sua adolescência ela aprendeu a Arte da confecção de Livros de Ligação e Eras.
Seu primeiro instrutor foi seu pai Atrus, posteriormente ela exploraria seus conhecimentos na companhia de Calam. Infelizmente em uma demonstração do que a maldade é capaz, Yeesha descobre que Calam foi assassinado em Ae'gura, capital em ruínas da Civilização D'ni. Yeesha sente-se terrivelmente culpada. Mas a sua esperança em ver a Civilização renascida não terminou com esta perda. Ela tentou encontrar entre vários Livros a resposta para o seu grande dilema. O que não atingiu o resultado esperado por Yeesha.
Finalmente ciente que sua sina era efetivar a Profecia do Observador, ela seguiu para sua jornada tentando receber respostas das criaturas Bahro. Sua meta, então, era tentar efetivar seu legado libertando os D'ni de sua maldição. Sua primeira incursão no desafio proposto pelas criaturas Bahro não foi positivo e ela não era mais apta a manusear a Tábua Dourada Bahro. Então por que ela não voltou ao passado para recomeçar tudo? Porque tudo leva a crer que, esta regra não funciona em relação a Tábua Dourada. Esta era a única chave que poderia libertar as criaturas dando um fim a maldição dos D'ni. Yeesha é caracterizada pela atriz Regin Altay.
Esher: este personagem é intrigante. Na maior parte do jogo, ele aparecerá para você como um ser amigável e até mesmo te dará pistas de como resolver os enigmas. Mas a medida que você vai o conhecendo notará em sua entonação e em suas lamúrias, um certo desprezo pelo próximo, principalmente se ele não for D'ni, o que é o seu caso.
Esher é um D'ni de sangue puro e como tal ele é orgulhoso de sua herança. Ele é o primeiro D'ni legítimo que aparece em um dos jogos da série. Ele também foi um dos sobreviventes da Guerra Civil na queda do Império em 9.400 D.E. D'ni Era ou 1.745-46 d.C. Ele é um historiador D'ni e também um cientista. Em sua fuga ele rumou para a Era Noloben. A princípio este lugar era habitado somente por criaturas Bahro. Ele foi capaz de viver em Noloben sem ser incomodado pelas criaturas, pois estas sempre foram escravizadas de alguma forma pelos D'ni.
Esher usava as criaturas Bahro, vivas ou não, para serem cobaias de suas experiências e ninguém é capaz de saber o que ele foi capaz de fazer com elas, pois as mesmas sentem pavor de Esher. De alguma forma ele usa determinados símbolos nas Tábuas de Pedra para poder controlar as criaturas. Ele incrivelmente acredita ser o ente superior descrito na Profecia do Observador. Ele acha que é o próprio The Grower e ele deseja a todo custo obter poder sem fim advindo da Tábua de Ouro, que poderá libertar as criaturas Bahro. Ele acredita ainda que será o responsável por restaurar a glória da Civilização D'ni, como Gehn o pai nefasto de Atrus também acreditou um dia. O Esher que apareceu no trailer oficial do jogo é um pouco diferente do Esher que veremos no jogo. Esher é caracterizado com muita competência pelo ator David Ogden Stiers.


Bahro: a palavra Bahro no idioma D'ni significa Besta - criatura hedionda, apenas por esta característica podemos deduzir como foi a convivência entre os D'ni e estas criaturas. Há relatos de contato com estas criaturas em tempos memoráveis da
história D'ni, ver as narrativas do Rei Shomat.
Estas criaturas parecem estar intimamente ligadas ao poder dos D'ni de confeccionar Eras e Livros de Ligação, elas possuem uma tecnologia de transporte muito parecida com a utilizada pelos D'ni e por seus dispositivos chamados KI - ver Uru Ages Beyond MYST. Também existe a suspeita que os D'ni de alguma forma invadiram alguma Era que já era habitada pelos Bahro, Noloben e um exemplo.
De qualquer forma elas estarão por todo o jogo vigiando e o ajudando em várias etapas. Aprenda os símbolos de comunicação com as criaturas e comunique-se. No final você poderá escolher entre a liberdade ou escravidão eterna das criaturas Bahro.
- Interações e Características do jogo
Idiomas: uma boa novidade é a opção de jogar em cinco idiomas diferentes e usar legendas se necessário. Infelizmente o jogo não vem configurado no idioma português, o que é uma pena já que a nosso idioma é tão bonito. Mas você poderá mudar o idioma do jogo sem precisar reinstalá-lo. Se você tiver problemas com o inglês tente jogar em espanhol por exemplo.
Modo de Jogar: após iniciar o jogo você poderá configurar o modo de jogar mais confortável para você. Haverá duas opções principais e mais uma que mistura as duas primeiras. Em todos os casos você terá como guia uma pequena mão, que funcionará como ícone de movimentação.
- Modo Clássico - clicar e mover - como no Riven.
- Modo Clássico Adicional - clicar, mover e vasculhar - como no Exile.
- Modo Avançado ou Movimento Livre visto em Real MYST.
Itens no Menu: você também terá a sua disposição um menu de opções. Ele estará completo depois que você capturar as primeiras páginas do Diário pessoal de Yeesha. Para ver este menu, bastará mover seu cursor para o lado direito superior da tela. Da esquerda para direita a ordem dos itens será:
- Livro de Diálogos. Todos os diálogos dos personagens com você.
- Diário de Yeesha. Segredos pessoais de Yeesha.
- Diário do Jogador. Onde ficam as fotos e os jogos salvos.
- Câmera Fotográfica. Para tirar as fotos e salvar patamar do jogo.
- Chave Inglesa - Menu. Para mudar as configurações.
- Saída.
Tábuas ou Lousas de Pedra: para utilizar as Lousas ou Tábuas de Pedra, você terá que ter uma certa paciência, mas com o tempo você pegará o jeito. Além disso recomendo que você tenha muita paciência para fazer os desenhos, nem sempre as criaturas Bahro entendem os símbolos na primeira vez que os vêem.
- Clicar com lado esquerdo do mouse sobre a Lousa:
- Clicar com lado direito do mouse sobre a Lousa:
- Para posicionar a Lousa para escrita.
- Clicar com lado esquerdo do mouse no pedestal:
- Para deixar a Lousa no mesmo.
- Clicar com lado esquerdo do mouse no centro da tela:
- Círculo branco:
- Aparecerá para você escrever sobre a Lousa.
- Mover mouse para baixo:
- Para deixar a Lousa de Pedra no chão.
Com estas instruções creio que você poderá seguir viagem. Agora siga a recomendação dos criadores do jogo. Apague a luz, aumente o som e entre no universo de MYST V End of Ages.
Texto e comentários por: Drica Portes.
Visite também: