12 de maio de 2018

Manual MYST V End of Ages - Era Taghira

Ponte em Taghira.

  • O mundo nevado e silencioso de Taghira.
  • Aprenda a comunicação Bahro.
  • Complete as tarefas em Taghira para chegar a Tábua Dourada.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Segundo as indicações do jogo você deverá iniciar sua jornada por Taghira. Preste muito atenção aos seus movimentos nesta Era, acredito que ela é uma das mais fáceis do jogo justamente para você se acostumar com os comandos que envolvem a Lousa de Pedra e as ações desencadeadas pelas Criaturas Bahro. Para aqueles que não possuem  muita habilidade com o mouse, recomendo o modo clássico de jogar, ou seja, aponta e anda. Este tipo de procedimento será útil em algumas execuções de tarefas.




Segundo este manual você deverá estar dentro da Quarta Sala do Grande Eixo e já deve ter lido o Diário de Yeesha. Agora você poderá seguir viagem neste mundo insólito. Aproxime-se do pilar de concreto onde está o Livro de Ligação e toque na imagem que o enviará de volta a Direbo. Você será levado até a Quarta Ilha que está ligada a Era Laki'ahn. 


Em seguida rume para a ponte mais distante do pedestal de concreto e atravesse a mesma, você chegará na Segunda Ilha que está ligada a Era Todelmer. Depois dobre a direita e siga para ponte mais próxima ao pedestal de concreto, você finalmente estará na Primeira Ilha. Você também poderá fazer o caminho inverso. O importante é ter certeza de ter chegado a Primeira Ilha, para isso basta ver as imagens na Bolha de Ligação ou o número UM D'ni no Livro de Ligação que está em cima do  pedestal de concreto. 


Aproxime-se da Bolha de Ligação e olhe para o chão até encontrar a linha reta esculpida na pedra esta é a entrada.  Siga até o pedestal Bahro e veja o símbolo correspondente a Taghira, que lembra uma casinha com telhado. Em seguida clique no símbolo geométrico. Você será transportado ou transportada para o interior de outra Bolha de Ligação que estará no interior de uma caverna congelada.

No final desta Era você irá entender que as Bolhas de Ligação são portais dimensionais, que podem estar em dois lugares ao mesmo tempo. Por isso você pode ver através da Bolha as paisagens de Direbo e de Taghira.


Ao chegar em seu destino passe um tempo analisando a Lousa de Pedra e o pedestal Bahro dentro da Bolha. Clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa de Pedra para pegá-la. Em seguida note que no centro do pedestal de pedra está o símbolo para Taghira muito bem delineado com uma linha brilhante. Toda vez que você tocar em um símbolo similar a este, você voltará para este pedestal de pedra. Os símbolos funcionam como Livros de Ligação.

Agora toque na Lousa de Pedra com o lado direito do seu mouse. Ela irá erguer-se e ficará posicionada a sua frente. Note que a esquerda da Lousa de Pedra há dois desenhos. O de cima é similar a uma cúpula e está entrecortado por duas linhas. Toda vez que você desenhar na Lousa de Pedra e quiser apagar o desenho, você deverá clicar neste símbolo com as duas linhas em diagonal. Esta é a borracha. Abaixo há um desenho geométrico vazio. Este lugar será preenchido pelo símbolo que você irá utilizar para desencadear um procedimento de ajuda vindo das Criaturas Bahro. Geralmente o símbolo representa algum fenômeno natural.


Do lado direito há quatro desenhos geométricos similares. Estes espaços também serão preenchidos de símbolos. Resumindo, você terá que encontrar quatro símbolos para o lado direito da Tábua e um símbolo para o lado esquerdo. Toda vez que um destes espaços for preenchido por um símbolo, você poderá repetir o desenho no centro da Lousa de Pedra apenas tocando no símbolo agregado a mesma. Isso facilita um bocado, quando você precisar repetir algum desenho que já deu resultado positivo anteriormente.


Gire 180º graus e olhe em direção a saída da Bolha de Ligação, você verá uma caverna completamente coberta de gelo e ao longe verá também a imagem de Esher. Ao sair da Bolha de Ligação ele irá cumprimentar você e falará brevemente de Taghira. Há algumas pistas nas palavras proferidas por Esher. 

Atenção: na primeira vez que joguei nesta Era a imagem de Esher, somente aparecia após eu ter saído da Bolha de Ligação.



"Não sei por que as criaturas escolheram este lugar para as Tábuas. A descrição de Taghira é uma Era fria, erma e desolada. Contudo ainda assim ela desempenha alguma função. Sem dúvida Yeesha somente vê maldade neste lugar. Esta foi uma Era Prisão para aqueles que cometiam crimes monstruosos. Eram enviados para cá até o seu final. Isso é justiça e não maldade. Há muito que aprender...  Primeiro a Lousa de Pedra. Tire-a do pedestal e a carregue com você. "

"Mas antes te direi algo sobre as Tábuas de Pedra. São abominações criadas pelo abuso da Arte da Escrita das Criaturas Bahro. Podem guardar grandes poderes. Você poderá escrever o que deseja nas Tábuas de Pedra. Há alguns símbolos elementares que as Criaturas entendem. Assim poderá usar os obstáculos dos Bahro em teu benefício. "

"Se você deixar a Tábua cair elas a carregarão e a levarão ao seu devido lugar. Elas obedecerão as tuas ordens. E a devolverão há tempo. A medida que você for aprendendo terá mais controle sobre elas. Usa a Tábua para libertar a ti mesmo. A responsabilidade que carrega é pesada. Mas será recompensado."


Na última parte do discurso Esher lhe dará uma pista preciosa, dirá que o peso da responsabilidade é grande mas você será recompensado. Ele também diz que a Lousa de Pedra irá libertar você. 

Não há muito para ver neste cenário. Siga em frente nesta espécie de corredor de gelo e tente aproximar-se da abertura a sua frente. Veja ao longe uma torre estranha que está depois de uma ponte de madeira. Olhe para direita e veja em uma parede de gelo um símbolo brilhando. Se desejar o anote em um papel. Em seguida gire 180º graus e ande com cuidado em direção a Bolha de Ligação, olhe para baixo e você verá no chão o desenho de uma Lousa de Pedra. Se você não está com sua Lousa de Pedra ainda, volte a Bolha de Ligação e pegue-a. 


Em seguida aproxime-se do desenho no chão e fique em cima dele você ouvirá o som que lembra uma rachadura se formando. Ao olhar para chão realmente uma pequena rachadura aparecerá no chão. Em seguida clique com o lado esquerdo do mouse em qualquer parte da tela e a Lousa será deixada sobre o desenho.

Ela ficará momentaneamente com uma coloração azul brilhante. Ao mesmo tempo o seu ângulo de visão irá afastar-se e você verá uma Criatura Bahro recolhendo a Lousa. Essa ação fará o chão ficar mais sensível e uma grande rachadura irá aparecer no local, neste momento a Criatura Bahro irá desaparecer.



Ao seguir nesta direção e afastar-se da Bolha de Ligação você poderá ver a Criatura Bahro posicionando a Lousa de Pedra novamente sobre o pedestal da Bolha. Após a saída do Bahro siga novamente para Bolha de Ligação e clicando com o lado esquerdo do seu mouse, volte a carregar a Lousa de Pedra com você. Você ganhará alguns quilinhos a mais.


Em seguida rume para rachadura no chão. Você verá que a mesma irá ceder e você irá cair no patamar inferior da caverna de gelo. Vire-se em direção a saída e rume para uma área aberta a sua frente. Veja os flocos de neve caindo sobre você. Olhe para frente e veja uma escada de madeira que leva ao nível superior. Você também verá neste nível um pedestal de pedra e próximo a este pedestal você verá um símbolo que lembra parte de uma manopla giratória, ou seja, um círculo com vários apêndices divergindo para uma linha semicircular que contorna todo o desenho. 

Depois gire 180º graus e veja a saída da caverna de gelo. Você verá o túnel o qual você passou e a pequena abertura logo acima, por onde você viu a paisagem anteriormente. A partir desta área a única saída será subir pela escada de madeira. Contudo você não conseguirá subir carregando a Lousa de Pedra, ela é muito pesada e impede a sua subida.

Largue a Lousa no chão e suba pela escada de madeira. Clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa e veja o ícone com uma seta para baixo. Em seguida a Lousa ficará no chão e você estará livre para seguir caminho. Neste meio tempo a Criatura Bahro irá tomar a Lousa para si e a levará novamente para o pedestal dentro da Bolha. Não se preocupe, você poderá recuperá-la mais tarde.


Ao chegar em seu destino, anote o símbolo que está na parede em um  pedaço de papel, você irá precisar deste símbolo posteriormente, este símbolo irá desencadear uma ação das Criaturas Bahro, que ajudará você. Em seguida aproxime-se do pedestal e veja o símbolo que está no centro dele. O desenho lembra uma âncora.

Bem agora você  precisa trazer a Lousa de Pedra para este lugar. Veja o símbolo logo abaixo neste pedestal. Ele é o mesmo que você viu no pedestal dentro da Bolha de Ligação. Clique sobre ele para voltar a Bolha de Ligação. Chegando em frente ao pedestal tire a Lousa de  Pedra e a leve para o lado de fora.


Siga para o buraco e caia novamente na parte inferior da caverna de gelo e  saia para área externa. Clique com o lado direito do mouse sobre a Lousa e desenhe o  símbolo da âncora, neste momento o seu cursor irá mudar para um círculo branco. Depois deixe a Lousa no  chão e afaste-se indo em direção a abertura da caverna de gelo. Uma Criatura Bahro irá aparecer e levará a Lousa para o Primeiro Pedestal externo.


Suba novamente pela escada de madeira, aproxime-se do pedestal e pegue a Lousa de Pedra. Note que agora o símbolo da âncora está aparecendo do lado direito da Lousa. Se você precisar repetir este desenho basta somente apertar no símbolo previamente gravado. Agora aproxime-se deste pedestal que chamarei de Primeiro Pedestal e toque novamente no símbolo da casinha com telhado que o levará de volta para Bolha de Ligação.

Ao chegar você notará que há um novo símbolo impresso no pedestal de pedra a sua frente... A âncora foi impressa neste pedestal logo abaixo do símbolo principal. Neste espaço serão impressos todos os símbolos que correspondem a cada pedestal encontrado em sua jornada. Ou seja os quatro símbolos que são necessários para preencher a Lousa de Pedra que está em suas mãos. E tocando estes símbolos você voltará ao pedestal correspondente a cada símbolo encontrado. Faça o teste agora,  toque no símbolo da âncora que está impresso no pedestal e você irá voltar para o Primeiro Pedestal.  Voilá!!!

Em seguida rume para direita e atravesse a ponte, você verá que ambos os lados da ponte mostram um extenso mar de águas gélidas e ao longe alguns icebergs. Isso me lembrou a Era Rime do jogo Real MYST.

Após atravessar a ponte continue em frente, você passará por um pequeno patamar de gelo e encontrará uma aglomeração de vegetação verde ao redor de construções que lembram torres, note que as torres menores parecem ter uma espécie de chaminé, mas todas estão inativas. Contudo a construção maior que chamarei de casa-torre está expelindo um vapor de  cor amarelada.


Próximo a estas torres e principalmente ao redor da casa-torre, há  árvores de médio e pequeno porte que lembram grandes troncos em forma de bulbo, suas copas são  amarelas como as árvores no outono. Todas as torres possuem em comum uma rede de canos que parece ligá-las para algum propósito.


O cenário é lindo e a trilha sonora é funesta, bem ao clima de Taghira. Siga em frente em direção a casa-torre a qual expeli o vapor amarelado, ela é a maior torre e estará bem a sua frente. Note  que do lado direito próximo a uma das árvores está o Segundo Pedestal, aproxime-se dele e copie o desenho  que está no pedestal para Lousa de  Pedra. O símbolo parece uma estrela com uma agulha na ponta e outra agulha no meio, ou pode lembrar uma  das torres deste lugar bizarro.

Após desenhar na Lousa, deixe-a no chão e afaste-se dela, uma Criatura Bahro irá repô-la no Segundo  Pedestal e a sua Lousa de Pedra ganhará um novo símbolo a direita. Deixe a Lousa de Pedra no pedestal se desejar. Em seguida dobre a esquerda e suba a pequena escadaria de  pedra marrom, note que próximo a ela, há uma poça de água, o que significa que há calor próximo a este abrigo. E  se está saindo vapor da torre, significa que a energia deste lugar é geotérmica. Ao aproximar-se da construção você  poderá ver uma espécie de alavanca a sua direita, mas antes de conseguir entrar na pequena casa-torre, você  verá outra vez Esher. Ele fará um novo discurso.  Preste atenção em suas palavras.



"Não espanta você, tudo o que os prisioneiros foram capazes de fazer  com tão poucos meios? Estruturas, alimentos, vida... A medida que os D'ni cresciam, o que fizeram eles? Nada. Mas  nada disso importa mais. O futuro é o que temos agora. A justiça está próxima, nos voltaremos a construir!!!


Após este discurso ao estilo sindical você poderá entrar na construção.  Note que há um mapa na parede. Ele é um diagrama com linhas que se cruzam formando uma trilha. Na parte de baixo há certas intersecções assinaladas com cores. Três vermelhas a esquerda e três azuis a direita. O que a meu ver indica duas coisas - vermelho quente e azul frio. Isso parece piada, mas foi a primeira coisa que veio a minha mente ao ver o mapa. Contudo ao olhar com mais atenção você notará que certos círculos foram desenhados começando da direita para a esquerda e outros da esquerda para a direita. Anote as direções, as cores e a ordem onde estes círculos coloridos encontram-se. Estes círculos coloridos significam válvulas que deverão ser direcionadas para a esquerda ou para direita, para liberar mais ou menos calor. Este calor emana de cada uma das  torres que estão espalhadas por todo o terreno em torno da construção que você está agora.


Saia da casa-torre e analise com mais cuidado o mecanismo  semelhante a uma manopla de madeira que você viu na pequena torre em frente a casa-torre. Mova a  alavanca para a direita. Nada acontece. Bem então podemos fazer um teste rápido. Pegue a Lousa de Pedra e  desenhe nela o símbolo que você viu próximo ao Primeiro Pedestal. Deixe a Lousa no chão e afaste-se  da construção descendo a escada de pedra marrom. Em poucos segundos uma Criatura Bahro irá aparecer e fará alguns ruídos e gestos com os braços.


Em  seguida tudo ficará branco e você poderá ouvir o som de vapor saindo por todos os lados. Isso também significa  que a sua Lousa ganhou um novo símbolo. Note que do cume da pequena torre e do encanamento saem  grandes nacos de vapor e na chaminé da casa-torre, o vapor ganhou mais intensidade e uma cor  avermelhada.


Agora aproxime-se da pequena torre e vire o mecanismo para a esquerda de novo. Note que a emissão  de vapor pára nesta torre. Então para as pequenas torres funcionarem elas devem estar com todas as manoplas  viradas para a direita.

A partir de sua posição siga para a frente da casa-torre e analise a  paisagem. Veja a sua esquerda três torres ao longe. E a direita em direção a ponte de madeira que você atravessou  mais duas torres, e ao seu lado, em frente a casinha-torre a terceira torre. No total são seis torres. Três a  esquerda, uma onde você está e duas a direita. Você deverá fazer com que todas as manoplas em cada uma destas  seis torres esteja virada para o Lado Direito.

Quando você estiver a caminho da segunda torre a esquerda da casa- torre central, Esher irá aparecer novamente para você.


Atenção: na primeira vez que joguei esta Era, Esher apareceu dentro da casa-torre central. Isso porque eu tinha visitado primeiro o lago  que está atrás da casa-torre. As posições em que Esher aparece durante o jogo dependem muito de suas ações durante a primeira parte do jogo.


"Eu não tinha muita confiança em você. Mas apesar de tudo você tem se  saído muito bem. Mas não te sintas orgulhoso. Podes pensar que está entendendo tudo que vê. Mas você pode estar  equivocado. Por exemplo. Ainda que tudo aqui pareça gelo, na verdade é algo mais. Como os prisioneiros, há uma  vida que busca o calor, uma vida oculta na água. Agora não existe calor neste lugar. No entanto você poderá fazer o  calor voltar."


Parece que todo o segredo está no calor emanado pelo vapor que sai destas pequenas torres. Após virar todas as manoplas, olhe com atenção o encanamento que sai das torres, eles  parecem convergir para um único lugar, ou seja, a parte de trás da casa-torre. Siga em direção a casa-torre e a contorne pela esquerda ou pela direita e veja no chão uma espécie de plataforma de concreto, neste lugar há um sistema que une os três encanamentos. Este mecanismo controla três válvulas correspondentes as  cores azul e vermelha. Dependendo do lado que você estiver você notará que as válvulas mostram dois pares de  botões nas cores, vermelha ou azul.


Em seguida vire a direita e siga em frente até ver um lago semi-congelado.  Você não conseguirá atravessá-lo agora. Contudo perceberá que o encanamento abaixo da água é similar ao  diagrama que você viu na casa-torre.

Mais adiante você poderá ver um pedestal similar ao visto em K'veer e também algumas estruturas de concreto. Agora fique de costas para o lago e  de frente para a grande árvore, que está atrás da casa-torre. Do lado direito, você verá as três válvulas da cor  vermelha e do lado esquerdo as três válvulas da cor azul. Agora você deverá descobrir como funciona todo este  mecanismo. 


Quando você desenhou o símbolo para pedir vapor as Criaturas Bahro, elas devem ter levado a Lousa de Pedra para o pedestal dentro da Bolha de Ligação. Bem agora você precisará pegar a Lousa novamente. Siga até o Segundo Pedestal próximo a casa-torre. Em seguida toque no símbolo que lembra uma casinha com telhado. Você irá ser levado até a Bolha de Ligação, na caverna de gelo. Pegue a Lousa do pedestal e toque  no símbolo do Segundo Pedestal, você voltará para frente da casa-torre. Note que do lado esquerdo da Lousa, já estará impresso o símbolo para pedir pelo vapor.


Agora volte para a parte de trás da casa-torre, levando consigo a Lousa de Pedra. Você deverá clicar no símbolo a esquerda para pedir por vapor. Em seguida você deverá deixar a Lousa no chão, de preferência  perto da grande árvore atrás da casa-torre, isso dará um bom espaço para a Criatura Bahro aparecer e também te dará tempo para estar bem em frente do  sistema de válvulas.

Comece pelo sistema vermelho. Assim que o vapor for expelido e você ouvir o barulho característico, as três manivelas do sistema de válvulas irão subir e você poderá manuseá-las para esquerda, direita  ou para o centro. Mesmo que não dê tempo de você colocar todas as válvulas dos dois sistemas na posição certa, você poderá repetir este procedimento, movendo as mesmas em um sistema de cada vez.

Depois que elas estiverem  posicionadas adequadamente, você verá que algum tipo de alga, irá emergir por cima do encanamento do lago,  formando uma ponte para você poder atravessar ao outro lado. Não tenha pressa para atravessar o lago, pois após você posicionar adequadamente as alavancas, você poderá pedir novamente por vapor e terá muito tempo para  atravessar o lago. A seguir numere as válvulas de um a três da esquerda para direita, e  as mova da seguinte forma:

VÁLVULAS VERMELHAS:

  • 1º válvula - Esquerda.
  • 2º válvula - Direita.
  • 3º válvula - Esquerda.

VÁLVULAS AZUIS:

  • 1º válvula - Direita.
  • 2º válvula - Esquerda.
  • 3º válvula - Esquerda.

Se o vapor acabar neste meio tempo, não se preocupe basta você ir ao  pedestal de pedra da Bolha de Ligação e voltar para o Segundo Pedestal trazendo consigo a Lousa de Pedra. Depois você continuará todo o processo da onde você parou.

Em seguida rume para o lago e veja a ponte de algas. Elas estarão formando um caminho na cor verde-musgo. Siga com cuidado sobre a trilha. Há apenas um local, bem no centro da outra margem onde você poderá sair. Procure um apêndice,  como uma língua de gelo, que sai em direção ao lago. É neste lugar que você deverá sair. Mas muito cuidado para não cair no lago. Se você cair, não conseguirá sair na outra margem e terá que começar a trilha toda de novo.


Chegando à outra margem caminhe em direção as construções de  concreto. Neste momento Esher irá aparecer de  novo fazendo novamente um de seus discursos.


"Estas são as tumbas deles. Assim como eles morreram. Assim o fizeram  os D'ni. Aqui estão as suas tumbas. Mesmo que alguns D'ni fossem inocentes. Quem dera estarmos construindo  estruturas e não tumbas. Faça com que te levem até a ilha de gelo, já que ela irá afastar-se de ti."


Bem, agora vasculhe o cenário. Ao fundo você verá outra Bolha de Ligação,  siga em direção dela,  será impossível alcança-la. As palavras de Esher foram proféticas, a ilha de gelo irá desprende-se da base onde você se encontra e irá afastar-se de ti. Olhe bem para o pedestal de pedra no seu interior e tente memorizar o símbolo contido nele. Agora você tem que descobrir como  chegar nesta pequena ilha de gelo.

Primeiro ande de volta até as tumbas e veja um pedestal de pedra a sua direita,  este é o Terceiro Pedestal. Aproxime-se dele e anote o símbolo em um pedaço de papel. Ele me lembrou uma aranha. Depois toque no símbolo que o levará até o pedestal de pedra da Bolha de Ligação na caverna de gelo.


Ao chegar você verá a Lousa de Pedra. Tome-a e desenhe o símbolo do Terceiro Pedestal nela. Deixe-a no  chão da Bolha de Ligação e saia para o  exterior. A Criatura Bahro irá aparecer e colocar  novamente a Lousa em seu devido lugar. Depois você poderá voltar para a Bolha de Ligação. Olhe com atenção para o  pedestal. Agora há mais símbolos inseridos nele. Clique no símbolo do Terceiro Pedestal, a  aranha, rapidamente você chegará próximo as tumbas na plataforma de gelo. Antes de continuar, pegue a Lousa de Pedra de cima do Terceiro Pedestal.


Bem agora rume para a beira do penhasco, próximo a ilha de gelo e tente desenhar o símbolo que está  no pedestal da Bolha de Ligação a sua frente.

O símbolo representa as tumbas que estão a sua volta. Tente desenhar um  retângulo baixo e largo, depois um retângulo um pouco menor abaixo do primeiro, repetindo o desenho mais uma  vez, mais abaixo. 


Depois deixe a tábua no chão e afaste-se, se o desenho estiver certo você verá uma Criatura Bahro pegando a Lousa e a  levando para a ilha de gelo, colocando a Lousa em cima do pedestal de pedra. Pronto agora sua jornada está  quase no fim. Siga até o Terceiro Pedestal, toque no símbolo que o levará a primeira Bolha de Ligação na caverna de gelo. Ao chegar você verá que há mais um símbolo no pedestal de pedra. Justamente o quarto símbolo que poderá levar você  para dentro da segunda Bolha de Ligação. Desta vez a Lousa não estará neste pedestal, pois a Criatura Bahro o levou para dentro da Bolha de Ligação da ilha de gelo. Toque no símbolo do Quarto Pedestal eu o chamo assim, pois ele mostra o quarto símbolo e você chegará na ilha de gelo. Então Esher irá receber você.




"Você chegou a ilha. O destino das Tábuas de Pedra. Você já tinha visto  este pedestal em K'veer, onde você  começou. E lá voltará a ver este mesmo pedestal. Ele está em muitos lugares ao  mesmo tempo. Toque na Tábua para finalizar a tua missão aqui. Poderá transformá-la em algo sólido. Contudo  ainda faltam três. Regressa aos túneis, a senda que leva a D'ni, lá encontrará outros livros. Você foi muito bem."


Após as palavras de Esher, entre na Bolha de  Ligação e aproxime-se da Lousa de  Pedra onde está o símbolo destinado ao Quarto Pedestal. Em seguida toque nele. Neste instante você verá um dos grampos de pedra desprender-se da Tábua Dourada.


Após este procedimento você poderá retomar a sua jornada. Como Esher disse ainda faltam três destinos. De qualquer  forma como você já vasculhou todos os túneis, não precisará voltar ao Grande Eixo  e poderá seguir caminho a partir de Direbo. Fique de frente para o pedestal e toque  no símbolo da casinha com telhado. Você voltará para a primeira Bolha de Ligação.

Ao chegar basta apenas tocar no símbolo central do pedestal, árvores  de pedra, o qual levará você de volta a Direbo. Você será transportado  novamente para a Primeira Ilha. Você verá que o pedestal de pedra está completo com todos os símbolos. Se  você clicar em qualquer um deles, será levado imediatamente para a localização do respectivo pedestal  dentro de Taghira. Por hora sua missão nesta Era foi completada. Salve seu jogo e prepare-se para conhecer Todelmer.


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.