![]() |
Ponte em Taghira. |
- O mundo nevado e silencioso de Taghira.
- Aprenda a comunicação Bahro.
- Complete as tarefas em Taghira para chegar a Tábua Dourada.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Segundo as indicações do jogo você deverá iniciar sua jornada por Taghira. Preste muito atenção aos seus movimentos nesta Era, acredito que ela é uma das mais fáceis do jogo justamente para você se acostumar com os comandos que envolvem a Lousa de Pedra e as ações desencadeadas pelas Criaturas Bahro. Para aqueles que não possuem muita habilidade com o mouse, recomendo o modo clássico de jogar, ou seja, aponta e anda. Este tipo de procedimento será útil em algumas execuções de tarefas.
No final desta Era você irá entender que as Bolhas de Ligação são portais dimensionais, que podem estar em dois lugares ao mesmo tempo. Por isso você pode ver através da Bolha as paisagens de Direbo e de Taghira.
Ao chegar em seu destino passe um tempo analisando a Lousa de Pedra e o pedestal Bahro dentro da Bolha. Clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa de Pedra para pegá-la. Em seguida note que no centro do pedestal de pedra está o símbolo para Taghira muito bem delineado com uma linha brilhante. Toda vez que você tocar em um símbolo similar a este, você voltará para este pedestal de pedra. Os símbolos funcionam como Livros de Ligação.
Do lado direito há quatro desenhos geométricos similares. Estes espaços também serão preenchidos de símbolos. Resumindo, você terá que encontrar quatro símbolos para o lado direito da Tábua e um símbolo para o lado esquerdo. Toda vez que um destes espaços for preenchido por um símbolo, você poderá repetir o desenho no centro da Lousa de Pedra apenas tocando no símbolo agregado a mesma. Isso facilita um bocado, quando você precisar repetir algum desenho que já deu resultado positivo anteriormente.
Gire 180º graus e olhe em direção a saída da Bolha de Ligação, você verá uma caverna completamente coberta de gelo e ao longe verá também a imagem de Esher. Ao sair da Bolha de Ligação ele irá cumprimentar você e falará brevemente de Taghira. Há algumas pistas nas palavras proferidas por Esher.
Na última parte do discurso Esher lhe dará uma pista preciosa, dirá que o peso da responsabilidade é grande mas você será recompensado. Ele também diz que a Lousa de Pedra irá libertar você.
Em seguida aproxime-se do desenho no chão e fique em cima dele você ouvirá o som que lembra uma rachadura se formando. Ao olhar para chão realmente uma pequena rachadura aparecerá no chão. Em seguida clique com o lado esquerdo do mouse em qualquer parte da tela e a Lousa será deixada sobre o desenho.
Ela ficará momentaneamente com uma coloração azul brilhante. Ao mesmo tempo o seu ângulo de visão irá afastar-se e você verá uma Criatura Bahro recolhendo a Lousa. Essa ação fará o chão ficar mais sensível e uma grande rachadura irá aparecer no local, neste momento a Criatura Bahro irá desaparecer.
Largue a Lousa no chão e suba pela escada de madeira. Clique com o lado esquerdo do seu mouse sobre a Lousa e veja o ícone com uma seta para baixo. Em seguida a Lousa ficará no chão e você estará livre para seguir caminho. Neste meio tempo a Criatura Bahro irá tomar a Lousa para si e a levará novamente para o pedestal dentro da Bolha. Não se preocupe, você poderá recuperá-la mais tarde.
Ao chegar em seu destino, anote o símbolo que está na parede em um pedaço de papel, você irá precisar deste símbolo posteriormente, este símbolo irá desencadear uma ação das Criaturas Bahro, que ajudará você. Em seguida aproxime-se do pedestal e veja o símbolo que está no centro dele. O desenho lembra uma âncora.
Bem agora você precisa trazer a Lousa de Pedra para este lugar. Veja o símbolo logo abaixo neste pedestal. Ele é o mesmo que você viu no pedestal dentro da Bolha de Ligação. Clique sobre ele para voltar a Bolha de Ligação. Chegando em frente ao pedestal tire a Lousa de Pedra e a leve para o lado de fora.
Suba novamente pela escada de madeira, aproxime-se do pedestal e pegue a Lousa de Pedra. Note que agora o símbolo da âncora está aparecendo do lado direito da Lousa. Se você precisar repetir este desenho basta somente apertar no símbolo previamente gravado. Agora aproxime-se deste pedestal que chamarei de Primeiro Pedestal e toque novamente no símbolo da casinha com telhado que o levará de volta para Bolha de Ligação.
Ao chegar você notará que há um novo símbolo impresso no pedestal de pedra a sua frente... A âncora foi impressa neste pedestal logo abaixo do símbolo principal. Neste espaço serão impressos todos os símbolos que correspondem a cada pedestal encontrado em sua jornada. Ou seja os quatro símbolos que são necessários para preencher a Lousa de Pedra que está em suas mãos. E tocando estes símbolos você voltará ao pedestal correspondente a cada símbolo encontrado. Faça o teste agora, toque no símbolo da âncora que está impresso no pedestal e você irá voltar para o Primeiro Pedestal. Voilá!!!
Após atravessar a ponte continue em frente, você passará por um pequeno patamar de gelo e encontrará uma aglomeração de vegetação verde ao redor de construções que lembram torres, note que as torres menores parecem ter uma espécie de chaminé, mas todas estão inativas. Contudo a construção maior que chamarei de casa-torre está expelindo um vapor de cor amarelada.
Próximo a estas torres e principalmente ao redor da casa-torre, há árvores de médio e pequeno porte que lembram grandes troncos em forma de bulbo, suas copas são amarelas como as árvores no outono. Todas as torres possuem em comum uma rede de canos que parece ligá-las para algum propósito.
O cenário é lindo e a trilha sonora é funesta, bem ao clima de Taghira. Siga em frente em direção a casa-torre a qual expeli o vapor amarelado, ela é a maior torre e estará bem a sua frente. Note que do lado direito próximo a uma das árvores está o Segundo Pedestal, aproxime-se dele e copie o desenho que está no pedestal para Lousa de Pedra. O símbolo parece uma estrela com uma agulha na ponta e outra agulha no meio, ou pode lembrar uma das torres deste lugar bizarro.
Saia da casa-torre e analise com mais cuidado o mecanismo semelhante a uma manopla de madeira que você viu na pequena torre em frente a casa-torre. Mova a alavanca para a direita. Nada acontece. Bem então podemos fazer um teste rápido. Pegue a Lousa de Pedra e desenhe nela o símbolo que você viu próximo ao Primeiro Pedestal. Deixe a Lousa no chão e afaste-se da construção descendo a escada de pedra marrom. Em poucos segundos uma Criatura Bahro irá aparecer e fará alguns ruídos e gestos com os braços.
Em seguida tudo ficará branco e você poderá ouvir o som de vapor saindo por todos os lados. Isso também significa que a sua Lousa ganhou um novo símbolo. Note que do cume da pequena torre e do encanamento saem grandes nacos de vapor e na chaminé da casa-torre, o vapor ganhou mais intensidade e uma cor avermelhada.
Agora aproxime-se da pequena torre e vire o mecanismo para a esquerda de novo. Note que a emissão de vapor pára nesta torre. Então para as pequenas torres funcionarem elas devem estar com todas as manoplas viradas para a direita.
Em seguida vire a direita e siga em frente até ver um lago semi-congelado. Você não conseguirá atravessá-lo agora. Contudo perceberá que o encanamento abaixo da água é similar ao diagrama que você viu na casa-torre.
Quando você desenhou o símbolo para pedir vapor as Criaturas Bahro, elas devem ter levado a Lousa de Pedra para o pedestal dentro da Bolha de Ligação. Bem agora você precisará pegar a Lousa novamente. Siga até o Segundo Pedestal próximo a casa-torre. Em seguida toque no símbolo que lembra uma casinha com telhado. Você irá ser levado até a Bolha de Ligação, na caverna de gelo. Pegue a Lousa do pedestal e toque no símbolo do Segundo Pedestal, você voltará para frente da casa-torre. Note que do lado esquerdo da Lousa, já estará impresso o símbolo para pedir pelo vapor.
Agora volte para a parte de trás da casa-torre, levando consigo a Lousa de Pedra. Você deverá clicar no símbolo a esquerda para pedir por vapor. Em seguida você deverá deixar a Lousa no chão, de preferência perto da grande árvore atrás da casa-torre, isso dará um bom espaço para a Criatura Bahro aparecer e também te dará tempo para estar bem em frente do sistema de válvulas.
Comece pelo sistema vermelho. Assim que o vapor for expelido e você ouvir o barulho característico, as três manivelas do sistema de válvulas irão subir e você poderá manuseá-las para esquerda, direita ou para o centro. Mesmo que não dê tempo de você colocar todas as válvulas dos dois sistemas na posição certa, você poderá repetir este procedimento, movendo as mesmas em um sistema de cada vez.
Depois que elas estiverem posicionadas adequadamente, você verá que algum tipo de alga, irá emergir por cima do encanamento do lago, formando uma ponte para você poder atravessar ao outro lado. Não tenha pressa para atravessar o lago, pois após você posicionar adequadamente as alavancas, você poderá pedir novamente por vapor e terá muito tempo para atravessar o lago. A seguir numere as válvulas de um a três da esquerda para direita, e as mova da seguinte forma:
- 1º válvula - Esquerda.
- 2º válvula - Direita.
- 3º válvula - Esquerda.
- 1º válvula - Direita.
- 2º válvula - Esquerda.
- 3º válvula - Esquerda.
Em seguida rume para o lago e veja a ponte de algas. Elas estarão formando um caminho na cor verde-musgo. Siga com cuidado sobre a trilha. Há apenas um local, bem no centro da outra margem onde você poderá sair. Procure um apêndice, como uma língua de gelo, que sai em direção ao lago. É neste lugar que você deverá sair. Mas muito cuidado para não cair no lago. Se você cair, não conseguirá sair na outra margem e terá que começar a trilha toda de novo.
Chegando à outra margem caminhe em direção as construções de concreto. Neste momento Esher irá aparecer de novo fazendo novamente um de seus discursos.
Primeiro ande de volta até as tumbas e veja um pedestal de pedra a sua direita, este é o Terceiro Pedestal. Aproxime-se dele e anote o símbolo em um pedaço de papel. Ele me lembrou uma aranha. Depois toque no símbolo que o levará até o pedestal de pedra da Bolha de Ligação na caverna de gelo.
Ao chegar você verá a Lousa de Pedra. Tome-a e desenhe o símbolo do Terceiro Pedestal nela. Deixe-a no chão da Bolha de Ligação e saia para o exterior. A Criatura Bahro irá aparecer e colocar novamente a Lousa em seu devido lugar. Depois você poderá voltar para a Bolha de Ligação. Olhe com atenção para o pedestal. Agora há mais símbolos inseridos nele. Clique no símbolo do Terceiro Pedestal, a aranha, rapidamente você chegará próximo as tumbas na plataforma de gelo. Antes de continuar, pegue a Lousa de Pedra de cima do Terceiro Pedestal.
Bem agora rume para a beira do penhasco, próximo a ilha de gelo e tente desenhar o símbolo que está no pedestal da Bolha de Ligação a sua frente.
Depois deixe a tábua no chão e afaste-se, se o desenho estiver certo você verá uma Criatura Bahro pegando a Lousa e a levando para a ilha de gelo, colocando a Lousa em cima do pedestal de pedra. Pronto agora sua jornada está quase no fim. Siga até o Terceiro Pedestal, toque no símbolo que o levará a primeira Bolha de Ligação na caverna de gelo. Ao chegar você verá que há mais um símbolo no pedestal de pedra. Justamente o quarto símbolo que poderá levar você para dentro da segunda Bolha de Ligação. Desta vez a Lousa não estará neste pedestal, pois a Criatura Bahro o levou para dentro da Bolha de Ligação da ilha de gelo. Toque no símbolo do Quarto Pedestal eu o chamo assim, pois ele mostra o quarto símbolo e você chegará na ilha de gelo. Então Esher irá receber você.
Ao chegar basta apenas tocar no símbolo central do pedestal, árvores de pedra, o qual levará você de volta a Direbo. Você será transportado novamente para a Primeira Ilha. Você verá que o pedestal de pedra está completo com todos os símbolos. Se você clicar em qualquer um deles, será levado imediatamente para a localização do respectivo pedestal dentro de Taghira. Por hora sua missão nesta Era foi completada. Salve seu jogo e prepare-se para conhecer Todelmer.
- Manual MYST V End of Ages - Introdução.
- Manual MYST V End of Ages - Personagens.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer na Grande Caverna.
- Manual MYST V End of Ages - Vulcão no Deserto.
- Manual MYST V End of Ages - Grande Eixo e Direbo.
- Manual MYST V End of Ages - Era Taghira.
- Manual MYST V End of Ages - Era Todelmer.
- Manual MYST V End of Ages - Era Noloben.
- Manual MYST V End of Ages - Era Laki'ahn.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer e adiante.
Visite também: