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| Telescópio na Era Stoneship. MYST I. |
- Livro de Ligação para Stoneship.
- Conhecendo a Era do Navio de Pedra.
- Coletando as páginas.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
- Acessando Stoneship.
- Data 1: 11 de Outubro de 1984 as 10:04 AM.
- Data 2: 17 de Janeiro de 1207 as 05:46 AM.
- Data 3: 23 de Novembro de 9791 as 06:57 PM.
- FOLHA - Terceira coluna a esquerda.
- SERPENTE - Segunda coluna a direita.
- BESOURO - Terceira coluna a direita.
- Acionando a Força Provisória em Stoneship.
Vire a esquerda e siga em direção ao farol. Passe sobre as tábuas e entre através do que parece ser uma janela quebrada. No chão à sua esquerda você verá uma chave, e no teto um cadeado. Contudo isso é um tanto sem sentido. Pois a chave nunca irá alcançar o cadeado que está no teto. Bem, primeiro você terá que esgotar a água que está dentro do farol para poder ver o que há no nível inferior desta construção.
Saia do farol e siga até a popa do navio, depois continue reto passando por novas tábuas, indo em direção a um cesto que parece ser a parte de baixo de uma gávea de navio com um guarda-chuva em cima. Ao chegar você verá três botões. Eles são responsáveis por acionar um motor que retira a água de várias sessões desta Era, contudo ele não pode funcionar ao mesmo tempo para todas as áreas, e você terá que esgotar cada área separadamente. Primeiro vamos tirar a água de dentro do farol. Clique o último botão, o que está na extrema DIREITA. Você ouvirá um motor sendo acionado. Agora volte ao farol.
Clique sobre o cadeado e a chave irá abri-lo. Abra o alçapão e entre no observatório do farol. Conheça o cenário. Quando você olhar em direção ao navio e a ilha rochosa verá no chão um motor. Ele fornecerá energia temporária as áreas desta Era. Aproxime-se dele e toque na manivela, ela girará sem parar, alimente o motor mais ou menos um minuto em tempo real. A bateria dará a você cerca de dez minutos de energia. Não se preocupe com a duração da energia, pois você terá que voltar aqui algumas vezes.
Saia do farol e siga em direção a popa. Agora tome o caminho da direita e suba na proa, que está do outro lado da ilha rochosa. Note um caminho de madeira que sobe montanha a cima. Siga até o final e veja um Telescópio. Clique nele e com o seu cursor mova o mesmo, mudando o grau da direção em que ele está posicionado. Quando você chegar em 135º ele mostrará o topo do farol, há uma luz piscando. Você já deve ter visto este desenho no livro que fala da Era Stoneship. Este é o sinal que há energia no farol e que haverá luz futuramente dentro do navio. Você precisará desta luz extra para poder chegar ao Livro de Ligação que o levará até MYST. Saia do Telescópio e desça o caminho de madeira até a proa. Então dobre a esquerda e siga até a popa. Passe pelas tábuas e rume em direção a gávea com o guarda-chuva. Ao chegar no painel com os três botões, clique no botão do CENTRO. Isso irá liberar a sua passagem para os quartos de Sirrus e Achenar. Tenha certeza que a bateria do farol esteja provendo energia elétrica para estas duas áreas.
- Quarto de Achenar.
Siga em direção a proa, justamente a área que está no final do caminho de madeira que leva ao Telescópio. Dobre a direita e veja a abertura na rocha, semelhante a primeira que estava na popa. Desça por ela, agora há luz elétrica e fica mais fácil ver o caminho. No final deste túnel você verá uma porta de concreto com um botão no centro. Clique neste botão e você entrará no quarto de Achenar. A decoração varia entre os estilo, casa dos horrores e câmara de tortura na Savana. A sua frente há uma mesa com uma luminária que sai de dentro de um tórax. Dobre a esquerda e veja em cima da cama uma Página Azul. Pegue-a.
Vire-se e você verá um armário com várias gavetas. Quase todas possuem um mapa. Parece que Achenar estava atrás da ilha do tesouro. Na penúltima gaveta você encontrará um papel com uma mensagem, mas ele está rasgado no meio. Certamente ele é a outra metade do papel que encontramos em Channelwood. Lembra? Bem guarde esta imagem.
Agora olhe em cima deste armário e você verá um Projetor Dimensional em miniatura. Clique no botão central e você verá uma rosa vermelha. Contudo ao mover uma pequena alavanca logo abaixo do botão central, a rosa irá transformar-se em um crânio. Isso é bem típico de Achenar. Sempre querendo impressionar...
- Voltando a MYST com a Página Azul.
Agora você deve voltar para MYST. Saia do quarto de Achenar e veja na primeira intersecção dois nichos em formato de umbral circular. Note que do lado esquerdo logo abaixo do umbral há uma ranhura quadrada, uma espécie de entrada secreta. Clique sobre ela e a mesma abrirá revelando luz. Entre e você verá um longo corredor de metal. No final do caminho você verá uma câmara de observação.
Note que há outra saída da mesma, além do corredor que você tomou para chegar aqui, há outro que leva até os aposentos de Sirrus. Este observatório mostra o fundo do mar e na sua frente há uma enorme Bússola, note que ao redor dela há vários botões. Bem, não aperte nenhum dos botões da Bússola ainda, pois se você apertar o botão errado a luz apagará e você ficará tateando às cegas o caminho de volta.
Agora à partir do norte e excluindo este botão, clique no DÉCIMO SEGUNDO botão no sentido horário, ou seja, na ponta do triângulo vermelho abaixo na direita. Se você apertou o botão certo, aparecerá um farol em baixo da água. Se você apertou o botão errado, terá que voltar ao farol e girar novamente a manivela que provê energia para as baterias e depois voltar até aqui e apertar o botão certo. Agora saia desta câmara em direção a popa, tomando o caminho a sua esquerda. Você irá parar em um corredor de concreto, agora dobre a direita em direção ao aclive. Você deverá sair na popa. Se isso não acontecer, volte para a câmara e saia no corredor do quarto de Achenar - proa e volte para a popa à partir do caminho externo.
Quando você chegar a popa, notará que a entrada do navio está submersa. Siga até a gávea com o guarda-chuva e acesse o painel com os três botões. Aperte o botão da ESQUERDA e ao mesmo tempo ele irá esgotar a água de dentro do navio. Volte para a popa e agora desça pela escada de madeira. Veja uma porta semelhante a que você viu no quarto de Achenar. Clique no botão central e ela irá abrir. Agora você verá um recinto que mostra o fundo do mar iluminado. Há uma escadaria de madeira e um chão ricamente adornado com ladrilhos azuis e brancos. Desça a escadaria até encontrar uma mesa, aproxime-se da mesa e toque no centro dela. Você verá um Livro de Ligação surgir do seu interior. Pegue o livro e toque na imagem central, você voltará para a Biblioteca de MYST. Aproxime-se do Livro Azul e insira a Página Azul que está em sua mãozinha no livro. Agora você poderá ouvir mais uma mensagem de Achenar. Note que a imagem está bem melhor, contudo Achenar continua um tanto descontrolado.
- Quarto de Sirrus.
Após ouvir a mensagem de Achenar saia da Biblioteca e rume para a esquerda em direção a Doca de Madeira. Entre no navio e abra a porta que dá acesso ao Livro de Ligação, clique sobre o mesmo e toque na imagem para ser transportado novamente para a Era Stoneship. Ao chegar você notará que tudo parece estar como no princípio do jogo. Há água na escadaria que leva ao interior da rocha e não há mais luz dentro da câmara do Livro de Ligação do navio. Então você deverá acionar os mecanismos certos para obter luz para poder vasculhar o quarto de Sirrus. Mas como você já conhece os procedimentos, não será tão difícil assim.
Dobre a esquerda e siga até a gávea com o guarda-chuva. Ao chegar na frente do painel clique o botão do CENTRO, isso irá esgotar a água da entrada dos aposentos de Sirrus e Achenar. Depois volte para a popa e siga em linha reta para o farol. Entre no mesmo e suba a escada de madeira, siga em direção ao motor e acione a manivela para prover força para as baterias. Gire a manivela cerca de um minuto no tempo real. Depois desça a escada e siga em direção a popa, dobre a direita e vá para a proa, depois dobre a esquerda e tome o caminho de madeira que leva ao topo da montanha, aproxime-se do Telescópio e aponte ele para 135º. Ele mostrará o topo do farol com uma luz piscando. Após focalizar a imagem, deixe o local do Telescópio e desça até a proa, dobre a direita e siga para a popa. Entre na abertura da rocha e desça as escadas até encontrar uma porta de concreto com um botão no centro. Clique neste botão para entrar no quarto de Sirrus.
Em seguida dobre a esquerda e veja uma escrivaninha muito bonita com detalhes em marchetaria. Em cima dela há um estranho mecanismo composto de um pedestal quadrado e uma esfera, ao tocar neste mecanismo a esfera irá dançar entre o pequeno pedestal. Em seguida abra a gaveta, você verá uma coleção de remédios ou drogas e uma seringa. Sirrus deve ser hipocondríaco ou toxicomaníaco. Agora volte-se para às suas costas, você verá um belo armário decorado, aproxime-se dele e abra as gavetas. Você verá louça em porcelana e cristais, tecidos variados e tapetes, mapas e na última gaveta a Página Vermelha. Pegue-a. Depois de vasculhar o cenário saia do quarto de Sirrus e suba as escadas de concreto.
- Voltando a MYST com a Página Vermelha.
Ao chegar na primeira intersecção, você verá a ranhura quadrada na parte de baixo do umbral em forma de arco. Desta vez ele estará a direita. Toque no quadrado e ele revelará a entrada secreta. Novamente passe pelo corredor até chegar na câmara de observação. Aproxime-se da Bússola. Agora à partir do norte e excluindo este botão, clique no DÉCIMO SEGUNDO botão no sentido horário, ou seja, na ponta do triângulo vermelho abaixo na direita. Em seguida aparecerá um farol em baixo da água. Agora saia desta câmara em direção a popa, tomando o caminho pelo qual você chegou aqui. Você voltará para o corredor de concreto que levou você ao quarto de Sirrus. Suba até a superfície e você deverá sair na popa. Dobre a direita e siga até a gávea com o guarda-chuva, aproxime-se do painel e clique no botão da ESQUERDA. Isso irá esgotar a água que está na câmara do navio.
Quando você chegar a popa, notará que a entrada do navio está vazia agora, desça pela escada de madeira. Veja a porta semelhante a que você viu no quarto de Sirrus. Clique no botão central e ela irá abrir. Agora você verá um recinto que mostra o fundo do mar iluminado. Desça a escadaria de madeira até encontrar a mesa, aproxime-se da mesa e toque no centro dela. Você verá o Livro de Ligação surgir do seu interior. Pegue o livro e toque na imagem central, você voltará para o Prédio da Biblioteca em MYST. Aproxime-se do Livro Vermelho e insira a Página Vermelha, que está em sua mãozinha no livro. Agora você poderá ouvir mais uma mensagem de Sirrus. Como sempre ele parece ser muito mais controlado do que o irmão, contudo agora ele está um pouquinho impaciente.



















































