4 de abril de 2020

Manual URU The Path of the Shell - Introdução

Saguão do Santuário do Observador.

  • Conhecendo o Santuário do Observador.
  • A trilha de Lorde Kadish.
  • Novos mistérios envolvendo um culto antigo.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


URU The Path of The Shell é a segunda expansão vinculada ao URU Ages Beyond Myst. Esta segunda expansão, diferente da primeira, URU to D'ni, que estava disponível como amostra até 2006, primeiramente tinha sido disponibilizada em separado com o URU To D'ni, depois foi adicionada no Complete Chronicles. Ela pode ser adquirida on-line diretamente na página da Cyan/Steam e na caixa do jogo URU Ages Beyond Myst Complete Chronicles. A versão combinada com URU to D'ni pode ser vista abaixo nas imagens das caixas nas versões em inglês e alemão.

Uma observação importante, é que a partir do Windows 10 os jogos antigos precisam de emuladores para funcionar e os jogos on-line já vêm com emuladores embutidos no engine do jogo.




Para aqueles que possuem a expansão The Path of The Shell recomendo que joguem primeiro a expansão Uru To D'ni e alerto que é de suma importância que o explorador inicie o jogo pelo URU Ages Beyond Myst. Isso facilitará sua jornada neste novo mundo e nas duas belíssimas Eras que conduzem à Trilha da ConchaThe Path of The Shell é um mistério para muitos jogadores. Contudo ao final de sua jornada talvez você entenda o real significado desta trilha declamada com tanto vigor por Yeesha a filha de Atrus. 

Alerto que este guia é de minha autoria e são as minhas experiências no decorrer do jogo que estarei apresentando neste manual. Então podem existir outras formas de jogar esta mesma expansão. Este manual também é sobre o jogo solo, no jogo MUOL - multiplayer há algumas tarefas que somente são concretizadas com ajuda de outro jogador.

A trama do jogo não trata da história D'ni como um todo, é apenas uma de suas ramificações, em particular uma trama que envolve um culto, um mito e a ânsia pelo poder. O ponto inicial trata de uma profecia que fala da destruição e ressurreição da Civilização D'ni. Fala de um líder, de um Cultivador especial, um The Grower, uma espécie de semeador de árvores ou germinador de novas esperanças. Esta temática será retomada com uma conclusão em Myst V End of Ages.

Contudo antes de chegar em seu destino você terá que conhecer outras trilhas, as quais o levarão mais especificamente a história do Grande Mestre Kadish ou pelo menos mostrará o que este D'ni era capaz de fazer.

Lorde Kadish Tolesa entre outros feitos idealizou e construiu a belíssima Era Kadish Tolesa e a maravilhosa Galeria Kadish. Até agora depois de jogar esta expansão ainda fico na dúvida sobre o que realmente Kadish representou na sua sociedade e a que tempo ele pertenceu. Reuni algumas informações lendo a história dos Reis D'ni na Câmara Real de Ae'Gura para poder chegar a alguma conclusão.

Para os iniciantes neste jogo devo alertar que esta expansão está cheia de informações sobre o culto dedicado A Grande Árvore e será muito importante ler todos os diários e livros com informações durante o jogo. Antes porém leia um adendo histórico.

  • O Culto a Grande Árvore.


Tudo começará com o misterioso Culto a Grande Árvore e uma profecia... Ela fala de um enviado o The Grower, o Semeador de Esperança, um D'ni que está além do tempo e do espaço que é capaz de transpôr as dimensões e entender o inexplicável. Envolto neste grande mistério temos como pano de fundo um culto disseminado nos redutos mais sombrios da decadente sociedade D'ni.

Houve um período na história D'ni onde a religião oficial do Império já não satisfazia a todos e diversas facções religiosas e cultos foram surgindo. Alguns dissidentes criaram o Culto à Árvore.

Esta nova religião tratada à margem da sociedade teve seu nascimento no reinado do Rei Me'erta que se deu entre 1.779 D.E. a 2.015 D.E. - D'ni Era ou 5.877 a.C. Me'erta exerceu um reinado fraco e contrariou muitos dos dogmas estipulados por soberanos anteriores. 

Por volta de 1.975 D.E. ou 5.681 a.C. Rei Me'erta ordenou que um templo secreto fosse construído para a adoração a Grande Árvore. Este templo foi construído no bairro de J'Taeri que tinha sido elaborado pelo antigo Rei Ja'Kreen - 555 D.E. a 812 D.E. em homenagem ao seu filho morto. Quando o templo foi descoberto certamente causou alvoroço. Posteriormente este primeiro templo sofreu ataques furiosos.

A Grande Árvore no interior do Santuário do Observador.

Após vários anos de sucessões o Culto à Árvore foi retomado cresceu e criou frutos tornando-se cada vez mais forte. No reinado do Rei Ji entre 4.438 D.E. e 4.692 D.E., um profeta denominado apenas de O Observador fez profecias surpreendentes sobre o futuro da Civilização D'ni, foram 625 linhas divididas em 5 seções ou 5 livros. Estranhamente este número 625 era um número emblemático para toda a sociedade D'ni, considerado o melhor dos séculos vividos pela civilização e ano da conclusão da construção do Grande Arco no reinado de Ja'Kreen. Este Arco posteriormente ficou conhecido como Arco de Kerath.

O período após o ano 4.000 D.E. foi conturbado e coalhado de desilusões. Talvez os acontecimentos deste período tenham influenciado os seguidores do Culto, pois a partir de 4.000 D.E. começou o declínio da sociedade D'ni. Estas profecias falavam da chegada de uma espécie de líder e da destruição e depois a ressurreição da Civilização D'ni.


Após anos o Culto à Árvore começou a ser frequentado por filósofos, intelectuais e a mais alta aristocracia D'ni. Vez por outra os líderes deste culto se reuniam em uma espécie de concílio e diziam ter profecias, as quais lhes mostravam quem seria o The Grower da tão famosa profecia de séculos antes. Este Cultivador ou líder por sua vez, teria o poder de dominar o tempo, o poder de caminhar entre o passado o presente e o futuro. Seria um D'ni sábio provido de grande capacidade intelectual.

Então Kadish Tolesa surgiu. Um rico D'ni que também tinha um tantinho de revolucionário. Kadish um cético por natureza, desafiou as normas dos cultuadores da Grande Árvore e criou o seu próprio método para satisfazer o seu orgulho e ao mesmo tempo a esperança dos cultuadores.

Muitos dos seguidores e os estudiosos das profecias, encontraram em Kadish não um inimigo ao Culto da Árvore, mas sim acreditavam que o próprio Kadish do alto de seu grande conhecimento e talento era o próprio The Grower. Kadish conhecido por seu orgulho e com esperança de ser idolatrado não fez por menos e mostrou todo o seu talento.

Atenção: a palavra Grow significa literalmente crescer ou cultivar. Contudo The Grower em uma tradução livre e devido ao contexto pode ter um amplo sentido e pode neste caso ser o Semeador, Germinador ou o Cultivador, já que o Culto é dedicado a Árvore e o seu líder deve cuidar para que a Árvore cresça.

Como você irá ver caro explorador a Civilização D'ni nunca foi perfeita e talvez isso tenha causado a sua queda. Em sua busca por uma resposta para entender A Trilha da Concha, você terá que passar por duas Eras e quebra-cabeças dignos da inteligência de Lorde Kadish. Não posso deixar de lembrar que o importante em Uru é a jornada. Então aproveite a viagem e deslumbre-se com os novos cenários.

  • Os locais e Eras que serão visitadas.

Santuário do Observador: sua jornada nesta nova aventura começará e terminará no Santuário do Observador. Este lugar possui três nomes diferentes, Santuário do Observador, Rolep e Great Tree Pub e foi um dos lugares estudados com afinco pelo DRC - D'ni Restoration Council. Ele está localizado em um ponto isolado dentro da Grande Caverna D'ni em um bairro chamado J'Taeri.

Devido este isolamento seu conteúdo foi encontrado intacto e isso possibilitou a captura de muitas informações sobre a cultura D'ni. Você irá encontrar algumas pistas que o levarão ao ponto chave da profecia do The Grower. Visitará uma estranha câmara com um misterioso relógio e poderá adentrar nas duas Eras construídas por Lorde Kadish.


Era Ahnonay: este lugar é definitivamente enigmático. Kadish sempre desejou transpôr o tempo e o espaço e para isso Ahnonay foi criada. Esta Era está dividida em quatro fases de tempo. A primeira talvez represente o passado onde a beleza pujante revela a esperança para o futuro. Você verá uma ilha aprazível cercada por mar esverdeado e povoada por caranguejos.

A segunda talvez represente o presente, a decadência da sociedade D'ni. Esta segunda Era é desprovida de vida e certamente guarda uma beleza horripilante com um cenário enevoado e nebuloso. O que era mar virou um nevoeiro incessante, a ilha está cercada de tempestade e trovões. Tudo está desmantelado e restaram somente árvores de cristais e o grande obelisco semi-destruído no centro de uma ravina intransponível.

A terceira talvez represente o futuro, o caos e a destruição, talvez a chance de um novo começo. A ilha parece ter sido transportada para o espaço sideral ou um lugar errante no tempo, o fundo de estrelas lembra a Fenda Estelar e você notará que a ilha está cada vez mais degradada. O obelisco central está completamente destruído e depois deste patamar você encontrará parte do segredo de Kadish. Mas o mistério final somente será revelado após a solução de vários quebra-cabeças onde você encontrará a quarta fase de tempo.


Era Er'cana: uma Era industrial criada para suprir as necessidades consumistas do cidadão D'ni? Uma obra prima da engenharia para satisfazer o ego de Lorde Kadish? Nunca saberemos... Talvez este complexo de máquinas no meio de um deserto rochoso revele o real objetivo de sua criação. Chegar cada vez mais perto do Criador e dos mistérios que cercam a profecia do Observador. Conhecer o significado do inexplicável, talvez isso fosse o real objetivo de Kadish. Contudo em algum lugar ele se perdeu e talvez não tenha alcançado o seu objetivo...

Agora continue na sua jornada, volte para o Relto e acesse os livros sobre as Profecias do Observador e siga para o Santuário. Esta Trilha não é o final da jornada, na verdade é mais um passo para o conhecimento que revelará a busca D'ni pela imortalidade.


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.