- Conhecendo o Santuário do Observador.
- Relato histórico e Livros de Ligação.
- Sala do Mecanismo e início das inscrições.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Depois de tocar na imagem do
Santuário do Observador em seu
Relto Pessoal você será transportado ou transportada para o centro de um salão belamente decorado. Você ouvirá um som incessante e baixo que parece sair do mecanismo a sua frente. Este mecanismo mostra uma imagem holográfica de um diagrama intrincado e o símbolo de sua nova jornada. Tire uma boa foto desta imagem clicando
F5 ou copie o diagrama. Depois clique
F2 e veja no lado esquerdo superior da tela os dados de sua localização dentro da
Grande Caverna. Para isso você deverá estar com o seu
KI e também deve ter concluído a expansão
Uru to D'ni. Toran ou ângulo: 18270. Altura: - 40. Distância: 22.
Você estará em um bairro chamado
J'Taeri e certamente ele deve estar próximo ao
Grande Zero. Este bairro considerado de alta classe foi construído no reinado do
Rei Ja'Kreen em homenagem ao seu filho
J'Taeri que morreu precocemente vítima de uma doença misteriosa.
Este lugar chamado pela DRC de Santuário do Observador possui outros nomes. Inicialmente ele seria chamado de Guilda da Restauração. Para o Observador que escreveu a profecia ele se chama ROLEP (ROLEP era o nome utilizado pelos programadores, pois significa também Role-playing - lugar para se jogar, dramatização do personagem ou testar avatares), e ele ainda é conhecido pelo pessoal da DRC como The Great Tree Pub já que Pub - bar - pode ser abreviação de Public House, podemos traduzir como um Local de Encontro da Grande Árvore. Eu preferi usar neste manual o nome Santuário do Observador.


Ao olhar para as paredes você verá uma textura semelhante a palha finamente trançada que cobre todo o recinto. Há vários pendentes ornamentais que despencam do teto acima da escadaria principal. A construção é arredondada e há algumas saídas ao redor da sala. O centro do ambiente é dominado por uma escada dupla que leva a um corredor superior. Toda a decoração como o formato dos umbrais lembram muito os minaretes e a estrutura arquitetônica do distante oriente médio.
Olhe para a direita e siga para a escadaria suba até a intersecção e siga pela próxima escadaria. Você irá chegar na parte superior da construção. Agora siga até o alpendre oriental e entre nesta pequena ante-sala. Você verá uma porta de ferro decorada com desenhos de engrenagens e esferas. Olhe para a esquerda e veja um pilar de força com uma esfera azul no topo. Toque na esfera e depois de alguns segundos a porta irá abrir.
Você entrará em uma sala parcialmente iluminada e verá um grande relógio na parede. Ao lado dele em um canto escuro há uma alavanca, mas não se preocupe com ela ainda. Olhe para cima e vire 180º graus. Você verá próximo ao teto um intrincado mecanismo de engrenagens e relógios. A sua frente estará uma enorme esfera com a efígie ou ideograma de um rosto e ao lado desta esfera há um papel onde está escrito um número 1:4. Esta inscrição é a primeira de muitas que você verá pelo jogo, ela lembra a anotação de um versículo.
Estas inscrições devem ser anotadas e são de suma importância para o jogo. O primeiro número indica a seção ou Livro da Profecia e o segundo número é a frase que deve ser copiada.
1:4 - The door lies at the end of the path.
A porta leva ao final da trilha.
Em seguida saia desta pequena câmara e siga para o corredor. Do outro lado do salão há outra inscrição, siga pelo corredor até encontrá-la.
1:89 - Be Still and the path will be made know.
Seja firme e a trilha se fará conhecer.
Em seguida desça a escada, ao chegar na intersecção dobre para a direita e veja uma abertura que não está protegida por cortinas do DRC. Siga até este nicho, entre e veja um balcão que mostra um grande vazio escuro.
Olhe com maior atenção e você verá uma ponte de tábuas que leva a uma árvore gigantesca, não será possível precisar a idade dela, mas aparentemente ela está neste lugar há séculos.
Agora olhe para o corrimão do balcão. Você verá uma jaqueta do DRC, nela há o símbolo da Grande Árvore. Toque na roupa para incorporá-la em seu guarda-roupa. Em seguida olhe para trás em direção ao salão central do lado esquerdo na parede próximo ao corrimão você verá outra inscrição.
1:38 - The passing of time gives the path to the gathered.
A passagem do tempo permite que a trilha seja encontrada.
Saia deste balcão e fique de frente para o salão. Atrás da holografia do outro lado do salão você verá outro nicho aberto. Siga até ele e você verá três pedestais que comportam três livros. O livro central é um Diário da DRC escrito pelo pesquisador Michael Simpson. A sua esquerda há um Livro de Ligação para Er'cana e na sua direita um Livro de Ligação para a Catedral Ahnonay.
- Transcrição Livre do Diário do DRC.
Diário do DRC.
Analise por Simpson transcritos a partir de gravações de voz.
Era: Santuário do Observador.
Data: 07.10.2002 e 19.04.2003 - Duas viagens.
Tudo bem por onde eu comecei... O salão de fato é de uma beleza simples, em uma primeira exploração não parece ter muito para ver. Bem pelo menos para um explorador iniciante. Na realidade há muito mais aqui do que os olhos podem ver. Muito mais, pelo menos no que tange a história. Ela praticamente emerge das paredes. Felizmente eu vasculhei tudo. Sorte sua, pois eu sou um pouco melhor do que um explorador iniciante. Vamos começar com o que eu encontrei. Estrutura circular com um grande número de portas de saída em diversas direções. Uma grande escadaria que talvez necessite de uma nova estrutura, ela leva a um andar superior. Tudo bem isto não fala muito sobre a história por trás deste lugar. Eu já chegarei lá. Eu fiz algumas traduções e falei com Watson.
Tudo bem. A árvore em frente ao balcão. Eu fiz uma pequena caminhada em torno do local. Eu não pude ver muito bem na escuridão. Mas é uma antiga árvore, eu não sei exatamente quando ela foi criada, mas devido o estilo e os materiais empregados nela sugerem que sua criação é do século 2.000 D.E.. Época anterior do aparecimento do homem chamado O Observador. E este lugar parece ter sido feito para ele, ou pelo menos sofreu uma renovação por volta do século 4.000 D.E. em pleno declínio do Império D'ni. O Observador viveu por volta do século 4.000 D.E. e passou grande parte de sua vida escondido em uma Era isolada. Ele escreveu um livro chamado Palavras um livro profético. Ele era uma espécie de Nostradamus de sua época. Estranho. Primeiro não deram a devida importância a estas profecias, mas elas podiam ser reais através do relato de uma variedade de eventos futuros. Você podia perguntar a qualquer um sobre elas. O Observador começou a ficar mais e mais popular. Por um tempo ele desapareceu e depois ele tornou-se popular novamente. Você sabe como é. Há sempre um grupo de seguidores, mas parece que a maioria da população também se contagiou. Eu imagino o quanto acurada era a crença deles em suas visões. Com o passar do tempo algumas cópias deste livro foram publicadas. Nós encontramos inúmeras publicações a respeito.
Eu mencionei a árvore, eu imagino que ainda não falei exatamente o que ela é. Ela foi criada muitos anos antes do Observador. Ninguém no DRC sabe dizer com precisão qual a real finalidade dela. Os melhores palpites é que esta árvore foi construída como um monumento da representação a nação D'ni quando esta chegou aqui. A nova árvore. Eles definitivamente possuem alguma coisa relacionada com árvores. Então o Observador começou a escrever profecias, ele tornou-se muito popular e todos acreditavam que a árvore tinha haver com estas profecias, e muito das profecias citam a árvore, e sem saber ao certo eles construíram todo este complexo tendo em mente a árvore como foco central. Primeiramente um prédio destinado as classes mais ricas. Uma espécie de sala de encontros, uma casa pública, em algum lugar destas duas linhas, intelectuais da época começaram a freqüentar o lugar e a discutir filosofia e política, pensavam estar prestando homenagem ao Observador estudando as suas idéias e suas profecias.
O santuário ou seja lá como você quiser chamá-lo prosperou durante as mudanças de líderes, que freqüentemente viam o povo nos moldes filosóficos ou religiosos. Mas não foi assim durante a chegada de Kadish, sim nosso bom amigo Kadish ele realmente queria fazer uma mudança. Infelizmente ele estava certo sobre a queda.
Kadish e a queda. Kadish foi um dos últimos a querer fazer realmente uma renovação. E esta é a parte interessante nesta história. O Observador falou em vários ponto de seu livro profético sobre alguém que seria conhecido como o The Grower - O Cultivador. O Cultivador foi profetizado em inúmeras passagens, e isso abriu a possibilidade de inúmeras interpretações a respeito de quem seria o The Grower. Alguns acreditaram que esta pessoa não poderia ser menos do que um lorde ou um rei. Outros diziam que o Cultivador certamente seria um super humano um trabalhador miraculoso, um conquistador de sua época com grandes feitos, que seria capaz de transpôr o tempo, o espaço e as dimensões e tudo o mais. A idealização do The Grower podia variar e ser qualquer coisa que você imaginasse.
O importante é que Kadish imaginava a si próprio como o Cultivador da profecia que tanto impressionava a população D'ni. O resultado. Ele modificou o santuário em sua própria honra, não para a honra do profeta, mas em sua própria homenagem. Sua intenção era por em prática o máximo do que podia das visões da profecia. Então ele elaborou o enigma da Trilha da Concha, para a árvore, depois trouxe o Livro de Er'cana para o santuário. Kadish foi o engenheiro atrás da construção deste complexo. Depois ele trouxe o Livro de Ahnonay. Anunciou que através deste Livro podia-se viajar no tempo de volta para o mundo dos D'ni como era antes, e como poderia ter sido. Kadish disse que ele mesmo tinha elaborado o Livro. Depois de todos estes acontecimentos e de cumprir algumas das profecias, depois de todos estes fatos que eram significativos para a Sociedade D'ni, era difícil duvidar dos poderes de Kadish. Afinal o Observador tinha falado destes acontecimentos. Kadish falou do passado, do futuro e do presente, ele escreveu o que viu, nunca sabendo se aquilo ocorreria no futuro ou se já tinha ocorrido no passado ou se estava ocorrendo no presente.
As pessoas vinham em bandos para o lugar, não somente para conhecer a tal viagem no tempo, mas para ver o próprio Kadish, o único que podia resolver o enigma da espiral da Trilha da Concha e acessar a Grande Árvore. De fato, ele podia demonstrar suas habilidades para qualquer um que pudesse vir e ver. Toda a noite vinha alguém diferente para ver a demonstração ou tentar decifrar o enigma. E Kadish assegurava a todos que ninguém tinha acessado a sala além dele. Assim ninguém podia ver o que estava acontecendo no interior da Árvore. Então mais cedo do que se esperava houve a confirmação de que Kadish era o The Grower. Kadish se gabava dizendo que o próprio Observador em sua obra tinha falado claramente como resolver o enigma da Trilha da Concha, e que qualquer um poderia encontrar a solução nas profecias. Fácil falar quando você faz a coisa toda. Talvez eu tenha deixado escapar algo. Em todo caso boa sorte quando você ler tudo e talvez você tenha alguma idéia e encontre a solução deste tipo de quebra-cabeça tão difícil ao estilo D'ni.
Em todo o caso Kadish explorou o santuário até o fim, obviamente em algum ponto de sua exploração ele morreu. Nós somente temos as lembranças deste pobre homem, e para um homem como ele até que ele viu e fez muita coisa. Há um certo livro que... Mas eu não o usei. Mas está é uma outra história.
Então a história termina assim, eu suponho que o final mesmo termine com a solução da Sala da Espiral. Eu não sou muito bom com enigmas, mas a sala me pareceu muito confusa, a alavanca fecha a porta e liga a luz depois o mecanismo faz a esfera voltar para o ponto inicial, há números escritos pelas paredes e um grande e incrível labirinto por lá. Eu me vejo ficando louco em um lugar como este. Ah...Os D'ni.
Para sair daqui não há acesso físico, tanto de ida como de volta para a cidade, este prédio deve estar isolado. Nós sabemos que o prédio está localizado em um ponto na superfície do bairro de J'taeri. Um belo bairro, mas definitivamente não há um caminho para sair ou entrar, não tenho certeza se Kadish mandou selar o lugar ou se sempre foi assim. Mas eu tenho outra hipótese, talvez eles desejassem limitar o acesso de pessoas. E se você não tivesse o Livro de Ligação para cá, não poderia ter acesso ao santuário e isso explicaria porque os Livros encontrados aqui não tinham sido destruídos ou roubados. É somente isso por enquanto. Eu provavelmente irei voltar aqui para checar Er'cana e Ahnonay.
Após ler os relatos do pesquisador Simpson você deverá seguir para uma das duas
Eras construídas por Kadish. Devido a ordem dos acontecimentos dentro do jogo, eu sugiro que você visite primeiro
Ahnonay. Mas nada impede que você inverta a ordem de visitas.
Ahnonay será a
Era mais trabalhosa e a partir dela você irá preparar o terreno para concluir os enigmas em
Er'cana. Deixo claro que a conclusão do jogo somente será possível após os resultados obtidos nestas duas
Eras, pois como Kadish disse há séculos atrás, no próprio
Livro de Profecias você poderá encontrar a resposta para decifrar o enigma da espiral da
Trilha da Concha, mas para isso você precisará ler as inscrições certas na hora certa... Então siga adiante para desvendar os primeiros segredos da
Era Ahnonay.
- Inscrições.
- 1:4 - The door lies at the end of the path.
- 1:89 - Be Still and the path will be made know.
- 1:38 - The passing of time gives the path to the gathered.
- Livros de Ligação.
- Catedral Ahnonay - Nicho do lado direito do Santuário.
- Era Er'Cana - Nicho do lado direito do Santuário.
- Recompensas.
- Jaqueta com símbolo da Árvore - Bancão com vista à Árvore.
Texto e comentários por: Drica Portes.
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