- Explorando a Quarta sala de controle.
- A câmara secreta de Kadish.
- Um atalho inesperado.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Você estará dentro da Quarta Sala de Controle da Era Ahnonay também chamada de Projeto Inacabado. A iluminação é esverdeada e tudo parece ser mais decadente. As luminárias estão piscando e ao virar em direção a doca você verá faíscas caindo do teto.
Olhe o símbolo pintado na parede que significa o número quatro D'ni. Em seguida olhe para a sua direita e veja em uma das paredes da doca a inscrição:
Siga em frente até ficar próximo a imagem do grande telão e olhe em direção a escotilha circular às suas costas. Você verá duas escadas de metal que saem da lateral do corredor. Desça por uma das duas e você chegará a parte de baixo do corredor. Olhe para a sua esquerda e veja um Tecido de Jornada na parede. Toque o mesmo para demarcar a sua jornada.
Em seguida rume para a cadeira de couro e metal. Se ela não estiver na posição basta apenas clicar sobre a esfera azul do pedestal de ferro a sua esquerda. Este dispositivo irá trazer a cadeira para a devida posição. Leve seu avatar em direção a cadeira e clique sobre ela. Você descerá até um pequeno veículo. Seu funcionamento é semelhante ao submarino visto na Ilha Selva de Riven.
Você verá três alavancas. A alavanca superior faz a cadeira subir e descer do veículo. A alavanca da esquerda faz o veículo mover-se em torno do seu próprio eixo para frente ou para trás e a alavanca da direita faz com que o veículo mova-se para frente.
Toque na alavanca da direita e o veículo seguirá viagem. Ele passará por um túnel iluminado e irá parar em uma espécie de intersecção em frente a uma grande queda de água. Ela é a mesma a qual você viu na fotografia do Livro de Ligação que leva até a Catedral Ahnonay inclusive a tradução de Ahnonay do dialeto D'ni pode ser Grande Lugar com Água.
A viagem é muito interessante. Novamente toque na alavanca da direita para seguir viagem. Você passará por trás de uma imensa queda de água e chegará do outro lado onde há mais uma junção com um novo túnel. Toque novamente na alavanca da direita. E prossiga a viagem. Seu veículo irá parar em uma câmara iluminada com luzes vermelhas. Agora toque na alavanca superior e sua cadeira será enviada para uma ante-câmara superior. Você verá um longo corredor que dará acesso a Câmara Secreta de Kadish.
Siga por este corredor até se deparar com uma porta circular. Olhe para a sua direita e você verá um catre. Em cima dele há uma jaqueta Khalo D'ni decorada com a mesma estampa dos pendentes do Santuário do Observador. Na parede junto ao catre mais acima você verá outra inscrição:
5:57 - The Path is folly for those who toil.
A trilha parece uma tolice para aqueles que desistem.
A seqüência é: 3 - 2 - 1 - 4 - 8 - 5 - 6 - 7.
A porta circular irá abrir e você terá acesso a câmara. Dentro dela não há muitos mecanismos, contudo há alguns itens importantes para a sua jornada.
No centro há um mecanismo de engrenagens que serve como mesa para guardar uma Pedra Bahro. Também há alguns utensílios. Siga até o fundo da câmara e acione o Tecido de Jornada. Ele demarcará a sua jornada e garantirá que você possa voltar a esta câmara no futuro, acionar este Tecido de Jornada é muito importante.
Agora siga até a sua esquerda e toque em uma esfera que está em um painel próximo as janelas. As mesmas irão abrir e você poderá ver finalmente todo o mecanismo de Ahnonay. Quatro enormes esferas próximo a uma grande queda de água. Este é o segredo de Kadish. Cada esfera abriga uma 'fase de tempo'. O som que você ouvia todo o tempo ao tocar na manivela na Casa de Força ou na escotilha da Sala de Controle era justamente as esferas se locomovendo. Elas também são acionadas mediante a entrada na Catedral Ahnonay.
Você já viu uma pintura semelhante a estas esferas e a Era Ahnonay em Eder Kemo, um dos jardins do Rei Shomat. Contudo este jardim foi construído séculos antes das profecias ou mesmo da existência de Kadish. Então alguém deve ter feito as pinturas. Mas quem? Talvez o próprio Kadish, ou talvez Yeesha, nos dando uma pista do futuro.
Em seguida conheça o cenário. Você verá na prateleira próxima ao Tecido de Jornada um papel que parece dar instruções a respeito de duas cavernas Bahro. Note as criaturas Bahro, o formato de ampulheta das duas cavernas, ambas estão conectadas de alguma forma, talvez passado e presente, talvez futuro. E veja do lado esquerdo do papel o número 625 em destaque.
Atenção: contudo neste ponto devo fazer um alerta. A unidade de tempo D'ni tem como referência sua escala numérica que é baseada no número 25. Se os D'ni usassem a mesma escala de tempo que nós usamos, isso daria dez minutos e quarenta e dois segundos, mas isso é um mistério. Uma volta completa no relógio de mesa até que o ponto vermelho chegue novamente no centro do relógio é exatamente dez minutos do tempo real de jogo. Talvez esse seja o tempo necessário para visitar as duas cavernas Bahro, mas não significa que será o tempo necessário para desvendar outros quebra-cabeças ou que seja 625 segundos D'ni. Ao visitar a praça do relógio em Bevin pude notar que a mudança de unidades e pontos demora exatamente quinze minutos no tempo real. Já na internet há várias explicações sobre como medir o tempo D'ni, mas como não encontrei nenhuma informação nos livros da DRC, ou nos livros oficiais, não as usarei neste manual. Contudo copiei algumas informações da página denominada DRC na internet - no futuro veja explicação no Relto Geral da Página, em mais explicações sobre a medida de tempo D'ni.
Siga até a mesa central e aproxime-se da Pedra Bahro, ela levará você até a parte inferior da Caverna Bahro. Ela é diferente da Caverna Bahro visitada na primeira parte do jogo ou seja em Uru Ages Beyond MYST. Nesta nova caverna você verá outra inscrição:
5:32 - Roll the stone to know the deceiver.
Empurre a pedra para conhecer o impostor.
Parece que a própria profecia já alertava sobre os impostores. Você também verá mais uma pista para o diagrama, contudo não há linhas em torno dos quadrados. De qualquer forma tire uma foto destes pontos clicando F5 no seu teclado. Há um pequeno lago no centro da caverna e sua água parece estar borbulhando. Ao olhar para o teto você verá a luminária da caverna superior, mas deste ponto não há como seguir para cima. Somente resta a você voltar para o Relto.
Após ouvir os sons misteriosos da Caverna Bahro Inferior, você deverá voltar para o Relto. Chegando na cabana você poderá optar por conhecer a ilha na Quarta Fase de Tempo. Para isto basta somente tocar na fotografia do Livro de Ligação para Ahnonay.
Você pousará em uma construção inacabada. Há vários andaimes e estruturas de metal que estão a toda a volta do que um dia foi a ilha principal. Olhando para o fundo de toda a estrutura você verá que há uma grande engrenagem no chão da grande estrutura. No centro há um monumento feito para o orgulho de Kadish. Uma estátua dele próprio segurando um mundo ou o próprio tempo... Contudo creio que Kadish não teve tempo de concluir o seu monumento. Já que o seu esqueleto está preso no Cofre Kadish na Era Kadish Tolessa. Isso também podia significar o futuro para Kadish, pois depois do caos da Era Ahnonay III a Era renasceria sob a tutela do Grande Mestre.
Se desejar volte para o Relto usando seu Livro do Relto. Agora que você já conhece a fundo Ahnonay e já visitou acionou o Tecido de Jornada na Câmara de Kadish, você poderá seguir viagem. Prepara-te para conhecer a próxima Era...
- Livro no Relto.
- Inscrições.
- 2:30 - Darkness comes at the end of time.
- 5:57 - The Path is folly for those who toil.
- 5:32 - Roll the stone to know the deceiver. Na caverna Bahro.
- Tecidos de Jornada.
- Tecido 1 - Ahnonay IV - Parede a esquerda do veículo após abrir Porta Circular.
- Tecido 2 - Ahnonay IV - Dentro da câmara de Kadish.
- Pedras Bahro.
- Em Ahnonay IV dentro da Câmara de Kadish para a Caverna Inferior Bahro.
- Livros de Ligação.
- Ahnonay I Passado - Ficará no Relto.
- Catedral Ahnonay - No pedestal de frente para o mecanismo Relógio.
- Recompensas.
- Jaqueta Khalo D'ni - Em cima do catre no esconderijo de Kadish.
- Manual URU The Path of the Shell - Introdução.
- Manual URU The Path of the Shell - Personagens.
- Manual URU The Path of the Shell - Voltando ao Relto.
- Manual URU The Path of the Shell - Santuário do Observador.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay Controles.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay Esconderijo.
- Manual URU The Path of the Shell - Er'cana.
- Manual URU The Path of the Shell - Caverna Bahro.
- Manual URU The Path of the Shell - Volta ao Santuário.
- Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.