- Conhecendo a deserta Era Er'cana.
- Uma Era Industrial fascinante.
- Trilhas e segredos em mais uma Era de Kadish.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Volte para o teu Relto Pessoal depois siga até a prateleira de livros e escolha o Livro de Ligação para o Santuário do Observador. Toque na imagem e você voltará para o centro do salão principal. Vire para a esquerda e siga até a câmara que guarda os três pedestais. Um com o Diário do DRC e dois com os Livros de Ligação. Siga até o pedestal da esquerda e toque na imagem desértica de Er'cana.
- Primeira Visita a Caverna Bahro.
Tenha certeza de ter demarcado sua jornada clicando no Tecido de Jornada no pilar do trilho do trem. Agora aproxime-se bem do entalhe da Fenda Estelar. Siga com o seu mouse até final da figura onde há uma ponta para o chão. Ponha seu avatar de frente para o entalhe e passe o seu mouse neste local até que o círculo branco seja preenchido, então toque na imagem. Você irá para a parte superior da Caverna Bahro.
Quando você esteve na parte inferior pôde ver a luminária da parte de cima, contudo agora você verá um poço circular que mostra a caverna inferior e os reflexos da água na parede azulada. Acima de você uma enorme luminária pende do centro do teto cheia de ossos. E na parede atrás de você há uma nova inscrição:
Também há três pinturas enigmáticas nas paredes. Elas revelam um processo intrincado para desencadear um belo espetáculo neste lugar. Talvez a forma que Kadish encontrou de viajar no tempo ou impressionar possíveis visitantes transcrito por Yeesha ou os Bahos.



- Rumando para o Complexo Industrial.
Após conhecer o cenário volte para o Relto. Escolha o décimo primeiro Livro de Ligação. Ele tem a capa vermelha envelhecida e em sua lombada há o desenho de uma planta com três hastes e três círculos. Abra o mesmo e toque no marcador do Tecido de Jornada da contra capa. Você voltará para o pilar em forma de trapézio que sustenta os trilhos do trem.
Agora vamos conhecer o restante deste lugar. Gire 180º graus e rume pela trilha. Você verá algumas plantas e uma espécie de muro de pedra à sua esquerda. Este muro está dividindo os trilhos do trem em dois caminhos. Continue em frente até encontrar uma enorme estrutura. Você verá o Complexo Industrial de Er'cana. E provavelmente chegará pelo lado direito. Rume até a estrutura de concreto e metal e conheça o cenário. Em breve você estará no interior da mesma.
Siga até uma escadaria em meia espiral que dá acesso a parte superior de uma espécie de sacada bem no centro da construção. Não suba a escada ainda. Olhe em direção a esquerda e veja no muro de concreto abaixo da sacada outro Tecido de Jornada siga até ele e o acione. Ele está bem no centro entre as duas escadarias de ferro e madeira. Talvez você necessite usar esta posição no futuro, por isso recomendo que você acione este Tecido de Jornada.
Bem agora você terá que entrar no Complexo Industrial. Mas como? Fique de costas para o complexo industrial e olhe para o cânion deserto. Rume para a sua direita, ou seja o caminho oposto ao qual você estava seguindo o trilho do trem. Siga até a trilha deserta novamente e você irá em direção ao veículo o qual você viu de relance no inicio de sua jornada. Você passará por plantas e por lugares os quais já viu em seu primeiro passeio neste lugar.
Após alguns segundos caminhando dobre a esquerda e você chegará até uma espécie de trem. Siga até a escada de metal e embarque nesta máquina. Depois vá até a parte da frente do veículo onde há duas alavancas laterais e uma manopla central. Mais a frente do veículo passando uma pequena intersecção de madeira há outra alavanca, mas você não usará a mesma agora.
Fique de frente para o painel com as alavancas. Empurre a manopla do centro para cima. Então puxe a alavanca da direita. O veículo começará a mover-se pelo trilho e levará você até a entrada do Complexo Industrial. A viagem é curta, mas interessante.
Em seguida o trem irá parar na entrada da esquerda do grande Complexo Industrial. Se você puxar a alavanca da esquerda o trem irá voltar ao seu ponto inicial. Aguarde a intersecção de madeira voltar para o lugar e siga até a parte da frente do veículo onde há uma outra alavanca central. Você estará em uma espécie de vagão de carregamento. Ao chegar na parte da frente puxe a alavanca central e você entrará no Complexo Industrial.
- Primeiro Prédio. Centro de Tratamento de Água.
Espere o vagão ser levantado e a portinhola de ferro se abrir. Você terá acesso a primeira parte da indústria uma espécie de Centro de Tratamento de Água. Note que a construção é enorme. No teto há vários orifícios com luzes brancas e a sua frente há uma passadiça de metal. Em torno dela há estranhos pilares em formato de cogumelos. Isto me lembrou a Era Teledahn.
Olhe para a sua esquerda e veja um Tecido de Jornada em um dos pilares-cogumelo. Toque no mesmo para acioná-lo. Depois vire a direita e ande pela passadiça, você verá uma escadaria de concreto no centro do recinto na parede contrária a da sua chegada. Suba por ela para chegar a área externa.
Veja as piscinas de tratamento de água, mais ao fundo você verá a segunda parte da indústria onde fica a Sala do Moinho e a Sala de Controle. Seu acesso até a próxima área da indústria está obstruída, pois a ponte de metal está destruída. A solução é tentar chegar ao outro lado usando um atalho subterrâneo.


Desça a escada de concreto e volte para o Centro de Tratamento de Água. Agora volte para a entrada do vagão, mas não entre no mesmo.
Veja a sua direita um pedestal com um botão azul apagado, mesmo ao acioná-lo nada acontecerá. Contudo para seguir em sua jornada você precisa afastar este vagão da entrada e ainda assim terá que permanecer neste lugar.
Você terá então duas alternativas: você poderá ir até a parte de fora usando o vagão, para isso basta apenas entrar no vagão e puxar a alavanca. Em seguida para voltar a este patamar, você deverá ir até o Relto e depois usar o marcador do Tecido de Jornada na contra capa do Livro de Ligação de Er'cana, o qual você acabou de acionar. Ou então usar uma manobra arriscada.
Entre no vagão andando e puxe a alavanca. Antes do vagão sair volte para trás andando de costas. Se tudo der certo, você sairá do vagão antes da portinhola de ferro se fechar e ainda permanecerá no Centro de Tratamento de Água.
Após esta operação siga pela direita da passadiça e encontre a escada de metal que o levará até a parte inferior desta câmara. O cenário não tem nada de especial. Dobre a direita e siga até uma pequena saída com umbral de concreto.
Tudo estará escuro vire de costas e veja uma espécie de disjuntor com uma manopla. Clique sobre ele para ligar a iluminação. Agora desça a próxima escada de metal e você chegará a um longo corredor de manutenção, dobre para a direita e siga pelo corredor. Ele terá um encanamento e várias saídas de vapor. No centro deste corredor você verá uma inscrição:
Continue no corredor até sair do outro lado e encontrar a outra escada de metal. Suba pela mesma e você verá outro disjuntor semelhante ao primeiro. Acione o mesmo. Depois você entrará em uma sala idêntica a primeira. Suba a escada de metal até alcançar a câmara superior. Depois siga para a escadaria de concreto e você terá acesso a área externa novamente, contudo agora você estará do outro lado do complexo.
Antes de seguir viagem fique de frente para a entrada da escadaria e olhe na parede lateral a sua esquerda. Você verá outra inscrição:
Agora você poderá seguir pela passadiça de metal até a segunda área do Complexo Industrial.
- Segundo Prédio. Sala do Moinho e Sala de Controle.
Passe pela intersecção e dobre a direita, siga até a entrada e desça a pequena rampa de madeira, você estará na Sala do Moinho. Esta câmara possui três saídas. Siga até a parte de trás do grande moinho e acione o Tecido de Jornada que está a esquerda da saída central, em seguida ligue o disjuntor tocando na manopla do lado direito da saída central.


Você verá o moinho sendo acionado. Agora suba a escadaria de concreto que levará você até a Sala de Controle. Há vários dispositivos eletrônicos nesta câmara e muitas luzes coloridas piscando.
Ao entrar você verá que há outra escadaria no fundo da Sala de Controle ela levará até a segunda área externa onde estão quatro grandes reservatórios de água. Possivelmente turbinas que movimentam a água.
Primeiro conheça atentamente este cenário. De ambos os lados da Sala de Controle você verá duas telas - visores - D'ni. Do lado direito há um mapa detalhado de todo o Complexo Industrial. Você verá o primeiro prédio - Sala de Tratamento de Água o segundo prédio - Sala do Moinho e Sala de Controle. A área destinada as turbinas, com quatro grandes círculos e mais atrás o terceiro prédio, onde o processo da manufatura é realizado, esta sala é chamada de Sala do Misturador, mas como ela gera energia para o último processo industrial a chamarei de Sala do Gerador.


Note que esta parte do mapa não está iluminado pela luz azul clara, o que significa que este prédio ainda está desativado. Anexa a esta sala há outra construção menor chamada de Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra. Agora gire 180° graus e veja o outro lado da Sala de Controle. Você verá também outro visor, mas este controla o funcionamento das turbinas e da Sala do Gerador. Há uma cadeira em frente a este painel. Anexo a este painel há uma aba do mesmo material. Será nesta aba que você acionará os comandos do painel.
Agora conheça a parte externa. Você subirá uma escadaria de concreto e verá uma nova passadiça de metal. Contudo ela está quebrada bem no centro o que impossibilita a sua chegada no terceiro prédio - Sala do Gerador. A solução será ir por baixo, ou seja, passando por dentro das turbinas.
As quatro turbinas estão interligadas por espessos canos de madeira que estão abaixo de todo o Complexo Industrial. Contudo para ter acesso a eles você deverá desligar e esvaziar algumas das turbinas.
Volte para a Sala de Controle e sente-se na cadeira de couro vermelho em frente ao painel de controle. Clique uma vez na aba azul a esquerda inferior do círculo central do visor. O mapa com o diagrama do complexo irá mover-se para a direita. Aperte até encontrar as quatro turbinas. São quatro círculos.
- Desligando turbinas para acessar área subterrânea entre os prédios.
Na parte externa do desenho eles estão assinalados de azul, isto indica que há água neles. Na parte interna estão assinalados de vermelho, isto indica que a turbina está fechada. Do lado esquerdo do círculo do visor aparecerá quatro pequenas abas quadradas com quatro números D'ni. UM - DOIS - TRÊS - QUATRO.
Cada um controla uma das turbinas. Ao tocar em um destes quadrados aparecerá na aba do visor a direita três comandos:
- Turbina Desligada.
- Turbina Aberta.
- Turbina Vazia.
A primeira aba quadrada da esquerda referente a turbina da esquerda inferior não responderá aos seus comandos, então a ignore.
Clique então na segunda aba correspondente ao número DOIS. Ela desligará a turbina da direita inferior do visor. Então clique sobre os três comandos da aba a direita um de cada vez, para desligar a turbina, abrir a saída para o cano e acionar a escada de metal e esvaziar o reservatório de água.
Em seguida clique na quarta aba correspondente ao número QUATRO ela desligará a turbina da esquerda superior. Repita o mesmo processo da primeira vez. Agora você poderá circular por baixo do Complexo Industrial.
Em seguida aperte novamente na aba iluminada azul da parte de baixo a esquerda do visor circular. Você verá outra parte do complexo. O terceiro prédio onde está a Sala do Gerador. Há quatro círculos: dois estão assinalados com amarelo e dois estão desligados. Você deverá manter todos desligados por enquanto. Isso permitirá que você possa acessar a parte superior da Sala do Gerador quando ligar a força naquele local.
Espere as esferas aparecerem e aperte na aba da esquerda número UM e depois do lado direito, aperte na esfera amarela para desligar a luz. Em seguida aperte na aba número QUATRO e depois na aba da direita para desligar a luz e o mecanismo. Então todas estarão apagadas.
- Circulando pelo Encanamento do Complexo Industrial.
Após fazer este procedimento saia para o lado externo novamente e olhe em direção as turbinas. Dobre a esquerda e siga até a turbina QUATRO, ela está a sua esquerda próxima ao Segundo Prédio. Desça a escada de metal e siga pela entrada do cano de madeira, siga até o final do cano e próximo a uma tela de ferro você encontrará uma Página do Relto. Ela adicionará cinco belas pedras de fogo dentro de sua cabana, cada uma de uma cor. Você viu esferas semelhantes na praça inicial de Kirel.
Olhe para fora e você verá mais uma inscrição ao longe, mas é difícil identificá-la. Faça o caminho inverso e siga até a Sala do Moinho. Dobre a direita e saia pela escadaria lateral, você estará na parte externa a qual você pôde ver através da tela de ferro do cano. Siga até o final onde há uma parede de concreto e anote o número da inscrição:
Depois volte para a Sala do Moinho e saia pela escadaria da esquerda a partir da entrada da Sala de Controle. Você estará do outro lado onde há mais duas saídas de água. Note que a tela de ferro do cano mais afastado de você está rasgada. Siga até este cano e entre pelo túnel de madeira. Você irá chegar na turbina DOIS e poderá ter acesso ao terceiro prédio do Complexo Industrial.
- Terceiro Prédio. Sala do Gerador e Sala de Cápsulas de Pedra.
Suba a escada de metal e entre na passadiça, depois entre no prédio. Olhe para a sua direita e acione o disjuntor para ascender as luzes e poder acionar o mecanismo do elevador. Você verá quatro dispositivos nesta câmara, que estão distribuídos nos quatro lados da mesma.
Saia deste recinto seguindo em frente e rumando para um umbral de concreto a sua direita. Você sairá em uma área externa. O cenário é lindo. O céu é muito azul e ao longe você verá um conjunto de montanhas coalhadas de neve. Há também uma espécie de cúpula de metal que parece ter antenas. Esta cúpula está bem acima da Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra. Eu creio que tanto a máquina como estas antenas servem para algum tipo de captação de energia. Mas você poderá tirar suas conclusões ao final desta Era.
Siga até uma plataforma de concreto cercada por um corrimão de metal. Do lado direito desta plataforma você verá uma mochila. Toque sobre ela para incorporá-la no seu guarda roupa. Em seguida desça pela escada de metal no centro desta plataforma. Você chegará em uma área intermediária. Um corredor entre a Sala do Gerador e a Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra-Pallets.
Olhe para a esquerda e veja um Tecido de Jornada toque no mesmo para demarcar sua jornada. Em seguida rume para a passadiça a sua direita. Há um cone de sinalização informando que a área é perigosa. De fato a passadiça de metal está quebrada e uma pedra parece bloquear o caminho.
Agora seu avatar mostrará que tem muita força. Toque sobre a pedra e seu avatar irá afastá-la para o centro da passadiça de metal. Isso deixará o caminho livre para você poder passar. Agora sim, você terá acesso livre para a Sala do Gerador e para a Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra-Pallets. Em seguida rume em direção a Sala do Gerador e encontre a próxima inscrição.
4:10 - 'The number of the watcher is six hundred and twenty five'.
O número do Observador é seiscentos e vinte e cinco.
Leia mais sobre este número em História do Rei Ja'Kreen. Este número também foi visto muito bem assinalado na Câmara de Kadish. Ou se você quiser leia a Profecia do Observador, ela é muito importante para concluir esta jornada.
- Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra.
Agora volte pela passadiça passe por cima da pedra, entre no corredor e siga em frente. Você terá acesso a última sala do Complexo Industrial. Há um grande mecanismo central. Uma espécie de máquina de pressão. Ela está localizada logo abaixo da cúpula de ferro que você viu na parte superior da construção.
Em frente dela há um grande botão azul de força e também um pedestal à direita com uma Pedra Bahro e um Livro de Ligação. Ao redor da grande máquina há uma passadiça de ferro e um líquido espesso alaranjado que produz uma luminescência estranhamente alaranjada. A mesma luminescência que é vista por toda a Grande Caverna D'ni. Talvez esta água tenha as mesmas propriedades da água da caverna.
Depois de conhecer o cenário se você desejar poderá visitar os Elos de Ligação. A Pedra Bahro levará você a parte superior da Caverna Bahro você já a visitou ao tocar a parte de baixo do desenho da Fenda Estelar no deserto de Er'Cana. E o Livro de Ligação levará você até um setor secreto da Cidade D'ni de Ae'Gura. Este local está voltado para o Grande Arco de Kerath, mas não descobri ao certo a sua localização. Você poderá acionar o seu KI para procurar a sua localização dentro da Grande Caverna.
- Área de testes dentro da Grande Caverna D'ni.
Toque na imagem do Livro de Ligação você chegará em uma área restrita. Uma espécie de área secreta também chamada de Área de Teste. A construção está dentro da Grande Caverna D'ni, mas não há saída deste lugar por meios físicos.
Você pousará em frente a um dispositivo estranho, ele parece uma espécie de aparador, mas na verdade é um carregador de cápsulas. Ele é muito semelhante ao mecanismo que estará a sua disposição em frente a Máquina de Cápsulas de Pedra, quando esta for acionada. Abaixo da platibanda de metal a qual você pousou há uma porção de água da caverna, a mesma água que produz a bioluminescência que ilumina toda a caverna.
3:110 - 'The path of stone is toil for the gathered'.
A trilha da pedra é árdua para garantir o encontro.
Em seguida desça novamente para o nível inferior e siga até o Livro de Ligação toque no mesmo e você voltará para a Sala da Máquina de Cápsulas de Pedra. Em seguida siga novamente para o corredor de pedra e suba para a parte superior da construção.
Siga novamente para o elevador e aperte o botão iluminado. Você voltará para o interior da Sala do Gerador e estará apto a rumar para a outra parte de sua jornada.
Lembre-se de descer o elevador antes de prosseguir, pois você precisará desta manobra para ter acesso aos misturadores - geradores individuais da Sala do Gerador.
Em breve você irá acionar a Máquina de Cápsulas e irá iluminar a Caverna Bahro, para desvendar mais uma parte desta jornada.
Observação: o distrito onde está a área de testes, assim ela é chamada nesta etapa da jornada, originalmente se chamava Distrito de Uran e foi construída durante o regime do Rei Me'men, posteriormente ela recebeu o nome de Distrito de Ashem'en e tornou-se um bairro de trabalhadores de classe baixa.
- Livro no Relto.
- Inscrições.
- 5:18 - 'The gathered will find rest when the light comes'. Caverna Bahro Superior.
- 4:96 - 'Rest in the light'.
- 4:52 - 'The way is made clear at the end of time'.
- 4:10 - 'The number of the watcher is six hundred and twenty five'.
- 3:110 - 'The path of stone is toil for the gathered'. Na área de testes.
- Tecidos de Jornada.
- Tecido 1 - Próximo a Creta que leva a Caverna Bahro na coluna do trilho.
- Tecido 2 - Muro de concreto entre as duas escadarias no Complexo Industrial.
- Tecido 3 - Na parede do segundo prédio na Sala do Moinho.
- Tecido 4 - Corredor entre terceiro prédio e área de fabricação de cápsulas.
- Pedras Bahro.
- Caverna Bahro Superior - Em frente a máquina de fabricação de cápsulas.
- Páginas do Relto.
- Pedras de Fogo - Final do túnel quatro do escoamento de água.
- Livros de Ligação.
- Era Er'Cana - Ficará no Relto.
- Área de Testes - Distrito de Uran - Dentro do Livro que leva a Ae'Gura.
- Área de Fabricação de Cápsulas - Dentro da Área de Testes.
- Recompensas.
- Mochila - No teto da intersecção entre o terceiro prédio e área de fabricação de cápsulas.
- Manual URU The Path of the Shell - Introdução.
- Manual URU The Path of the Shell - Personagens.
- Manual URU The Path of the Shell - Voltando ao Relto.
- Manual URU The Path of the Shell - Santuário do Observador.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay Controles.
- Manual URU The Path of the Shell - Ahnonay Esconderijo.
- Manual URU The Path of the Shell - Er'cana.
- Manual URU The Path of the Shell - Caverna Bahro.
- Manual URU The Path of the Shell - Volta ao Santuário.
- Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.