 |
Refúgio pessoal - Relto. |
- Retornando ao Relto.
- Livros de Ligação no Relto.
- Profecias do Observador.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Após o final da primeira expansão do
URU Ages Beyond MYST e o seu derradeiro encontro com o
Grande Eixo em
URU to D'ni, você retornará novamente para o seu
Relto Pessoal e verá os novos itens adquiridos durante sua jornada. Siga para dentro da cabana e veja próximo a porta a linda caixa de música
D'ni chamada
Cannen. Ela é semelhante a caixa de música que você conheceu em
MYST II Riven na
Era de Gehn. Empurre para baixo a parte superior da caixa para ouvir a bela melodia.
Em seguida siga para a prateleira da esquerda onde estão todos os
Livros de Ligação, os quais você já teve acesso e também o
Livro de Ligação que o levará até o
Santuário do Observador. Há quatorze nichos com abas superiores simbolizando cada jogo.
Ao vasculhar as prateleiras você terá acesso a novos livros. Preste atenção na prateleira da esquerda. Há quatorze nichos com abas superiores simbolizando cada jogo. Seis abas correspondentes ao
URU Ages Beyond MYST. Três abas correspondem ao
URU to D'ni. Cinco abas correspondentes ao
The Path of the Shell.
- Livros de Ligação e seus destinos.
- 01. Lombada Amarela com ravina verde estilizada.
- Deserto seco e Deserto com chuva.
- 02. Lombada Marrom com símbolo dos Mantenedores.
- Era Gahreesen.
- Cela do prédio prisional a partir da Era Teledahn.
- 03. Lombada Laranja.
- Era Teledahn.
- Topo do cogumelo no centro do pântano.
- Deck de madeira atrás da caverna das celas.
- 04. Lombada Lilás.
- 05. Lombada Vermelha e Dourada.
- 06. Lombada Verde e Dourada.
- 07. Lombada estilizada com grades de Ae'Gura.
- Após visitar Ferry Terminal.
- Entrada para Aposento do Barão.
- Sítio arqueológico no telhado - Tokotah.
- Telhado no centro de Ae'Gura.
- Galeria Kadish.
- Balcão do Palácio Imperial de Ae'Gura.
- Escadaria em Tokotah a partir de Kirel.
- Câmara Real a partir de Kirel.
- Biblioteca Pública a partir de Kirel.
- Sala de Concertos a partir de Kirel.
- Quarto de Espionagem a partir de Teledahn.
- Ante Câmara do Grande Zero a partir de Kirel.
- O Grande Eixo a partir de Ae'gura.
- 08. Lombada Azul e Dourada.
- Distrito de Bevin.
- Balcão com pedra entalhada em Bevin.
- Telhado da Sala de Aula em Bevin.
- 09. Lombada Amarela.
- 10. Lombada Azul com Folhas.
- Entrada para Santuário do Observador.
- 11. Lombada Vermelha.
- 12. Lombada Marrom.
- 13. Lombada Marrom.
- 14. Lombada com MYST.
- Ilha MYST a partir da Grande Árvore.
Após olhar os Livros de Ligação siga até a outra prateleira e pegue o primeiro Livro Azul. Ele está deitado na parte de baixo da prateleira. Este é o livro introdutório da profecia que cita a chegada do The Grower. Ele também fala da destruição e da ressurreição da Civilização D'ni. Os demais são as seções ou partes onde o profeta escreveu as mensagens enviadas pelo Criador. A capa dos outros livros possuem números D'ni para identificá-los. Eles estão em ordem de um a cinco.
Note também que no texto destes livros numerados existem marcações para cada linha ']'. Estas marcações serão importantes para identificar o número de cada linha. Posteriormente você precisará destas referências para decifrar as mensagens que estão espalhadas por todo o jogo.
Alerto para que a contagem seja feita com muito cuidado, para que a mensagem final esteja correta. Abaixo fiz uma tradução livre do livro introdutório. Se desejar leia o livro no original dentro do seu Relto Pessoal. Esta leitura é muito importante e traz uma série de pistas para futuros quebra-cabeças.
Atenção: a palavra Grow significa literalmente crescer ou cultivar. Contudo The Grower em uma tradução livre e devido ao contexto pode ter um amplo sentido e pode neste caso ser o Semeador ou o Cultivador, já que o Culto é dedicado a Árvore e o seu líder deve cuidar para que a Árvore cresça... Note também que na capa de cada livro existem dois símbolos. Na parte de cima um ideograma de uma face, tudo leva a crer que seja do próprio Kadish, mas pode ser uma alusão ao Observador e abaixo o símbolo da Trilha da Concha.
- Introdução do Livro da Profecia
'Nestes seiscentos e vinte e cinco meses - 625 - de minha vida eu contemplei a estrela de Ces nos céus da Era do Anel de Vento. E no tempo do meu nascimento a estrela começou a brilhar até que o brilho foi tão intenso que criou em torno dela enormes anéis cintilantes. Este brilho durava noite e dia. E eu era tocado pelo fogo do Criador. E Ele falava comigo. Então o fogo do Criador me deixou e eu vi somente a escuridão porque meus olhos estavam cegos. Mas suas palavras permaneceram.
Você deverá esperar por um tempo e você passará por mais tempo ainda. Então você receberá sinais, sinais de coisas que ainda estão por vir. E um grande sábio passará por você. Ele será aquele que virá depois. E depois você saberá que eu sou o Criador.
Você verá sinais dos construtores. Os construtores farão grandiosas obras D'ni. E os D'ni irão crescer e prosperar. Mas esta prosperidade é uma maldição. Então a marca dos construtores é uma maldição.
Você verá a marca dos destruidores. Os destruidores não farão nada para o povo D'ni. E D'ni irá morrer. Mas a morte será uma benção. Então a marca dos destruidores é uma benção.
E você verá marcas do The Grower - Cultivador. O Cultivador verá a Árvore morrer. E o Cultivador verá novas mudas. E as mudas irão germinar. Uma nova Era D'ni irá crescer. Então a marca do Cultivador é uma benção.
E não passou um dia em que eu não estivesse esperando pelos sinais. Mas não houve nenhum. E por mais quatro dias eu esperei pelos sinais, mas não houve nenhum. E por mais vinte dias eu esperei pelos sinais, mas eles não vieram. E por mais cem dias eu esperei pelos sinais, mas eles não vieram. E por mais seiscentos dias eu esperei pelos sinais e eles não vieram. Eu chorei. Por quanto tempo o Criador me deixará esperando? Até que eu desapareça?
E o Criador respondeu: você irá observar e esperar até que os sinais venham, pois você é um Observador Guardião. E por mais um mês, quatro meses, vinte meses, cem meses, seiscentos meses eu esperei, mas os sinais não vieram. E muitos anos passaram e eu fui consumido e mesmo assim eu ainda estou observando.
E do tempo do meu nascimento até o dia final eu aguardei perto da caverna do ROLEP. Um vento explodiu na caverna e minha visão foi restaurada. E a primeira coisa que eu vi ao subir a escadaria do ROLEP foi a Grande Árvore dos D'ni. E o Criador disse estas palavras:
Por você ter esperado por mim Eu agora te abençôo. Hoje eu darei a tua visão e amanhã você prosperará. Eu te darei sabedoria, mas eu a manterei com orgulho. A sabedoria eu te dou, você não a entenderá e nem entenderá tudo que virá. Seja humilde e escreva com sabedoria o que eu irei te mostrar.
Então no primeiro dia o Criador me deu cinco linhas de sabedoria. E eu escrevi as cinco linhas em cinco seções. Uma em cada seção e então no segundo dia o Criador me deu mais cinco linhas de sabedoria e estas linhas começaram as segundas linhas de cada uma das cinco seções. Por cento e vinte e cinco dias o criador me deu mais cinco linhas de sabedoria. E elas foram adicionadas. E então eu terminei. E estas são as palavras como o Criador as me deu. Mas eu sei, não me desespero. Elas são sinais de coisas que podem acontecer, ou que acontecerão de fato. Eu tenho escrito estas linhas como me são reveladas pelo Criador. E depois alguém também saberá reconhecer a sabedoria do Criador em todas elas.'
Se desejar leia todos os livros:
Profecia do Observador.
Antes de partir para outra etapa do jogo, se você não tiver paciência de ler os cinco livros da prateleira, leia pelo menos as últimas frases do Livro de Profecia número cinco. Estas linhas talvez estejam falando de Aitrus e Ti'ana, pais de Gehn. Ti'ana era da superfície ela vivia sob o sol antes de rumar até a Grande Caverna D'ni, ela desafiava e ao mesmo tempo amava as tempestades. Atrus o grande Mestre dos Livros das Eras, que possuía na ponta de sua pena a possibilidade de criar vastos mundos. E que por sua vez casou com Catherine, que tinha belos sonhos, ambos são os pais de Yeesha. E talvez fale das futuras gerações após Yeesha.
'Sob o sol a destruição será trazida.
E assim como ela foi trazida o orgulho retornará.
Mas o filho do filho irá carregar um grande fardo.
E a sua esposa estará a frente da tempestade.
Dê a ele uma pena e ele terá um plano.
Dê a ela uma pena e ela terá um sonho.
E a filha irá carregar o fardo de seu pai.
E a filha da filha irá viver em paz.'
Agora seu avatar possui a capacidade de nadar e boiar. Esta capacidade será importante na Era Ahnonay. Nesta aventura você terá a sua disposição Tecidos de Jornada, eles servirão para marcar a sua jornada e facilitar a chegada em determinados lugares do jogo.
Em determinado patamar do jogo você conhecerá uma nova faceta da Caverna Bahro. E você também poderá usar seu KI para saber sua localização dentro da grande caverna D'ni.
Bem agora você poderá rumar para a outra prateleira. Escolha o Livro de Ligação do décimo nicho e toque na imagem do Santuário do Observador. Agora você começará sua nova aventura...
 |
Horizonte em Er'Cana. |
Texto e comentários por: Drica Portes.
Visite também: