2 de novembro de 2018

DRC - Diário Gahreesen I

Prédio Prisão na Era Gahreesen.

  • Encontrado em URU Ages Beyond MYST e em suas expansões.
  • Prédio Prisão na Era Gahreesen.
  • Sala de Conferência em cima da mesa, próximo a porta.
  • Escrito por Michael Simpson.
  • Descreve a Era Gahreesen.
  • Dividido em doze páginas.
  • Datilografado sem desenhos.
  • Capa padronizada do DRC verde com anotação de Sharper.
  • Incluí alguns comentários e especulações.
  • Esta tradução é livre e cabe correções se necessárias.
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.


Autor: Simpson. Transcrição a partir de gravação de voz.
Data: 12/11/2001-04/06/2002. Viagens Múltiplas.

Análise. 

Tudo bem. Imediatamente ao ver este lugar uma coisa é óbvia, a estrutura foi construída para proteção e segurança. Ninguém poderia criar ou usar um Livro de Ligação neste lugar ou nas proximidades. É óbvio também que este lugar trata-se de uma estrutura ligada a Guilda dos Mantenedores e não me pareceu ser uma construção destinada a membros comuns de outras Guildas. Tudo indica ser um lugar limitado apenas a membros do alto escalão das Guildas.

Como eles conseguiram fazer o primeiro Livro de Ligação para este lugar eu não tenho a mínima ideia. Provavelmente a conexão com este lugar tenha sido projetada durante o processo de construção deste complexo. Também ficou óbvio desde o primeiro momento que esta façanha não deveria se repetir jamais após a construção, a não ser que algo extraordinário viesse a ocorrer com este lugar.

Eu creio que as teorias elaboradas por Kodama a respeito desta Era irão ajudar a entender melhor sua função. Este lugar deve ter sido destinado a uma força especial criada na Guilda dos Mantenedores. Desenvolvido no final da metade do ano 8000 D.E.- D'ni Era. Começando de alguma forma com a divisão de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para a Guilda dos Mantenedores. Eu não sei, o quanto devemos crer nesta teoria, mas alguns documentos encontrados pelo Dr. Kodama citam grupos destinados a este fim dentro da Guilda, ou pelo menos chegamos a esta conclusão através destes documentos.


Entrada.


Para começar um sujeito simples que não possui nenhum cargo especial ligado ao governo ou não faz parte do alto escalão da Guilda, ou coisa similar, para você é destinada esta Área de Entrada. Isto é apenas minha suposição, mas esta conjectura me pareceu muito verossímil. Eu não creio que este lugar fosse destinado a caras do colegial ou para suas namoradas ou ainda para os amigos dos Mantenedores, que por acaso vieram fazer uma visita casual. O Livro de Ligação para este lugar foi encontrado muito bem escondido no interior da Guilda. Acredito que na época que era usado e mantido sob vigilância constante. Sem pestanejar você poderá notar que a Área de Entrada é extremamente protegida. 


Paredes grossas, apenas uma porta de acesso, janelas altas ou apenas aberturas, talvez para franco atiradores. Se você planejasse instalar uma bomba aqui, quase nada iria acontecer com a estrutura.  

Eu amo o símbolo dos Mantenedores no chão e em todos os lugares os quais você pode olhar, é um símbolo impossível de se esquecer, algo que o marca, vou lembrar dele por onde eu andar.

Sala de Espera.


Então os visitantes eram escoltados a uma pequena Sala de Espera. Há uma janela em uma das paredes laterais, que lembra uma janela de venda de ticket no cinema. Talvez utilizada para recolher armas ou suprimentos proibidos e Livros de Ligação. Eu tenho certeza que eles não admitiam Livros de Ligação aqui.

Sim, observe estes nichos para guardar Livros, há uma outra janela do mesmo tipo do outro lado, deste ponto ela apresenta um novo cenário. Eu estou quase certo que há Gaiolas de Besouros do outro lado. Besouros, que produziam tinta podiam senti-la também. Alguém me disse que há centenas de referências a eles em muitos documentos. Você não passaria desta sala carregando um Livro de Ligação.

De qualquer forma, as portas nunca abrem ao mesmo tempo. Então se de alguma forma você desejasse sair da Área de Entrada passando por estas portas pesadas em direção a Sala de Espera, teria que aguardar até ser permitido.

Halls - Corredores.


Os corredores contornam toda a circunferência do prédio e há muitos aposentos ao longo do corredor central. Eu tentarei falar um pouco sobre cada um a medida que vasculho o lugar. Primeiro um elevador. De qualquer forma ele parece apenas descer. Será que ele sempre foi desse jeito? Creio que isso era para manter a segurança. Uma vez dentro do complexo de corredores você sempre terá um lugar para onde ir e não poderá se desviar dele.

Armários.

Eu creio que cada Livro de Ligação trazido para cá ou capturado era guardado nestes armários. Também creio que cada trabalhador ou visitante habitual devia ter um destes armários para guardar suas coisas, ou pegar seus equipamentos. Mas eu posso estar errado a respeito. Olhando o local podemos ver alguns equipamentos, como capacetes, marcadores, etc... Acredito que um tanto fora do lugar.

KI's.


Agora tudo começa a ficar mais claro. Tive apenas de ter uma conversa com Laxman e pesquisar vários documentos traduzidos por Nick na Cidade para entender melhor a situação. Conhecendo apenas a atual condição do local, eu não estava vendo o propósito original deste mecanismo. O KI foi a maior prova do desenvolvimento desta Guilda, não somente para a Guilda dos Mantenedores em si, mas para todos os cidadãos D'ni. Olhando o contexto com um olhar lógico, eles apenas começaram a usar todo o potencial do KI de forma abrangente e pública, perto da época da Queda da Civilização D'ni. Que desperdício.

Visando a renovação desta tecnologia e como nem todos a possuíam, a massa foi ordenada a carregar seus KI's. Retornando a minha analogia anterior sobre a possível visita de namoradas e colegiais, acredito agora que eu estava errado. Namoradas e todo o resto começaram a vir para cá em comboios, pelo menos para as áreas abertas ao público. Kodama me corrigiu, recentemente foram encontrados inúmeros Livros de Ligação nas vizinhanças que convergiam para este lugar, bem diferente do Livro de Ligação dos Mantenedores, muito bem guardado que eu tinha mencionado antes. ...Acho que eu errei anteriormente.

Então os visitantes vinham até aqui. Andavam através das portas pesadas, passavam pela checagem dos Besouros para ver se traziam Livros de Ligação. Pegavam seu KI e iam embora. Creio que alguns guardas deveriam ficar em frente ao elevador que levava até o andar de cima, que se localiza justamente em frente a este aposento. Se acontecesse de você trazer um item ilegal até aqui, eles pegariam o objeto e o levariam até a Sala dos Armários e o deixariam lá e você voltaria com um KI novinho em folha para a sua casa. Isso para mim faz mais sentido do que usar os armários para guardar toda a parafernália dos Mantenedores em lugares tão diminutos. Provavelmente um pequeno nicho com equipamentos era deixado a vista de todos os visitantes para impressioná-los.

Despensa ou Aposento de Equipamentos.

Há um punhado de coisas interessantes aqui, a maioria delas eu acredito, nunca foram vistas pelos visitantes. Trata-se de uma pequena caverna um andar abaixo. Segundo Engberg a estrutura do lugar parece segura. Ele dará mais detalhes logo com novas inspeções.

A maioria destas gretas possui material ligado com a manutenção dos dispositivos relacionados aos KI's e também peças e diversos outros tipos de objetos ligados a manutenção de equipamentos... Eu não sei. Laxman irá até estes lugares fazer uma boa inspeção antes de dar acesso aos outros. Eu irei adorar visitar estes lugares. Aqui entre nós, além de mim não sei quem mais irá.

Celas dos Besouros.

Convenientemente alojadas dentro das cavernas. Não sei ao certo como eles levavam os Besouros a estas celas. Não sei como eles faziam para capturar e manter estes Besouros. Talvez através de Ligação. Mas é certo que tais gaiolas são para capturar e manter os Besouros. O símbolo na frente das gaiolas é óbvio. Nós iremos verificar todas para tentar descobrir quando todos morreram.

Falando de acessos, outra questão. Como eles acessavam o segundo piso? O elevador não para no segundo piso indo direto para a área superior. Mais segurança eu suponho.

Segundo Andar.


A destruição foi um pouco mais substancial do que em outros lugares. Olhando rapidamente chegamos a conclusão que o segundo andar é apenas uma extensão da torre central do primeiro prédio, um andar subsequente ao térreo. Eu estarei saindo daqui até poder voltar novamente com Engeberg.

Foram alguns dias, mas eu estou de volta. Eu não sou um experto no assunto, então terei que confiar nas conclusões de Engeberg... Ele garante que esta é a construção com as peças mais sólidas que ele já teve oportunidade de ver. É seguro, ele me garantiu. Se eu morrer aqui e alguém encontrar esta gravação, por favor avise a ele por mim.

O segundo andar é similar ao primeiro, outro corredor e várias entradas. Poucas pessoas devem ter andando por estes corredores. Não há acesso via elevadores, escadas, nada que mostre um acesso. Eu creio que as pessoas subiam até aqui via Livro de Ligação, este por sua vez deve estar em algum lugar da Cidade. Eu pensava que havia algum modo de parar o elevador no meio do percurso para sair neste andar, mas vendo tudo agora, eu acredito que isso não seja possível. Apesar disso, este andar parece extremamente seguro, creio que o acesso era apenas via Livro de Ligação mesmo.

Área de Descanso da Guarda.

Depois da Sala de Observação, pelo menos eu presumo que seja isso, há algo que parece uma sala de estar ou Área de Descanso. É como se eles passassem muito tempo neste lugar. Há camas neste lugar e também catres. Eu acredito que desta área eles podiam ver através das janelas, os visitantes que chegavam.

Armários da Guarda.

Mais armários, similares aos do andar de baixo. Alguns projetados para guardar equipamentos pesados. Eu tenho certeza que Watson irá querer ver isso e guardar estes artefatos muito bem. De fato, eu não sei quanto dos detalhes visto aqui ele irá querer expor no relatório. Laxman pode escrever quase tudo sobre estas coisa e depois elaborar um relatório. Eu irei dizer que realmente não sei como os D'ni podiam ter este tipo de tecnologia.

Sala do Gerador.


Agora eu sei porque este andar é tão seguro. Há uma grande estrutura de geração de força aqui. Uma construção incrível. O prédio inteiro parece retirar energia de alguma forma de uma turbina hidráulica que deve ficar no subterrâneo, este processo faz o prédio inteiro mover-se em seu próprio eixo. Eles inseriram uma grande engrenagem que crava seus dentes na estrutura externa provendo energia para todo o complexo. Isso é como matar dois pássaros gigantes com apenas uma pedra. Incrivelmente engenhoso.

A origem da energia me parece um assunto um tanto complicado. Parece-me que algumas vezes a energia falhava ou era desligada, obviamente existe um equipamento para religar todo o dispositivo quando necessário, um Painel de Controle. Agora eu estou indo para o topo.

Topo do Prédio.


Uau... Eu não imaginava como este prédio era grande. A área do portão de transferência é enorme. A rampa é rotatória também, é claro. Eu estou assombrado com todos os recursos colocados aqui para manter a segurança. Existe prova disso em todos os lugares que olho. É quase hilário imaginar os respeitáveis membros do governo andando pelas trilhas que vasculhei por aqui. Incrível.

Para atravessar em direção a outro lado é necessário passar pelo topo de uma grande rocha entre os prédios. O primeiro lugar onde eu pude estabelecer um Elo de Ligação. Não é muito grande. E há uma enorme estrutura que surge em sua frente. É difícil imaginar uma invasão armada neste lugar. Todos armados acantonados, escondidos esperando por estas pontes rotatórias chegarem até... O que é? Meu Deus...

As criaturas... Estas coisas parecem saídas de um filme de horror. Eu estive aqui tão pouco tempo, eu não as vejo com freqüência, mas quando as vejo fico morrendo de medo. Eu começo a entender as cercas e toda a estrutura. Talvez algumas delas foram concebidas para manter as criaturas longe da estrutura, muito mais elas do que supostos visitantes D'ni. Não podemos confiar nesta floresta, a não ser se estivéssemos com uma grande arma...

Outra ponte alcança o portão de transferência. Mais segurança. Eu creio que a plataforma intermediária deve ter sido erodida com o tempo. Cruzar as pontes era outro ponto para a segurança e creio que a travessia era bem segura em si, principalmente para levar e trazer grupos de uma única vez em direção ao grande prédio. Obviamente naquele tempo era bem mais simples do que hoje em dia. A erosão entre o ponto de encontro das duas pontes irá dificultar as coisas para mim. Eu acredito que os Mantenedores iriam gostar mais das condições atuais, pois é muito mais difícil cruzar para o outro lado.

Sala de Entrada.


Eu não tenho certeza como chamar este lugar ou estes equipamentos, mas ela me lembra uma anti-sala um local para conferência ou uma espécie de anexo pré-entrada, então irei chamá-la desta forma. Não há muita coisa aqui. Há um aposento como este em cada um dos acessos que levam as pontes, em cada aposento há uma porta externa e outra interna que dá acesso ao prédio. A primeira vista não existem dispositivos de descompressão ou de descontaminação. Ela parece apenas ser um local que visa tão somente a segurança, já que a porta interna apenas abre com o fechamento da porta externa.

    
Centro de Treinamento.

Eu vasculhei cada um dos aposentos deste setor, contudo posteriormente darei uma olhada mais detalhada nestes locais. Eu creio que apenas estou vislumbrando a ponta do iceberg.


Há três tipos de aposentos neste prédio e todos estão dispostos aos pares. Há a Sala de Controle, uma na cor amarela e outra na cor roxa, há a Sala de Dispositivos, uma na cor amarela e outra na cor roxa e há também as Salas de Conferência. Estas não são divididas por cor, mas eu presumo que cada uma é destinada a uma equipe, amarela e roxa.

Toda a construção e seus aposentos parecem estar contornado uma grande parede central. As Salas de Controle, controlam a tal parede central, a Sala de Apresentação ou de Dispositivos, provê os uniformes ou os equipamentos para aqueles que irão treinar na grande parede, isso é uma suposição, e as Salas de Conferências recebem os altos dignitários que podem acompanhar os treinos e os desempenhos na Parede de Treinamento. Então vamos aos detalhes. Primeiro as Salas de Controle.

Sala de Controle.


Eu não relatarei nada a respeito dos controles da Parede de Treinamento neste documento. Eu irei deixar esta parte para Laxman posteriormente. Todavia é obvio que o painel que está nesta sala serve para controlar a Parede de Treinamento. A parede é utilizada para treinamento e teste de diversas roupas dos combatentes. A primeira vista eu imaginei que o salão central fosse extremamente quente ou frio ou abafado ou qualquer outra coisa que eu pudesse constatar a primeira vista. Trata-se de diversas pessoas competindo para ver quem chega primeiro no topo da tal parede. As equipes precisam enfrentar todos os tipos de obstáculos inseridos por seus pares. Também há um túnel lateral que provê acesso entre a Sala de Apresentação e a Sala de Controle

Sala de Apresentação.

Eu não tenho certeza se a função desta sala é realmente de apresentação, ou talvez seja isso mesmo. De qualquer forma há alguns dispositivos que lembram armaduras de Mantenedores aqui. Há também os últimos modelos de roupas utilizadas pelos Mantenedores, uma espécie de uniforme que lembra uma segunda pele, no fundo da sala há um dispositivo que veste esta armadura sobre o Mantenedor. 


Agora vou me ater a estudar este dispositivo. Ele é incrível. Nós estamos falando de uma armadura que parece uma segunda pele e possui uma série de dispositivos agregados, como um aparato para fazer uma ligação - transporte. Ultra moderno como deve ser a roupa de um Mantenedor. Muito impressionante. Um Mantenedor poderia cair da parede de treinamento e enquanto caia podia ficar despreocupado pois a roupa o protegeria ou o ligaria-teletransportaria a um outro lugar. Eu estou começando a acreditar nesta possibilidade, apesar do DRC não concordar com minhas idéias. Laxman já esteve aqui e deu uma olhada no local, mas não testou o equipamento. Eu quero ser o primeiro a estar com eles quando o fizerem. Eu creio que estes aposentos devem ser classificados como locais de reunião das equipes.   

Sala de Conferência.


Bem, eu creio que nesta sala se encontravam os altos dignitários, pessoas ligadas ao alto escalão hierárquico que discutiam o desempenho de suas correspondentes equipes. Obviamente eles permaneciam sentados observando toda a ação e através dos monitores podiam ver o desempenho de seus pares. Eu nunca saberei como os Mestres de Guilda observavam e interagiam com suas equipes, preparando e enviando suas equipes para alguma Era radioativa com bolas de fogo com suas novas armaduras, testando seu desempenho.

Área Superior.

Eu não seguirei para a Área Superior agora, mas nós sabemos que esta área é destinada as celas dos prisioneiros. Isto é típico da tecnologia D'ni, eles tinham um único Livro de Ligação que levava para todas as celas. Levando em conta que o prédio está sempre em movimento é muito complicado manter um Livro de Ligação junto com uma máquina de tempo para utilizá-lo para fugir. O momento exato da ligação deve ser ajustado com o local exato da cela que pretende-se entrar. Aparentemente este sincronismo é muito difícil de efetivar.


Falando de ligação. Ambos os prédios giram em torno de seu próprio eixo. Aparentemente a maioria dos visitantes chegava até aqui de forma segura, mas eles eram transportados para um dos prédios. Tem que ser assim. Parte deles também pode ter usado um aparato de tempo sincronizado com um Livro de Ligação, para ter acesso a aposentos específicos. Ou talvez eles usassem um novo mecanismo de ligação criado especificamente para chegar até aqui. Eu creio que eles devem ter um monte de mecanismos ainda por descobrir. Ainda estou vasculhando este lugar, onde estão os Laboratórios de Pesquisa? Ou ainda... Onde todos comiam e dormiam?

Bilhete anexado ao Diário - Douglas Sharper. 


"Simpson, não mencione nada a respeito da área no nível superior do forte em seu relatório sobre Gahreesen. Eu não quero curiosos zanzando por lá a partir da estranha Pedra de Ligação, que está em Teledahn. Sharper."




  • Observações sobre o Diário: 

Gahreesen é uma Era tão interessante que mereceu três diários descritivos, dois no jogo URU Ages Beyond Myst e um no jogo on-line. Uma Era destinada para o treinamento dos membros de Guilda, a guarda de equipamento de manutenção utilizado pela Guilda dos Mantenedores, pesquisa tecnológica para a segurança e ainda servia de prisão para dissidentes do Rei e das Guildas. Uma interessante visão da forma como os D'ni mantinham todo o sistema social sob vigilância.

O bilhete de Sharper para Simpson é óbvio. Ele é uma grande pista para os jogadores, que descobrem a ligação entre Teledahn e Gahreesen. Ao ler o bilhete tudo é esclarecido e a tentativa de Sharper de manter os curiosos fora de Teledahn torna-se inócua.

  • Diários do DRC D'ni Restoration Council. 

Estes diários são escritos por técnicos, cientistas e estudiosos da cultura e história D'ni. Eles são encontrados em Eras e diversos sítios arqueológicos espalhados pela Grande Caverna e são fontes de informações sobre a vida cotidiana do povo D'ni. Este diário em particular foi escrito por Michael Simpson, historiador, pesquisador e arqueólogo a serviço do DRC. Seu estudo sobre os Prédio Prisão e Prédio de Manutenção são meticulosos. No jogo on-line foram adicionados outros dois diários com informações sobre o treinamento do pessoal e outro com mais informações sobre o KI.


Tradução e comentários por: Drica Portes.

Volte ou Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.