- Introdução ao jogo MYST IV Revelation.
- Conhecendo o enredo e o cenário.
- Uma grande aventura e um dilema.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Desta vez o jogador tem uma ajuda extra. Estou falando de um menu sofisticado, que lembra um pouco o menu utilizado em MYST III Exile. Neste menu, você já tem os comandos de praxe como salvar e carregar, a inovação foi inserir um quesito de ajuda. Em qualquer parte do jogo o explorador poderá acessar este item no menu de opções e terá um mapa detalhado da Era visitada e também a solução de quebra-cabeças determinados à sua escolha, para isso há três níveis de ajuda. Mas não se anime muito, pois mesmo com a ajuda extra, alguns dos quebra-cabeças são mais complicados do que esperamos.
Outro recurso recorrente e de grande ajuda são os itens: máquina fotográfica e diário, ambos aparecem assim que o jogo inicia na Era Tomahna. Você pode perguntar: Tomahna? Sim, caro colega explorador... É àquela mesma Era que conhecemos no jogo MYST III Exile, contudo agora poderemos ver a Era com muitos detalhes.
Outro capítulo à parte é a trilha sonora, que está belíssima: ás vezes forte ou visceral e às vezes suave e harmoniosa com o uso constante de coral e melodias orientais. Também ouviremos novamente uma linda música de Peter Gabriel, que já tinha participado de Uru Ages Beyond MYST, a música Curtains tocará duas vezes durante o jogo. Em uma delas quando você encontrar com os Ancestrais de Serenia e outra no momento dos créditos.
- História por trás do Enredo.
O jogo começa um tanto sombrio. Atrus está preparando-se para escrever uma carta para você. Nesta carta ele explica o motivo da sua convocação:
No decorrer da aventura e a medida que os quebra-cabeças forem desvendados, você terá acesso ao lugar que eu chamo de Câmara Secreta, mas que não é tão secreta assim, já que todos da família têm acesso a ela, à partir desta câmara você visitará os mundos de Haven onde Achenar passou os últimos vinte anos, e Spire, onde Sirrus passou os últimos vinte anos. Nestes dois mundos você encontrará enigmas variados e de difícil resolução. Os mais aficionados fãs de MYST irão adorar, pois todos são no estilo típico que consagrou o jogo.
Nestas Eras também você poderá conhecer minúcias das vidas dos irmãos e até mesmo confissões dolorosas do passado. Também será uma oportunidade para definir a personalidade de cada um.
- Trama envolvente e dúvida até o fim.
Após visitar as duas Eras Prisões, aonde você irá atrás de pistas, você terá finalmente acesso a um novo lugar chamado Era Serenia. Um lugar lindo, exuberante e completamente sereno. Uma Era elaborada por Catherine, que teve uma inspiração divina ao criar esta Era que é cercada de misticismo. Serenia é protegida por seis guardiãs que mantêm a ilha sagrada longe dos perigos de habitantes perigosos. Contudo ninguém poderá estar a salvo da ganância, inveja e do ódio de Sirrus e Achenar. O melhor vem quando você finalmente conhece algumas das guardiãs. A certa altura do jogo, você não sabe realmente em quem confiar. Começa a duvidar das atitudes e das palavras de lamentação de Sirrus e Achenar e começa até mesmo a pensar que foi alguma das habitantes do lugar que sequestrou Yeesha, tal é o ar de familiaridade entre as habitantes e a menina. Pelo menos você irá descobrir da onde Yeesha tirou a ideia de usar roupas extravagantes, pinturas tribais e cabelos coloridos em Uru Ages Beyond MYST. Ou será que eram antigos costumes D'ni? Ou de Riven? Terra de sua mãe... Bem você irá tirar suas conclusões ao final do jogo.
- As Eras...
Era Tomahna: você já havia visitado este lugar em MYST III Exile, mas não pôde ver tudo pois teve que sair a procura de Saavedro. Agora você voltará para este lugar paradisíaco construído por Atrus. Você será recebido por Yeesha e poderá ver os detalhes da ravina e as construções ao longo do lago interno. Também conhecerá o laboratório de Atrus e a Câmara Secreta, que guarda os dois Livros Prisão, Vermelho que o levará até Era Spire que é a prisão de Sirrus e Azul que o levará até Era Haven que é a prisão de Achenar. Talvez até consiga acessar a antiga biblioteca de Atrus, já queimada pelo fogo propagado por Saavedro em sua fúria. Atrus construiu um complexo hidroelétrico fenomenal e também belos jardins hidropônicos para Catherine, que por acaso não se encontra nesta Era. Você também poderá conhecer os quartos de Catherine e Atrus e de Yeesha e a bela área de estar com cozinha e varanda. Um lugar idílico e cheio de paz.
Era Haven - Prisão de Achenar: Atrus deu um bom nome a esta Era que significa: refúgio ou enseada, mas que eu chamo aqui de Refúgio na Enseada, este Livro de Ligação era apenas para ser uma armadilha para ladrões que por ventura entrassem em sua biblioteca. Atrus sempre avisou que era um lugar perigoso cheio de enormes animais e navios perdidos. O que deve ter atraído Achenar foi o enorme navio cheio de tesouros que esta Era guardava. Um lugar que lembrava aventura como a própria alma de Achenar. Mas certamente ele não sabia a real natureza daquele lugar. No final tornou-se um lugar interessante ao estilo dele, que sempre foi mais desprendido do que seu irmão caçula. Uma selva pré-cambriana no estilo, paraíso perdido, cheia de animais de diversos tamanhos, formas e utilidades. Nesta Era você verá um navio em ruínas o que nos faz lembrar da Era Stoneship de MYST I. Achenar fez algumas construções no decorrer destes vinte anos, e preparou uma série de quebra-cabeças para aqueles que pretendem ingressar nesta Era misteriosa.
Era Spire - Prisão de Sirrus: Como a Era anterior, Atrus escolheu um bom nome para este Livro Armadilha que significa Agulha ou Pináculo. Realmente na entrada do livro podemos ver uma enorme torre apontando para um céu cinza. Atrus sempre disse para Sirrus que este lugar era perigoso, pois possuía uma população xenofóbica e violenta. Mas ao olhar a paisagem podemos entender porque Sirrus escolheu este livro para entrar. A vista mostrava um belo palácio e lá poderia ter riquezas sem fim e uma população para dominar como um rei. Um lugar charmoso e aristocrático ao gosto de Sirrus. Mas no final ele descobriu um lugar frio, sombrio, sem vida no meio do nada, um lugar como sua própria alma. Uma grande construção que lembra um palácio em ruínas e que está flutuando entre nuvens eletricamente carregadas e pedras de cristal voadoras. Sirrus até tentou dar um ar refinado ao lugar fazendo diversas esculturas da família. Contudo o maior segredo está na parte de baixo das ruínas voadoras. Onde Sirrus arquitetou seu plano de fuga. Para chegar neste lugar você precisará de muita destreza e pensamento lógico, pois o irmão caçula nunca desistiu de fugir e é capaz de fazer qualquer coisa para conseguir a liberdade.
Era Serenia: Esta Era foi criada por Catherine há muito tempo, pois Atrus afirma ter falado dela para seus filhos quando eles ainda eram pequenos. Como todas as Eras feitas por Catherine, este lugar é cheio de mistério e espiritualidade. No plano central há uma Ilha Sagrada. Um lugar verdadeiramente Zen, que lembra a mistura das culturas, celtas, hindu e budista. Há um rígido sistema de deveres no lugar, mas a população parece bem conformada com a situação. Seis mulheres foram escolhidas para servirem de guardiãs da Ilha Sagrada. Qualquer mulher pode ser guardiã, mas os homens são mantidos em uma vila próxima com o restante dos habitantes. Nesta Ilha Sagrada há um lugar chamado de Câmara da Memória, onde são guardados globos de cristal com a memória de todas as pessoas de Serenia que já morreram, assim seus familiares podem visitar os parentes já mortos em seus sonhos ou entrar em contato com os Ancestrais. Não se preocupe você também irá visitar este lugar e terá uma experiência verdadeiramente espiritual. Outro lugar inesquecível é o Templo dos Espíritos do Sonho lá você será informado sobre o seu guia espiritual nesta Era.
- Manual MYST IV Revelation - Introdução.
- Manual MYST IV Revelation - Personagens.
- Manual MYST IV Revelation - Era Tomahna.
- Manual MYST IV Revelation - Era Haven.
- Manual MYST IV Revelation - Era Serenia I.
- Manual MYST IV Revelation - Era Spire.
- Manual MYST IV Revelation - Era Serenia II.
- Manual MYST IV Revelation - Era Serenia III.