10 de janeiro de 2018

Diário de Atrus XII

Templo na Era Serenia. MYST IV Revelation.

  • Sobre a Era Serenia.
  • Encontrado em MYST IV Revelation.
  • Na Biblioteca em Tomahna.
  • Na escrivaninha.
  • Escrito por Atrus.
  • Descreve a Era Serenia criada por Catherine.
  • Dividido em doze páginas.
  • Escrito a mão com desenhos.
  • Capa de couro vermelho com desenho geométrico.
  • Incluí alguns comentários e especulações.
  • Esta tradução é livre e cabe correções se necessárias.
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.

104.07.14 A primeira vez que coloquei a mão no Livro de Ligação para Serenia, pensei: está Era é diferente de qualquer outra que já visitei, e assim foi. O céu é claro e translúcido, os rios e as quedas de água brilham como diamantes, e as luzes que aparecem vez por outra entre as aberturas das rochas me deixam sem fôlego. Encontrei um grupo de mulheres que me disseram estar me esperando e a medida que falavam, compreendi que pareciam saber muita coisa sobre mim. Porém, quanto mais explicavam, mais sua história me parecia inverossímil.

As Eras de Catherine sempre surpreendem por conter coisas impossíveis. Por que esta seria diferente? Uma história narrada pelas Guardiãs, pois é assim que elas se autodenominam, me emociona até hoje. Ha muitos séculos um dos nativos contraiu febre e morreu, seus pais que o amavam muito decidiram enterrá-lo embaixo de uma cachoeira, assim construíram uma esfera, globo, para poder levá-lo até o lugar onde ele deveria descansar. Mas o local escolhido era muito profundo e só puderam levar o corpo até um determinado trecho, então voltaram para a superfície e decidiram enterrá-lo embaixo de uma flor gigante em seguida ficaram no local e descansaram. A mãe derrubou lágrimas durante a noite toda, as mesmas encharcaram o solo e irrigaram as raízes da grande flor. Comovida pelo pranto a flor pediu aos pais que levassem o menino até o interior de suas pétalas, no local onde ficava os pistilos. Ela conservaria suas memórias para que os pais pudessem visitar suas lembranças sempre que quisessem. Depois a flor expeliu uma de suas lágrimas através de suas raízes, que converteu-se em um receptáculo para memórias. Então o pai do nativo mergulhou na lagoa perto da flor para pegar o receptáculo em forma de esfera. E foi assim que a Câmara da Memória surgiu pela primeira vez para os nativos de Serenia. 



Ao ler o Livro Descritivo de Catherine, entendi que a planta que as Guardiãs chamam de Câmara da Memória é o fruto de um imenso fungo. E como todos os fungos, este converte substâncias orgânicas inertes em nutrientes e assim preenche as Esferas da Memória. Como Yeesha me pediu para visitar Serenia, contarei a ela esta história, como fiz com seus irmãos quando eles tinham sua idade. Mas não posso evitar em pensar que meu conhecimento científico de Serenia fica insignificante ante a lenda emocionante disseminada pelas Guardiãs.


104.07.15 Não era consciente do tempo que passei sem visitar esta Era até que sai da caverna junto com Yeesha depois de efetivar a conexão pelo Livro de Ligação, foi agradável constatar que a Era não tinha mudado muito. Outras mulheres substituíram as Guardiãs que eu conheci, contudo elas continuam tão afáveis como antes. Yeesha prontamente começou uma amizade com uma das Guardiãs chamada Anya, e como planejamos passar mais tempo aqui no futuro, pensei que nossa relação com elas seria de beneficio mutuo.

104.09.11 Depois de várias semanas de ausência, a noite regressamos a Serenia. Catherine aceitou nos acompanhar, assim ficaremos uma semana a mais. Esta manhã aproveitei que estava com Catherine e voltei sozinho para fazer uma exploração da Era, minha caminhada me levou mais além da atual Câmara da Memória de Serenia, segui até a antiga flor que serviu de Câmara da Memória há séculos atrás.


A edificação construída que rodeava a antiga Câmara, permanecia como eu me lembrava, mesmo com a flor muito deteriorada. Tentei abrir a porta para dar uma boa olhada, mas ela estava trancada. Tudo bem... Já fazem trinta anos. As Guardiãs me disseram que o frágil coração da Câmara emana uma intensa fragrância durante seu ciclo reprodutivo. Quanto mais perto dela ficar madura, mais tóxico se torna o gás que ela emana, o que obriga as Guardiãs procurarem por uma nova flor. Não há dúvidas que o gás do interior da Câmara poderia ter me matado em pouco tempo.

105.03.10 Catherine disse que já era de se esperar, esta manhã Yeesha pediu para conhecer os Ancestrais de Serenia. Tentei explicar para ela que o lugar que as Guardiãs chamam de Sonho não é real, e como poderia sê-lo, mas ela insiste em comprovar por si própria. Que posso fazer?

Suponho que não aconteça nada porque eu tentei convencê-la a não fazer. Pelo o que Anya me contou, levará vários meses para que Yeesha aprenda a sonhar. E já passou muito desde que tive tempo suficiente para me concentrar no acessório do visualizador de cristais. Se minha filha curiosa se manter ocupada, todos nós iremos ganhar.


105.06.10 É incrível como o tempo passa rápido, hoje assisti uma cerimônia em Serenia para celebrar o domínio dos costumes locais por Yeesha. Devo confessar que ainda tenho dúvidas sobre o Reino dos Sonhos e seus efeitos, mas ver o orgulho de minha filha ao exibir o medalhão das Guardiãs valeu a pena. 

105.07.02 Hoje Yeesha disse algo estranho durante nossa aula de escrita. Ela disse que Catherine raramente escrevia algo agora, e perguntou se nós poderíamos explicar isso... Só porque alguém morreu depois de visitar uma Era, não significa que o escritor da Era é o responsável... Imediatamente soube que ela estava falando de minha avó. Contudo nem eu nem Catherine nunca falamos da morte de Anna, assim é um mistério como ela soube de algo. Quando perguntei a ela, me disse que foi seu medalhão que havia lhe dito algo, contudo ela só tinha um quadro geral de Anna. A resposta foi totalmente insatisfatória, mesmo que Yeesha tenha admitido que soube de coisas que não sabia antes de ganhar o presente das Guardiãs. Eu gostaria de examinar o medalhão mais atentamente. Mas no momento a situação com Sirrus e Achenar têm precedência. Talvez depois que meu amigo partir amanhã...

Visão da Câmara da Memória na Era Serenia. MYST IV Revelation.

  • Observações sobre o Diário.

A Era Serenia foi escrita por Catherine muito tempo atrás. Talvez na época que estava em MYST ou mesmo quando estava em Averone, não há dados da época em que ela criou este paraíso, mas mostra que Catherine aprendeu bem as lições de Anna, fazendo uma boa interação entre o fator humano e as potencialidades naturais, o mesmo que Atrus fez ao criar Edanna e posteriormente Releeshahn. Atrus diz que as, Eras de Catherine..., o que significa que além da Era Tay, ela elaborou muitos Livros de Eras. Quais foram estas Eras? Não há resposta no jogo. O certo é que Atrus falou desta Era para Sirrus e Achenar quando eles tinham por volta de dez anos, a mesma idade de Yeesha na época que ele escreveu este Diário.

Yeesha revela que o medalhão ou gargantilha lhe conta segredos. Obviamente a mente lógica de Atrus recusa-se a acreditar na conversa da filha. Infelizmente ele não tem tempo para verificar o medalhão em maiores detalhes. De qualquer forma foi uma iniciação para Yeesha, que como sua mãe tende a ver as coisas muito mais de forma espiritual do que científica. 

Anna, avó de Atrus, conviveu com Catherine e Atrus durante algum tempo na Ilha MYST. Antes disso quando Gehn era criança ela viveu na Grande Caverna, e mesmo não sendo a causa principal da queda da Civilização D'ni, muito desta tragédia tornou-se um fardo para Atrus e sua família, tanto é que eles sentem-se responsáveis pela reconstrução de tudo que significou D'ni. Felizmente com o tempo eles chegam a conclusão que tudo apenas iria melhorar com a criação de um novo lugar, a Era Releeshahn, iniciada no período de dez anos em que Atrus encontrou remanescentes da Civilização D'ni em diversas Eras.

Lendo este Diário fica mais fácil entender o mecanismo da Câmara da Memória, tanto através da linda lenda proferida pelas Guardiãs, como pela explicação científica de Atrus. O certo é, Atrus nunca passou pela experiência do mundo dos Sonhos, sendo difícil para ele entender as implicações da viagem com os Ancestrais. Esta viagem pode ser desde um encontro espiritual, até um efeito psicodélico dos gases emanados pelo grande fungo em forma de flor, chamado de Câmara da Memória.

  • Diário de Atrus:


Estes diários são a fonte mais importante de informação da Série MYST, e do enredo envolvendo a família de Atrus. Nos diários é possível ler desde acontecimentos privados até relatos sobre a construção de determinadas Eras. Um dos diários mais interessantes é aquele encontrado em MYST III Exile, onde Atrus, escreve sobre a excursão feita até as ruínas da Cidade D'ni e a construção da Era Releeshahn. Através destes diários também é possível traçar um perfil do autor e de sua família, principalmente nos trechos que narram as ações de seus dois filhos, Sirrus e Achenar. Enfim, além de tudo isso, também é possível encontrar muitas pistas sobre qual o procedimento que o jogador deve tomar em cada um dos jogos da Série.

Tradução e comentários por: Drica Portes.

Volte ou Visite também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.