25 de fevereiro de 2019

Manual URU Ages Beyond MYST - Novo Deserto

Novo Deserto...

  • Um círculo se encerra.
  • Retornando ao Deserto...
  • O final ainda não foi escrito.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Bem... Agora você está de volta ao deserto e sua chegada não será muito confortável. Após pular na Fenda Estelar você cairá no terreno árido próximo ao vulcão adormecido e verá os destroços do telescópio que estava em MYST II Riven. Parece que tudo que cai pela Fenda Estelar acaba neste deserto.


Sua primeira providência será caminhar até a ravina, onde você voltará para as cavernas. Mas antes apenas por curiosidade, se desejar, passe no Trailer do Zandi... Ele não estará sentado por lá. Onde será que ele foi? Isso é um mistério...



Volte para a entrada da ravina e desça a escada de madeira.Você estará de frente para a ponte que está ligada a caverna da cozinha. Siga por esta ponte, dê um salto com o seu avatar e você estará do outro lado. Siga em direção a biblioteca. Você deve chegar no dispositivo o qual mostrou a primeira projeção de Yeesha no começo do jogo. 

Acionando este projetor você poderá ouvir a última mensagem de Yeesha. Ela também dará a você uma Página do Relto muito especial. Mas para acionar novamente o projetor você precisará de uma nova combinação de símbolos.

Quando você esteve na Caverna Bahro deve ter anotado os símbolos respectivos de cada Era, aqueles que estavam gravados no chão da caverna. Infelizmente para cada jogo a combinação de símbolos muda, mas tentarei explicar de uma forma simples como funciona a lógica da posição dos símbolos.



A seqüência da posição de cada Era não muda, contudo os símbolos mostrados em cada jogo referente a cada Era são randômicos, ou seja, o jogo escolhe os mesmos de forma aleatória. Mas a posição de cada símbolo ligado a cada Era são determinados pela localização de cada Pilar de Jornada. Independente do símbolo que você tenha encontrado sempre faça a seguinte combinação: Eder Gira e Eder Kemo em oposição a Kadish Tolesa e Gahreesen em oposição a Teledahn. Até aí tudo bem. Mas como saber qual símbolo fica na esquerda ou na direita, ou em cima ou em baixo?


Eu joguei algumas vezes o URU e esta combinação de posições sempre deu certo, pois sempre sigo a mesma ordem de visitação. Outro meio de você saber qual o lugar de cada símbolo é observar a posição dos totens fora da cabana do Relto quando eles retornam da Caverna Bahro. Toda vez que você visitou a Caverna Bahro vindo de alguma Era, o pilar ou totem era dissolvido em faíscas flamejantes. Após este fenômeno ele volta fumegante para a ilha do Relto. Anote as posições que eles se encontram e a ordem que eles voltam. Já que você poderá seguir outra ordem de visitação das Eras, diferente da ordem que eu sugeri neste guia, a ordem de visitação das Eras é um dos fatores que define a escolha de determinado símbolo para determinada Era na combinação final de símbolos na caverna da ravina.

Anote a posição de cada pilar ou totem de cada Era e veja qual está em oposição a outra determinada Era. Assim você saberá de antemão como posicionar os símbolos encontrados na Caverna Bahro.


Após colocar a seqüência correta de símbolos, você poderá ver a última mensagem de Yeesha. Ela falará sobre a Civilização D'ni e a esperança que ela carrega de poder restaurar a história de seu povo. Ela falará da vida e de como era aquele deserto. E note que ela cita a A Trilha da Concha, ou seja, Path of Shell... 'Juntos encontraremos a trilha da concha...' Neste momento ela dará a você um novo livro, ele é um Elo de Ligação com o novo deserto. 'O qual se transformará em vida devido ao líquido sagrado. A Água.' Clique na imagem do livro e você será transportado para este novo deserto.


Então Yeesha em carne e osso aparecerá na porta da caverna e falará da chuva que dá vida ao deserto e inexplicavelmente começa a chover na ravina. Um presente de Yeesha para você antes dela ir embora. Após este acontecimento inusitado você poderá acessar a última Página do Relto. Lembra daquela bacia de pedra próximo a porta com um botão verde iluminado? O botão poderá ser acionado e logo surgirá uma página do Relto. Adicione a página em seu Livro do Relto, como você fez com as outras páginas. Agora você terá a possibilidade de fazer chover no Relto.




O final ainda não foi escrito. Você fez tudo que foi requisitado. Você viajou o círculo completo.

Você retornou a ravina, através da fissura, você nadou entre as estrelas e viu as reminiscências das possíveis jornadas, você retornou e os pilares retornaram e agora uma vez mais os Bahros pelo menos, poderão voltar para D'ni. Você não precisa entender o que tudo isso significa, somente deve saber que o Criador pôs tudo em movimento.

Agora o círculo está completo e a Árvore está crescendo novamente. A trilha está aberta e o símbolo de sua jornada deve mudar. Agora o início está atado até o final. Agora você pode ir onde desejar. A restauração de D'ni aguarda, a Cidade nas profundezas respira. URU novamente.

E eu irei me preocupar com outras coisas, ao menos irei começar algo maior. Eles irão agora também afetar a Restauração... Talvez não nos mesmos moldes que os outros planejaram.

Você aprendeu sobre o orgulho dos D'ni. Os grandes escritores dos Mundos, que foram infectados por seu orgulho, como se fosse um câncer, que cresceu silenciosamente protegido da superfície, mas no seu auge até D'ni não pôde mais sobreviver.

Mas tudo que eu falei. Você entendeu bem, eu creio nisso. Deixe-nos finalizar o círculo com uma recompensa, antes nós iniciaremos um novo ciclo.

Relto o lugar alto, é sua Era agora. Ela foi a primeira Era que eu escrevi, um presente para meus pais, e agora ela representa muito mais. Ela relembra a mim de outro lar, outro lugar. Eu coloquei a Biblioteca ao lugar que ela pertence. Mas o Relto irá mudar. Ele terá a sua alma, mostrando o que você é. Somente Eu poderia ter escrito o Relto - Ele está além do que os D'ni podem compreender. Tome-o.

E darei a você uma nova roupa, para representar a sua jornada. Use e a mostre para os outros, o que você já descobriu, e quando eles irão tê-la também. Quando você usar esta roupa, você dirá a todos que você está de nosso lado, com Yeesha e com os Bahro. E nem sempre será fácil. O outro presente está aqui, uma ligação para a ravina em Tomahna - Lar. Você não podia retornar aqui, mas agora você poderá, este Livro terá um lugar especial em sua prateleira. Este lugar não poderá ser compartilhado com os outros. Retorne aqui sozinho quando você desejar para relembrar o círculo das coisas.

Retornando... Um presente final, algo que nenhum D'ni foi capaz de escrever em mais de Dez Mil anos. Eu sozinha fui capaz de escrever este presente. Eu sozinha escolhi isto e muito mais. Este presente é o que meu pai Atrus desejaria dar a minha avó Ti'ana... que Ti'ana desejava e dançava por ele... O presente da vida no deserto.

Talvez o final ainda não esteja escrito...




Saia da caverna e veja a chuva. Depois saia da ravina para observar as cenas finais do jogo. Você irá para a beirada da cerca de madeira que envolve a ravina e olhará para o cume do vulcão adormecido. Você verá várias criaturas Bahros correndo para o cume do vulcão. Até esta etapa do jogo você não tinha as visto de verdade, então a princípios elas podem lembrar grandes primatas ou homens da nave. Talvez estejam voltando para sua caverna. Eles são muito semelhantes aos desenhos primitivos de criaturas vistas na rocha talhada na vizinhança de Bevin. Você irá rever estas criaturas na aventura Final das Eras - MYST V End of Ages.


Depois disso, ouça a mensagem e a música final, após a tela com a última mensagem você poderá voltar para o deserto apenas clicando na tela. Siga em direção ao Trailer do Zandi e pegue a camisa que ele deixou para você. Em seguida aprecie a paisagem... Sua caminhada terminou por enquanto, pois o final da história dos D'ni ainda não foi escrita e MYST sempre viverá em nossos sonhos...


Agora você poderá conhecer tranquilamente qualquer Era do jogo. Afinal todas as etapas foram cumpridas. Você notará que haverá um livro a mais em sua prateleira do Relto. Ele será do deserto no princípio e do deserto no final com chuva. Você também verá que dentro do guarda-roupa haverá uma nova roupa. Uma jaqueta de explorador com o símbolo dos Tecidos de Jornada. Isso significa que você conseguiu desvendar a primeira etapa dos mistérios dos D'ni. Se você tem a Expansão URU to D'ni - URU indo a D'ni ou o URU - Complete Chronicles, partiremos para a próxima etapa da aventura e claro, retornaremos as encantadoras Eras de URU.


  • Tecidos de Jornada no Deserto.
  • Tecido 1. Atrás da placa perto do portão de entrada.
  • Tecido 2. Atrás do trailer do Zandi.
  • Tecido 3. No esqueleto do Warhk.
  • Tecido 4. Na caverna pequena em frente a biblioteca.
  • Tecido 5. No balde de madeira perto da árvore da ravina.
  • Tecido 6. No interior da biblioteca após a aparição de Yeesha.
  • Tecido 7. Do lado de fora da porta da biblioteca, quando fechada.
  • Pedras Bahro no Deserto.
  • Nenhuma.
  • Pedras Bahro que levam ao Deserto.
  • Nenhuma.
  • Páginas do Relto no Deserto.
  • Chuva. No final da jornada na bacia dentro da biblioteca.
  • Livros de Ligação no Deserto.
  • Livro do Relto dentro da árvore da ravina.
  • Livros de Ligação que levam ao Deserto.
  • Apenas à partir do Relto.
  • Recompensas no Deserto.
  • Óculos de explorador na primeira caverna em frente a biblioteca.
  • Camisa do Zandi, pendurada na frente do trailer.



  • Onde Encontrar os Tecidos de Jornada.
Atrás da placa de metal próxima a cerca de arame farpado.
Atrás do Trailer do Zandy.
Na mandíbula do esqueleto de Wahrk.
Na primeira caverna da direita próximo a primeira ponte.
Na parede próxima ao projetor depois da mensagem de Yeesha.
No balde de madeira próximo a árvore.
No lado externo da porta da caverna do projetor.

No lado externo atrás da casinha de madeira.
Entre os dois telescópios na sala superior de controle.
Na parede próximo a janela no quarto acima da sala de controle.
Na prisão de escravos no subterrâneo da casinha de madeira.
No lado externo da área das docas em cima do parapeito da porta.
No interior do corredor central da caverna.
Dentro do aposento na parte superior da área das docas.

Atrás dos destroços na sala do dispositivo KI.
Em cima do armário em forma de trapézio.
Na Sala do Reator onde está o painel de controle de energia.
Em cima do platô que está entre os dois prédios giratórios.
Na Sala de Conferência com telões desligados.
Na pequena cela com acesso através da Era Teledahn.
Atrás do sexto pilar na parte superior do Prédio Prisão giratório.

Na Primeira Câmara no último pilar próximo a entrada.
Na Segunda Câmara no patamar de pedra circular.
Atrás da porta da árvore que abre com os mecanismos dos relógios.
Na parede externa da pirâmide na grande área externa.
No corredor de acesso após a saída do elevador na pirâmide.
No segundo patamar da sala dos pilares hexagonais.
Dentro do Cofre de Kadish.

No parapeito junto a parede íngreme do precipício próximo a ponte.
No topo do pilar de pedra na área de chegada.
Próximo a área do bambuzal no Primeiro Jardim.
No grande pilar de pedra no centro do Primeiro Jardim.
No anfiteatro no segundo jardim, no pilar da lâmpada.
Próximo a pérgula no segundo jardim perto aos bulbos expelidores.
Na caverna escondida no segundo patamar das cachoeiras.



Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:


Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.