28 de outubro de 2018

Manual URU Ages Beyond MYST - Deserto

Visão do vulcão inativo no Deserto do Novo México.

  • Chegando ao Deserto.
  • Conhecendo Zandi.
  • Encontrando os sete tecidos de jornada.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Neste deserto você iniciará a sua trilha nos mistérios de URU. Sua primeira tarefa ao entrar no jogo é criar um avatar. Este avatar não poderá mudar de nome ou de gênero, mas você poderá trocar a sua roupa ou sua aparência a partir de seu ingresso no Relto. Posteriormente você receberá algumas peças de roupas e acessórios em algumas das etapas do jogo para incrementar o visual do seu avatar.


Atenção: a ordem em que você ativa os Tecidos de Jornada dentro de cada etapa não importa, o importante é ativar todos para concluir uma Era. Darei instruções para facilitar sua jornada a tornando mais prática. Siga as recomendações do fabricante: abaixe a luz e aumente o volume do som para imergir totalmente nesta aventura.


Assim que você completar e der vida ao seu avatar, clique na palavra URU que fica do lado direito acima do painel, o jogo terá início com uma pequena introdução. São palavras de Atrus para Yeesha:


"Nossa Querida Yeesha... Na última noite sua mãe teve um sonho... Nós sabemos que algumas profecias sobre o futuro ainda não foram realizadas por escritores ou pelo criador, mas o sonho dizia que os D'ni floresceriam novamente algum dia. Novos exploradores iriam surgir no deserto, sentindo o chamado de algo que eles não compreenderão. Mas o sonho também disse que um pássaro do deserto surgiria com tremenda força para revelar este novo futuro D'ni. Nos sentiremos esta força e ela mudará as pessoas. Yeesha nosso pássaro do deserto, sua procura a levará adiante e mais longe de nós. Eu espero que o que você encontre a traga mais perto de nós."




  • Encontrando Zandi.

Em seguida você será enviado para um deserto completamente iluminado. Há poucas nuvens no céu e o sol está a pico. Ao longe você verá um vulcão extinto e vários arbustos pelo chão. Gire 180º graus ás suas costas você verá uma antiga placa de propriedade encostada em uma cerca de arame farpado que circunda toda a região que você vai explorar. Nela você verá o nome de Elias Zandi um tanto apagado. Ele era o pai de Jeff, o qual você irá encontrar em frente a um trailer logo mais.


Atrás desta placa você deve ativar o Primeiro Tecido de Jornada. Se desejar explore toda a região, mesmo que você esqueça de ativar este Tecido, Zandi dirá para você: que há coisas que começam pelo fim, uma pista para você saber que no início do jogo há um Tecido de Jornada, justamente aquele atrás da placa de propriedade.


 Depois você deve rumar em direção ao grande vulcão extinto. Note que na direção Oeste há um veículo. Este é o Trailer do Zandi. Siga nesta direção e aproxime-se dele. Ele levantará a cabeça do livro, Quanta: Exploring the Mysteries of the Multidimensional Universe e conversará um instante com você. Ele te dará boas vindas e explicará que você deverá seguir até a ravina para ouvir uma mensagem de Yeesha.


Se você ficar mais uns instantes ele começará a dar novas instruções. Dirá que você deverá acionar o moinho de vento e que há um Tecido de Jornada atrás do trailer. Também deixará claro que ao final de sua jornada no deserto você deverá entrar na árvore. Isso é muito estranho... Siga até a parte de trás do trailer e veja o Segundo Tecido de Jornada. Ative-o. Depois continue a explorar sem no entanto entrar na ravina ainda.


Volte-se em direção ao moinho de vento, siga em frente e passe pela entrada da ravina para explorar o restante do terreno. Continue caminhando até encontrar os destroços de um artefato de metal. Tudo indica ser o telescópio visto em MYST II Riven. Talvez ao ter caído na Fenda Estelar ele tenha aterrissado neste deserto.


Após ver os destroços siga em frente. Você vai ver o esqueleto de uma criatura enorme. Na verdade é o esqueleto de um Wahrk, uma criatura vista na Ilha Platô, em MYST II Riven e que assemelha-se a uma baleia. Perto do crânio ou no final da coluna vertebral deste esqueleto você vai encontrar o Terceiro Tecido de Jornada, ative o mesmo. 

Agora volte para a cerca de madeira que circunda a ravina e leve seu avatar até o inicio da escada de corda e desça. Você irá alcançar a escadaria de pedra e verá um emaranhado de pontes de tábuas e várias cavernas. O fundo da ravina possui uma vegetação rasteira verdejante e pequenos platôs de pedra que saem da base da rochedo. Olhe para a direita e veja próximo a grande árvore, uma poça de água cristalina.


Sua primeira tarefa será explorar as diversas cavernas. Você verá duas pontes a sua frente. Uma leva até uma porta selada e a outra ponte a sua esquerda levará você até a caverna principal deste complexo, note que a entrada está aberta. Ao tentar atravessar a ponte ela ruirá e você irá cair no fundo da ravina. Não se preocupe.


Vire para a esquerda e siga até o fundo da ravina. Lado contrário da grande árvore com a estranha porta. Você verá outra ponte caída que servirá como escada. Suba por ela e você terá acesso a duas cavernas pequenas. Entre na caverna a sua frente e acione o Quarto Tecido de Jornada.


Depois de conhecer o cenário saia desta caverna e siga para a caverna ao lado. Ao entrar olhe para a direita e veja uma espécie de mesa de pedra que brota da parede da entrada. Se você está jogando URU Complete Chronicles, você poderá pegar um óculos de explorador. O mesmo utilizado por Atrus em várias aventuras em jogos anteriores. Para pegar o óculos basta tocar com seu mouse sobre ele. Imediatamente ele será incorporado ao seu visual e posteriormente ao seu guarda-roupa. Agora entre no aposento. Você verá um catre de pedra e em cima desta cama improvisada um bilhete. Ele é de Atrus para Yeesha e contém a mensagem inicial do jogo. Após ler a mensagem volte-se para a porta e rume para a direita em direção ao final deste platô.


Desça para um beiral mais abaixo e atravesse a ponte de tábuas improvisadas. Você também poderá ao invés de passar pela ponte improvisada de tábuas, pular do pequeno platô abaixo do quarto de Atrus onde está a carta para Yeesha, para isso basta ativar o Caps Lock e usar a barra de espaço.


Siga para o outro platô e suba na outra ponte que caiu e servirá de escada em direção a caverna principal. Esta caverna está dividida em duas partes. Uma biblioteca e uma cozinha anexa com saída externa. Entre e conheça o cenário. 

A princípio não há nada demais. Entre no outro cômodo que é uma cozinha e veja um dispositivo de pedra que é um moedor de farinha com duas rodas de pedra. Puxe a alavanca em frente a este moedor, use o seu mouse, quando o círculo interno do ícone for preenchido por outro círculo branco significa que a ação pode ser desencadeada. Você verá que nada acontecerá ainda. Tudo parece estar desligado neste lugar. Agora você deverá acionar a força motriz desta ravina. Somente assim você poderá ouvir a mensagem de Yeesha.

  • Acionando o Moinho de Vento.


Saia da caverna e pule para o fundo da ravina. Veja a sua frente o outro lado da ponte caída, ela servirá de escada. Suba por ela e depois rume para fora da ravina. Contorne a cerca de madeira em direção ao cata-vento de madeira e metal que lembra pás de um  moinho. Se antes você tinha tentado fazer com que ele se movesse e não conseguiu, agora poderá fazer ele girar. Segure no cabo de madeira a esquerda e empurre. Logo ele começará a se mover. Note que há o ponto certo para segurar o cabo de madeira quando o círculo do ícone do mouse ficar cheio.


Agora você poderá voltar a ravina e a caverna principal. Siga até o fundo da ravina e depois para a ponte que servirá de escada. Suba no platô em frente as duas cavernas pequenas e depois dobre a esquerda. Pule para o beiral de rocha e atravesse a ponte de tábuas improvisada. Siga até a outra ponte caída e siga até a caverna principal. Entre na caverna e olhe em direção a entrada. 

Você verá alguns símbolos entalhados na parede atrás de uma tábua. Empurre a tábua com o corpo do avatar e anote os símbolos. Estes símbolos não mudam de jogo para jogo, pelo menos nas oito vezes que joguei eles não mudaram.

Veja no outro lado do aposento uma máquina estranha com um círculo e um botão azulado no centro. Vá até ela e clique nos símbolos entalhados até que eles fiquem na mesma ordem dos que você copiou da parede. Eles significam cada Era que você irá visitar e geralmente ficam um de frente para o outro, por exemplo, Era Teledahn em oposição a Gahreesen e Era Kadish Tolesa em oposição a Eder Kemo e Eder Gira. Todas as vezes que joguei somente foi necessário mudar o símbolo da  direita.



Após colocar os símbolos em ordem clique no botão central de cor azul. Você verá a gravação de Yeesha. Ela surgirá e saudará você em língua D'ni shorah - paz... Em seguida ela falará em inglês ou na língua escolhida na instalação.

Note também que ela seguirá para os símbolos na parede e desenhará apenas três deles. O primeiro que está acima dos demais ela não desenhará, este é o símbolo para Gahreesen. Após a sua história sobre os D'ni e sua origem ela deixará claro que você sempre deverá encontrar e ativar sete Tecidos de Jornada. Em seguida ela mostrará a localização de um dos Tecidos, despede-se e some. Agora você pode ativar o Quinto Tecido de Jornada, o qual  Yeesha deixou na  parede.



"Shorah. Rekooahn tre Cleft preniv legloen b'rem. Ah sim, não em D'ni, eles não me entenderão. Mais uma vez a correnteza na ravina começa a fluir. Ela ficou seca por tanto tempo. A água está fluindo do deserto. A tempestade está chegando. Você já ouviu falar na Cidade, na Cidade nas profundezas, a antiga URU onde existe um poder, o poder de escrever mundos? Por milhares de anos a cidade viveu escondida da superfície mantendo este segredo, mantendo o poder, guardando as Eras. Sempre aguardando. A Cidade cresceu em seu orgulho próprio. E então morreu. A água corre por onde ela deseja. E encontra o seu próprio caminho, incontrolável, exceto a água que cai, sempre caindo em direção ao chão. D'ni a Cidade das Eras, de outros mundos, morreu. Mas agora, ela respira novamente. Ela aguarda..." 

"Alguns irão procurar o seu destino. Mas você deverá procurar a jornada. Como estas raras tapeçarias, complexas além da compreensão, mas agora reais. Nós mostraremos a você os pedaços, pedaços da tapeçaria, pedaços da Jornada. Encontre os pedaços, são Sete Jornadas. Sete em cada Era. Sete aqui no deserto. Considere isto um convite, não... uma convocação. Uma missão. A água irá fluir até o chão. E o poço irá coletá-la finalmente mais uma vez, isso irá alimentar as raízes. E a Árvore começará a crescer novamente. Eu sou Yeesha. Meus pais trouxeram-me a este lugar. Nós iremos trazer você  também..."


Agora que já há energia na ravina conheça melhor o cenário. Veja os projetos de Atrus na parede próximo a mesa de estudo. Há também uma série de objetos, contudo você não poderá manipulá-los. Siga até o botão azul próximo a entrada e o aperte. Você fechará a porta da biblioteca.


Agora olhe para a sua direita e veja uma bacia de pedra com uma espécie de bolha de uma fina película a cobrindo. Há um botão verde iluminado em frente a esta bacia. Contudo ao tocá-lo só aparecerá a sombra de algum tipo de projeção. Não se preocupe, no futuro você poderá ver esta projeção. Siga até a porta adjacente e entre na cozinha.


Você verá o moinho em pleno funcionamento. Conheça o cenário, você verá uma mesa e várias prateleiras com alguns objetos. Agora siga até o botão azul próximo a porta acione o mesmo e a porta irá abrir. Você estará de frente para uma ponte de tábuas, dobre para a direita e siga para a próxima ponte. Note que ela tem um vão próximo ao outro beiral.

Siga por ela e pule para chegar até a caverna que é uma espécie de despensa. Não há nada de estratégico dentro dela, contudo do lado de fora há um pedal de madeira que move o balde em direção ao lago no fundo da ravina. Pouse seu mouse sobre o pedal de madeira e seu avatar irá pisar no mesmo. O balde de madeira irá descer. Agora pule no fundo da ravina e clique sobre o tecido de jornada que está na frente do balde. Este será o Sexto Tecido de Jornada.


Vire para a esquerda e siga até o fundo da ravina em direção a primeira caverna, onde ficam a biblioteca e a cozinha, você precisará acessar a porta fechada desta caverna e passar pela ponte de tábuas improvisadas. Suba a escada de madeira, pule para o beiral abaixo e atravesse a ponte de tábuas. Depois desça para o outro beiral e suba a outra escada de madeira.


Siga até a porta fechada da caverna principal e acione o Sétimo Tecido de Jornada. Lembre que está porta deverá estar fechada para você poder ver este último tecido. Agora pule para o fundo da ravina e siga até a grande árvore. 


Aproxime-se da porta da árvore e toque na mão entalhada. A mão irá brilhar e ao mesmo tempo a porta abrirá. Desça até o interior da árvore e você estará em um corredor de rocha adornado com símbolos representativos, o primeiro é o símbolo da jornada de Yeesha e os demais são referentes a Civilização D'ni.

  • No interior da árvore.


Vire a esquerda e siga pelo caminho iluminado, você irá chegar em uma espécie de câmara. Você verá desenhos brilhando em azul nas paredes deste lugar insólito. Olhe da direita para a esquerda. Veja o desenho representando o vulcão e a chuva caindo sobre o deserto, ao lado dele há o símbolo da Grande Caverna D'ni, o símbolo dos Livros de Ligação, depois o símbolo da Trilha da Concha e por último às suas costas o símbolo do explorador.


No centro do pequeno cômodo cercado por água cristalina você verá um pedestal e em cima dele um livro muito especial. O Livro do Relto. Através deste pequeno livro você irá para a segunda etapa do jogo e terá seu Relto do URU, sua Era Pessoal.  Clique no livro que está em cima do pedestal, seu avatar vai mantê-lo sempre junto a si e você será transportado para o Relto do URU.


À partir de agora toda a vez que você iniciar o jogo você começará no Relto do URU. E não se preocupe no final do jogo, você poderá voltar para o deserto a hora que desejar... Não esqueça que este livrinho é muito especial, pois quando você estiver em perigo ou sem saída é ele que irá levar você de volta para o Relto.

  • Tecidos de Jornada no Deserto.
  • Tecido 1. Atrás da placa perto do portão de entrada.
  • Tecido 2. Atrás do trailer do Zandi.
  • Tecido 3. No esqueleto do Warhk.
  • Tecido 4. Na segunda caverna em frente a caverna biblioteca.
  • Tecido 5. Na caverna biblioteca após a aparição de Yeesha.
  • Tecido 6. No balde de madeira perto da árvore da ravina.
  • Tecido 7. Do lado de fora da porta fechada da caverna biblioteca.
  • Pedras Bahro no Deserto.
  • Nenhuma.
  • Pedras Bahro que levam ao Deserto.
  • Nenhuma.
  • Páginas do Relto no Deserto.
  • Página com chuva. No final da jornada na caverna biblioteca.
  • Livros de Ligação no Deserto do Novo México.
  • Livro do Relto dentro da árvore da ravina.
  • Livros de Ligação que levam ao Deserto.
  • Apenas à partir do Relto.
  • Recompensas no Deserto.
  • Óculos de explorador na caverna em frente a caverna biblioteca.
  • No jogo MOUL-again há outras recompensas no deserto.


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.