28 de fevereiro de 2019

Manual URU to D'ni - Personagens

Entrada para o Bar Kahlo.

  • Personagens envolvidos.
  • Itens essenciais para explorar as Eras.
  • Livros de Ligação no Relto.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Como o URU to D'ni é uma expansão do URU Ages Beyond MYST ambos possuem o mesmo mecanismo e jogabilidade, de fato você não conversará diretamente com os personagens, mas verá sinais deles por todo o jogo, através de avisos, diários e instruções deixadas no cenário. 

Aqui você continuará sendo o personagem principal através de seu avatar. É importante também ressaltar a importância dos Tecidos de Jornada, do KI, dispositivo que você receberá no decorrer do jogo, do Livro do Relto, das Pedras Bahro e as sempre escondidas Páginas do Relto. Todos estes itens facilitarão sua vida no jogo.  Se desejar releia o setor de Personagens do URU Ages Beyond MYST. Abaixo uma lista dos personagens e itens do jogo:


Yeesha: A filha excêntrica de Atrus e Catherine. Ela aparecerá no URU Ages Beyond MYST, primeiro em forma de projeção, informará para você alguns dados da história D'ni e ressaltará a vida de seus ancestrais naquele lugar. Ela refere-se a Atrus seu pai e Anna/Ti'ana sua bisavó. Ela relata os seus objetivos pessoais sobre a restauração da glória da Civilização D'ni. De certa forma ela lembra um pouco as ambições de Atrus e do próprio Gehn, pai de Atrus.

Ela também falará do declínio da civilização D'ni e da ânsia pela volta ao apogeu. No Uru to D'ni ela fará uma convocação, para que a caverna respire novamente. É um chamado para a restauração. A voz de Yeesha neste jogo é interpretada por Rengin Altay que personificou Yeesha em MYST V End of Ages.


Dr. Richard Watson: Por volta de 1990 d.C. ele é convocado pelos amigos John Loftin, que descobriu as ruínas D'ni e Elias Zandi, o qual investiu grande soma de dinheiro no projeto para descobrir a Grande Caverna D'ni. Richard Watson como especialista do projeto criou os procedimentos para a exploração deste novo mundo. Contudo John Loftin morre em uma das expedições e Elias Zandi morre de um infarto anos depois. Elias deixa sua fortuna para o projeto da DRC, mas Jeff Zandi seu filho, não concorda muito com os métodos utilizados por Richard Watson.


De qualquer forma Watson revitaliza o DRC e convoca vários especialistas para trabalharem nas escavações. Watson decide cancelar o projeto em 2004 d.C. após o desaparecimento de um dos pesquisadores chamado Philipe Henderson, o mesmo é dado como morto. Posteriormente o próprio Watson desapareceria. Haverá mensagens dele gravada em voz e também escritas nos Diários da DRC, estas mensagens darão pistas aos exploradores. Richard Watson existe de verdade, ele é um dos programadores da Cyan e profundo conhecedor da História D'ni.


Douglas Sharper: Um dos pesquisadores contratados pela DRC e convocado pelo  Dr. Richard Watson. Ele não aparecerá de fato, mas deixará mensagens importantes para o explorador. Sharper é um grande tradutor da escrita D'ni. Suas mensagens estarão nos seus Diários e em páginas que estarão pelo jogo. Ele está muito preocupado com o rumo que a restauração está tomando. Ele deseja muito começar suas pesquisas na área da antiga Cidade D'ni, mas por enquanto ele é responsável pela área da Era Teledahn. Em 2004 fica obcecado e paranoico pelo desaparecimento repentino do amigo Philipe Henderson culpando-se pela morte deste.


Phil ou Philipe Henderson: engenheiro contratado pela DRC. Neste jogo especificamente você somente lerá dados sobre este personagem através do Diário de Sharper. Ele deixará pistas importantes, principalmente um Livro de Ligação para seu Relto Pessoal - Relto do Phil. O Relto do Phil, será importante para dar seqüência ao jogo na expansão URU to D'ni. Infelizmente Philipe Henderson desapareceu misteriosamente e muitos consideram que ele morreu em um acidente soterrado por escombros dentro de Ae'Gura. Mas o futuro reserva surpresas...


 

Outros membros do DRC: são cientistas, engenheiros, historiadores, arqueólogos, linguistas, tradutores e técnicos que fazem parte da equipe do DRC e serão citados durante a jornada. Muitos destes nomes serão vistos nos Diários do DRC que estão espalhados pelo cenários. Estes diários são importantes para entender os mecanismos e tecnologia, a história e os costumes da população D'ni. Outros membros do DRC foram apresentados somente no jogo on-line. Da esquerda para a direita temos, Ikuro Kodama, Victor Laxman, Marie Sutherland e Michael Engberg.

Serão citados também, o encarregado pela equipe de tradutores, Matthew Harrington, as tradutoras Michelle Cunningham e Tricia Lawson, o tradudor Brian Fioca, Engenheiro e tradutor Nick White, Engenheiro Michael Simpson e o tradutor e assistente de Richard Watson, Sam Reynolds. 

  • Itens importantes para a exploração.


KI: dispositivo que estava sendo estudado pelo DRC. Ele podia teletransportar um D'ni para qualquer lugar, dar a localização de um determinado local dentro da Cidade D'ni e ainda dispunha de vários recursos de catalogação e registros. Contudo o KI disponibilizado para você, explorador iniciante, não trará todos os recursos utilizados pelos antigos D'ni. Mas o ajudará em muitos dos quebra-cabeças. No futuro visite o setor Crônicas para ler os diários sobre o KI.


Marcadores do Grande Zero: também conhecidos como GZM's eles serão de suma importância para a calibragem do mecanismo do Grande Zero e a conclusão desta aventura. Eles estarão espalhados pela Grande Caverna e poderão ser alcançados de diversas maneiras. Sua captura garante a carga do KI e a descoberta da Trilha da Concha.


Pedestais do Nexus: Nexus é um lugar escondido na Grande Caverna, que funciona como uma biblioteca de links. Ele direcionará sua jornada a determinados lugares dentro de Ae'Gura. Para que o Nexus seja ativado basta ter acesso ao local exato do mecanismo do Nexus e isso se dará a partir de qualquer um dos pedestais espalhados dentro de Ae'Gura. Neste momento um novo Livro de Ligação será adicionado ao seu Relto, ele possui cor amarela e o símbolo do Nexus na lombada. Durante sua jornada você conhecerá mais sobre o Nexus. Outro livro chamado Livro de Ae'Gura também será adicionado a sua prateleira quando você adentrar em Ae'Gura a partir do Terminal de Barcaças.


Pedras Bahro: são Tecidos de Jornada, mais elaborados, colocados sobre pedras especiais. Estas pedras levarão você há lugares específicos, para poder desvendar algum enigma ou chegar a outros lugares os quais eram inacessíveis pelos caminhos usuais dos cenários. Muitas destas pedras são desconhecidas do DRC, outras porém já foram catalogadas.


Livro de Ligação: são os livros que ficam na prateleira dentro do Relto do URU ou espalhados em diversas Eras, através destes livros você terá um Elo/Link de Ligação com determinado lugar. Ele possui uma imagem que o colocará no início de sua jornada, ou um marcador com o Tecido de Jornada que ficará na contra-capa do livro. Cada livro possui uma decoração específica na sua capa e em sua lombada.


Livro do Relto: toda vez que você estiver em dificuldade ou em um beco sem saída, você poderá voltar para o Relto do URU através do Elo de Ligação do Livro do Relto que funcionará como uma salva guarda. Neste livro também serão anexados as Páginas do Relto que são presentes para o seu Relto. Na tela do jogo ele ficará na parte de baixo do lado esquerdo e basta tocar neste ícone para voltar para o Relto.


Páginas do Relto: Você vai encontrar estas páginas perdidas no decorrer do jogo. Elas serão uma espécie de prêmio que você receberá e ativará. Cada página adiciona algo ao seu Relto do URU, tapeçaria, árvores, ilhas, chuva, cachoeira, caixa de música, lareira, plantas, borboletas, sol e luas, paus e pedras, um visor D'ni e um deck de madeira dando visão para a paisagem insólita que cerca sua ilha. Toda vez que você ativar uma Página do Relto seu Livro do Relto irá aparecer intermitente na parte de baixo a esquerda da tela.







  • Perguntas e alguns esclarecimentos.

Como eu mencionei na introdução a partir do Complete Chronicles o seu KI terá a capacidade de tirar fotos e mostrar sua localização dentro da Cidade D'ni e a partir de The Path of The Shell, seu avatar poderá nadar e também terá outras capacidades como sentar, bater palmas e dançar. Por isso recomendo que se você puder optar, opte pelo Complete Chronicles, pois sua aventura será mais completa. 

  • Funções a partir do teclado do seu computador.
    • CTRL + 1 = Avatar dará tchau.
    • CTRL + 2 = Avatar gesticulará de forma esfuziante.
    • CTRL + 3 = Avatar baterá palmas.
    • CTRL + 4 = Avatar dançara e rebolará.
    • CTRL + 5 = Avatar gesticulará de forma moderada.
    • CTRL + 6 = Avatar irá espirrar.
    • CTRL + 7 = Avatar irá sentar e olhará para o horizonte.
    • Símbolo Menor = Avatar irá para a esquerda - Sem Shift.
    • Símbolo Maior = Avatar irá para a direita - Sem Shift.
    • Barra de Espaço = Avatar irá pular.
    • Caps Lock = Avatar irá correr.

  • Salvando o jogo. 

No URU to D'ni, você irá salvar o jogo da mesma forma que no URU Ages Beyond MYST, o jogo somente é salvo a partir das marcações feitas nos Tecidos de Jornada, por isso antes de começar a explorar uma Era você deve 'tocar' o Tecido de Jornada mais próximo. Isso marca também a tua posição dentro de uma Era, quando tu estás no teu Relto e deseja voltar para um determinado local dentro de uma Era, basta tocar o pequeno marcador em forma de Tecido de Jornada na contra-capa do Livro de Ligação da respectiva Era escolhida, assim você voltava para o ponto marcado.

No URU to D'ni você salvará uma etapa do jogo toda vez que adicionar no seu Livro de Ae'Gura - o de lombada marrom com o desenho da grade encontrada nas construções de Ae'Gura adornada com uma pequena mão estilizada, a localização de um Pedestal do Nexus, ele irá demarcar os links para determinados lugares dentro da Cidade D'ni. Outra forma de chegar a determinados lugares que também ficarão registrados no seu Livro de Ae'Gura é por via de Pedras Bahro e Elos de ligação a partir de outros livros, neste caso a ligação não aparecerá no Nexus. E a partir deste Livro de Ligação você chegará mais rápido a determinada localização. Mesmo quando você for 'capturar' os GZM's - Marcadores do Grande Zero, seu progresso não será perdido, uma vez que todos os marcadores carregados ficarão guardados na memória do seu KI.

  • Números D'ni. 


Item muito importante em todos os jogos principalmente no URU. Você deverá conhecê-los para poder resolver inúmeros quebra-cabeças. Agradeço a vários colegas e visitantes que conhecem a fundo matemática pelas orientações a respeito do sistema numérico D'ni.

  • Livros no Relto. 

Outra dúvida frequente é como são dispostos os Livros de Ligação nas prateleiras do Relto. Isso dependerá do tipo de jogo que você está utilizando para explorar o URU Ages Beyond MYST. Há duas prateleiras dentro do Relto: a da esquerda e da direita. Há também um guarda-roupa que é a peça central e está encostado na parede do fundo da cabana. Ele serve para você trocar de roupa, ver os itens conquistados como roupas e acessórios ou alterar o visual do seu avatar. Veja mais no setor Personagens do URU Ages Beyond MYST.


  • No URU to D'ni de 2004 sem The Path of the Shell.



Outro caso particular é quando o jogador possuí apenas a versão URU to D'ni sem o The Path of the Shell, esta versão foi lançada em 2004 e podia ser copiada de forma gratuita no site do jogo. Hoje em dia ela não existe mais. Neste caso a prateleira da direita vinha com a mensagem de Yeesha sobre as quatro Eras e a convocação ao explorador. Na prateleira da esquerda havia um Livro de Ligação para o Distrito de Bevin, então o explorador podia optar por começar o jogo pelas quatro Eras básicas ou podia começar pela Cidade D'ni.

  • No URU Ages Beyond MYST Complete Chronicles





Na prateleira da esquerda você verá os Livros de Ligação para o Distrito de Bevin e para o Santuário do Observador - Rolep. Na prateleira da direita além do Diário do Explorador, o livro de Yeesha sobre as quatro Eras iniciais e o livro de convocação aos exploradores, você irá encontrar também na prateleira debaixo os livros de referência à Profecia do Observador, utilizados na expansão The Path of the Shell. No futuro se desejar visite o Setor Crônicas sobre a Profecia do Observador para ler toda a tradução da profecia.

  • Livros  que devem estar no Relto no início do URU to D'ni.


Livro de ligação para a Era Teledahn. Era de exploração de cogumelos onde parte da resolução dos quebra-cabeças serão concluídos. Esta Era foi explorada no URU Ages Beyond MYST, primeira parte da jornada convocada por Yeesha.



Livro de ligação para Era Gahreesen. Era que pertencia a Guilda dos Mantenedores, abriga dois prédios, um destinado a prisão e treinamento, outro destinado a manutenção. É nesta Era que recebemos o dispositivo KI, extremamente importante para concluir a jornada no URU to D'ni.



Livro de Ligação para Era Kadish Tolesa. Era de propriedade de Mestre Kadish, esta bela Era abriga um cofre que será parte da resolução de quebra-cabeças na jornada que levará a Trilha da Concha


Livros de ligação para as Eras Eder Gira e Eder Kemo. Duas Eras irmãs, uma é vulcânica e a outra é um belo jardim, confeccionado por Mestre Kenri por ordem do Rei Shomat. Este lugar nos apresenta uma história sombria, apesar da beleza dos jardins de Kemo.


 

Livro que leva ao Deserto, onde se encontra o vulcão e a ravina inicial em URU Ages Beyond MYST. Neste lugar muito da história de Atrus foi deixada no interior das cavernas que estão na ravina. Este vulcão será melhor explorado no jogo MYST V End of Ages.


Livro que leva ao Distrito de Bevin. Este livro de lombada decorada azul, abrirá a jornada rumo a Ae'Gura. Parte de Bevin já pôde ser visualizada a partir de links provenientes das Pedras Bahro. Este lugar é um ponto de encontro entre exploradores que saem sob supervisão do DRC para inspecionar determinadas áreas da Grande Caverna.  



  

Livro de Ae'Gura. Se você acessou as Pedras Bahro que estavam nas Eras Gahreesen, Eder Gira e os Livros de Ligação que estavam em Kadish e Teledahn, os quais estavam direcionadas para Ae'Gura, então este livro com a lombada de madeira e uma mão estilizada no topo, irá estar na prateleira do Relto. Neste momento ele levará para os seguintes locais: aposento ou escritório do Barão, o telhado em Tokotah, o telhado no Palácio, a Galeria Kadish e o balcão no Palácio Imperial. Nenhum deles dará acesso direto a Cidade D'ni.


Livro que leva ao Santuário do Observador, ou ROLEP - esta área será explorada na próxima etapa do URU, e levará você a Trilha da Concha. Agora você irá iniciar sua jornada no mundo de URU to D'ni. Você voltará ao seu Relto pessoal...


Texto e comentários por: Drica Portes.

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