27 de abril de 2019

Crônicas - Origem de Ti'ana a avó de Atrus

Mural com face feminina no Terminal de Barcas.

  • Ti'ana descobrindo a Arte D'ni.
  • Reminiscências D'ni.
  • Especulações e além.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Um dos mistérios mais escondidos do Universo MYST é a origem de Anna, a avó de Atrus. Anna tinha dezoito anos quando encontrou, por acaso, uma edificação fora do comum dentro de um túnel próximo a sua moradia em um dos desertos da superfície terrestre.

Segundo o livro Book of Ti'ana, foi por volta de 1712 d.C. quando Ti'ana e seu pai, exploravam uma área isolada que tinha conexão via terrestre a uma cidade de mercadores chamada Tadjinar. Seu pai era geólogo e ela o auxiliava com medições, mapas e aprendia tudo que ele ensinava. 

O trabalho do pai de Anna consistia em procurar fontes de minerais preciosos para um homem chamado Amanjira de Tadjinar, um negociante vindo do Oriente e com grandes posses. Mas não há muitas pistas sobre a vida pregressa de seu pai, além de um pequeno trecho que ressalta sua infância na Europa. 

Também não há relatos de como eles foram parar no deserto, o certo é que a mãe de Anna morreu por volta de 1.704 d.C. em um acidente durante uma exploração. Também não há como saber ao certo onde está localizado este deserto descrito no princípio do livro Book of Ti'ana, aparentemente trata-se do Oriente Médio ou do Nordeste do continente Africano.

A narrativa fala de caravanas, camelos e de islâmicos. Alguns sites fazem uma correlação com o deserto do Novo México, onde se passa Uru Ages Beyond MYST e onde realmente há uma entrada para o Great Shaft - Grande Eixo ou Grande Árvore, mas no livro Book of Ti'ana fica claro que ela utilizou esta rota para fugir de D'ni durante a queda e que ela não utilizou este caminho quando descobriu a Grande Caverna.


Vulcão no Deserto do Novo México.

Porém a Cyan, empresa responsável pelo jogo, explica que os detalhes que lembram o Oriente Médio, são apenas escapismos do autor David Wingrove, que escreveu o livro em conjunto com os irmãos Robyn e Rand Miller. Tais escapismos não devem ser considerados como canônicos, ou seja, como verdadeiros em relação aos jogos da série MYST. Então de acordo com o jogo, tanto o deserto onde o pai de Anna encontrou o misterioso túnel para D'ni, como o deserto do Novo México, onde Anna desemboca no final do livro fugindo da Grande Caverna são os mesmos.

Voltando ao deserto descrito no livro com pouca nitidez, Anna é encorajada por seu pai a vasculhar a entrada do misterioso túnel, mas neste primeiro momento eles não chegam a nenhuma conclusão concreta sobre o que ou quem fez o túnel. Posteriormente o pai de Anna que já estava muito doente, morre durante o sono em um local apenas chamado no livro de Lodge, ambos moravam neste lugar, mas desconfio que seja a ravina vista no início de Uru Ages Beyond MYST, ou pelo menos um lugar muito parecido com a ravina. 

A jovem fica sem ter para onde ir e certamente ela não pretende trabalhar sozinha para Amanjira. Então movida pela curiosidade e pela memória de seu pai, ela volta até a estranha construção e embrenha-se no túnel, a certa altura da narrativa Anna perde-se e acaba encontrando uma estranha estrutura com máquinas além de sua compreensão, depois ela chega até uma espécie de pórtico quando é encontrada por membros da Guilda dos Mantenedores sendo levada até a Grande Caverna. A partir daí ela é incorporada na sociedade D'ni, aprende a língua e a escrita, o modo de vida dos habitantes da Caverna... Por alguns ela recebida com desconfiança afinal ela é da superfície.

Mural com a face feminina no terminal de Barcas em Ae'Gura.

Muitas especulações são feitas sobre o local de nascimento de Anna a partir da origem de seu nome, alguns creem que ela é de origem espanhola, devido o mural no Terminal de Barcaças, onde pode-se ler Privilegia-Privilégio, outros creem que ela é de origem alemã ou ainda de origem mediterrânea. A palavra Anna tem origem hebraica, Hannah, e significa cheia de graça, também é um nome bem genérico.

O certo é que a jovem de dezoito anos era muito inteligente, extremamente perspicaz e dominava muito bem o raciocínio lógico, isso impressionou os D'ni que mantiveram contato com Anna, muitos acreditavam que os habitantes da superfície fossem bárbaros em sua maioria, o que não deixa de ser verdade em relação ao modo de vida e ações dos povos da superfície. Porém Anna, chamada pelos D'ni de Ti'ana mostrou-se surpreendentemente capacitada ao aprendizado das coisas que eram mais caras aos D'ni, até mesmo a Arte de confecção de Eras. Muito é explicado no livro Book of Ti'ana.

Em MYST V End of Ages ela é citada algumas vezes por Esher, o alterego de Yeesha, como a motivadora da destruição D'ni. Muitos D'ni usavam os estrangeiros como motivo de suas rivalidades internas. O certo é que Ti'ana em algum momento descobriu um segredo muito importante que envolvia A'Gaeris, ex-membro da Guilda dos Escritores e Veovis, Lorde e amigo de Aitrus seu esposo e pai de Gehn. Aitrus morreu salvando Ti'ana e Gehn e depois disso Ti'ana foi obrigada a fugir de D'ni e abrigar-se na Ravina...


Túmulo de Ti'ana no Real MYST Masterpiece voltado para o Sul.

Túmulo de Ti'ana no Real MYST voltado para o Norte.

Ti'ana viveu um bom tempo com Atrus e Catherine na Ilha MYST, ela ajudou Catherine e Atrus a criar a Ilha, no período o qual Catherine e Atrus fugiram de Gehn, que ficou preso em Riven.

O túmulo de Ti'ana pode ser visto no Real MYST logo atrás do grande pinheiro que leva a Era Channelwood.

Texto e comentários por: Drica Portes.


Volte ou Visite também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Se desejar deixe seu comentário.
Mensagens de cunho vexatório ou ofensivas não serão publicadas.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.