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Relto do Phil. |
- Conhecendo o Relto do Phil.
- Quarto Espião em Ae'Gura.
- O mistérioso diário de Philipe.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Agora você voltará para recantos conhecidos dentro do jogo. Como ressaltei anteriormente há muitas coincidências entre estas ligações que seguem de
Teledahn e vão para
Ae'Gura e vice e versa. Se você instalou as expansões depois de jogar
URU Ages Beyond MYST, encontrará algumas novidades.
Na última vez que você esteve em
Teledahn você acionou o Tecido de Jornada que estava em frente a entrada circular da
Caverna Bahro. Contudo se você acionou outro Tecido de Jornada dentro desta Era. Terá que refazer sua jornada em direção a Doca de Exportação de
Teledahn. Explicarei este procedimento com detalhes mais abaixo.
A partir do
Relto siga para a prateleira de livros e escolha o Livro de Ligação com lombada de madeira e o símbolo da mão, que é destinado aos setores de
Ae'Gura. Abra este livro e veja a imagem do
Escritório do Barão. Clique e você será transportado. Siga até a mesa e leia com atenção o diário
Douglas Sharper '04' que possui um papel de recado com o desenho do
Arco de Kerath. Abaixo um resumo do diário:
23.01.04: O que aconteceu? Eu descobri que o DRC deixou para trás uma grande incógnita. Watson não retornou. Kodama, Victor Laxman, Marie Sutherland, todos os rapazes, Nick White e Michael Simpsom... Eu nunca vi algo assim, nem Michael Engberg. Eles estão prontos para desistir e ainda estavam exigindo mais fundos. Eu não ficarei surpreso se algo mais acontecer. Eu preciso escrever hoje, mas minha mente está vagando. Eu aprendi a amar este lugar, os escritórios, as criaturas, as pessoas. Tudo afinal. Estou chocado. Isto tudo realmente chegará ao fim?
26.01.04: Os desentendimentos do passado logo irão nos separar. Obviamente eu acho que devo conversar com Kodama e Laxman ainda hoje. Eles estão desapontados e tristes. Frustrados. Pobre Laxman, ele ainda estava trabalhando no KI ele estava implementando algum tipo de atualização no mecanismo. Ele esperava terminar o serviço, mas tudo está sendo abandonado agora. Eles estão tentando descobrir o que aconteceu com Watson. Aparentemente ele falou com Kodama antes de partir. Avisando de sua jornada então ele partiu. Devia haver uma pista em seu olhar, talvez isso fosse claro para Laxman... Mas não foi para Kodama? Um homem não pode ter de vez em quando um vislumbre do que lhe aguarda em uma nova jornada?
09.02.04: 2175.58-81 O que é isto? Uma coordenada? E por que Zandi me mandou ela? No encontro ele me dirá algo sobre a Trilha da Concha? O que é isto?
09.02.04: Falei com Nick noite passada. Ele já foi para a superfície para o noroeste em algum lugar por lá... Eu gostaria de ver o garoto mais uma vez, bom garoto. Eu sentirei falta dele. Eu acho que perdemos outro grande companheiro.
11.02.04: Fui ao Spyroom - Quarto Espião - hoje e não ví ninguém. Eu perdi a intriga e encontrei eu mesmo triste procurando por todos. Não há razão para tudo isto. Todo aquele esforço para mantermos tudo em segurança foi em vão. Fui eu... Como eu pude fazer? Ninguém encontrou o livro. Ele está no subterrâneo de Teledahn, espero que em segurança. Obviamente não haverá segurança suficiente. Se eles viram até a Shroomie, depois podiam dar um jeito de fechar a porta e então os seus amigos poderiam ver o livro... Mas nada disso importa agora, não posso supor que alguém tenha ido a Caverna dos Escravos.
11.02.04 Eu estou assombrado. Com minha viagem a superfície e toda aquela história de futebol, acabei esquecendo do Phil Henderson. Seu Livro do Relto está no Spyroom. Eu fui lá para uma pequena visita, um memorial a própria sorte. Eu devo assumir que ele está oficialmente morto agora. Eu devo perguntar para os rapazes...
13.02.04: Meu Deus. Eu devo ter matado ele...Sim...
28.02.04: Não há uma só viva alma aqui, literalmente e figurativamente. Eles todos se foram. Eu estou sozinho com meu pesar e Phil Henderson provavelmente morreu por minha causa. Eu falei com o DRC sobre isso. Eles nunca encontraram o corpo, mas aparentemente encontraram um KI destruído nas ruínas do precipício, onde ele estava.
28.02.04: Phil era tão confiante na capacidade de retornar para o seu Relto a qualquer hora. Da primeira vez não deu certo. Mas ele continuava confiante. Então ele continuou. Não adiantou ver os primeiros destroços nem as pedras soltas. Mas o Livro do Relto não funcionou. O que ele fez nunca terá fim. E ele sempre voltará tentando escapar e começará a cair, gritando por ajuda, mas não há ninguém para ouví-lo. Não há mudança, pois eu fiquei com o seu Livro. E os destroços cairão sobre ele eternamente. Não eu não posso acreditar nisso, deve ter ocorrido de outra forma.
01.03.04: 2175-58.81 Apareceu em minha mesa de novo. E o que passou, passou Zandi? Se eu não tivesse feito nada. Mas eu encontrei este lugar antes. E eu deixei aqui, eu informei Zandi para não voltar sem um motivo aparente. Mas se ele enviou isto por algum motivo. Talvez eu encontre alguma resposta... Richard Watson, Phil Henderson, o DRC, todos falharam. Será que esta coordenada me dará a resposta?
11.08.05: Há mais alguém aqui? Eu não tenho certeza. Eu tenho que ter cuidado.
12.08.05: É óbvio. Eu tenho que ir até o Grande Zero. Os rumores diziam que o DRC usava o lugar, pois tinha múltiplos Elos de Ligação. É um quarto privado em Kirel. Ir a Kirel não é problema, mas acessar o quarto privado sim. Há algo com as luzes, eu tenho uma ideia do que é...
13.08.05: G=Green - Verde. O=Orange - Laranja. B=Blue - Azul.
Após ler o diário de Douglas Shaper, você terá a nítida impressão que ele está de certa forma perturbado com o sumiço de Phil Henderson e de Richard Watson, mas ao mesmo tempo ele deixa uma trilha de pistas para serem seguidas. Talvez Zandi saiba de algo? Mas será que Zandi ainda está no deserto? Boa pergunta.
Siga para o seu
Relto pessoal. Depois siga até o Livro de Ligação do primeiro nicho com lombada amarela e o desenho da ravina em detalhe verde. Toque na imagem do deserto sem chuva. Em seguida corra até o
Trailer do Zandi. Infelizmente ele não estará a sua espera. Bem, não há muito o que fazer aqui. Se você ainda não pegou o óculos de explorador, desça até a ravina e o pegue na primeira caverna, onde há o bilhete de Atrus para Yeesha.
Em seguida volte para o seu
Relto. Depois pegue o mesmo livro e toque na imagem do deserto com chuva. Saia da Caverna Principal rume para a superfície e siga até o Trailer do Zandi, ele também não está a sua espera, mas deixou uma camisa para você. Se você instalou a expansão depois de jogar
URU Ages Beyond MYST, é importante visitar estes lugares para poder pegar os objetos de recompensa.
Em seguida volte para o
Relto. Para aqueles que seguiram as instruções do manual anterior certamente acionaram por último o Tecido de Jornada que está próximo a entrada circular da
Caverna Bahro. Contudo para aqueles que por acaso acionaram outro Tecido de Jornada em
Teledahn, recomendo que acionem um marcador próximo a
Doca de Exportação. Para isso darei algumas instruções:
Escolha o Livro de Ligação com lombada de madeira e o símbolo rosa com a mão. Em seguida toque na imagem do
Escritório ou Aposento do Barão. Onde você leu o diário de
Douglas Sharper. Depois rume para o pedestal e toque no Livro de Ligação, você voltará para o aposento solitário em cima da Sala de Controle do Grande Cogumelo de
Teledahn. Aproxime-se da escrivaninha e veja novamente o diagrama da Prisão de Escravos. Cada um dos quadrados representa um Número D'ni.
Depois saia da escrivaninha e siga até o elevador. Se ele não estiver a sua espera, basta apenas apertar a esfera azul do pedestal de metal a sua direita. Depois tome o elevador e aperte a esfera amarela-esverdeada para descer. Você chegará a
Sala de Controle, em seguida aperte a mesma esfera para descer mais um nível. Você chegará a casinha no centro do Grande Cogumelo. Siga até o alçapão, que deverá estar aberto e desça até o cano de escoamento. Siga por dentro do cano até chegar a uma abertura a sua direita. Depois suba a escadaria de pedra e entre na
Prisão de Escravos.
Não toque no Tecido de Jornada. Em seguida rume até as celas. O segredo é por um peso sobre as placas de metal correspondentes as tabuletas que estão levantadas. Se você seguiu o manual anterior a única tabuleta levantada é a QUARTA. Então você dever por uma pedra em cima da placa de metal a esquerda do grande salão, a que está mais próxima a entrada da cela. Após fazer isso você abrirá a porta do seu lado e fechará a porta de saída.
Contudo você poderá ver a abertura de um nicho na parede de rocha a sua esquerda. Porém sua missão agora é acionar um Tecido de Jornada o mais próximo possível deste lugar, ou seja na Doca de Exportação ou dentro da setor de expedição. Pois quando você fechar esta cela só poderá acessar o nicho na rocha pelo outro lado da ilha.
Agora fique de frente para o nicho com as tabuletas. Não mexa na QUARTA tabuleta e levante a SÉTIMA. As grades internas irão fechar e a grade externa irá abrir. Agora siga pelo corredor da caverna até alcançar a parte externa. Dobre a direita e desça a escadaria de madeira, siga pela trilha de tábuas até chegar na escadaria de pedra, suba pela mesma e você irá ver a área da Doca de Exportação.
Rume até os caixotes de madeira e pule sobre eles para acessar o Tecido de Jornada do parapeito acima da porta da
Sala de Expedição, não esqueça de acioná-lo. Em seguida se desejar suba a escada de cordas para o patamar superior, para pegar a camisa
Tai-Dai. Caso você não tenha a pegado ainda. Entre na Sala de Expedição, suba a escada de metal e entre no corredor da caverna. Passe pela frente da entrada circular da
Caverna Bahro e siga até o final da caverna.
Você irá chegar a área externa, você verá a barragem de metal. Dobre a direita e siga até o final da passadiça de metal. Pule sobre o grande chapéu de cogumelo e depois pule novamente para subir do outro lado da passadiça de metal. Passe pelo Gerador de Força, dobre a esquerda e siga até a entrada do Grande Cogumelo. Entre na casinha e novamente desça pelo alçapão.
Siga até a Prisão de Escravos e ponha pedras sobre a QUARTA e SÉTIMA placas de metal, ou seja, as duas placas da esquerda próximas as grades da cela. Agora você abriu a cela do seu lado e fechou a saída para o nicho com o Livro de Ligação.
Volte para o
Relto e acesse o Livro de Ligação do terceiro nicho para
Teledahn, clique o marcador em forma de Tecido de Jornada na contra-capa e você será levado até a área da Doca de Exportação. Agora siga até a escadaria de pedra e depois passe pela trilha de madeira, então basta que você siga o caminho inverso para a
Prisão de Escravos. Ao chegar do outro lado da cela, olhe para a direita e veja o nicho quadrado na rocha.
Você poderá acessar o Livro de Ligação para o
Spyroom - Quarto Espião. Este quarto está localizado em algum setor secreto de
Ae'Gura. Aparentemente ele era usado tanto por
Douglas Sharper como por Philipe Henderson para espionar as reuniões entre os principais cientistas da DRC, ou seja Dr.Richard Watson, Dr.Kodama e Victor Laxman. Ao chegar você verá um telescópio, um lampião e um chapéu.
Pegue o chapéu e ele será incorporado ao seu guarda-roupa. Depois aproxime-se do telescópio. Você verá um escritório usado como sala de reuniões, há alguns Livros de Ligação espalhados pela mesa. E outros livros em vários armários D'ni. Há um tripe ou quadro com uma grande folha de papel contendo um estranho desenho circular e três pontos coloridos. Também há um nome neste quadro:
BOB O'GOOBO. Depois gire 180º e veja dois Livros de Ligação. O da esquerda o levará para o quarto solitário acima da Sala de Controle no Grande Cogumelo. E do lado direito você verá o Livro do Relto do Phil. Clique na imagem do livro para você ser transportado...
Em alguns segundos você estará no interior da cabana do
Relto do Phil. Veja a prateleira da esquerda. Ele já deve ter ido em todos os lugares do jogo e das expansões não é mesmo? Fiquei morta de inveja ao ver a estante do Phil. Mas para nós infelizmente os livros não estarão a disposição.
Antes de partir, olhe na outra prateleira. Há uma jaqueta de explorador da DRC, clique nela para incorporá-la em seu guarda-roupa. Parece que Philipe Henderson, abandonou tudo para dedicar-se a sua exploração pessoal ao mundo D'ni, espero que ele tenha conseguido ir nos lugares que eu não consegui dentro de
Ae'Gura. E espero que ele esteja mesmo vivo e não morto como pensa Douglas Sharper. Ao lado da jaqueta há um diário, nele Phil conta a sua experiência, mas tudo em forma de poesia. Fiz uma breve tradução livre da mensagem de Phil:
Retornando...
Eu estou aqui de novo depois de me perder. Eu não me sinto como parte disto. Eu ainda sinto como se eu estivesse aqui para algo mais.
Esta restauração não está certa ou errada. Ela deveria somente reconstruir e não restaurar. Reconstruindo meticulosamente e consertando tudo do outro lado. Reconstruindo a árvore, fazendo muros e fundações. Restauração trata somente do crescimento e da vida do lado de dentro.
Restaurando as árvores, para gerarem frutos e abrigo.
Ela está fazendo sentido agora. A árvore começa a florescer novamente. O que é D'ni?
O que é este Reino? Eu li sobre o povo D'ni. Eu vivi naquele lugar. Eu falei a língua D'ni. Um Reino é feito de vida e de fé.
Ele somente é real com ambos. Viver sem acreditar é fazer um Reino de cartas. Apenas esperando para cair.
Acreditar sem vida é um Reino da morte. Sem esperança de viver.
Eu conheço um pouco, mas eu quero saber mais. Eu vi um pouco, mas eu quero ver mais. Eu entendi pouco, mas eu quero entender mais.
Eu encontrei pouco, mas eu quero encontrar mais. Eu nunca poderei ver e entender o suficiente. Eu tenho que ver e entender mais.
Eu falei com muitas pessoas hoje. Mas eu não os entendi. Como eu poderei conhecer outros deles? Eles serão revelados através de suas palavras e suas ações.
Palavras são fáceis... Mas só posso supor se eles são verdadeiros a partir de suas ações. Eu falei com muitas pessoas hoje...
Eu estou progredindo. Eu estou progredindo com ansiedade. Eu estou aprendendo. Estou chegando mais perto. Estou impaciente. Estou convicto.
Estou progredindo com sabedoria... Estou progredindo menos e menos... Sinto que minha procura chega ao fim.
Agora sinto que estou indo mais alto e começando novamente por baixo. Eu encontrei eles novamente.
Eles chamam por mim. Eu não sei porque, mas eu sei quando encontrá-los. Eu lembro o que eles me mostraram. Eu os ouço me chamando agora.
Ela está com eles... Eu não posso resistir. Eu estou indo...
Ele parece ter incorporado o espírito D'ni em seu modo de escrever. Bem depois de ler o
Diário do Phil extraía toda a informação possível da poesia dele. Eu particularmente apenas notei o desespero dele em desvendar os mistérios da Civilização D'ni, mas no final você poderá notar que ele realmente encontrou o seu caminho e fico feliz pelo Phil. Antes de seguir destino, saia da cabana e veja o belo cenário. Em seguida volte para a cabana e acesse a prateleira da esquerda. Clique no único livro a disposição. O de lombada azul com detalhes em dourado. Desta vez você irá para
Kirel.
Texto e comentários por: Drica Portes.
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