30 de outubro de 2018

Manual URU Ages Beyond MYST - Relto

Relto Pessoal no URU.

  • Minha Era Pessoal o Relto.
  • Conhecendo o lugar e lendo mensagens.
  • Rumo as quatro Eras.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Você chegou no Relto a Era Pessoal de Descanso, um refúgio, onde você pode descansar e aproveitar a bela vista surreal. Você verá uma cabana no meio de uma ilha desolada, verá um pico de rocha atrás da cabana e nada mais do que uma rala vegetação. Girando 180º graus você verá uma pequena ilha em frente a ilha principal e quatro pilares entalhados na frente da cabana.


Entre na cabana tocando na porta de madeira. Dentro do Relto você terá acesso ao guarda-roupa apenas clicando sobre ele. Através deste guarda-roupa você poderá alterar a aparência e as roupas de seu avatar. Nesta cabana você também verá duas prateleiras de livros. Dependendo do jogo que você tem a sua disposição estas prateleiras podem estar parcialmente vazias. Veja detalhes no setor de Personagens.



Na versão URU Ages Beyond MYST - Complete Chronicles você verá dois livros com lombadas azuladas na prateira da esquerda. Eles fazem parte das expansões do jogo. Um deles o levará até a vizinhança de Bevin e ou outro para o Santuário do Observador. No momento recomendo que você os ignore.


Na prateleira da direita você verá na parte superior um livro com capa vermelha, onde há uma breve descrição das Eras as quais você irá visitar na primeira etapa do jogo e um livro amarelo com uma poesia sobre a Cidade D'ni. Na parte inferior você verá outro livro com a capa vermelha. Este será o seu diário pessoal note que na capa dele há o símbolo de uma pena-caneta tinteiro. E também verá uma coletânea de seis livros. Um deitado e cinco em pé. Estes livros serão usados na expansão The Path of The Shell. No futuro visite a tradução no Setor Crônicas - Profecias do Observador.


Agora use um pouco do seu tempo no Relto para ler o livro que fala brevemente sobre cada Era que você irá visitar.  Pegue o primeiro livro a esquerda na prateleira, o de capa avermelhada, que está na primeira prateira. Você verá símbolos que representam cada Era e o mais importante você verá números D'ni no rodapé das páginas.


Para quem não conhece os números D'ni está será uma boa maneira de aprender os números iniciais. Leia os trechos relacionados a cada Era retirado de livros encontrados no Sagrado Regevoltorum ou em língua nativa Regeltavok Oorpah - Templo Sagrado de Yahvo.


Teledahn.  A verdade de um homem pode ser encontrada na mais profunda escuridão bem abaixo da superfície. A luz pode revelar apenas o que um homem deseja realmente ver... - Regeltavok Oorpah - Livro 9 - Inscrição 221 - Item 29.



Gahreesen. As leis contribuíram para o orgulho dos D'ni sobre sua segurança e sobre seus desmandos. Muitas leis fizeram da desobediência uma virtude e da obediência um pecado. - Regeltavok  Oorpah - Livro 12 - Inscrição 32 - Item 134.



Kadish Tolesa. O único caminho de ocultar um homem é negar o seu nascimento. Uma sombra de relance pode enganar. Olhe profundamente com ponderação e reconheça tudo que está escondido. -  Regeltavok Oorpah - Livro 4 - Inscrição 221 - Item 77.


Eder Kemo e Eder Gira. Quando tudo é tomado de um e somente a esperança permanece,  esta é a única coisa que se pode dar ao outro, então ambos são redimidos. - Regeltavok Oorpah - Livro 2 - Inscrição  1071 - Item 54.


Outras observações: durante o jogo quando você estiver em um beco sem  saída ou cair em algum lugar onde não poderá sobreviver, seu Livro do Relto o trará automaticamente para este lugar. Toda vez que você iniciar o jogo você também virá para o Relto. A medida que você for galgando um patamar no jogo você ganhará as Páginas do Relto, as quais adicionarão presentes para sua ilha.


Saía da cabana e explore o cenário. Em frente a cabana você verá quatro pilares, cada um corresponde a uma Era específica. Eles serão seu portal de entrada para a aventura. Ao clicar no desenho entalhado em forma de mão, que está na frente de cada um dos pilares, você verá uma cor diferente brilhando e quando o pilar abrir, você verá os Livros de Ligação para cada Era.


Durante o jogo se por acaso você chegar em determinada Era que ainda não teve o seu pilar aberto a imagem inicial do Livro de Ligação ficará em brumas. Por exemplo em Teledahn há um link para a Era Gahreesen, ao voltar para o Relto, você verá este Livro de Ligação na prateleira, mas a imagem inicial estará com brumas e escuridão, pois você ainda não teria tocado na mão entalhada no pilar de jornada de Gahreesen que está no Relto.


  • Cores Representativas de Cada Era:
  • Laranja - Teledahn - Cogumelos.
  • Azul Ciano - Gahreesen - Livros.
  • Púrpura - Kadish Tolesa - Árvores.
  • Verde - Eder Gira e Eder Kemo - Flores e Peixes.



A princípio você poderá seguir qualquer ordem de visitação as Eras. Contudo seguirei a ordem que é apresentada no livro de capa vermelha, que está na prateleira da direita. Esta ordem ajudará, pois no decorrer do jogo você deverá voltar a lugares específicos para buscar atalhos e pistas para vários enigmas.

Em todas as Eras você terá como primeira missão ativar os dispositivos de força, para que os dispositivos que necessitem de tal energia sejam ligados e você possa continuar na execução dos quebra-cabeças. 

Tenha sempre em mente que você deverá ativar também os sete Tecidos de Jornada para que você possa ir a Caverna Bahro e depois partir para o patamar seguinte do jogo.


A cada passo em sua jornada você será presenteado com as Páginas do Relto, pequenas folhas que quando ativadas, trarão um presente para seu Relto do URU. Aqui mostrarei as que estão especificamente nas quatro Eras iniciais. Nos demais manuais mostrarei as outras páginas que surgem a partir das expansões, URU to D'ni e URU The Path of The Shell.


Era Teledahn. Telhado para o Relto. Encontrada dentro do escritório de Douglas Sharper na parte superior da área de manufatura do Grande Cogumelo.


Era Gahreesen. Troncos e Pedras. Encontrada dentro da greta no piso da segunda sala de identificação no Prédio de manutenção.


Era Gahreesen. Cachoeira.  Encontrada em cima do catre dentro da cela através de Teledahn no Prédio Prisão.


Era Kadish Tolesa. Árvores e Pinheiros. Encontrada na área externa na platibanda próximo a entrada da Pirâmide Kadish.


Eras Eder Gira e Kemo. Decoração e Tapete. Encontrada no terceiro jardim de Eder Kemo em cima de uma pequena plataforma ao lado da árvore bulbo.


Deserto. Chuva. Encontrada no segundo Deserto dentro da  bacia de pedra na caverna biblioteca no interior da ravina.

Após estar inteirado das informações sobre o Relto você poderá descobrir os mistérios de cada uma das quatro Eras do jogo. Siga para a próxima parte do manual e conheça a Era dos cogumelos gigantes...Teledahn.



Texto e comentários por: Drica Portes.

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15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
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01.01.22: Feliz 2022.
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16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.