17 de fevereiro de 2020

História D'ni - Rei Ahlsendar



  • Oitavo Rei: Ahlsendar.
  • Relatório do DRC.
  • Tradução para o inglês - DRC - Matthew Harrington.
  • Encontrado no Uru Ages Beyond MYST e Uru to D'ni.
  • Câmara Real - Capital Ae'Gura.
  • Período 1352 D.E. a 1502 D.E | 6304 a.C. a 6154 a.C.
  • Ano de nascimento 1323 D.E. - 6333 a.C.
  • Ano de ascensão 1352 D.E. com a idade de 29 anos.
  • Ano de seu exílio 1500-1502 D.E. com a idade de 179 anos.
  • 'Conhecido como o Rei da Profecia.'
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.



Ahlsendar tinha vinte e nove anos e vivia em uma Era Secreta com sua mãe quando seu pai Koreen foi assassinado em Ae'Gura. Insatisfeito ele desejava juntar-se a luta pela liberdade na Cidade D’ni, mas foi aconselhado por seu tio a ficar na Era Secreta até que a situação se acalmasse. Então com ajuda de conselheiros leais, Ahlsendar permaneceu na Era Secreta organizando um plano para tomar novamente a Cidade D’ni e restabelecer o poder de sua família sobre o Império. Durante este tempo, seu tio, ainda membro da Guilda dos Linguistas, ajudou a traduzir muito da língua e dos planos da Era Pento informando devidamente Ahlsendar e seus conselheiros. Após a morte de Koreen os Juízes de Yahvo tomaram o poder da Capital D’ni e começaram a marcha para conquistar novas Eras. Também providenciaram Mestres Escritores para a confecção de novas Eras, que lhes podiam ser úteis no futuro. Neste meio tempo, o líder da Era Pento, antes completamente devoto aos Juízes, mostrou receio em conquistar novas Eras e foi morto pelo líder dos Juízes de Yahvo. Estas informações foram muito úteis para Ahlsendar. 

Contudo o antigo líder Pento não tinha deixado um sucessor nomeado para o trono, o qual os Juízes de Yahvo lhe tinham prometido. Assim os dois filhos do líder Pento começaram uma guerra civil em busca do trono da Capital D’ni. Um deles era Mekarr que ficou independente lutando pelo trono da Era Pento e dos D'ni e o outro era Timaue que tinha o apoio dos Juízes de Yahvo.

Com o inimigo dividido uma nova esperança surgiu. Logo povos de outras Eras simpáticas a Ahlsendar começaram um cerco e esperavam o seu líder profético chegar para uma grande reconquista. Os membros da antiga fé de Yahvo sabiam que Ahlsendar podia ser o rei da profecia, mas tentavam não pensar nisso, já que estavam com as mãos atadas com a pequena guerra civil dos membros da Era Pento, ou seja, os irmãos Mekarr e Timaue.

A profecia dizia: 'apenas ao passar pela pedra, ela poderá confortar seu medo e seu choro. Apenas o Arco poderá das as boas novas de um novo Rei, o maior de todos, o Rei que nos guiará.' Ahlsendar sabia que tinha nascido ao passar pelo Arco, que o choro e o sofrimento de sua mãe haviam sido aplacados. 

'O novo povo, o povo da luz, trará devastação e destruição na escuridão.' O que os Juízes de Yahvo em nome da fé tinham feito. 

'Ele permanecerá escondido enquanto outros sentam em seu trono.' Enquanto o povo esperava a volta de Ahlsendar muitos aumentavam sua fé na luta ao lado do escolhido.

Quinze semanas após a morte de seu pai, Ahlsendar entrou na Cidade D’ni pela primeira vez em sua vida, já que ele nasceu abaixo do Grande Arco do Rei. Ele comandava um pequeno exército que marchou passando entre o Arco. 

Rapidamente Ahlsendar estabeleceu zonas seguras para a população. Em seguida ele começou negociações com um dos irmãos da Era Pento, no caso Mekarr, ele expressou seus temores a respeito de seu irmão Timaue. Ahlsendar deixou claro que ajudaria Mekarr a derrotar seu irmão se ele concordasse em partir em paz para sua Era nativa. Mekarr concordou, mas somente se Ahlsendar provesse a Era Pento de suprimentos e recursos estabelecendo uma Era segura para onde ele e seus aliados pudessem voltar. O acordo foi assinado em 1376 D.E.

Com o apoio de Mekarr, Ahlsendar conseguiu debelar as forças de Timaue. Mekarr capturou dois membros dos Juízes de Yahvo e Ahlsendar encontrou mais três importantes membros na Cidade D’ni. Todos os cincos foram enviados para Eras Prisões e depois seus Livros de Ligação foram queimados os aprisionando para sempre. A população clamava pela execução pública, mas Ahlsendar recusou-se a fazer isso.

A cerimônia de coroação ocorreu algumas semanas depois. Na ocasião Ahlsendar disse: 'não é apenas um D’ni que esta presente a esta evento, nosso clamor é mais alto do que o trovão e nosso orgulho é mais sólido do que este Arco o qual eu atravessei.'

Rei Ahlsendar - Imagem encontrada no Museu de Ae'Gura
Concepção de Arte por Stephan Martiniere. Equipe Cyan.

Durante o seu regime Ahlsendar escreveu um bom números de livros proféticos e encorajou a população a esquecer sua antiga cidade, que estava em ruínas, e se preparar para um novo começo. O foco foi voltado para o estabelecimento de uma Nova Ordem Yahvo

Ahlsendar fez boas escolhas entre os remanescentes da antiga ordem, estabelecendo os antigos costumes do tempo de Ri’neref. Durante toda a sua vida criaram rumores sobre as habilidades extraordinárias de Ahlsendar em elaborar Eras e Livros de Ligação. Algumas testemunhas alegam que Ahlsendar era capaz de locomover-se através das Eras sem utilizar um Livro de Ligação. Outros dizem que ele era capaz de construir Eras do nada, apenas com técnicas próprias.

Não se sabe muito da vida pessoal do soberano, mas rumores alegam que ele teve uma relação amorosa intensa com a profetiza chamada Nemiya e ela nutria grande respeito por Ahlsendar, mesmo quando este discordava da opinião da profetiza. A história já diz que Ahlsendar não acreditava muito nas profecias de qualquer um e consultava exclusivamente Nemiya, outros alegam que ela era apenas uma figura decorativa em sua cama. A verdade é que ambos tinham uma relação muito próxima.

Em sua biografia oficial, Ahlsendar já era casado e possuía dois filhos, mas passava pouco tempo com eles. Ele passou vários anos trabalhando na Guilda dos Escritores e auxiliando a Guilda dos Curandeiros. Ahlsendar trabalhava em uma espécie de arma biológica de grandes proporções visando debelar qualquer inimigo no futuro. Contudo a Guilda também estava preocupada com uma nova doença que estava se espalhando pela população. 

No palácio parte de seus conselheiros estavam preocupados com a Era Pento. Insistiam que os D’ni deviam parar de mandar recursos para os habitantes da Era Pento, temiam que Mekarr tentasse tomar novamente a Cidade D’ni

Ahlsendar não queria parar de mandar recursos para a Era Pento, pois sua ideia principal era tornar Mekarr seu aliado. O temor dos conselheiros era justificado, pois o Livro de Ligação que ficava em Pento é fazia ligação para a Cidade D’ni continuava ativo.

Após anos de ajuda aos Pento, parte de seus conselheiros o avisaram de uma possível insurreição de Mekarr, contudo Ahlsendar não verificou em loco a situação. O Livro de Ligação para Pento foi selado e o envio de recursos cessou. Enquanto isso a Guilda dos Curandeiros finalizava a arma biológica visando o extermínio dos Pento. Contudo parte deste vírus já havia escapado e era por isso que doenças misteriosas estavam se espalhando pela população.

Dito e feito, em 1446 D.E. Mekarr voltou através de outro Livro de Ligação, dado a ele pelos antigos Juízes de Yahvo, indo direto para o Palácio Imperial, lá ele matou a esposa e os dois filhos de Ahlsendar. O próprio Ahlsendar matou Mekarr com o fio de sua espada. Os historiadores narram uma fantástica luta entre os dois. Dias depois Ahlsendar ordenou o extermínio dos habitantes da Era Pento com a arma biológica.

A outra parte de seus Conselheiros pediram para ele esperar afinal ele já havia matado Mekarr. Eles enviaram a praga para Pento e três dias depois a população estava morta, mas houve uma mutação e outras Eras foram infectadas. Logo a Guilda dos Químicos foi chamada, pois o maior medo de Ahlsendar era que a praga mutante fosse propagada na Capital D’ni. Já era tarde para se preocupar com isso... Quando a praga biológica veio a público, a máquina de propaganda Imperial tratou de culpar os habitantes da Era Pento. Ahlsendar nunca foi implicado. Todos os Livros de Ligação para Pento foram destruídos. E esta Era foi esquecida por alguns anos.

Em 1500 D.E. o próprio Ahlsendar reuniu a população e em um grande discurso público e contou toda a verdade. Em um momento de fúria para se vingar de Mekarr ele mesmo ordenou a conclusão da criação da praga e o envio da arma biológica para a Era Pento. Após o discurso ele pediu para ser preso no Templo do Rei, que ficava abaixo do grande Arco construído por Ja'Kreen. Todos os livros infectados foram encerrados com o Grande Rei.

Um ano depois Ahlsendar foi selado junto com numerosos livros e foi esquecido para sempre. Antes de perecer ele foi visto por Solath, que tinha sido escolhido para substituir Ahlsendar temporariamente. O povo ainda esperava pela volta triunfal de Ahlsendar trazendo uma nova cura para a população, mas isto não ocorreu. 

Seis meses antes de Ahlsendar morrer, Solath trouxe a público a proclamação do Rei. Ahlsendar não voltará e por nenhuma razão ele deve ser retirado do Grande Templo do Rei... Enquanto lia o discurso o próprio Solath ficou chocado diante do pronunciamento, onde o próprio Ahlsendar proclamava Solath para permanecer como Rei. 

Alguns acreditavam que a nota tinha sido fabricada, mas nunca houve prova concreta neste sentido e todos acabaram por concordar com a coroação definitiva de Solath. Logo os jornais da Capital e a propaganda política transcreveram o pedido de Ahlsendar, contudo a população pedia pela abertura do selo do Grande Templo, mas todos os pedidos foram negados já que os livros infectados pela praga continuavam escondidos em seu interior. 

Finalmente em 1502 D.E. a câmara mudou de nome para Tumba do Grande Rei. Ahlsendar jamais voltou e Solath tornou-se o novo Rei. Muitos D’ni acreditavam que Ahlsendar um dia ainda iria voltar.

O estigma da Era Pento foi tão marcante, que a praga que matou muitos D'ni recebeu o nome de Praga Pento.

Câmara Real no Palácio em Ae'Gura.

  • Observações:
  • Os dados foram retiradas dos Diários do DRC. 
  • Informações encontradas na Câmara Real em Ae'Gura.
  • Para entender alguns dos termos leia a introdução a História D'ni
  • DRC: D'ni Restoration Council
  • BE: Before Earth
  • D.E.: D'ni ERA
Tradução e comentários por: Drica Portes.

Visite também:
História D'ni | Cronologia  | Rei Koreen | Rei Ahlsendar | Rei Solath

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.