20 de dezembro de 2017

Manual MYST I - Personagens

Teto abobadado da Biblioteca na Ilha MYST. MYST I.

  • Quem é quem no jogo.
  • Mensagens traduzidas.
  • Detalhes da interação com o jogo.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Em MYST I você irá interagir com três personagens básicos. Contudo haverá referências a outros personagens durante o jogo. Atrus citará a existência de Catherine algumas vezes e também haverá um bilhete para ela na ilha. E indiretamente no final do jogo, Atrus falará de um inimigo mais perigoso do que seus dois filhos. Neste caso ele refere-se ao pai, Gehn, que está exilado em Riven e fez Catherine refém para atrair a atenção do filho. Em MYST I você conhecerá:


Atrus: Filho de Gehn e esposo de Catherine. Traído por seus dois filhos, Sirrus e Achenar, ele está agora em uma armadilha que o levou até K'veer, uma ilha ao sudeste da Capital D'ni. Esta ilha já pertenceu a família de Lorde Rakeri. Depois da Guerra Civil D'ni ela transformou-se em uma prisão, pois não tem ligação direta com o centro da Grande Caverna e seus distritos. Gehn pai de Atrus, usou esta ilha como base para suas pesquisas. Atrus necessita de uma única página para introduzir em seu Livro de Ligação e poder voltar a Ilha MYST. Enquanto ele espera em seu exílio, ele tenta manter a integridade do complexo de ilhas de Riven, onde Catherine é mantida prisioneira por Gehn. Atrus é personificado por Rand Miller, um dos criadores do jogo.



Achenar: Filho de Atrus e de Catherine. Fisicamente mais parecido com seu pai. Ele gosta de grandes aventuras. Sua natureza é extremamente violenta e por vezes ele lembra um psicopata desvairado. Apesar de ser o irmão mais velho, ele é constantemente menosprezado por seu irmão Sirrus. Achenar possui brinquedinhos muito exóticos espalhados em várias Eras. Ele tem uma natureza bruta e parece ter uma predileção por coleções bizarras e instrumentos de tortura. Neste jogo Achenar é personificado pelo próprio Rand Miller.


Sirrus: Filho de Atrus e de Catherine. Fisicamente lembra muito seu avô Gehn, mas dependendo do ponto de vista ele também pode lembrar a própria Catherine. Possui modos e gostos refinados. E uma atração especial por riqueza e antiguidades. Contudo não se deixe enganar pela aparência educada e aristocrática de Sirrus, ele guarda segredos mirabolantes. Ele parece ser também dependente de psicotrópicos. Além disso ele é autoritário, extremamente cínico e não perde a oportunidade de manipular todos que estão a sua volta. Neste jogo Sirrus é personificado por Robyn Miller, um dos criadores do jogo.

Durante o jogo você deverá retornar sempre para a Ilha MYST para adicionar as páginas perdidas nos livros vermelho e azul. Este processo é necessário para você ter acesso a uma pista muito importante. Esta pista lhe dará acesso a solução da Lareira, à partir deste ponto você deverá escolher quem será libertado de seus respectivos Livros Prisão e assim concluir sua jornada neste fantástico universo.

  • Detalhes sobre o menu de acessos.

Alguns jogadores sentem dificuldade para manipular o menu do jogo. Abaixo uma breve explicação sobre os itens encontrados no menu do MYST I Masterpiece. Esta explicação servirá para todas as versões do MYST, com exceção do Real MYST. 

Após a abertura do jogo e as palavras de Atrus, você será levado até a Doca de Madeira em frente a ilha MYST. Depois desta introdução você poderá acessar o menu geral do jogo. Para isso basta levar seu mouse para a parte superior da tela. Em seguida você terá acesso a diversos itens da esquerda para a direita.

  • File - Arquivos. Encontrado em todas as versões.
  • New - Novo. Alt+N. Inicia um novo jogo.
  • Restore Game - Abrir jogo salvo. Alt+R.
  • Save Game - Salva o jogo. Alt+S.
  • Save Game as... - Salvar como. Alternativa de nomeá-lo.
  • Exit - Sai do jogo. Alt+F4. Sai do jogo.


  • Options - Opções. Drop Page.
  • Transitions - Transição. Alt+T. Acelera a mudança dos quadros.
  • Zip Mode - Modo Rápido. Alt+Z. Acelera a ação.
  • Drop Page - Largar a página. Alt+D. Devolve as páginas dos Livros.
  • About... - Versão do jogo e avisos de copyright - Direitos Autorais.
  • Help - Ajuda: encontrado no Masterpiece.
  • Hint - Dica. Alt+F5. Abre uma janela  com as dicas do jogo.
  • Solution - Solução. Alt+F6. Sugere a solução.
  • Overview Hint - Dica mais esclarecedora. Alt+F7. 
  • Mais detalhes para a resolução.
  • Map - Mapa Alt+F8. Mostra o mapa de cada Era.


Este jogo é extremamente intuitivo e para movimentar-se nos cenários você utilizará os ícones em forma de mãozinhas, uma característica singular derivada do universo de MYST. Neste jogo em particular a movimentação é do tipo aponta e move, apresentando para você diversos quadros do mesmo cenário. Você escolherá o caminho e apertará no botão esquerdo do mouse para movimentar-se. 

Para manipular um objeto basta simplesmente guiar a mãozinha, na direção do objeto desejado e aguardar que ela mude de forma: de apontar, para espalmada, no caso de livros, ou fechada no caso de maçanetas ou gavetas. O mesmo ocorre quando você tentar manipular, as alavancas, as válvulas ou as manoplas giratórias. Tudo é muito confortável e facilmente você entenderá os símbolos para a interação com os objetos.

Não há versão em português para este jogo. E que eu saiba não há arquivos de atualização neste sentido. Para aqueles que sentem dificuldade com o idioma inglês, mas não querem estragar as surpresas que MYST pode proporcionar, basta usar este manual apenas para ler as mensagens deixadas pelos personagens.

Abaixo fiz uma compilação dos diálogos do jogo para facilitar a sua vida. Há algumas pistas nestas mensagens, se não quiser conhecer estas pistas antes da hora certa, basta seguir em frente para próxima página do manual. Lembre-se que as traduções são livres e podem ser revisadas para futuras correções.


  • Tradução livre das mensagens do jogo.


Bilhete de Atrus para Catherine: Catherine. Deixei para você uma mensagem da maior importância em nossa antecâmara ao lado da doca. Entre com o número de interruptores que estão nesta ilha no projetor para ter acesso a mensagem. O sempre seu. Atrus.

Mensagem de Atrus para Catherine no Caldeirão Holográfico: ...Catherine meu amor. Eu preciso ser breve. Algo terrível aconteceu. Sei que será difícil de acreditar mas  a maioria de meus livros foi destruída. Creio que foram nossos filhos. Eu suspeito de Achenar, contudo não posso tirar conclusões precipitadas, também pode ter sido Sirrus. Eles tinham livre acesso a minha Biblioteca. Não sei o que pode ter motivado isso. De qualquer forma eu retirei os livros restantes e os coloquei em um lugar seguro. Eu fiquei tanto tempo longe da Biblioteca... Catherine, não se preocupe, se você esqueceu como chegar as chaves de acesso verifique a Torre Giratória. Eu preciso desligar mas se você chegou a ouvir esta mensagem, tudo ficará bem...

Mensagem deixada por Sirrus para Achenar em Channelwood: Espero ter apertado o botão certo. Um aparelho muito interessante que você tem aqui, querido irmão. Espero não estar apagando nada importante, estou? Lembre-se Achenar, ele está preparando-se. Pegue apenas uma página, querido irmão...

Bilhete deixado por Achenar para Sirrus em Mechanical: Sirrus... Sua ganância me enoja! Seu desejo por riqueza, saúde e luxo advindo de saques, nunca será satisfeito. Eu irei instruir meus protegidos para não pagar seus novos impostos e você sabe que eles irão me ouvir. Saudações... Achenar.

Inserção da Primeira Página Azul na Biblioteca para Achenar: Sirrus... É você? Quem é... Traga-me as páginas azuis. Estou para todo o sempre... Páginas azuis.

Inserção da Segunda Página Azul para Achenar: Você voltou... Traga mais páginas azuis. Eu sou Achenar, meu irmão é um louco. Um mentiroso... Traga sempre as páginas azuis... Minha retribuição será generosa... Resgate-me. Traga mais páginas azuis.

Inserção da Terceira Página Azul para Achenar: Você voltou... Bom. Traga-me mais páginas azuis, eu preciso de mais páginas. Não ouça as belas palavras de meu irmão. Ele me aprisionou aqui... Não leve as páginas vermelhas para Sirrus, a sua cobiça e ganância não tem fim... Você deve me obedecer... Traga-me mais páginas azuis e não toque nas páginas vermelhas....

Inserção da Quarta Página Azul para Achenar: Olá meu amigo... Traga-me mais uma página azul. Sirrus é o culpado. Não o liberte... Ele destruiu-me e os livros... Ele é doente... Nunca pára... Ele tentou matar nosso pai. Ele é cheio de truques ele é um mentiroso!!! Não o liberte... Liberte-me. Vá para a última Era e traga mais páginas azuis... Liberte-me... Liberte-me...

Inserção da Quinta Página Azul para Achenar: Olá você voltou, eu sou Achenar... Estou louco para escapar desta prisão. Eu não sou culpado. Eu não devia estar aqui... Eu aviso você, não acredite nas mentiras malévolas do meu irmão. Ele é culpado. Ele visitou várias Eras e assassinou as pessoas inocentes que moravam nestes lugares. Seus desejos são vis e sua ânsia por poder nunca termina. Ele queimou os livros de meu pai e depois tentou assassiná-lo... Eu sempre levo a culpa pelos atos de meu irmão menor. Ele voltou nosso pai contra mim... Eu preciso sair daqui... Ele irá destruir você e matará a todos. Vá até a prateleira e procure um livro diferente dos demais... Ele está queimado mas ainda há como ver os padrões, use o padrão 158 na lareira, vá por favor...vá...me tire daqui...

Inserção da Primeira Página Vermelha na Biblioteca para Sirrus: Você traga-me páginas vermelhas... Preciso de páginas... Eu sou Sirrus, o filho sobre quem Atrus falou... Traga-me páginas...

Inserção da Segunda Página Vermelha para Sirrus: Você voltou... Traga mais páginas vermelhas. Eu sou Sirrus... Não converse com meu irmão... Ele é o culpado... Eu preciso de mais páginas vermelhas... Eu o recompensarei generosamente. Não traga páginas azuis para ele... Eu preciso de mais páginas vermelhas.

Inserção da Terceira Página Vermelha para Sirrus: Você retornou... Eu desejo ser libertado desta prisão escondida em MYST. Eu não sei quem você é, mas eu sou Sirrus. Eu preciso de mais duas páginas vermelhas... Não ouça meu irmão, ele tem a mente e os sentidos distorcidos, ele me enoja... Não solte Achenar, sua sede por destruição não tem fim. Traga-me páginas vermelhas e por favor me solte... Você será recompensado.

Inserção da Quarta Página Vermelha para Sirrus: Agora eu consigo ver melhor através desta página... Em breve eu estarei livre desta prisão no livro... Falta apenas mais uma Era e você trará a página vermelha para mim... Eu digo novamente, não traga páginas azuis!! Meu irmão Achenar é o culpado. Meu irmão tentou matar nosso pai, ele abusou da liberdade que nos tínhamos. Não o liberte, pois então ele irá perseguir você e destruí-lo... Eu sou inocente e Achenar é o culpado. Use sua sabedoria... Quando eu for libertado você será grandiosamente recompensado...

Inserção da Quinta Página Vermelha para Sirrus: Ah você voltou. Eu estarei em grande débito com você quando eu for solto. Meu nome é Sirrus... Eu ainda preciso de mais uma página para sair desta prisão. Lembre-se não ouça meu irmão. Creio que depois de suas andanças por nossas Eras você já deve ter compreendido a natureza doentia do meu irmão. Ele é o culpado. Meu pai é um Mestre dos Livros, ele cria Livros de Ligação para vários mundos estonteantes. Ele nos deu liberdade para passear por estes mundos. Mas meu irmão em sua ânsia por destruição, não poupou nenhum destes mundos inocentes. Eu ainda preciso de mais uma página para sair daqui. Ouça... Há um livro na prateleira do meio ele é o último livro... Ele deve estar queimado, mas não será difícil de identificar os padrões... Você deve usar o padrão 158 através da lareira... Você verá duas páginas traga a vermelha. Mas não toque na azul. E não toque no Livro Verde... Se você tocar neste livro ficará preso para sempre em seu interior... Aceite meu conselho...Liberte-me.

Agora você está pronto para embarcar nesta grande aventura. Lembre-se: em MYST não há bandidos ou mocinhos, todos fazem parte de um contexto intrincado de acontecimentos. Então siga em frente e boa sorte...


Texto e comentários por: Drica Portes.

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.