15 de agosto de 2018

Manual MYST V End of Ages - Era Noloben

Horizonte em Noloben

  • O bucólico lar dos Bahro.
  • Rastros das experiências de Esher.
  • Vasculhando as belas praias.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.

Continuando a sua jornada. Você acabou de chegar na Bolha de Ligação para Todelmer. Saia da Bolha de Ligação e rume para a ponte que está atrás do Pedestal de Concreto. Atravesse a mesma e você chegará na Primeira Ilha, depois dobre a direita novamente e atravesse a próxima ponte. Você estará na Terceira Ilha, veja o símbolo no Livro de Ligação do Pedestal de Concreto para confirmar a sua localização. Em seguida entre na Bolha de Ligação e toque no símbolo para Noloben.




Depois de ser transportado, preste atenção na Lousa de Pedra e veja do lado direito três espaços vazios. Você terá que capturar três símbolos nesta Era. Pegue a Lousa de Pedra e saia da Bolha de Ligação inicial. Rume para a esquerda. Esher irá aparecer e fará o seu discurso introdutório.




"Seja bem vindo a minha Era Noloben. Quando D'ni sucumbiu fugi para este lugar. De uma morte para outra morte. Você poderá ver por toda a parte os feitos das Criaturas. Este era o lugar delas. E eu não fui bem recebido. Para sobreviver não tive outra opção a não ser aprender. Aqui você também irá aprender. Aqui não é como as outras Eras."



Esher me surpreende. Creio que ele tomou conta de Noloben como se a Era fosse dele. Se eu fosse uma Criatura Bahro não ia gostar nada disso. Depois dessa conversa mole de Esher tire um tempo para conhecer o cenário.

Tenho que admitir... A equipe da Cyan arrasou nos efeitos visuais da água e da chuva. Espere para ver a grama no platô superior de Noloben... Eu cheguei a uma conclusão interessante: a paisagem de Noloben é calma e bela para apaziguar nosso ânimo. Pois você terá que ter muita paciência com um dos quebra-cabeças desta Era. Me refiro aquele que levará você ao interior do sombrio Laboratório de Esher.


Após contemplar a bela paisagem a sua frente, dobre a esquerda e siga em direção a um exótico abrigo. Você verá que ele tem uma espécie de mesa com cinco pedras. Uma pedra central que lembra o símbolo desta Era e parece um grande ovo de avestruz. Ela representa o Laboratório de Esher. Em torno desta pedra oval, há quatro pedras menores, que lembram quatro vasilhas. Acima da estrutura há uma cobertura de tecido com quatro círculos ou furos. Justamente em cima de cada uma das vasilhas de pedra. 


Na parede você verá muitos símbolos que parecem ser algum tipo de idioma ou código. Ao olhar para o chão você verá uma pedra esculpida no formato da Lousa de Pedra. No centro desta pedra há um símbolo desenhado, três círculos pequenos com três hastes verticais. Eles lembram pirulitos ou flores. De qualquer forma se tomarmos como modelo a Lousa de Pedra você constatará que a imagem está de ponta cabeça. O que significa que o desenho está ao contrário. Estes círculos não são flores e sim pingos de chuva.


Pegue a sua Lousa de Pedra e desenhe o símbolo com os círculos para baixo e as hastes verticais para cima. Em seguida deixe a Lousa no chão e afaste-se da mesma. Em instantes uma Criatura Bahro irá aparecer, se o desenho estiver correto, ela agitará os braços para cima e tudo ficará branco, em seguida uma densa chuva começará a cair.

Ao mesmo tempo os potes de pedra irão ficar cheios e finalmente com a ajuda do sol, você poderá ver os símbolos refletidos em cada um dos potes. Anote a posição dos mesmos em relação a grande pedra oval central. Fique bem de frente para a pedra oval, se não você correrá o risco de não ver os símbolos certos. E copie logo os símbolos, pois depois de dois minutos em tempo real os potes de pedra irão se esvaziar.


Em seguida pegue a Lousa de Pedra, no caso da Criatura não tê-la levado para a Bolha de Ligação ainda. Digo isso, pois você irá notar que em certos lugares da praia as Criaturas Bahro recusam-se a chegar. E você em breve descobrirá porque.


Olhando para o abrigo dos potes de pedra, siga para a direita e veja no final do rochedo a entrada para um túnel escavado na rocha. Entre no mesmo e olhe com atenção para o chão, vez por outra você verá uma cobra passando por você e também alguns buracos no chão onde as cobras vivem. Siga pelo túnel até chegar do outro lado do rochedo você verá uma enseada. Dobre a esquerda e olhe para uma ilha, acima dela há um belo gramado e muitas aves repousando. No centro desta ilha há uma estranha rocha. Agora fique de frente para esta rocha e atravesse a água. Não se preocupe a maré está baixa. Note que você somente conseguirá atravessar no trecho que está bem em frente a estranha rocha.


Você verá o símbolo para a Grande Árvore e no tronco dela verá uma espiral desenhada. Esta é a Trilha da Concha - The Path of the Shell. Agora gire 180º graus e olhe para a ilha principal, acima você verá o cume do Laboratório de Esher, local o qual ele tomou posse e verá também um estranho mecanismo colorido que parece refletir os raios do sol. É para lá  que você deve ir agora. 


Volte para o túnel e rume em direção a Bolha de Ligação inicial. Se você continua com a Lousa de Pedra nas mãos deixe-a sobre o Pedestal de Pedra, isso irá facilitar uma ação no futuro. Passe pela Bolha de Ligação e siga até onde estão alguns ossos abandonados. Você verá ao longe, mais um abrigo e algumas bolsas verdes penduradas para secar. Ignore-as. Agora rume para a água e vá o mais distante que você puder ir, depois olhe em direção a encosta da ilha principal. Você verá a direita uma corda com um puxador e próximo a ela uma entrada na rocha, como a entrada do túnel que você visitou há instantes atrás. Esta é a entrada para o Laboratório de Esher, mas não adianta tentar ir por esse caminho agora, pois ele está obstruído por várias rochas.


Rume em direção ao ponto indicado e procure a corda com o puxador de madeira, em seguida puxe o mesmo e uma escada de madeira irá descer do platô superior. Suba pela escada. Antes de ficar admirando o cenário belíssimo você deve arrumar um ponto de referência. Eu sugiro o símbolo igual a um ponto que está bem a sua frente, ele está esculpido em uma espécie de tampa quadrada na grande pedra oval que é o Laboratório de Esher. Para saber se você está no ponto certo, gire 180º graus, você terá que ver a escada de madeira a qual você acabou de usar. Agora olhe novamente para a grande rocha oval. E tente lembrar-se da mesa do abrigo exótico na praia, onde você recolheu os símbolos. 

Esta posição é equivalente a posição em frente da mesa do abrigo. Agora você já sabe onde deverá inserir os símbolos. Mas calma, primeiro você terá que fazer uma tradução dos símbolos...


Caminhe em direção a grande rocha oval e fique de frente para o símbolo em forma de ponto. Toque na placa de pedra onde ele está esculpido. Uma janelinha irá abrir. Você poderá ver o interior do Laboratório de Esher e também verá símbolos desenhados na parede interna do Laboratório. Estes símbolos são os mesmos vistos na praia.


Bem, para encontrar a chave da entrada para o Laboratório você irá usar os símbolos encontrados na praia. Mas não é tão simples assim... Nada é tão simples em MYST. Como eu disse antes você terá que traduzir os símbolos. É por isso que este jogo é tão interessante... Você primeiro deverá transformar aqueles símbolos - criados por Esher - em símbolos Bahro. Lembre-se este lugar era Bahro antes de ser de Esher. 

Esta grande pedra oval, devia ser alguma espécie de abrigo para as Criaturas, tanto é que a escrita Bahro está em todas as paredes externas da grande pedra. No final do jogo você terá uma idéia do que este lugar era realmente.

O segredo está nas janelinhas em torno da grande pedra oval. Quando eu ví o trailer do jogo jamais iria imaginar isso. Se você abrir qualquer uma das janelinhas, verá que pelo lado de dentro,  Esher fez questão de fazer um código próprio para os símbolos. Para saber o correlato de cada símbolo de Esher, você deverá fechar todas as janelas e ir abrindo uma por uma até descobrir o símbolo Bahro correspondente. Depois você terá que usar os mesmos em cada uma das pedras que estão ao redor da grande rocha oval. Mas isso não é difícil não, somente trabalhoso.

Vou dar um exemplo: você já olhou para dentro do Laboratório através da janelinha do ponto, certo? Do outro lado você viu um dos símbolos encontrados na praia, o jogo da velha dentro de um círculo ele está um pouco para a esquerda. Se você der a volta na rocha, encontrará a janelinha correspondente a este símbolo. E para saber se é a janelinha certa basta ver a janelinha do ponto, aberta um pouco para a direita. E vice e versa.

Outro exemplo: feche a janelinha do ponto e veja a sua direita outra janelinha. Ela está aberta. Toque na mesma para fechá-la, você irá ver o símbolo representado por duas carreiras de três pontinhos ambos na horizontal. Agora toque esta janelinha de novo para abri-la. Pois bem, se você der a volta na grande rocha e olhar do outro lado, verá que o símbolo interno correspondente é representado por duas linhas verticais. Deste modo você poderá encontrar todos os símbolos correspondentes.

As quatro rochas pequenas ao redor da grande rocha oval, são uma espécie de chave que abre corredores de acesso na parte de baixo do Laboratório. Dependendo da quantidade de voltas que você der em cada rocha pequena ela poderá abrir um acesso ao corredor. Por isso é importante saber o símbolo certo e a localização certa de cada um deles. Pois você poderá abrir um acesso e fechar outro sem querer.

No Final a Tradução no Platô Gramado será a Seguinte




  • 1º Símbolo. A direita do ponto de referência central.
    • Esher: duas linhas verticais simples.
    • Bahro: dois pares de três pontinhos horizontais.
  • 2º Símbolo. A direita do primeiro símbolo.
    • Esher: duas linhas verticais cruzando um círculo duplo.
    • Barho: um círculo com uma linha vertical acima deste. Botão On.
  • 3º Símbolo. A direita do segundo símbolo.
    • Esher: jogo da velha simples.
    • Barho: três linhas horizontais simples.
  • 4º Símbolo. A direita do terceiro símbolo.
    • Esher: jogo da velha com círculo.
    • Barho: duas linhas verticais cruzadas por uma linha horizontal.

Após encontrar todos os símbolos volte para a janelinha onde está o ponto esculpido. Deixe somente esta janelinha aberta, ela será seu ponto de referência. Agora afaste-se da grande rocha oval ficando de frente para esta janelinha aberta. Siga para a primeira rocha pequena a sua DIREITA. Nela você deverá marcar o símbolo dos três pontinhos. Tente deixar o símbolo bem alinhado com a seta esculpida na rocha pequena. Toque com seu mouse na parte de cima da rocha e ela irá girar.


Siga para a segunda rocha pequena a sua DIREITA. Nela você deve marcar o símbolo do círculo com uma linha vertical, igual ao símbolo de ligar do monitor do seu computador. Em seguida rume novamente para a DIREITA e insira o símbolo das três linhas horizontais. E por último vire a DIREITA e insira o último símbolo, duas linhas verticais cruzada por uma linha horizontal na parte de baixo. Deste modo você deu uma volta completa na grande rocha oval e terminará vendo a janelinha aberta do ponto a sua direita na parede da grande rocha.


Agora você terá acesso a parte de baixo do Laboratório de Esher, desça a escada de madeira que está na direção da janelinha com o ponto esculpido. A janela que você deixou  aberta. Chegando na praia, dobre a esquerda e rume para a entrada do túnel. Você dará algumas voltas, pois o corredor é um verdadeiro zigue-zague de curvas. Você saberá que chegou quando ver o Primeiro Pedestal desta Era, ou se você chegou pela segunda entrada, você verá parte de uma escadaria de pedra.

Esta trilha possuí uma bifurcação no centro, o que faz crer na primeira vez que você entrar no túnel, que se trata de dois caminhos para lugares diferentes, contudo ambos levam ao mesmo lugar. Aproxime-se do Pedestal e copie o Primeiro Símbolo em um pedaço de papel. Ele lembra um antigo detonador de dinamite. Em seguida dobre a  direita e suba as escadas, no meio do caminho você irá encontra  Esher .




"Você abriu meu Laboratório. Impressionante. Aqui você estará seguro ou segura. Elas têm medo. Aqui elas não virão. As serpentes as prendem. Impedem com que elas se conectem. Não me sinto orgulhoso pelo o que tiveram de suportar aqui dentro. Contudo eu tive que aprender. Sabia que ao transportar as Tábuas você ajudou as Criaturas Bahro? Yeesha disse isso para você? Sabia que o poder total dos Bahro está limitado pela Tábua. Yeesha disse isso para você? Sabia que eles não se aproximam de nada que tenha o símbolo da serpente? Sabia que a Tábua que Yeesha diz que não te pediu é que controla as Criaturas? Você aprendeu... Quando não estão controladas as Criaturas são terríveis. Você deverá ir ao cume do meu refúgio. Ali em cima. Feche este refúgio e poderá subir no mesmo."


Então este lugar não é um Laboratório e sim uma Câmara de Torturas. Bem típico mesmo. Segundo Esher você deverá fechar as entradas para o Laboratório, para poder subir até o cume da construção. Mas antes você deverá vasculhar a parte de cima deste lugar tenebroso. O nível onde estão as janelinhas. Continue subindo até chegar a um patamar de madeira, contorne o mesmo e veja um painel com estudos feitos por Esher. Há alguns desenhos anatômicos das Criaturas Bahro e também o símbolo para a serpente. Este símbolo será importante. Anote o mesmo em um pedaço de papel. Lembre-se as Criaturas têm horror as cobras. Abaixo do painel você verá um desenho intrigante. Pegue o mesmo para análise.


Veja a escada para cima com as entradas do Laboratório abertas e a escada para baixo com as entradas do Laboratório fechadas. Isso tem a ver com a mensagem de Esher. Agora olhe para trás e veja uma escada que irá levá-lo ao patamar da cela. Ao chegar neste patamar você constatará que realmente a escada de metal do cume do Laboratório está para cima. Então para chegar ao cume você terá que girar novamente as rochas pequenas ao redor da grande rocha oval, lá em cima no platô gramado.


Você notou que há duas entradas uma de cada lado da rocha? Falei isso anteriormente. Se você não viu a outra entrada ainda, preste atenção ao descer a escadaria de pedra. Não fique tão entusiasmado, independente da rota que você tomar o seu destino será o mesmo, a praia próxima a escada de madeira. Desça a escada e rume para o Primeiro Pedestal ao seu lado. Clique no símbolo do Pedestal inicial que está dentro da Bolha de Ligação, você será levado para a praia.

Ao chegar desenhe o Primeiro Símbolo na Lousa de Pedra, ou seja, o que lembra a caixa de detonação de dinamite. Deixe a Lousa no chão e aguarde a Criatura Bahro pegar a mesma. Note que desta vez ela não levará a Lousa, pois ela não entrará no Laboratório, oops, Câmara de Torturas de Esher. Olhe para a Lousa e tenha certeza do símbolo estar impresso do lado direito da mesma. Se o símbolo estiver nela leve a Lousa para o Primeiro Pedestal do Laboratório, utilizando para isso o túnel a sua frente. Somente assim o símbolo será impresso no Pedestal da Bolha de Ligação. 


Ao chegar próximo a escada rume para o Primeiro Pedestal. Clicando com o lado esquerdo do seu mouse sobre este Pedestal, você deixará a Lousa sobre ele. Agora você deve ver se o símbolo está no Pedestal de Pedra da Bolha de Ligação. Leve a Tábua de Pedra com você. Clique novamente no símbolo que lembra uma cúpula e representa a grande rocha oval e você será transportado ou transportada. 


Ao chegar você verá o Primeiro Símbolo impresso no Pedestal. Deixe a Lousa neste Pedestal. Saia da  Bolha de Ligação  e rume para a escada de madeira. Suba no platô. Agora da direita para esquerda vá momento todas as rochas, pelo menos fazendo com que dois símbolos sejam repassados sobre o ponteiro indicativo da pedra. Assim você terá certeza de ter selado as entradas e ter baixado devidamente a escada do teto da grande rocha oval.


Volte para a  Bolha de Ligação na praia. Entre e clique no Primeiro Símbolo. Você irá chegar próximo ao Primeiro Pedestal. Suba a escadaria de pedra, contorne o patamar de madeira e suba pela escada até chegar ao nível da cela. Suba pela escada da cela e você terá acesso a escada de metal que desceu do teto. Ao chegar ao cume a primeira coisa que você irá ver é o Segundo Pedestal com o Segundo Símbolo. Este símbolo consiste em um círculo pequeno, rodeado de outro círculo maior. Sendo que neste último há duas retas horizontais pequenas apontando para lados equidistantes, se fizermos uma analogia com o relógio, seria três horas e nove horas. Anote este símbolo em um papel. 

Agora gire 180º graus e veja o estranho mecanismo que parece uma grande lente que reflete a luz do sol. Ele é uma lente que incide os raios do sol em direção a estranha rocha que você viu na ilha da enseada. Você precisará impedir que os raios de sol cheguem até a estranha rocha. Olhe para o chão e veja o símbolo da Grande Árvore. Em seguida fique sobre este símbolo e você verá a rocha de pedra estranha simplesmente sumir da frente do platô na ilha lá embaixo. A rocha não passa de uma imagem holográfica. 

Bem nem tão holográfica assim, pois ela pareceu bem sólida para mim. Olhe para o chão e você verá o desenho da Grande Árvore brilhando. Olhe novamente para a lente. Você verá que a Bolha de Ligação final está atrás da rocha holográfica. O último Pedestal está lá dentro, contudo é impossível ver o símbolo final. Quando você sai de cima do desenho a rocha volta para o lugar... Como você vai fazer então? Simples... Você obrigará uma  Criatura Bahro  a te ajudar... Isso é bem o estilo de Esher.


Agora se desejar veja a paisagem... Em seguida rume para o Segundo Pedestal e clique no símbolo da cúpula. Você chegará na Bolha de Ligação da praia. Pegue a Lousa de Pedra, que já deve estar neste Pedestal e desenhe o Segundo Símbolo. Saia da Bolha de Ligação, aguarde a Criatura Bahro aparecer. Se o desenho estiver correto ela levará a Lousa e deixará impresso o Segundo Símbolo no Pedestal.

Entre na Bolha de Ligação, clique no Segundo Símbolo, você voltará para o cume do Laboratório. Mova seu mouse para a parte de cima da tela até encontrar o Diário de Yeesha, depois clique no Terceiro Diário e busque um símbolo que mostra dois homenzinhos um de costa para o outro. Copie este símbolo em um pedaço de papel. Agora pegue a Lousa de Pedra  e desenhe este símbolo. Atenção leia o adendo também.


Adendo: usando o símbolo do Diário talvez você consiga ver a pedra holográfica sumindo, ou talvez não. Se não der certo, use o símbolo da serpente, isso será um pouco malvado... Mas note que em um dos trechos do Diário, Yeesha ressalta que as Criaturas são voluntariosas e têm medo. Na primeira vez que joguei usei tal símbolo, mas não tive muito tempo para ver o interior da caverna, foram cerca de 40 segundos. Por isso você pode optar pelo símbolo da serpente que darão 60 segundos.

AGORA SALVE O JOGO - Se o primeiro símbolo não der certo, use o símbolo da serpente. Rume para frente do mecanismo da lente. Fique bem em cima do desenho da Grande Árvore. Em seguida deixe a Lousa de Pedra neste local. Volte para o Segundo Pedestal toque no símbolo da cúpula. Você chegará na praia. Agora se você estiver usando o modo de jogar, movimento livre, clique em W e na barra de espaço. Você ficará mais veloz. Dobre a esquerda e rume para o abrigo exótico das pedras, passe por ele e siga para o túnel no final da praia, passe pelo túnel e você chegará novamente na enseada. Rume para a frente da rocha holográfica, este é o único ponto no qual você poderá atravessar a barreira de água. 

Siga em frente e fique parado em frente a rocha holográfica. Quando ela desaparecer EM HIPÓTESE ALGUMA ENTRE NA CAVERNA. Aguarde cerca de vinte segundos e ela irá desaparecer. Se isso não acontecer retome o jogo do ponto onde você salvou. Quando a rocha desaparecer olhe atentamente para frente e memorize o símbolo que você verá no Pedestal Bahro.


Se você é muito curioso e entrou na caverna e não salvou o seu jogo, não se preocupe, ainda assim você terá uma salva-guarda. Basta clicar em qualquer um dos dois símbolos dos Pedestais de Pedra já visitados anteriormente, ou seja, Taghira ou Todelmer, então você será transportado para estas Eras, a partir delas você poderá voltar para Direbo e depois seguir para a  Bolha de Ligação de Noloben, em seguida basta retomar sua jornada.


Agora você deverá voltar calmamente para a praia e entrar na Bolha de Ligação, se tudo deu certo a Lousa de Pedra deve estar neste lugar. Pegue a Lousa de Pedra e desenhe o Terceiro Símbolo. Ele parece muito com a grande rocha central, circundada pelas quatro pequenas rochas, uma em cada lado do quadrante. Após desenhar deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha de Ligação e aguarde a Criatura Bahro aparecer. Se o desenho estiver correto ela irá levar a Lousa para a Bolha de Ligação final e imprimirá o Terceiro Símbolo no Pedestal. Entre na Bolha de Ligação e toque no Terceiro Símbolo você será levado ou levada ao interior da caverna dentro da ilha da enseada. E adivinha quem estará lá te esperando?




"Ninguém compreende as Criaturas como eu. Talvez você ainda tenha dúvida disso. Ninguém aprendeu sua linguagem como eu. Você ainda dúvida disso? Que outras dúvidas ela conseguiu implantar em sua mente. - Ele está se referindo ao diário de Yeesha. -  Eu abri para você a minha Era. Minha mente e meu conhecimento. E mesmo assim questiona os meus motivos? Só espero que o conhecimento, que você adquiriu sirva para salvar a nós dois. Por que divago...? Tenho medo do que você possa escolher no final. Há algo sobre a sua missão, tenho dúvidas se posso te dizer, mas tenho que fazê-lo. Há outra opção no final da sua jornada. O Livro de Ligação para MYST. A chave para ele está debaixo da mesa, onde você iniciou em K'veer. Yeesha não irá para lá. Ela odeia a ilha. Assim a Tábua estará a salvo de seus desejos. Continue em alerta, você terá que fazer uma escolha ao final. Não permita que teus sentimentos de dúvida, incluindo sobre mim, nublem o seu raciocínio.



Agora que ele diz que a chave do Livro de Ligação para MYST está debaixo da mesa... Ora veja só!!! Não adianta pensar nisso, mesmo que você volte para o início do jogo não encontrará tal chave. De qualquer forma Esher agora foi um pouco mais duro com você. Mas ele nunca chegará ao nível maquiavélico de Sirrus ou a genialidade diabólica de Gehn, este por sinal foi o melhor vilão da série. Talvez ele esteja duvidando da sua capacidade de decisão. De qualquer forma, após Esher ir embora siga até a  Bolha de Ligação e toque na Lousa de Pedra. Isso irá liberar o terceiro grampo de pedra. Depois toque no símbolo da cúpula, para voltar a Bolha de Ligação da praia. Em seguida toque no símbolo para Direbo. Agora você deverá liberar o quarto grampo de pedra, você encontrará as respostas em uma Era encantadora e ao mesmo tempo sanguinária...


Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.