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Horizonte em Noloben |
- O bucólico lar dos Bahro.
- Rastros das experiências de Esher.
- Vasculhando as belas praias.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Continuando a sua jornada. Você acabou de chegar na Bolha de Ligação para Todelmer. Saia da Bolha de Ligação e rume para a ponte que está atrás do Pedestal de Concreto. Atravesse a mesma e você chegará na Primeira Ilha, depois dobre a direita novamente e atravesse a próxima ponte. Você estará na Terceira Ilha, veja o símbolo no Livro de Ligação do Pedestal de Concreto para confirmar a sua localização. Em seguida entre na Bolha de Ligação e toque no símbolo para Noloben.
Tenho que admitir... A equipe da Cyan arrasou nos efeitos visuais da água e da chuva. Espere para ver a grama no platô superior de Noloben... Eu cheguei a uma conclusão interessante: a paisagem de Noloben é calma e bela para apaziguar nosso ânimo. Pois você terá que ter muita paciência com um dos quebra-cabeças desta Era. Me refiro aquele que levará você ao interior do sombrio Laboratório de Esher.
Após contemplar a bela paisagem a sua frente, dobre a esquerda e siga em direção a um exótico abrigo. Você verá que ele tem uma espécie de mesa com cinco pedras. Uma pedra central que lembra o símbolo desta Era e parece um grande ovo de avestruz. Ela representa o Laboratório de Esher. Em torno desta pedra oval, há quatro pedras menores, que lembram quatro vasilhas. Acima da estrutura há uma cobertura de tecido com quatro círculos ou furos. Justamente em cima de cada uma das vasilhas de pedra.
Na parede você verá muitos símbolos que parecem ser algum tipo de idioma ou código. Ao olhar para o chão você verá uma pedra esculpida no formato da Lousa de Pedra. No centro desta pedra há um símbolo desenhado, três círculos pequenos com três hastes verticais. Eles lembram pirulitos ou flores. De qualquer forma se tomarmos como modelo a Lousa de Pedra você constatará que a imagem está de ponta cabeça. O que significa que o desenho está ao contrário. Estes círculos não são flores e sim pingos de chuva.
Pegue a sua Lousa de Pedra e desenhe o símbolo com os círculos para baixo e as hastes verticais para cima. Em seguida deixe a Lousa no chão e afaste-se da mesma. Em instantes uma Criatura Bahro irá aparecer, se o desenho estiver correto, ela agitará os braços para cima e tudo ficará branco, em seguida uma densa chuva começará a cair.
Ao mesmo tempo os potes de pedra irão ficar cheios e finalmente com a ajuda do sol, você poderá ver os símbolos refletidos em cada um dos potes. Anote a posição dos mesmos em relação a grande pedra oval central. Fique bem de frente para a pedra oval, se não você correrá o risco de não ver os símbolos certos. E copie logo os símbolos, pois depois de dois minutos em tempo real os potes de pedra irão se esvaziar.
Em seguida pegue a Lousa de Pedra, no caso da Criatura não tê-la levado para a Bolha de Ligação ainda. Digo isso, pois você irá notar que em certos lugares da praia as Criaturas Bahro recusam-se a chegar. E você em breve descobrirá porque.
Olhando para o abrigo dos potes de pedra, siga para a direita e veja no final do rochedo a entrada para um túnel escavado na rocha. Entre no mesmo e olhe com atenção para o chão, vez por outra você verá uma cobra passando por você e também alguns buracos no chão onde as cobras vivem. Siga pelo túnel até chegar do outro lado do rochedo você verá uma enseada. Dobre a esquerda e olhe para uma ilha, acima dela há um belo gramado e muitas aves repousando. No centro desta ilha há uma estranha rocha. Agora fique de frente para esta rocha e atravesse a água. Não se preocupe a maré está baixa. Note que você somente conseguirá atravessar no trecho que está bem em frente a estranha rocha.
Volte para o túnel e rume em direção a Bolha de Ligação inicial. Se você continua com a Lousa de Pedra nas mãos deixe-a sobre o Pedestal de Pedra, isso irá facilitar uma ação no futuro. Passe pela Bolha de Ligação e siga até onde estão alguns ossos abandonados. Você verá ao longe, mais um abrigo e algumas bolsas verdes penduradas para secar. Ignore-as. Agora rume para a água e vá o mais distante que você puder ir, depois olhe em direção a encosta da ilha principal. Você verá a direita uma corda com um puxador e próximo a ela uma entrada na rocha, como a entrada do túnel que você visitou há instantes atrás. Esta é a entrada para o Laboratório de Esher, mas não adianta tentar ir por esse caminho agora, pois ele está obstruído por várias rochas.
Rume em direção ao ponto indicado e procure a corda com o puxador de madeira, em seguida puxe o mesmo e uma escada de madeira irá descer do platô superior. Suba pela escada. Antes de ficar admirando o cenário belíssimo você deve arrumar um ponto de referência. Eu sugiro o símbolo igual a um ponto que está bem a sua frente, ele está esculpido em uma espécie de tampa quadrada na grande pedra oval que é o Laboratório de Esher. Para saber se você está no ponto certo, gire 180º graus, você terá que ver a escada de madeira a qual você acabou de usar. Agora olhe novamente para a grande rocha oval. E tente lembrar-se da mesa do abrigo exótico na praia, onde você recolheu os símbolos.
Bem, para encontrar a chave da entrada para o Laboratório você irá usar os símbolos encontrados na praia. Mas não é tão simples assim... Nada é tão simples em MYST. Como eu disse antes você terá que traduzir os símbolos. É por isso que este jogo é tão interessante... Você primeiro deverá transformar aqueles símbolos - criados por Esher - em símbolos Bahro. Lembre-se este lugar era Bahro antes de ser de Esher.
- 1º Símbolo. A direita do ponto de referência central.
- Esher: duas linhas verticais simples.
- Bahro: dois pares de três pontinhos horizontais.
- 2º Símbolo. A direita do primeiro símbolo.
- Esher: duas linhas verticais cruzando um círculo duplo.
- Barho: um círculo com uma linha vertical acima deste. Botão On.
- 3º Símbolo. A direita do segundo símbolo.
- Esher: jogo da velha simples.
- Barho: três linhas horizontais simples.
- 4º Símbolo. A direita do terceiro símbolo.
- Esher: jogo da velha com círculo.
- Barho: duas linhas verticais cruzadas por uma linha horizontal.
Siga para a segunda rocha pequena a sua DIREITA. Nela você deve marcar o símbolo do círculo com uma linha vertical, igual ao símbolo de ligar do monitor do seu computador. Em seguida rume novamente para a DIREITA e insira o símbolo das três linhas horizontais. E por último vire a DIREITA e insira o último símbolo, duas linhas verticais cruzada por uma linha horizontal na parte de baixo. Deste modo você deu uma volta completa na grande rocha oval e terminará vendo a janelinha aberta do ponto a sua direita na parede da grande rocha.
Agora você terá acesso a parte de baixo do Laboratório de Esher, desça a escada de madeira que está na direção da janelinha com o ponto esculpido. A janela que você deixou aberta. Chegando na praia, dobre a esquerda e rume para a entrada do túnel. Você dará algumas voltas, pois o corredor é um verdadeiro zigue-zague de curvas. Você saberá que chegou quando ver o Primeiro Pedestal desta Era, ou se você chegou pela segunda entrada, você verá parte de uma escadaria de pedra.
Esta trilha possuí uma bifurcação no centro, o que faz crer na primeira vez que você entrar no túnel, que se trata de dois caminhos para lugares diferentes, contudo ambos levam ao mesmo lugar. Aproxime-se do Pedestal e copie o Primeiro Símbolo em um pedaço de papel. Ele lembra um antigo detonador de dinamite. Em seguida dobre a direita e suba as escadas, no meio do caminho você irá encontra Esher .
Veja a escada para cima com as entradas do Laboratório abertas e a escada para baixo com as entradas do Laboratório fechadas. Isso tem a ver com a mensagem de Esher. Agora olhe para trás e veja uma escada que irá levá-lo ao patamar da cela. Ao chegar neste patamar você constatará que realmente a escada de metal do cume do Laboratório está para cima. Então para chegar ao cume você terá que girar novamente as rochas pequenas ao redor da grande rocha oval, lá em cima no platô gramado.
Você notou que há duas entradas uma de cada lado da rocha? Falei isso anteriormente. Se você não viu a outra entrada ainda, preste atenção ao descer a escadaria de pedra. Não fique tão entusiasmado, independente da rota que você tomar o seu destino será o mesmo, a praia próxima a escada de madeira. Desça a escada e rume para o Primeiro Pedestal ao seu lado. Clique no símbolo do Pedestal inicial que está dentro da Bolha de Ligação, você será levado para a praia.
Ao chegar desenhe o Primeiro Símbolo na Lousa de Pedra, ou seja, o que lembra a caixa de detonação de dinamite. Deixe a Lousa no chão e aguarde a Criatura Bahro pegar a mesma. Note que desta vez ela não levará a Lousa, pois ela não entrará no Laboratório, oops, Câmara de Torturas de Esher. Olhe para a Lousa e tenha certeza do símbolo estar impresso do lado direito da mesma. Se o símbolo estiver nela leve a Lousa para o Primeiro Pedestal do Laboratório, utilizando para isso o túnel a sua frente. Somente assim o símbolo será impresso no Pedestal da Bolha de Ligação.
Ao chegar próximo a escada rume para o Primeiro Pedestal. Clicando com o lado esquerdo do seu mouse sobre este Pedestal, você deixará a Lousa sobre ele. Agora você deve ver se o símbolo está no Pedestal de Pedra da Bolha de Ligação. Leve a Tábua de Pedra com você. Clique novamente no símbolo que lembra uma cúpula e representa a grande rocha oval e você será transportado ou transportada.
Ao chegar você verá o Primeiro Símbolo impresso no Pedestal. Deixe a Lousa neste Pedestal. Saia da Bolha de Ligação e rume para a escada de madeira. Suba no platô. Agora da direita para esquerda vá momento todas as rochas, pelo menos fazendo com que dois símbolos sejam repassados sobre o ponteiro indicativo da pedra. Assim você terá certeza de ter selado as entradas e ter baixado devidamente a escada do teto da grande rocha oval.
Volte para a Bolha de Ligação na praia. Entre e clique no Primeiro Símbolo. Você irá chegar próximo ao Primeiro Pedestal. Suba a escadaria de pedra, contorne o patamar de madeira e suba pela escada até chegar ao nível da cela. Suba pela escada da cela e você terá acesso a escada de metal que desceu do teto. Ao chegar ao cume a primeira coisa que você irá ver é o Segundo Pedestal com o Segundo Símbolo. Este símbolo consiste em um círculo pequeno, rodeado de outro círculo maior. Sendo que neste último há duas retas horizontais pequenas apontando para lados equidistantes, se fizermos uma analogia com o relógio, seria três horas e nove horas. Anote este símbolo em um papel.
Agora se desejar veja a paisagem... Em seguida rume para o Segundo Pedestal e clique no símbolo da cúpula. Você chegará na Bolha de Ligação da praia. Pegue a Lousa de Pedra, que já deve estar neste Pedestal e desenhe o Segundo Símbolo. Saia da Bolha de Ligação, aguarde a Criatura Bahro aparecer. Se o desenho estiver correto ela levará a Lousa e deixará impresso o Segundo Símbolo no Pedestal.
Entre na Bolha de Ligação, clique no Segundo Símbolo, você voltará para o cume do Laboratório. Mova seu mouse para a parte de cima da tela até encontrar o Diário de Yeesha, depois clique no Terceiro Diário e busque um símbolo que mostra dois homenzinhos um de costa para o outro. Copie este símbolo em um pedaço de papel. Agora pegue a Lousa de Pedra e desenhe este símbolo. Atenção leia o adendo também.
Adendo: usando o símbolo do Diário talvez você consiga ver a pedra holográfica sumindo, ou talvez não. Se não der certo, use o símbolo da serpente, isso será um pouco malvado... Mas note que em um dos trechos do Diário, Yeesha ressalta que as Criaturas são voluntariosas e têm medo. Na primeira vez que joguei usei tal símbolo, mas não tive muito tempo para ver o interior da caverna, foram cerca de 40 segundos. Por isso você pode optar pelo símbolo da serpente que darão 60 segundos.
Agora você deverá voltar calmamente para a praia e entrar na Bolha de Ligação, se tudo deu certo a Lousa de Pedra deve estar neste lugar. Pegue a Lousa de Pedra e desenhe o Terceiro Símbolo. Ele parece muito com a grande rocha central, circundada pelas quatro pequenas rochas, uma em cada lado do quadrante. Após desenhar deixe a Lousa no chão. Saia da Bolha de Ligação e aguarde a Criatura Bahro aparecer. Se o desenho estiver correto ela irá levar a Lousa para a Bolha de Ligação final e imprimirá o Terceiro Símbolo no Pedestal. Entre na Bolha de Ligação e toque no Terceiro Símbolo você será levado ou levada ao interior da caverna dentro da ilha da enseada. E adivinha quem estará lá te esperando?
- Manual MYST V End of Ages - Introdução.
- Manual MYST V End of Ages - Personagens.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer na Grande Caverna.
- Manual MYST V End of Ages - Vulcão no Deserto.
- Manual MYST V End of Ages - Grande Eixo e Direbo.
- Manual MYST V End of Ages - Era Taghira.
- Manual MYST V End of Ages - Era Todelmer.
- Manual MYST V End of Ages - Era Noloben.
- Manual MYST V End of Ages - Era Laki'ahn.
- Manual MYST V End of Ages - Ilha K'veer e adiante.
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