22 de julho de 2019

DRC - Diário de Douglas Sharper - IV


Mesa no Escritório do Barão. URU Complete Chronicles.

  • Encontrado em URU Ages Beyond MYST e em suas expansões.
  • Em cima da mesa no Escritório do Barão em Ae'Gura.
  • Escrito por Douglas Sharper.
  • Descreve o dia-a-dia de Sharper em Teledahn.
  • Descreve descobertas em Kirel e Ae'Gura.
  • Dividido em dez páginas.
  • Escrito a mão sem desenhos.
  • Capa verde com o nome do autor e nota com o Arco de Kerath.
  • Incluí alguns comentários e especulações.
  • Esta tradução é livre e cabe correções se necessárias.
  • Tradução e comentários por: Drica Portes.


23.01.04: Ainda consegui ver os Patriots indo para o Super Bowl, e eu espero que eles ganhem, isso é óbvio somente em meus desejos, e isso não tem nada haver com o que eu vi ao retornar para D'ni. O que aconteceu? Eu ouvi dizer que o DRC está deixando tudo isso para trás. Watson não retornou. Kodama, Laxman, Sutherland, todos os caras, Nick, Simpson. Eu nunca vi isso acontecer. Até mesmo Engberg. Todos eles estão atrás de verbas, mas eu espero que haja algo a mais para fazer além disso, pelo menos eu tenho algo mais a fazer.

Eu gostaria de escrever um pouco hoje, mas minha mente fica vagando por ai... Eu comecei a amar este lugar. As construções. As criaturas. As pessoas. O jogo. Até mesmo o DRC. Eu estou extasiado. Será que eu conseguirei ir até o fim?

26.01.04: Os desentendimentos do passado nos separaram por pouco tempo, isso é óbvio. Eu tive uma boa conversa com Kodama e Laxman hoje. Eles estavam desapontados e tristes. Frustrado o pobre Laxman continuou trabalhando nos KIs. Ele está estudando o KI simples tentado aprimorá-lo, implementando uma espécie de atualização remota. Com exceção deste último, eles estão fechando tudo e guardando os outros dispositivos.

Eles estão vendo o que está acontecendo com Watson. Aparentemente ele falou com Kodama, pelo menos uma vez nos últimos dias. E ele nem queria ir lá, mas eu estou disposto em ir.

Felizmente, há uma luz no final do túnel. Talvez nem seja surpresa para Laxman, mas para Kodama? Não esperava isso. O homem nunca tinha visto o brilho ainda. Eu acho que ele possui uma jornada, talvez um dos tecidos, e irá gostar de retomar a jornada por conta própria.

30.01.04: Laxman deve ter visto a luz. O KI inicial será a base para descobertas futuras e novos dispositivos, para a ponta do empreendimento. Eu estou indo para a superfície por conta própria. Segui para Houston para ver a final do Super Bowl, outro campeonato era o que eu precisava agora. Porém eu voltarei.

05.02.04: Campeões! De novo! Não tenho certeza de lembrar sobre um jogo melhor do que este, o melhor jogo na metade do tempo regulamentar. Eu acreditei em uma grande vitória e ela aconteceu, grande! Agora eu estou no meio de problemas aqui embaixo.



09.02.04: 2175.58-81. O que é isso? Uma coordenada? Por que Zandi deixou este dado de fora? O encontro irá te mostrar a Trilha da Concha? O que??

Falei com Nick ontem a noite. Ele já está trabalhando, em algum lugar do Nordeste. Eu gostaria de ver o garoto mais uma vez se possível. Bom rapaz, eu sentirei falta dele. Eu acho que Brian Fioca ficou bem também. Outro bom rapaz.


11.02.04: Estive no Spyroom - Quarto Espião, hoje e nada está igual a antes. Eu perdi a intriga e me vi sozinho, meio desanimado, sem ter para onde ir. Sem razão para investigar algo, me vi no meio do nada, contudo não sei para que ter este lugar seguro ainda. Olhando para trás, penso que fui meio bobo. Ninguém encontrou o Livro até agora. Eu creio que ele voltou para Teledahn novamente, deve estar seguro no lugar de sempre. Se eles forem apenas ver a Shroomie. E eu acho, se dois deles, e se todos eles fecharem a porta e se o amigo deles chegar a ver o Livro. Creio que nenhuma destas preocupações faz sentido agora. Eu creio que nem tão cedo alguém irá voltar a caverna dos escravos. Tudo bem...

Eu estou um tanto envergonhando por ter esquecido um pouco de Phil. Eu creio que com todas estas viagens à superfície e os jogos de football, claro mais os eventos daqui debaixo acabaram fazendo com que eu o ignorasse um pouco. Seu Livro do Relto está no Quarto Espião. Eu fui até o local para uma pequena visita. Um memorial de itens pertencentes a Phil. Eu acredito que agora ele já está oficialmente declarado como morto, de qualquer forma ainda irei perguntar a respeito aos rapazes.

13.02.04: Meu Deus, eu devo ter matado ele, é isso...


28.02.04: Não há vida aqui. Literalmente e figurativamente. Eles todos foram embora. E eu estou sozinho enfiado em meus pensamentos, crendo que Phil morreu por minha causa. Eu falei com algumas pessoas do DRC sobre isso. Eles nunca acharam o corpo, contudo encontraram um KI destruído caído na parte debaixo de um precipício, que havia sido formado devido a queda de um muro. Não disse isso a ninguém, mas já tive dois pesadelos com isso.

Phil estava aqui, me disse de sua habilidade de voltar ao seu Relto a qualquer momento. A primeira rachadura. Tão confiante, partilhava sua alegria. Outra rachadura sobre a pedra e todo o balcão se quebrou e caiu. Ele se espatifou lá no fundo sem o seu Livro do Relto, apenas porque não estava lá. Ele poderia ter escapado durante a queda, mas ele continuou caindo. Gritando por socorro, mas ninguém estava aqui para ouví-lo. Ele não teve chance, pois eu estava com seu Livro. Os destroços o cobriram para sempre. Não, eu não posso acreditar que tudo aconteceu assim.

01.03.04: 2175-81 apareceu na minha mesa de novo. Eu pensei que todos haviam ido embora. Zandi? Se não foi ele, quem poderia ser...? Eu tenho que encontrar este lugar antes de deixar tudo por aqui. Pelo menos acho que posso encontrar. Zandi não me enviou isso sem uma boa razão. Isso se foi ele mesmo que me forneceu esta coordenada. Talvez eu encontre algumas respostas antes. Watson, Phil, o DRC, o desastre. Estas coordenadas por acaso teriam todas as respostas?

20.09.04: Há mais alguém aqui? Eu não tenho certeza se estou sozinho novamente. Eu terei mais cuidado a partir de agora.


21.09.04: O certo é que devo seguir até o Grande Zero. Boatos sempre diziam que o DRC possuía inúmeros Livros de Ligação dentro da sala secreta em Kirel. Chegar a Kirel não é problema, o problema é conseguir entrar na sala secreta. Tem alguma coisa haver com as luzes do jardim, eu acho, mas não tenho certeza.

22.09.04: G = Green - Verde, O = Orange - Laranja, B = Blue - Azul.

14.11.04: Há mais alguém aqui. Eu estou certo disso agora. Mas talvez isso não seja uma coisa ruim.

14.11.04: O distrito está acima de 1.000, mas isso não é muita coisa, considerando o número de distritos que há neste lugar.

14.11.04: Bem há outros lugares. Eu devo ir. Eu devo fazer outras coisas. Adeus.

Código para a Sala Secreta em Kirel.

  • Observações sobre o Diário: 

Um novo nome surge no Diário em 09.02.04: Brian Fioca, quem é este personagem? Talvez algum dos rapazes responsáveis pelas traduções? Recentemente vi este nome em um documentário sobre o Until URU que estava a disposição na página The Great Tree


Da esquerda para a direita: Brian Fioca, Douglas Sharper, Richard Watson e Philipe Henderson.

Brian Fioca foi integrante da equipe de exploradores que estavam na Grande Caverna, quando Philipe Henderson desapareceu. Aparentemente ele é um grande fã de MYST, que foi homenageado tendo seu nome citado no diário de Sharper. Ele também é o intermediário entre a organização DRC e os exploradores da Grande Caverna. Algumas pessoas crêem que ele é um revolucionário, o qual exige acesso aos locais proibidos pelo DRC. Lembrem-se... No começo Ae'Gura era totalmente fechada e há muitos lugares que podiam estar abertos a exploração, os quais não temos acesso, segundo o DRC tudo isso visa a segurança.

A partir da data de 01 de março de 2.004, quando Sharper vê pela segunda vez a coordenada 2175-81, os parágrafos sofrem alteração de data de acordo com a data que o explorador começou a visitar Ae'Gura. Note que as datas seguintes são alteradas de jogo para jogo. No meu caso como estava jogando entre setembro a novembro de 2.004, foram estas as datas expostas no Diário. Um toque de realismo no enredo.

Notem que Sharper depois de tudo, parece muito mais preocupado com as consequências de suas ações. No início ter um Quarto Espião, era emocionante, espiar as escondidas as reuniões dos membros do DRC, criar conspirações em torno disso era uma espécie de passa-tempo para Sharper. Mas com a suposta morte de Phil, ele parece encarar os fatos com mais apreensão. De qualquer forma ele fica obcecado com a morte do amigo, mas ele estar com o Livro de Ligação de Philipe Henderson, não faz diferença, já que o próprio Philipe encontrou um novo modo de viajar entre as dimensões. Parte disso fica claro em um trecho do Diário de Watson, escrito enquanto ele estava no Grande Eixo. Richard Watson, esclarece que Philipe apareceu em Eder Kemo, mas que logo em seguida se arriscou novamente e acabou morrendo. Mesmo esta morte não é certa, pois seu corpo nunca foi encontrado. Tudo isso ficava esclarecido no primeiro jogo on-line

  • Diários do DRC D'ni Restoration Council: 

Estes diários são escritos por técnicos, cientistas e estudiosos da cultura e história D'ni. Eles são encontrados em diversos sítios arqueológicos espalhados pela Grande Caverna e são fontes de informações sobre a vida cotidiana do povo D'ni. Este diário em particular foi escrito por Douglas Sharper, historiador, tradutor e pesquisador a serviço do DRC. Seu estudo sobre a Era Teledahn foi de grande valia para o DRC.

Tradução e comentários por: Drica Portes.


Volte ou Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.