20 de agosto de 2019

Cronologia comentada MOUL e URU Live

Deserto de Minkata com marcos de distância.

  • Eventos relacionados com MYST on-line
  • Fatos importantes e destaques comentados.
  • Episódios oferecidos on-line.
  • Texto e comentários por: Drica Portes.


Este setor está dividido em partes. Na primeira parte há uma Cronologia sintética com citação do ano mais dado ou evento relevante para a sociedade D'ni, muito está baseado nos livros da série e na história dos Reis D'ni. Na segunda parte - área com spoilers - chamada de Cronologia Comentada antes de MYST e depois de MYST, há um resumo de cada período vivido pela família de Atrus. Também organizei uma Cronologia sintética MOUL com resumo de datas e acontecimentos dentro da Caverna durante o jogo on-line

Nesta página há uma Cronologia Comentada MOUL baseada no MOUL - MYST on-line e URU Live, inserindo as datas relevantes na Caverna enquanto os exploradores visitam as novas Eras e descobrem novos segredos em Ae'Gura.

Terminal de Barcas em Ae'Gura. URU to D'ni.

  • Eventos em MYST on-line URU LIVE.
  • 230 anos depois em relação a prisão de Gehn em Riven.
  • 230 anos depois em relação a MYST I.
  • 200 anos depois em relação a MYST II.
  • Aproximadamente 190 anos depois em relação a MYST III.
  • Aproximadamente 180 anos depois em relação a MYST IV.
  • Anterior em relação a MYST V.

O jogo on-line é um complemento e não somente uma continuação da aventura vista em URU Ages Beyond MYST e suas expansões, a sistemática é a mesma, porém na versão on-line existe a possibilidade de encontrar novas Eras, que são adicionadas em certos períodos, e de jogar com outros exploradores. A meta inicial era tornar a aventura infinita, pois a adição de Eras poderia aumentar o desafio e as revelações sobre a Civilização D'ni. Funcionaria realmente como uma exploração e restauração arqueológica. Contudo a aventura on-line não obteve o sucesso desejado devido a uma miríade de dificuldades que vão desde da complexa engenharia de programação, até desacordos em contratos com servidores de terceiros. Porém a Cyan, detentora dos direitos e criadora do jogo atualmente tenta melhorar a versão on-line para os fãs em um servidor próprio.


O começo foi entre 2002 a 2004 com o lançado o URU Live. Na época era possível acessar esta versão on-line através de um link introduzido na primeira versão do URU Ages Beyond MYST. Contudo a adesão só era estabelecida para usuários da América do Norte e de alguns países da Europa. Era necessário ter uma conexão de internet com boa velocidade.

Através desta primeira versão do URU Live era possível visitar Bevin, Kirel e ter acesso a Cidade D'ni. Esta versão foi cancelada em fevereiro de 2004, gerando duas expansões físicas, URU to D'ni e The Path of the Shell, onde conhecemos o Santuário do Observador, Ahnonay e Er'Cana.

Santuário do Observador no jogo on-line.

  •  MYST on-line URU Live com servidor D'mala.

No final de 2004 e início de 2005 foi aberto o servidor D'mala, era uma nova tentativa para agrupar os fãs do jogo. Esta versão não trazia muitas novidades, e o jogo on-line servia sobre tudo para efetuar encontros entre fãs e visitar novamente aqueles recantos favoritos.

Uma das telas de abertura com o logo da Gametap.

  • MYST on-line MOUL por assinatura.

Entre 2006 e 2007 houve um renascimento. A Cyan em conjunto com a Gametap, lançam o MYST on-line URU Live, também nomeado de MOUL. Esta versão do jogo on-line já prometia uma sequência com novas Eras e a introdução de aventuras por tópico, ou seja, a medida que o jogador ia desenvolvendo sua exploração um enredo iria se desenrolando. Isso estimulava o assinante a descobrir sempre mais e ao mesmo tempo continuar assíduo ao servidor da Gametap. Esta versão apenas estava acessível para a America do Norte, alguns países da Europa e a Austrália.

O lançamento foi efetivado em fevereiro de 2007, mas desde de julho de 2006 uma versão beta já estava disponível para o explorador. Foi nesta mesma época que introduziram uma nova equipe no DRC, um reflexo do que ocorria entre a Cyan e a Gametap. Falando nisso, muito do que ocorria no jogo refletia uma relação conflituosa entre estas duas empresas. Abaixo faço um resumo dos acontecimentos com datas aproximadas ou entre períodos de lançamento.


  • 29.07.06: MYST on-line: URU Live, abertura para visitas.
  • 12.12.06: 1º Episódio. Abertura da versão Beta on-line.

Depois de três anos sem efetivar projetos, o DRC volta sob a direção de Cate Alexander, que ingressa com um bom rol de patrocinadores para a restauração.


  • 18.12.06: 2º EpisódioAbertura oficial.
  • 19.01.07: acesso a Eder Tsogal,  Era Jardim de clima temperado.
  • 15.02.07: 3º EpisódioAbertura versão final.
  • Acesso a Eder Delin uma Era Jardim com céu alaranjado e neve.


  • 01.03.07: acesso a Negilahn através de um casulo de observação. 

Esta Era havia sido mencionada no URU to D'ni, em mapa encontrado na área do museu de Ae'Gura. Local com vegetação e densa de área tropical com algumas espécies animais.


  • 15.03.07: 4º Episódio. Acesso a Dereno através de um casulo de observação. 

Era localizada em região ártica, seu casulo de observação está em parte submerso, então é possível ver a fauna marinha.

  • 05.04.07: acesso a Payiferen através de um casulo de observação. 

Esta Era esta localizada em área desértica, há pouca vida animal com exceção de um animal, aparentemente ave, que aparece vez por outra. Há um mosaico estranho no casulo de observação que alinha-se com os raios do sol que ultrapassam o vidro protetor da área frontal. As frestas parecem ter sido feitas por disparos de alguma espécie de arma.

  • 19.04.07: acesso a Tetsonot através de um casulo de observação. 

Pouco há para saber sobre este local, o casulo está inundado e em péssimo estado. É necessário acionar a força auxiliar para ver algo nesse lugar.


  • 24.05.07 a 31.05.07: acesso a Minkata uma Era deserta. 

Onde o explorador deve se guiar pelas estrelas. A partir desta data os acontecimentos dos episódios são extrapolados e ganham maior importância, gerando um enredo particular.


  • 5º Episódio: Scars - Cicatrizes.

O Bar Kahlo, é abalado por atividade sísmica da Grande Caverna e uma rachadura surge no interior do local e Willow "Wheely" Engberg, filha de Michael Engberg, e sua amiga Rosette "Rose" Taylor, decidem ir investigar, ambas encontram uma estranha marca em uma das paredes deslocadas e seguem naquela direção. Ocorre outro abalo e elas ficam presas entre os destroços, Rose morre instantaneamente, mas Wheely é encontrada posteriormente.


Alguns conseguem distinguir uma criatura Bahro que zelava por ela, porém, ao mesmo tempo surge outra criatura que a mata. Michael Engberg ruma até o Grande Eixo e depois segue até a superfície, seu paradeiro fica desconhecido.

Douglas Sharper recém chegado de uma investigação em Negilahn, alega que quase foi morto por uma criatura Bahro, contudo outra criatura apareceu e salvou sua vida. Fica claro então, que existem duas facções Bahro lutando entre si. Algumas áreas na Grande Caverna são interditadas. Ninguém aceita a morte das moças.

  • 23.06.07: Santuário do Observador é aberto ao público. 

Este local já foi visto em The Path of the Shell. Acesso a Er'Cana, uma Era industrial criada por Mestre Kadish.

São adicionados novos pontos de ligação e recompensas, caverna superior Bahro é acessada, esta caverna foi vista em URU Ages Beyond MYST.


Raio do Grande Zero volta a funcionar. A máquina de pallet, ou cápsulas está em funcionamento, junto a este evento foi inserido um medidor de energia para as algas do lago, no Terminal de Barcaças. E uma nova função no KI, uma luz púrpura que é acionada a partir do Grande Eixo.


  • 6º Episódio: A New Light - Uma Nova Luz.

Douglas Sharper ruma a Noloben, a Era conhecida como o lar dos Bahro. Ele tenta aprender mais sobre as criaturas, contudo ele também pretende matar a criatura que matou Wheely, filha de Engberg. Enquanto isso os exploradores ajudam a ressuscitar o Grande Lago em D'ni, para isso todos precisam carregar suas cápsulas em Er'Cana. As algas luminosas do lago estavam adormecidas e sem alimentação desde da Queda D'ni.

  •  26.06.07: silo de testes para cápsulas no Distrito de Ashem'en é aberto. 


  • 30.07.07 e 02.08.07: DRC realiza encontro em Kirel com os exploradores. 
Este local ficará permanentemente aberto para inscrições nas Guildas. Toda uma parafernália de objetos é colocada a disposição, inclusive camisas das respectivas Guildas. Também é aberto o acesso a Jalak Dador, uma das poucas Eras não D'ni, na qual não há muito o que fazer, além de jogar uma espécie de xadrez tridimensional.



  •  7º Episódio: Familiar Voices - Vozes Familiares.

Douglas Sharper volta para Noloben para lutar ao lado da boa facção Bahro. Ele também mata a criatura que matou Wheely Engberg. Ao mesmo tempo duas criaturas lamentam as mortes no Santuário do Observador.

Exploradores começam a recorrer a profecia e lembram dos avisos de Yeesha. Além de todo este conflito, que ao meu ver parece que não agrada a Cyan, pois introduz violência e mortes na trama, surgem dois velhos e bons personagens, Philipe Henderson, que chega avisando que a guerra Bahro começou. Ele também conta que passou todos estes anos, ele tinha desaparecido em 2004, em Releeshahn aprendendo sobre os D'ni, rapaz de sorte.



Outro que volta é Richard Watson, que também alega que estava em Releeshahn, com Philipe Henderson e Yeesha. Ele diz que não retomará o comando do DRC.

  • 14.09.07: o quarto espião de Philipe Henderson é aberto a visitação. 
Ao mesmo tempo o seu Relto é disponibilizado como área pública. O explorador agora pode visitar seu respectivo Santuário do Observador, pois foram criados vários, cada um designado a uma Guilda.

As inscrições para cada Guilda em Kirel são incrementadas, agora vez por outra um dos personagens do DRC aparece para dar esclarecimentos.

  • 8º Episódio: Deception - Decepção.

Douglas Sharper abandona a guerra Bahro alegando que seu lado já perdeu e não há o que fazer. Michael Engberg volta para a caverna, depois de três meses de desaparecimento.

Ahnonay I - The Path of The Shell.
  • 01.11.07: o fim está próximo... 
Acesso a Ahnonay é restaurado, contudo agora são necessários dois exploradores para concluir a tarefa de chegar até a quarta sala de Kadish, isso decepcionou várias pessoas. Porém agora é possível ter uma visão ampla da cachoeira desta Era, com as quatro esferas de tempo. Também é possível chegar até K'veer a partir dai e depois rumar para a velha biblioteca na Ilha MYST, como ocorria na conclusão de The Path of the Shell.

  • 9º Episódio: Exodus - Êxodo.

A guerra entre os Bahro está sem controle, e muitas criaturas são vistas entre as Eras, inclusive no ReltoDurante esta crise, Cate Alexander decide deixar a Grande Caverna, levando parte das verbas dos patrocinadores com ela. 

Outros membros do DRC decidem ir até a superfície para captar fundos para seus esforços na restauração. Em meio a toda esta confusão o que reflete a crise entre a Cyan e a Gametap, Yeesha reaparece na Caverna, mas em forma holográfica. Ela explica que irá levar a guerra Bahro para longe da Caverna.

Finalmente Douglas Sharper, o personagem mais irracional de todos, segue até a Grande Caverna mas constata que todo o processo de restauração está parado, então ele decide se retirar e ver a final dos jogos de futebol americano.

  • 04.02.08: MOUL é fechado por problemas contratuais. 

Em 10 de Abril de 08 o jogo estava encerrado. A pareceria entre as duas empresas é desfeita.

Tela de abertura do MOUL again por colaboração.

  • MYST on-line MOUL again por colaboração. A volta muito melhor.

Em 08 de fevereiro de 2010, uma nova chance para os exploradores no MOULagain - MOUL novamente, diretamente dos servidores da Cyan. Todas as Eras apresentadas anteriormente com livre acesso a todos. É possível fazer doações se assim o jogador desejar, estas doações visam suprir o patrocínio das horas de acesso do servidor a rede.

Site do jogo oficial é: MYST on-line - site externo. Basta visitar, copiar o jogo básico e preencher os dados corretamente. Senha de acesso e outras instruções seguem diretamente para o e-mail cadastrado. O jogo on-line é uma boa chance para o explorador conhecer as novas Eras e encontrar os amigos. Vale a pena visitar e participar.

Texto e comentários por: Drica Portes.

Visite também:

Últimas Atualizações.


15.09.24: Olá. Iniciando revisão do blog para novas publicações em breve.
15.01.22: Diário DRC Maturidade D'ni.
10.01.22: Diário DRC Gravidez D'ni.
05.01.22: Diário DRC Estrutura de Classes D'ni.
01.01.22: Feliz 2022.
02.07.21: F.A.Q. MYST II Riven - Curiosidades e Itens Escondidos.
01.12.20: Feliz Natal 2020.
26.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Enredo e Personagens.
20.10.20: F.A.Q. MYST II Riven - Dúvidas Gerais.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Enredo e Personagens.
16.10.20: F.A.Q. MYST I - Dúvidas Gerais.
11.10.20: MYST recriada para Realidade Virtual.
07.10.20: Manual URU The Path of the Shell - A Trilha da Concha.

Leia também...


URU to D'ni - Introdução.
URU The Path of The Shell - Introdução.
História D'ni.
Crônicas e Diários.
A fantástica Série MYST.
Mensagem ao Visitante.

Cronologia resumida dos jogos.