|
Mural com face feminina no Terminal de Barcas. |
- Ti'ana descobrindo a Arte D'ni.
- Reminiscências D'ni.
- Especulações e além.
- Texto e comentários por: Drica Portes.
Um dos mistérios mais escondidos do Universo MYST é a origem de Anna, a avó de Atrus. Anna tinha dezoito anos quando encontrou, por acaso, uma edificação fora do comum dentro de um túnel próximo a sua moradia em um dos desertos da superfície terrestre.
Segundo o livro Book of Ti'ana, foi por volta de 1712 d.C. quando Ti'ana e seu pai, exploravam uma área isolada que tinha conexão via terrestre a uma cidade de mercadores chamada Tadjinar. Seu pai era geólogo e ela o auxiliava com medições, mapas e aprendia tudo que ele ensinava.
O trabalho do pai de Anna consistia em procurar fontes de minerais preciosos para um homem chamado Amanjira de Tadjinar, um negociante vindo do Oriente e com grandes posses. Mas não há muitas pistas sobre a vida pregressa de seu pai, além de um pequeno trecho que ressalta sua infância na Europa.
Também não há relatos de como eles foram parar no deserto, o certo é que a mãe de Anna morreu por volta de 1.704 d.C. em um acidente durante uma exploração. Também não há como saber ao certo onde está localizado este deserto descrito no princípio do livro
Book of Ti'ana, aparentemente trata-se do Oriente Médio ou do Nordeste do continente Africano.
A narrativa fala de caravanas, camelos e de islâmicos. Alguns sites fazem uma correlação com o deserto do Novo México, onde se passa
Uru Ages Beyond MYST e onde realmente há uma entrada para o
Great Shaft -
Grande Eixo ou Grande Árvore, mas no livro
Book of Ti'ana fica claro que ela utilizou esta rota para fugir de
D'ni durante a queda e que ela não utilizou este caminho quando descobriu a Grande Caverna.